Neste, o PAK FA aparece com mais detalhes, pintado e recolhe o trem de pouso em voo.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

57 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jaguares

Ficou massa essa pintura

Alex Nogueira

Que venha o SU-50 😀

Finalmente uma chance de se equilibrar a superioridade aerea.

Com a vantagem que o SU-50 poderá ser exportado, ao invés de um outro avião que por enquanto tem STATUS de lenda, sem ter provado nada publicamente.

Paulo Victor

Acho mt elegante esse aviao. Parabens pra Sukhoi.

Carlito

Coisa linda…

Nick

Belíssimo caça,

Nem que fosse prateleira, deveríamos ter 36 deles aqui, complementados pelo Gripen Ng.

Enfim, sacanagem do Blog colocar matérias do F-35 e o futuro Su-50, enquanto nem conseguimos comprar caças de 4.5ª geração 🙁

[]’s

Fuzila

Como leigo tenho algumas perguntas: Na prática os estabilizadores verticais móveis auxiliam e alteram em que ? Em um primeiro momento pensei em freios aerodinâmicos, além da tradicional aplicabilidade do “rudder” nas manobras de pouso e decolagem, faz sentido? Nas manobras de combate aéreo aproximado (dogfight) tem potencial para trazer alguma inovação ? Falando em inovação … é a primeira aeronave a apresentar essa tecnologia? — Achei impressionante o vigor da aeronave na decolagem. Sobe com uma facilidade impressionante … O acabamento parece estar impecável. Essas primeiras imagens com trem de pouso recolhido mostram bem as linhas imponentes da criança.… Read more »

Alex Nogueira

O empuxo vetorado, que dizem não é importante, acredito que vai passar a ser…. visto que a onda agora é trazer para o alcance visual.

Alex Nogueira

Interessante também a extensão da asa (LERX?) que meio que tampa a entrada de ar dos motores, será que em voo serviria para reduzir o RCS das turbinas?

Alex Nogueira

HEHE é o mesmo piloto que “solou” o SU-35BM.

Para quem perguntava se o TREM de pouso não recolhia hehe acho que esse video responde.

Alex

muito legal, agora eu ví o trem de pouso funcionar..rsrrsrsrsrsrs

Tomcat

Fuzila,

O SR-71 já usava o leme totalmente direcionável. Fazendo uma análise superficial, devido à grande área móvel, as forças aerodinâmicas seriam maiores. No caso do Blackbird, isso devia ajudar nas altas velocidades. O PAK-FA não voa tão rápido, mas ainda assim voa rápido 🙂 . Provavelmente ajuda neste caso e, justamente por causa da maior força atuante, deve gerar alguma influência na supermanobrabilidade para dogfight.

Roberto

Simplesmente sensacional.
Que me perdoem as fotos do F35 “Tunado” do posto anterior, mas o PAK é fenomenal. Lembremos que este está na fase de testes.

O fato engraçado fica por conta da CHINA que não compra os aviões dela mesmo (post anterior também).

Uma coisa é copiar celular outra é copiar compostos estruturais por fibra de vidro(tipo Puma 73 conversível).

Parabéns.

Sobre o FX 2, opinião de leigo, no país das bananas e maracutais, acho que o pessoal da FAB está fazendo o que pode, no seu limite.

Parabéns ao maravilhoso Blog!!!

Tomcat

Alex,

A extransão móvel da asa, em princípio, funcionaria como o canard do SU-35. Reduzir o RCS das turbinas talvez seja um dos efeitos colaterais. Mas se pensarmos assim, também poderia reduzir o fluxo de entrada de ar.
Mas e só um chute. O pessoal da Sukhoi não é bobo e sabe o que faz 🙂 .

[ ]’ s

Tomcat

extransão = extensão :/

Roberto

Note que o piloto dá uns tapinhas na máquina durante o pré-voo, eu daria beijinhos.

Francisco AMX

Mas os russos sabem fazer trem de pouso retrátil??? que coisa não é!

Este caça vai “abalar”…

Sds!

Vader

Não vi o vídeo ainda, mas quero saber se aparece o cockpit.

Marco Antonio Lins

Seria um sonho de ver com as cores da FAB!!!!….

Alex Nogueira

Quanto a cockpit, o do F-22 não parece nada de outro mundo, e o do F-35, acho que até agora só foi feito em imagens de PC hehe, aposto que o do protótipo era bem simples……

Se cockpit ganhar batalhas, o F-35 vai ser campeão em todas…..

Tecno (Senta a Pua)

O ´´carinho do piloto“ nele na checagem antes do voo é que me impressionou…, mas o vetor é lindo demais, sem palavras.

Edu Nicácio

“Seria um sonho de ver com as cores da FAB!!!!….” Também acredito que seria o melhor para o nosso país. Se tivéssemos no governo pessoas que pensassem em autonomia e soberania do Brasil, já teríamos fechado com o Su-35BM para entregas a partir de 2012 até 2020 (120 unidades que a FAB quer) e começaríamos já em 2017/2018 preparar os pilotos e o pessoal da manutenção para o recebimento de mais dez esquadrões (120 unidades) de Su-50. Isso é o que EU gostaria de ver nos nossos céus (Su-35BM, Su-34 e Su-50), mas, se o governo conseguir terminar ESSE ANO… Read more »

heyarth

A pintura ficou ótima, achei interessante aqueles lemes verticais móveis, gostaria de saber exatamente para que funcionam, e quando ele subiu mostrou bastanta potência, imaginem quando sair o motor definitivo…

Uma pergunta aos mais informados:
O motor final do pak-fa será mais potente, inferior ou equivalente ao do f-22 ???

Alex Nogueira

Quanto ao motor lembro que vi em alguma publicação dizendo que vai ter sim um motor novo, de 5º geração, ao contrario do que muitos especulam achando que vai ficar esse mesmo.

heyarth

Rapaz, agora que eu reparei, o cara demostra um carinho com aqueles “tapinhas” no caça, realmente é uma maquina para qualquer 1 se orgulhar de pilotar… Confesso que estou ansioso para ver esse caça em 80% do seu desenvolvimento…

A7X

Fantástico!!!

Esse caça veio pra equilibrar o poder aéreo mundial.
A Rússia mostrou mais uma vez que é capaz.

Em relação ao cockpit, acho que o F-35 reina absoluto…
Mas lembro que cockpit bonito não ganha combate.

No mais, vreio que muita coisa vai mundar ainda no PAK-FA, inclusive a aparência externa.

Abs.

A7X

errata: vreio= creio.

Almeida

Quero ver agora quem foi que disse que os russos não sabiam fazer um trem de pouso retrátil vir aqui assumir a besteira que escreveu! Como eu tenho raiva de gente que não sabe nem mesmo escrever direito na língua natal dizendo que um país ou outro não sabe fazer nada direito, que o avião x ou y não presta, etc. Se você tivesse estudado o mínimo colega, saberia como um projeto desses é complexo e daria muito, muito mais valor ao trabalho duro dos outros! Desabafo de quem estudou muito nessa vida e trabalha na indústria aeroespacial, com muito… Read more »

Patriota

HAHAHA! Nessas horas eu lembro de quando muitos me achavam um trouxa por acreditar no PAK FA e vejam só ele está voando diante de vcs.

Vejam só ,os russos sabem fazer trem de pouso retrátil rsrsrs
E quanto ao cockpit , o cockpit do F-35 tem tanta frescura que ficou até meio boiola rsrsrsrs

marconunes1

Em primeiro lugar, que avião lindo!!!

Em segundo lugar, eu preciso perguntar – olhando esse monte de superfícies móveis, fiquei pensando se, no caso delas serem atingidas, não seria bastante complicado pilotar um avião desses.
Sei que elas estão aí justamente para fazer com que o avião “não seja atingido”, mas de qualquer maneira, passou pela minha cabeça que, aviões com menos partes aerodinâmicas móveis, teriam uma certa vantagem em caso de dano.

Abraços

Francisco AMX

Felipe, sai dessa de cockpit, tu ainda vai pagar mico… rsrsrsrs

Galileu

sinceramente o que mais me chama atenção nele, visualmente, são os Lerx.

Vai estar no FX 3 hahahahha

Pegasus

Se esse caça trouxer uma furtividade, no minimo igual ao do F-22, isso trara o combate para o IRIST, sera no infravermelho mesmo, não é um dogfight garantido, pela distancia que os detectores de calor estão focalizando, mas aumenta esta perspectiva, e como os russos tem otimos misseis, sem dever nada aos americanos, eu diria “empate”.

shungria

PAK FA, sonho frustrado… RAFALE, pesadelo confirmado!

Cunha

Belo video. E pelo jeito o programa de desenvolvimento do bicho vai seguindo.
Realmente uma pena não podermos nem pensar em Su 35, Su 34 e PAK por aqui.

Rodrigo

Eu sei que vão me apedrejar, mas não consigo ver de outra foram.

Para mim este PAKFA está mais para um Demo, do que para um protótipo de avião operacional, ainda boto fé que o T50 definitivo vai ser desenvolvido em cima dele.

Wolfpack

Pelas batidinhas na fuselagem da Su50, e o som metálico de retorno, nada de material RAM.
As canoas sob as asas são pequenas demais para um missil IR. De resto nada demais para um demonstrador de conceito.
A cabine ainda é primária e rústica devendo ser melhorada para a versão de produção. Claro, isso se a produção ocorrer, pois parece que a Russia está atrás de clientes e parceiros para finalizar este conceito.
[]s

Wolfpack

Ah, TVC confirmado neste demo…

Sérgio Araújo

“Precisamos” parar com a bobeira de acreitar em Transferência de tecnologia, adiquirir uns SU35 e entrar logo no PAK-FA.

Sei que não é tão simples assim, mas é o melhor.

Hornet

Francisco AMX disse:
19 de maio de 2010 às 18:34

Chicão, mico faz parte.

lembra do “o mito, o palmito”? Pois é…hehehe

abração bro!

Caio

pra mim o estabilizador vertical variavel + o TVC servem pra dar um cavalo de pau!!! ahuhuahuauauhauhauh
e parece um caça de 5,5 generation!!!

Wolfpack

Devemos parar de sonhar com estes equipamentos russos. Estes mafiosos do Medvedev e Putin agora lacaios do Obama jogam contra o Brasil assim como França, Inglaterra, Alemanha, China, Japão… Ou o Brasil cria vergonha na cara e coloca o rabo entre as pernas e sai deste enrosco com o Iran rápido ou peita todo mundo, e segura a onda… O FX2 acabou, e segundo o desenrolar da crise com o Iran, a França deu mostras de que lado sempre estará, assim como Alemanha, Inglaterra, China, Russia, então abra o olho Brasil, compre qquer coisa de prateleira e entregue o grosso… Read more »

eduardo

Wolfpack disse: 19 de maio de 2010 às 21:29 Eu já havia dito que a França e os Estados Unidos são aliados há mais de 200 anos, da luta pela independência americana, passando pelo esforço americano no solo francês durante as duas guerras mundiais. Eles tem afinidades históricas, ideológicas e econômicas que o Brasil jamais terá com outro país. Eles sim tem uma ALIANÇA ESTRATÉGICA (em letras maiúsculas), daquelas que são capazes de passar facilmente por problemas como a posição francesa contrária à invasão do Iraque. A tão falada aliança do Brasil com a França é só desculpa para o… Read more »

Brandalise

Que bicho lindo, cara! Que show de projeto! Que sacada fenomenal usar o bordo da raiz das asas como uma canard integrada! By the way, vejo uma semelhanca (ao menos superficial) com o YF-23… que por sinal tambem tinha o estabiilizador “vertical” (e que atuava como profundor tb) totalmente movel. Imagino que isso deva dar muito mais controle, que aumente a sensibilidade e a resposta aos comandos do piloto, e garanta a manutencao do controle em baixas velocidades. Fa-bu-lo-so! Duca! Baba, Jobim! Baba! Diz aih agora que a Sukhoi nao vale nada! (Eu acho que o Jobim nao eh chegado… Read more »

Sukhoi

Relembrando uma pérola dita por uma certa pessoa…

“Naquele lugar não dá para montar nem uma pequena indústria têxtil do interior de Minas Gerais…”

(José Alencar, sobre as instalações da Sukhoi).

Sobre a aeronave em si, está com uma bela pintura.

Vader

Alex Nogueira disse: 19 de maio de 2010 às 16:47 Alex não é especulação, a turbina é essa mesmo, “novas”, nas palavras do próprio diretor da Saturn. E não tem tratamento algum IR. __________________ Wolfpack disse: 19 de maio de 2010 às 19:57 “Pelas batidinhas na fuselagem da Su50, e o som metálico de retorno, nada de material RAM. As canoas sob as asas são pequenas demais para um missil IR. De resto nada demais para um demonstrador de conceito. A cabine ainda é primária e rústica devendo ser melhorada para a versão de produção. Claro, isso se a produção… Read more »

Vader

Chicão, num vou pagar mico não. Até espero (torço até) que mude. Mas até agora, o cockpit do T-50 é vergonhoso até mesmo perto do do Rafale (e vc sabe que não morro de amores por este)…

Enfim, aguardemos…

Sds.

X-nobe

Putz, mais isso que é maquina de guerra, com certeza não vai dever em nada para o F-22 americano. Um pena que a FAB deixou de lado o SU-35 na final do FX-2, com a chance de participar do projeto PAK FA T-50, para tentar colocar inutilmente o avião da mulher maravilha sueco, deu no que deu.

X-nobe

Vader

Porque tanta implicância com o cockpit do T-50, procure fotos do cockpit do F-22 no Google, é um dos cockpit mais veios que tem, sem contar que o cockpit do T-50 ainda será atualizado e ficara parecido com o do SU-35. Alem do mais, compare o cockpit de teste do F-35, com o que será empregado nele quando entrar em operação. Cockpit de teste é tudo feio mesmo.

Abraço.

X-nobe

Desculpe, onde se le veios = feios.

alexander zdor

no need to criticize the cockpit on T-50. this is a prototype. At this stage, are applied tehpologii stealth is not needed. Cockpit optimized for ejection seat for the series-к36, characteristics of which have no analogues in the world!
(Google translete)
что в так цыпляетесь к этому кокпиту!!!! не переживайте все будет …но патом!!!