segunda-feira, maio 23, 2022

Gripen para o Brasil

Semelhanças entre o PAK FA (T-50) e outros caças ‘Stealth’

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

No diagrama pode-se comparar as sutis diferenças e semelhanças entre os mais modernos projetos de aviões de combate “stealth”, exetuando-se o projeto chinês de 5ª geração, o J-XX.

Naturalmente o protótipo do PAK-FA T-50 russo, ora apresentado, pode mudar consideravelmente de aparência.  Pode-se constatar isso comparando-se o primeiro protótipo do Su-27 Flanker, denominado T-10-1, com sua configuração atual.

O protótipo do Flanker T-10-1

su27-t10-1

Concepção final do Su-27 Flanker (versão B)

Su-27_Flanker-B

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Welington

Iria fazer um comentário sobre isto ontem, SU-35 BM + F-22 A+ YF-23+ F35, se obtém o SU-50…
Com toda a certeza o PAK FA ira ser refinado até sua produção em serie…
Um grande abraço a todos…

Marcelo

Esta imagem do Flanker é de um jogo chamado “Lock On”.

Baschera

Já se fala muito na parte traseira do T-50.
Se comparar-mos a foto do T-10-1 com o Su-27, pode-se perceber a evolução. Acho que o PAK-FA vai na mesma direção após os novos motores AL-41F em substituição das AL-117C.

O cone frontal também deve mudar, já o radar também será novo.

Sds.

Baschera

Welington em 30 jan, 2010 às 14:05

Eu leio mentes…… Kkkkkkkk…. 🙂

Sds.

Mauricio R.

Se vc pretende ter um caça que seja furtivo na maior largura possível de banda, vc obrigatóriamente vai ter que arcar c/ os custos do F-22.
Por outro lado se vc vai optar por ser mais seletivo na largura debanda e economizar algum $$$$$, vc vai optar pelo F-35 e por aquilo que vier a ser o Pak-FA qndo em serviço de esquadrão.
O YF-23 até p/ um protótipo, estava mto crú em seu tempo.

Wolfpack

É claro que o atual modelo que vôo ontem é um vetor de demonstração de tecnologia que deve incorparar superfícies de fechamento de baias com características stealth, material RAM (mas longe das máquinas fotográficas dos reporters) tomada de ar e exaustão diferentes, sistemas de coleta de dados como o IRST embutidos, tubos de pitot deverão ser “camuflados” e por ai vai… O que vimos ontem foi o primeiro, o demonstrador… Isso é muito importante afim de conseguirem mais sócios e dinheiro do Governo Central da Rússia. Volto a dizer a minha previsão que em 2025-2030, os reis do céu serão… Read more »

Ricardo

Wolfpack em 30 jan, 2010 às 14:31

Volto a dizer a minha previsão que em 2025-2030, os reis do céu serão o SU50(PAK-FA), F35, F22 e os UCAVs Europeus e nada mais…

Tem o projeto que a Boeing ofereceu parceria para o Brasil.

Ricardo

Esqueci de comentar:
Se a Boeing realmente oferecesse este projeto ao Brasil (somente o projeto), e sendo o projeto desenvolvido no Brasil, pergunto:

Qual a decisão mais acertada hoje?

Entre a Dassault e a EADS, não há lugar para para tantas empresas. Ficariam muitos executivos desempregados.

Além disso, vejo a Dassault muito com muito mais visão de futuro do que a EADS. Os franceses estão enchergando nichos que o consórcio da EADS está ignorando hoje. Lembrando que a EADS tem muito mais chance de dar errado do que a Dassault, devido a quantidade de gente mandando….

Lucas Calabrio

Boa tarde!
Ricardo, não estaria faltando o caça furtivo chinês?

Welington

Baschera em 30 jan, 2010 às 14:09
Welington: KKKKKKKKKKKK, rsrsrs…
Wolfpack em 30 jan, 2010 às 14:31
Volto a dizer a minha previsão que em 2025-2030, os reis do céu serão o SU50(PAK-FA), F35, F22 e os UCAVs Europeus e nada mais…

Welington: Wolf concordo, mas creio que os UCAVS serão efetivos contra as aeronaves de 5º geração somente próximo a 2030…
Um grande abraço a todos…

Welington

Lucas Calabrio em 30 jan, 2010 às 14:42
Ricardo, não estaria faltando o caça furtivo chinês?
Welington : J-XX, tirou as palavras da minha boca…
Um grande abraço Lucas Calabrio…

PilotoVirtual

ACHO QUE O BRASIL PERDEU UMA GRANDE CHANCE DE TER UM GRANDE CAÇA NA F.A. SERÁ QUE AINDA DÁ TEMPO??? E UMA PERGUNTINHA: O QUE OS AMERICANOS DEVEM ESTAR ACHANDO DO PAK-FA??? (RsRsRsss)

Ricardo

Lucas Calabrio em 30 jan, 2010 às 14:42

Hehe, na minha concepção, faltaria a China copiar o PAK-FA. Os chineses estão bem avançados na eletrônica, mas existem muitas tecnologias escondidas debaixo das mangas dessa turma que citei.

Ricardo

Welington em 30 jan, 2010 às 14:45

O J-14, será um ótimo caça, mas penso que assim como os submarinos nucleares chineses, os caças estariam a uma geração atrás dos outros. Quer dizer, salvo um erro de projeto, ou uma aposta errada dos principais atores neste cenário.

Welington

Ricardo interessante e coerente seu pensamento, porem o caça de 5º geração Chinês será superior a todos os coças de 4.5G, provavelmente ficando no mesmo nível do F-35, mas com toda a certeza eles não conseguirão produzir uma aeronave capaz de rivalizar em termos de combate com o F-22 “C” e com o SU-50…
Um grande abraço Ricardo…

skywalker

Olá, turma.

Entendo que o Brasil e outros países estão fadados a fabricar produtos apenas de média tecnologia. A gente tende a pensar sempre em produtos de ponta, como os caças de quinta geração. Mas isso é para meia dúzia de nações. A gente vai ficar é com treinadores turbo-hélices, caças leves (se rolar. . .) e aeronaves de transporte. E olha que tem bom mercado para eles. Já tecnologia de ponta. . . só se a estratégia brasileira para a área de tecnologia mudar muito, o que não acredito, pois isso depende de políticos (argh!!!)

Baschera

Ricardo em 30 jan, 2010 às 14:52

O caça chinês 5G será o J-XX, conforme já menciono no texto. Existe até um artigo aqui no Aéreo sobre ele. É so procurar no arquivo (acho que na “nuvem” não consta)….

Sds.

Lecen

Pessoal, a China acabou de confirmar de fato o desenvolvimento do seu caça de quinta geração.

Sabe qual é a sensação que tenho?

É que estamos num marco histórico semelhante ao lançamento do navio Dreadnought no início do século XX.

Todos os navios anteriores se tornaram imediatamente obsoletos.

Acredito que agora os países mais desenvolvidos irão buscar de alguma maneira adquirir caças de quinta geração em detrimento dos de geração 4.5.

E o Brasil? Vai insistir em Pré-Dreadnoughts?

Galielu

lol nos temos vidente agora no site né wolf

Nick

Muita coisa vai mudar nesse PAKFA, mas as linhas gerais deverão ser essas. Eu gostei desse design, evolução da familia Flanker, inspiração no YF-23,F22 e F35…pode-se dizer que não tem como fugir muito nesse design furtivo para qualquer caça com características VLO. Futuro : caças tripulados: SU-50, J-14 e F22/F35 ->posteriormente o F-XX ucavs :SCAT, X-45/X-47, NEURON e provavelmente um modelo chinês. possíveis caças de 5 geração: projeto Koreano, Japônes e Sueco. caças como o Rafale, Typhoon, SU-35 BM, Gripen NG, MIG-35,F-16 B60, F15-SE e talvez um F-18 UltraHornet deverão ser considerados caças de 2ª linha. A composição “LOW” das… Read more »

Hornet

Lucas Calabrio e Wellington,

como disse o Lecen acima, a China acabou de confirmar seu caça Stealth:

http://pbrasil.wordpress.com/2010/01/30/china-confirma-o-seu-5%C2%AA-geracao/

abração procêis!

Ricardo

skywalker em 30 jan, 2010 às 14:58 A gente vai ficar é com treinadores turbo-hélices, caças leves (se rolar. . .)…só se a estratégia brasileira para a área de tecnologia mudar muito, o que não acredito, pois isso depende de políticos (argh!!!) Skywalker, não é a estratégia que tem que mudar, são so brasileiros. Rssss É a já conhecida e tão falada síndrome do vira-lata. Porém, todo mundo fala, mas ninguém muda. Hehe… Hornet em 30 jan, 2010 às 16:45 Sim, Hornet, foi por isso que citei o J-14. Galielu em 30 jan, 2010 às 15:36 Rssss…Galileu, é um blog,… Read more »

Leonardo

Pergunto aos colegas em especial ao Wellington nosso expert em equipamento russo. Muitos estão questionando a furtividade do PAK-FA, muitos pelo nariz e mais pelos bocais de escape, mas alguém sabe haverá alguma possibilidade do bocal dos novos motores do PAK-FA serem diferentes do formato convencional? Pois, se paramos para analisar mesmo a versão V/STOL do F-35 é convencional também opera uma Iris convencional em seu bocal de escapamento e nem por isso deixou de ser furtivo, será que realmente a influência de um bocal com saída quadrada o retangular faz tanta diferença assim. Outra pergunta nesta configuração com estes… Read more »

Baschera

Leonardo em 30 jan, 2010 às 17:35

Leonardo, a probabilidade é grande já que são protótipos.
Como exemplo, na matéria, coloquei as fotos do protótipo Sukhoi T-10-1 e o Sukhoi Su-27 definitivo. Compare a parte trazeira dos dois modelos e terás uma boa medida do que pode ser provável.

Hornet,

Prefiro J-XX à J-14….. XX quer dizer “Xing – Xing” rsssss.

PS: (Baschera não suporta mais o FX-2) Parafraseando o Justin….

Sds.

Felipe Cps

Sem dúvida o T-50 tem o design mais bonito de todos, embora eu concorde que este muito provavelmente não seja o definitivo. Quanto ao comentário do Lecen, acho que ainda não se pode dizer que os stealth são “dreadnoughts do ar”. Vejam só, o F-22 já existe a algum tempo, o F-35 está na bica de se tornar operacional, e mesmo assim ninguém parou de comprar caças não-stealth (Índia, Brasil, África do Sul, Austrália, EAU, Kwait, Suíça, etc); ainda há muito espaço no mundo para caças de 4,5 ger. Empresas como a SAAB (com o Gripen, os AWACS e outros… Read more »

Hornet

(Baschera não suporta mais o FX-2)…kkkkkkkkkkk

Estou pelas tampas também…hehehe

abração

Mauricio R.

É uma questão que me intriga tb, pois pelas fotos e informações disponíveis até o momento, não dá p/ dizer que a aeronave russa apresenta furtividade de amplo espectro tal como o F-22.
Então fica a duvida, se essa novo ac teria furtividade similar ao F-35 ou seria somente um pouco mais furtivo que o SH e o F-15SE.

G-LOC

Eu notei que o compartimento de armas dos caças americanos estão bem mais a frente. No F111 também. No russo tem um compartimento atrás do CG.

Welington

Leonardo como bem dito pelo amigo Baschera este é o primeiro protótipo do PAK FA, o mesmo evoluirá muito até sua produção em serie. Até o presente momento sabemos que existem diversos estudos para bocais de exaustão com vetoração de empuxo e com técnicas de redução da assinatura IR, mas não sabemos se serão implementadas no PAK FA, provavelmente sim, mas nada fora do comum e com certeza o mesmo possuirá um sistema TVC 3D similar ao atual, o que inviabilizara uma mudança radical nos bocais. No que se diz aos bocais de entrada, provavelmente existira alguma face que “escondera”… Read more »

Berkut

Que momento único, pela primeira vez um vetor consegue unir todas as “torcidas”.

Felipe Cps

Caro Welington: O link enviado pelo Maurício R., de um analista da aviationweek nos diz exatamente o contrário: “Apparently the designers and systems analysts have looked at the thorny question of “how much stealth do we want to pay for?” and have come up with a different answer than the F-22 designers.” “Aparentemente, os projetistas e analistas de sistemas olharam para a delicada questão de “quanta furtividade queremos pagar?” e vieram com uma resposta diferente dos designers do F-22.” Já estou lendo vários comentários pela net de que o T-50 não será tão furtivo quanto o F-22, ou seja: não… Read more »

Welington

Felipe Cps não concordo com a análise deste analista, a exemplo o SU-47 possui um RCS frontal de apenas 0,3 m2 sem se utilizar da forma como redutora do RCS da aeronave. Com a evolução da tecnologia de materiais RAM absorventes, se os atuais fossem empregados no SU-47 com certeza este valor ficaria abaixo do 0,1 m2. Temos que ressaltar que o SU-47 não se utilizou da tecnologia da forma para reduzir seu RCS, já o PAK FA teve a forma como técnica de redução básica unida com os materiais RAM absorventes, materiais compostos e diversas outras tecnologias como radome… Read more »

Welington

Só mais uma observação o RCS do SU-27 era de 10m2 e seus designer não se modificou muito em relação ao SU-35 BM que possui um RCS frontal de 0,6 m2…
Um grande abraço Felipe Cps…

André Castro

Será que o paquistão embarca no J-XX ?

Sobre a China , hoje ela congelou todas a visitas militares com EUA , porque os americamos aprovaram um pacote de mais de 6 bilhões de dolares em armas para Taiwan .

۞ ۩ _FLY_ ۩  ۞

Wolfpack em 30 jan, 2010 às 14:31 ” tubos de pitot deverão ser “camuflados” e por ai vai… ” Meu amigo, já está em projeto um substituto dos atuais pitots. os novos, são sistemas de “sensibilidade” de pressão. São colocados no bico, o ar pressiona o censor e de acordo com a massa de ar e a altitude, ele indica a velocidade. Claro, o mesmo que um pitot faz, so que esse é voltado para a furtividade, e logo irá para a área da aviação civil. Não vou dizer a minha fonte, pois corro risco de ser morto pela UCT.… Read more »

۞ ۩ _FLY_ ۩  ۞

Quando o PAK-FA estiver terminado, 100% stealth, ele será o 5ª geração (ou o caça em termo geral) mais bonito do mundo.
Isso se fizerem uma pintura decente e não usarem aquele azul calcinha no painel (como de costume).

Felipe Cps

Welington: nesse caso não será tão furtivo quanto o F-22 neh? Se não terá redução IR na traseira, quem plotar um T-50 às 06:00 horas deste ganhou neh?

Sds.

Mauricio R.

“…bocais de entrada, provavelmente existira alguma face que “escondera” a face do motor que como no SU-35 BM recebeu uma camada de materiais RAM e cerâmicos para dimiuir o RCS frontal do motor…” Isto vai além de colar placas de material RAM, pois o mesmo gera níveis de IR que necessitam ser dissipados no ambiente e cerâmicos são permeáveis ao radar. Os trunkings das tomadas de ar são retos alinhados ponta a ponta c/ as turbinas, então não tem como esconder a face do compressor, pelo menos p/ um radar de alta frequência e pulsos curtos. Tb não há espaço… Read more »

۞ ۩ _FLY_ ۩  ۞

Então o que foi o voo do PAK-FA????
Demonstração de que?

Welington, sei que você é muito inteligente, mas por agora, não está dando razões mito concretas sobre o porque você acredita tanto que o PAK será melhor que o F-22.

Será que os russos finalmente desenvolveram a tecnologia de “escudo” magnético, que em teoria tornaria uma aeronave não 100% stealth em 100% stealth.

Me diga no que se baseia?

grifo

“Em se tratando de RCS o PAK FA será mais furtivo que o F-22, isto não há duvidas,”

Nem em sonho. Comparado com os americanos, os russos ainda estão engatinhando em sua tecnologia de furtividade, e se conseguirem fazer do PAK-FA um vetor LO já será um feito. Um caça VLO como o F-22 talvez a Rússia consiga fazer na próxima geração.

Wolfpack

Coloquem a foto do LIFT ao lado destes caras para ver como iremos ficar em 2020…

skywalker

Colegas: Volto a dizer: apesar de todos querermos o melhor caça que tiver, com os maiores recursos e tudo mais, com complexo de vira-lata ou não(e sem nacionalismo tupiniquim), vamos é ficar na média tecnologia, com um vetor “nervoso” mas simplizinho. Se russos, americanos ou franceses nos convidarem para entrar em parcerias, pode crer que o que buscam é o dinheiro para bancar desenvolvimento, transferindo pouca coisa. Temos apenas dois caminhos, pela estratégia ora adotada: ou entramos num conflito real, que maximize nossas necessidades aéreas, ou, pelo nível de diplomacia que temos, seremos sempre escudados por outra nação. A gente… Read more »

Welington

Felipe Cps na realidade o F-22 não possui nenhum sistema para mascarar sua assinatura IR as 6H, a mesma fica exposta, o que não ocorre, por exemplo, com o F-117 que possui uma Grelha que esconde a face traseira do motor do motor, tanto o SU-50 quanto o F-22 utilizam materiais especiais (Geralmente compostos de carbono e cerâmica) para dissipar o calor dos exaustores, isto não é novidade. O F-22 não possui uma técnica de redução IR no quadrante traseiro as 6H. A face traseira do motor do F-22, YF-23, F-35 e do SU-50 ficam a mostra, em caças de… Read more »

۞ ۩ _FLY_ ۩  ۞

Welington em 31 jan, 2010 às 0:40 O problema do PAK-FA nas entradas de ar onde dizem não ser furtivas por não ter o material de furtividade que o camufle, acho que tenho uma idéia sobre a engenharia russa aplicada. Imagine que essas palhetas do compressores sirvam propositadamente para refletir os sinal de radar para a parede interna da tomada de ar (as palhetas tem uma certa inclinação de alguns graus), assim, ele seria absorvido pelo material RAM interno. Imagine também que o “bico” no centro do compressor também possa ser feito em forma cortada, algo como os espremedores de… Read more »

FLY

Welington em 31 jan, 2010 às 0:40 Welington, não sou bem um especialista da área militar, mas acho que posso explicar o caso dos compressores expostos. Bem, imagine que os compressores seja feitos (nesse caso) justamente para refletir o sinal de rada para o lado interno do motor ou seja, o lado interno da tomada de ar, que teria o material absorvente RAM para absorve-lo. Uma especia de truque de espelho. Eu sempre admirei a criatividade da engenharia russa. Não desmerecendo a americana, mas os russos davam (na minha opinião) saltos maiores que os americanos. Agora, não acredito realmente que este… Read more »

FLY

Ah! estava quase me esquesendo.

http://www.youtube.com/watch?v=cMzy6aJi9fs

Propaganda americana anti-rússia

Se vocÊ é fraco, não veja o video até o fim.

cos

ao meu ver o t-50 sera suprior ou igual so f-22.. e simples o f-22 ja foi produzido e o t-50 vai ser agora.. com certeza os russos e indianos tenhem mts informaçoes sobre o desenpenho do f-22 e do caça europeu que e de 4.geraçao..e decertaza vai melhorar ainda mas. alias manobras recentes envolvendo caças f 22 foram envolvidas em segredo pois causou polemica td pk o f-22 nao e tao suprior e tao furtivo quanto esperava se.. na australia outro exercicio entre f-22 e caças antigos f 11 os f-22 averbaram uma derrota! o k fez soar alarmes… Read more »

cos

pena que o brasil nao entrou no projecto ..msm sem tendo acesso a td tecnologia sempre tinah um aviao capaz e de respeito e decerteza a tecnologia brasileira aprenderia mt com a pouca tecnologia fornecida.. ficar pelo Rafale e o JAS-39 Gripen e deixara de lado um caça 4.5 su 35? locura.. com o su 35 o brasil metia america do sul e arredores em sentido..para um pais grande e com vizinhos como chaves o rafale e o gripen nao sao as melhores escolhas. pk nao o caça europeu? ate a grecia vai ter esses caças..por esse andar quando sair… Read more »

Felipe Cps

Welington em 31 jan, 2010 às 0:40 “Felipe Cps na realidade o F-22 não possui nenhum sistema para mascarar sua assinatura IR as 6H, a mesma fica exposta” Bem, tá bem Welington, então essa foto aqui com os dissipadores de calor abertos por conta do uso do afterburner deve ser mentira então neh? Amigo, o F-22 tem dissipadores de calor na saída de exaustão, embora por ser ser informação classificada não se saiba qual é a efetividade disso ou se funciona a todo o tempo. Mas se você olhar essa foto abaixo e comparar com a de cima, vai se… Read more »

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