sexta-feira, janeiro 28, 2022

Gripen para o Brasil

Boeing recebe o primeiro F-16 para converter em drone

Destaques

Fernando "Nunão" De Martini
Pesquisador de História da Ciência, Técnica e Tecnologia, membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

F-16 para conversão em QF-16 - foto Boeing

A Boeing informou o recebimento do primeiro F-16 descarregado para conversão em drone QF-16. Apesar da aeronave ter sido entregue na unidade da Boeing de Jacksonville (EUA) em 22 de abril, o informe a respeito só foi publicado nesta quinta-feira, 27 de maio.

O contrato de 69,7 milhões de dólares (aproximadamente 127,7 milhões de reais) para a primeira fase do programa QF-16 foi concedido à Boeing, pela USAF (Força Aérea dos EUA), em 8 de março. A empresa é líder do projeto que inclui parceiros como a BAE Systems.

Nesta primeira fase, de desenvolvimento, deverão ser recebidos seis F-16. Após as modificações para a configuração QF-16, estes servirão como protótipos para os testes de engenharia e avaliação, antes da fase de produção em baixa escala. Um total de 126 conversões para QF-16 deverá ter início em 2014, substituindo os atuais QF-4 (conversões do Phantom F-4) de modo a proporcionar uma melhor performance como alvos aéreos, em testes de novas armas e táticas.

FONTE / FOTO: Boeing

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -

27 Comments

Subscribe
Notify of
guest
27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Caio

e o Brasil continua lindo…

Vader

Não deixa de dar pena…

lc

Oh maldade!

M1

to me sacudindo!

Tomcat

Vader,
Muita pena!

Top Gun

Desperdício!

shungria

segue o funeral…

João Augusto

Malditos! Eles fazem isso só pra nos deixar pra baixo…
O pior é que dá certo…

T.T

Vamos entregar o Nelsom Jobim para a Boeing fazer drones.
HEHEHEHEHEEHEHHE

Marcelo Tadeu

Se eu sou contribuinte americano ia ficar p… da vida

Invincible

Tenho uma idéia.

Trocamos os Mirage e os F-5 pelos F-16 que eles vão transformar. Que tal?

Hehehehehe… Brincadeira… Esses F-16 devem estar no osso…

Paulo Andrade

Muito mais útil para a USAF do que ficar armazenado no meio do deserto.
Quem pode, pode, quem não pode devia aprender….

Rodrigo

Enquanto uns podem fritar seus F16 usados, aqui fica-se reformando velharia.

Será que os franceses podem fritar seus Mirage 2000 antigos ?

Tá certo que os mísseis franceses são ruins e eles irão durar muito.

kkkkkkkkkkkkk

Fábio Mayer

É,

Quem pode, pode!

Francisco AMX

Garanto que com uma pequena reforma estes F-16 ficariam no mesmo patamar de disponibilidade dos F-5M….

Pegasus

ah não, quero atirar nele tambem, só uma vezinha vai!!!

Challenger

Quem pode, pode!!

Jakson Almeida

Enquanto isso no Brasil,dalhe F-5m,F-5m1,F-5m2,F-5m3,etc.

Aêdo Jr.

O nosso país é um factóide, fingimos tudo, estamos sempre no caminho certo e nunca chegamos a lugar nenhum. se nos EUA F-16 vira drome é porque eles são inteligentes e sabem trabalhar o mercado, sabem se impor. Enquanto isso ficamos sonhando com pak-fa, rafale, F-18, e outros. pelo jeito antes de 2050 poderemos ter um caça de quarta ou quinta geração mas aí eles já estarão na sétima ou oitava. mas que fica bem no desfile fica, até o F-103 fazia um belo barulho para os ouvidos dos leigos. a FAB vai virar fraqueza aérea brasileira. sinto muito mas… Read more »

Francisco AMX

Aêdo.. fica não
ela vai chegar a 81,1 mil de efetivo! é bem fortinha… vai até ajudar o EB com infantaria…

Antonio M

Nosso drone poderia ser o Aerolula carregado com toda a turma do planalto, câmara e congresso. srsrsrsr!!!

M1

Antonio M disse:
29 de maio de 2010 às 8:03

heheheh…. boa…..

bbc_poa

Invincible disse:
28 de maio de 2010 às 18:37

Pior é que o amigo Invincible tem razão. Esses F-16 devem estar no osso do osso. Adquiri-los ia ser uma baita dor de cabeça em termos de manutenção. Por mais que se pudesse modernizar a aviônica, a célula em si deve estar MUITO desgastada.

Se não me falha a memória, já foi oferecido uma vez uns F-16A/B para a FAB com um “precinho camarada”, mas estavam muito detonados.

Deivid

muito triste exelentes aéronaves…mas penso mais nos pobres pilotos que agora vão ficar desenpregados e sem poder realizar seus sonhos!..aff trocar seres humanos(pilotos) por maquinas(drones) isso nunca vai dar certo..NUNCA!!!!

Francisco AMX

bbc_poa, mas a FAB não comprou P-3 no osso? tão até com problema de fadiga séria nas asas….

Tem muito avião no deserto americano que foi colocado lá por obsolência tb!… mantivemos voando F-5 durante 40 anos! e ainda modernizamos os bichinhos… rsrsrss – e vai ter modernização pior… a dos A-1!
Acho um F-16A, modernizado, melhor em todos os sentidos do que o A-1….

Giordani RS

Marcelo Tadeu disse: 28 de maio de 2010 às 18:22 Se eu sou contribuinte americano ia ficar p… da vida Por quê? Porque na hora em que eles precisam atirar, acertam? Tu acha que em Israel não se faz isso? Tu acha que na Rússia também não existem(existiram) MiG´s e Sukhois “Q”? É melhor ver um fabuloso avião terminando sua carreira assim, instruíndo e melhorando o aprendizado dos novos guerreiros, do que ve-los apodrecendo num pedestal ao relento! Museu? só precisa de umas pouquíssimas unidades. E aqui no brasil? Vamos marcar passo mais uma vez. Vejam o que aconteceu com… Read more »

Giordani RS

Alguém já assistiu um programa do Discovery sobre os QF´s? No início mostram uma equipe de técnicos no deserto selecionando os F-4 que estivessem em “condições de serem reformados” para servir de QF-4…praticamente todas as aeronaves estavam usadas até o osso!!! O norte americano não sofre com essa paranóia de não poder usar o equipamento! No livro do Gen. Patton(A Guerra que Eu Vi) ele diz:”…o americano é um péssimo soldado, mas um ótimo operador de máquinas…”
Comprar equipamento norte americano usado é um péssimo negócio..e a FAB sabe muito bem disso…

Marcelo Tadeu

Giordani,

Concordo em parte, tb acho melhor ser drone do que ir para o deserto e virar lata de cerveja…

Mas se vc for ao MUSAL, aqui no RJ verá um exemplar do Mirage III, Xavante e F-5B.

E Francisco AMX, se vc não gosta do A-1, por que tem esse nome?

Últimas Notícias

AFA realiza primeiro voo de instrução com Cadetes no T-27M

O primeiro voo de instrução da Turma Anúbis, do 4º Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer), aconteceu...
- Advertisement -
- Advertisement -