PAK FA em alta resolução

T-50 details 2

Vendo a foto mais de perto do PAK-FA, pode-se apontar alguns detalhes interessantes. Duas baias na barriga, a entrada de ar e a junção da asa com a fuselagem, provavelmente feitas ou revestidas com material radar-absorvente (RAM).

Abaixo, um resumo das características do PAK FA, segundo artigo de Alexander Pachkov (‘Paralay’), publicada numa revista russa:

  1. Espera-se uma vantagem de 10 a 15% de sobre o F-22, devido à diferença de duas décadas em desenvolvimento tecnológico;
  2. O F-22 detecta o Su-35 a 150/180km de distância, abre fogo a 110km, mas só é detectável no alcance visual pelo Su-35;
  3. O sistema OLS-35 detecta o F-22 a 100km de distância;
  4. O Radar AESA do PAK-FA terá 1.526 módulos, com potência de 18KWt, e alcance de 400km para grande alvos. Poderá rastrear 60 alvos e travar em 16 ao mesmo tempo;
  5. Antenas ativas nas asas e cauda provavelmente;
  6. OLS em 360 graus;
  7. Capacidade de disparar mísseis para trás;
  8. Poderá levar até 12 mísseis ar-ar internamente;
  9. Duas baias internas para WLRAAMs e LRAAMs de até 700kg cada + duas baias para mísseis de curto alcance;
  10. Enquanto o Raptor pode levar 8 mísseis;
  11. WLRAAM ‘Izdelie 810’ derivado do MiG-31 R-33, 400 km de alcance;
  12. LRAAM ‘Izdelie-180PD’ derivado do R-77, 250 km de alcance;
  13. ‘Izdelie-180’ – de combustível sólido, derivado do R-77, com alcance de 110-140 km, guiagem por radar ativo e passivo, “homing on jammer”.
  14. AAM de curto alcance ‘Izdelie-300’ ou K-MD IR matrix, com o dobro do alcance dos mísseis atuais;
  15. Kh-58UShKE;
  16. Kh-35;
  17. Bombas de 500kg guiadas ou não guiadas;
  18. Catapultas Intrafuselagem UVKU-50L – até 300 kg, UVKU-50U – até 700 kg.
  19. Baias internas para até 2.000kg
  20. Pontos duros externos para até 6.000kg
  21. Canhão GSh-30 de 30 mm
  22. Planos para se construir até 430 aviões para a Força Aérea Russa
  23. Preço provável de US$ 80 milhões
  24. Vai substituir os 339 Su-27 e 300 MiG-31

pak-fa 28.08.2009

FONTE: Fórum Key Publishing

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

229 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Danilo

Como disse antes sou admirador fiel das tecnologias russas agora torço pelo PAK-FA T-50, acho sim que ele consiguira ficar de 15% a 20% mais tecnologico que o F-22 Raptor e tão logo prossiga o desenvolvimento ele será o soberano dos ares em muito menos tempo do que se imagina.

Abraços,

Danilo

Everson

Mas isso não é um caça é uma Brastemp!
Eu só acredito vendo!

Marcelo

Chooooooora EUA!!!!!! O Raptor (Tradução: Réptil) vai virar largatixa perto do PAK-FA T-50… Parabens a Russia e a India. Enquanto no Brasil, como disse o ex brigadeiro, vamos andando de “Monza 87” enquanto esperamos o “Zé Ruela Hipertenso” parar com as birras e assinar logo a compra do ja conhecido vencedor do FX-2.

JC

Capacidade de disparar mísseis para trás;

Chamem o Clint Eastwood!!!!

RJ

Aparentemente o bocal de entrada é alinhado com a turbina, o que, pelo que lembro de ter lido neste mesmo blog, aumenta significativamente o RCS frontal, uma vez que o compressor do motor reflete as ondas de radar. Esse avião é mesmo Stealth?

Felipe Cps

Retiro o que disse sobre o bico, ele tem formato absorvente sim. Mas mantenho em relação ao formato das entradas e saídas das turbinas. Alguém sabe dizer se essa é a turbina definitiva? 12 mísseis ar-ar internamente? E pontos duros para 6.000 ok (se tomar-se a média de 0,5 ton por arma dá 12)? Então não é um caça, é um monstro… 🙂 Rastreia 60 e trava 16 alvos? E como o piloto do monoposto faz pra selecionar tudo isso e ainda pilotar o avião e gerenciar as comunicações, as armas e as contramedidas? Só se o cara for um… Read more »

João Gonçalves

Caríssimos,
pessoalmente regozijo-me com mais um avanço da tecnologia aeronáutica russa, no entanto tenho algumas dúvidas quanto às metas anunciadas, em especial a previsão de 430 aviões para a Rússia e às supostas vantagens em electrónica, pois nas últimas decadas os EUA sempre foram bastante superiores nessa área.
Cumprimentos e muita sorte para o PAK-FA.

João Gonçalves

Nick

Essa descrição das capacidades do PAKFA são impressionantes…

18)Catapultas Intrafuselagem UVKU-50L – até 300 kg, UVKU-50U – até 700 kg. ??? Catapultas de lançamentos de misseis/bombas??

Agora, os EUA sem dúvidas terão de atualizar(MLU de emergência :D) seus F-22, e talvez reabrir a linha de montagem… acho q o F-35 não segura sozinho não….

Com relação à EUROPA, todos seus caças (RAFALE, TYPHOON e GRIPEN..até mesmo o NG) se tornaram OBSOLETOS partir de hoje. Ou melhor se tornaram obsoletos quando o F-22 voou .

[]’s

Campanha Fora Rafale, bem vindo PAKFA 😀

robert

ta… agora falando de geo-politica…..

A russia e a india estao juntas no pak-fa… logo, a china e o paquistao (que nao se bicam com a india) terão que apressar o de 5ºgeraçao tb…

dai ficariam 4 caças de 5º geraçao no mundo.(f-22 / f-35 / PAK-FA / Chinguilingui-barbuda).

Quais sao as chances da suecia… que sempre desenvolveu sozinha os avioes fazerem novamente tudo sozinha um de 5º geraçao?
Seria provavel? ou teriam que se alinhar com outros?

Caipira

“…Preço provável de US$ 80 milhões …”
Dúvido….maaaaasss se isso se concretizar….a casa caiu…

Rodrigo

Provavelmente nem tudo que tá escrito deve ser verdade, mas mesmo assim, quando esse monstro voar, vai tirar o sono do pentágono por um tempo…

Alexandre Galante

Campanha “Fora Rafale, bem-vindo PAK-FA!” (2) 😀

Leo

O que tem de levar em consideração é que até o Pak-fa estar 100% vai mais uns 15 anos, mesmo que Putin tenha dito que em 2013 já chega o primeiro lote até ele estar 100% leva um tempo bom.

Alexandre Galante

Leo, o PAK-FA vai ficar pronto antes do nosso F-X2 montado no Brasil…rs

JC

“Quais sao as chances da suecia… que sempre desenvolveu sozinha os avioes fazerem novamente tudo sozinha um de 5º geraçao?
Seria provavel? ou teriam que se alinhar com outros?”

Penso que ai esta uma boa chance pro Brasil.

JC

“Quais sao as chances da suecia… ? ou teriam que se alinhar com outros?”

Penso que ai esta uma boa chance pro Brasil.

Invincible

Acho que é muito cedo para dizer que o avião quebrou com tudo…

Tem que esperar as coisas acontecerem. Os Russos vão precisar de mais dinheiro para este projeto.

Acho melhor esperar para dizer se ele é ou não o novo senhor dos Ares…

Russo

Alguém esperava alguma coisa diferente? Acho que somente o Sr. CPS torcia contra ou melhor nem acreditava na sua existencia.
Somente para lembra-los outros imperios ja subestimaram os russos e o resultado todo mundo já sabe

Giordani RS

Alguma coisa nao fecha…a economia russa simplesmente desabou a dez anos atrás e pelo que tenho lido, nada mudou e do nada se reergueu? Da onde a renda per capita russa é maior que a dos EUA? 430 aparelhos?! Como que eles vao pagar tudo isso? E como que um caça tecnicamente superior ao F-22 pode custar menos? Se é assim, porque a russia nao concretizou o projeto do ônibus espacial Buran? Eles continuam voando com a “fuscasoyuz”, um projeto dos Anos 60 do Século XX…Os EUA tem os melhores softwares do Mundo e os russos conseguiram fazer melhor? Esse… Read more »

Galileu

Pessoal ta falando muito sobre a tubeira da turbina e das entradas de ar, mas ninguem comentou sobre os novos mísseis que vem junto dele, caraca!! o alcance do r33 já é sem noção se tiver uma boa taxa de acerto então….

ahh outra coisa pra quem usa f5 e m2000, os gripen, rafale, f18, tá otimo……se um de 4 geração tá impossivel imagina de 5..ahaha

abraço

Max

Me chamou a atenção o fato de afirmarem no texto que o SU-35 só consegue detecta-lo visualmente enquanto sempre afirmaram que o mesmo detectaria o F-22 no radar a uma longa distancia ( lembra wellington ?) Isso quer dizer que o Pak-Fa é mais furtivo que o F-22? Os Russos sempre conseguem o milagre de fazer um produto superior , maior e melhor a um preço muito inferior e em quantidades enormes, pena que no mundo real suas qualidades não se confirmam em termos de manutenção e mesmo no desempenho em combate , as estatísticas estão ai para serem conferidas.… Read more »

FelipeTP

A suécia não está concorrendo na Coréia do Sul para ajudar a desenvolver um caça de 5ª geração?

Galileu

..hahaha Giordani, a soyuz é um projeto que deu muito certo, custo/benefício, compara os desastres do onibus espacial com os da soyuz, tbm os custos pra por lá em cima os dois………tanto que aposentaram o onibus espacial…e o principal você ja viu o projeto da nasa para substituição do onibus???? é o xerox da soyuz…

SEM Comentários..ahhaha

abraço

SxMarcos

kkkkkkkkkkkk

“Nada, segue o enterro… ”

Essa foi hilária Galante…

Caipira

Agora dizer que o “bixo” é mais bonito que o F22 já é forçar a barra.

Rick

Raptor significa aquele que rouba, ladrão, e não reptil. Acho que com o PAK-FA também não vai ter jogo. O Jobim certamente também vai dizer que não interessa a FAB.

RenanZ

Bonito não é, mas a fama dos russos
não é pela beleza de seus equipamentos !!!

Alexandre Galante

Se observarem bem, o nariz do avião e o cockpit são muito parecidos com o do F-35. Ele tem semelhança com o F-22 em algumas partes, mas com o F-35 tmb.

Billy

Os americanos devem estar tão preocupados com o PAK FT 50(-) quanto a bomba terromótica de chavez e os raios cósmicos zelayanos!!

Max

Acho que o Giordani quis dizer “A “Lockheed Martin” agradece aos Russos pela provavel reabertura da linha de montagem do F-22″. Eu só vou aceitar que um pais que teve uma produção científica MENOR que a do Brasil no ultimo ano consiga produzir esses milagres em termos de avanço tecnológico e custo beneficio quando tudo o que rodar no meu computador for Russo, meu hardware for criado por Russos.Em outras palavras, tais avanços tem que se refletir na produção industrial de um pais. Eu lembro como fizeram das tripas coração nos anos 70 para contrapor um projeto como o Bombardeiro… Read more »

Tairusiano

Boa tarde a todos
Galante aki tem um link do vou to PAK-FA eh maior e mais completo
http://www.youtube.com/watch?v=S67zfmEqGxQ

abs

“tairusiano SUpports PAK-FA too”

Bosco

Tudo é muito bonito e papel aceita tudo até “catapulta”, mas esse avião não trouxe até agora nenhum dado novo para que consiga superioridade sobre o F-22.
No máximo um equilíbrio de “forças”.

Blau Blau

Eu estava torcendo para o Rafale no FX-2, mas acho que quem tá masi preocupado com o PAK-FA é a França que pode perder uma venda quase certa, hauhauhauhauh.

Campanha “Fora Rafale, bem-vindo PAK-FA!” (3)

LBacelar

Campanha “Fora Rafale, bem-vindo PAK-FA!” (3)

Clésio Luiz

O pessoal nos fóruns gringos estão dizendo que o lerx é móvel. Se você prestar atenção, ele parece estar apontando para cima, como um canard.

Outra coisa interessante é a carenagem embaixo das asas, ao lado das entradas de ar. Especula-se que seriam para os mísseis de curto alcance, embora eu duvide que ali caiba um R-73. Novo míssil de curto alcance russo a vista?

Francisco AMX

Quero aderir a campanha! FORA RAFALE! FX-3 e PAK FA! e mais fora NG! e fora SH!

Alexandre Galante

Grande Xyko AMX? Beleza, fio?

A casa caiu, né? e agora? hehehe

Francisco AMX

O Bosco tá preocupado…. rsrsrsrs

Ivan 2

Uau… parece filme de ficcão! misseis lançados para tras? muito loco! O bixinho segue a tradição russa de levar muito armamento para uma missão só!!!

RH-MG

Falem para este “Sr” que preside o País para fazer logo o leasing do SU35 e proponha a TT aos Russos… se for mesmo US$ 80 mions..

[]

de um entusiasta da aviação de caça

Alecsander

Hehehehehe…

Se as capacidades do PAK FA T-50 só chegarem perto do que é pretendido, os americanos vão ter que desistir de reduzir para apenas 180 unidades do F-22, e obrigatoriamente planejar adquirir 700/800 unidades do Reptor com forme planejado anteriormente a crise. É parece que os Russos ajudaram a Lockheed Martin a salvaram a linha de produção do F-22 Raptor rsrsrsrsrsrsrsrsrs…

Um grande abraço.

JC

Concordo com o Bosco. Eu teria mais calma em tanta veneracao a um aviao q, literalmente, acaba de sair do chao.

Alexandre Galante

Como disse o Grifo uma vez aqui, “as viúvas do Rafale passaram já pelo choque e estão agora na fase da negação. Depois vão vir a raiva, depressão e aceitação.”

Só que hoje são as viúvas todas juntas, em um só coro: buaaaaaaaáhhhh!

Chora viuvada! 🙂

JC

E se eh pra sonhar..
JC suports SH plus Boeing 6th generation….
pronto.

JC

O Galante! Chega, rapaz. Tu eh viuva do NG tb ahaha.

Alexandre Galante

Pior que sou viúva também, JC. Também tô chorando… meu mundo caiu! Apostei que o PAK FA só voaria em 2015…rs

JC

Meu mundo cai se o Brasil comprar chiinguiling…fora disso, o q vier tah de bom tamanho 🙂

Zh.chmz

Слушайте бразильцы, Вы для начала сами хоть что-нибудь создайте сами, а потом уже обсуждайте кого то… Россия за последнее время пережила столько потрясений, сколько у вас за всю историю не было, не говоря уже о последнем столетии… и всегда себя ставила лидером. И если мы с кем то и соревнуемся, так только с сильнейшими в мире. Вы, хоть ваша экономика развивается быстрее, до сих пор ничего из себя не представляете : ни как народ ни как государство… TRADUÇÃO DO GOOGLE: Escute os brasileiros, para começar você possui qualquer coisa que você mesmo criou, e depois discutir quem é … a… Read more »

vinicius

nossa seria um sonho ver esses aviões na fab !!!
acho que o brasil deveria voltar a traz e fazer negociações para entrar no desenvolvimento tambem !!!

germa

Grande Bosco, A esse altura do jogo,qualquer coisa que a russia faça pra empatar o jogo já é de grande valia.HJ não existe nada que chegue perto dos “fighters” americanos, então mesmo que perca p/ o F-22 e empate com o F-35(mais caro )é uma vitória. Giordani RS em 29 jan, 2010 às 12:34 A economia da rússia não é tão diferente assim em relação ao Brasil,por exemplo,mas eles são muito dependentes da exportação de petróleo e como o óleo anda em baixa os russos perdem bastante dinheiro. sobre o preços dos caças não tem ,necessariamente, a ver com o… Read more »

Alexandre Galante

Caramba, esse leitor russo mandou um BVR na gente! “Sua economia tá crescendo rápido, mas não representam nada, nem como povo, nem como estado”.

Alexandre Galante

Zh.chmz, nós respeitamos a Rússia, mas muito antes de vocês criarem o PAK FA, foi um brasileiro que inventou o avião, ok?

GOOGLE TRANSLATE:

Zh.chmz, мы уважаем Россию, но еще задолго до создания ПАК ФА, был бразильский которые изобрели самолет, ОК?

JC

Esse russo ai deve ter passado as ferias em Chernobyl, fritou o cerebro e tah delirando….