vinheta-opiniao-aereoSe existe a possibilidade do Brasil participar no projeto do caça de 5ª geração, “o caça dos BRIC”, juntamente com a Rússia e Índia, faz sentido continuar com o Programa FX-2?

Os bilhões de dólares que serão gastos na compra de três dúzias de caças de 4ª geração não seriam melhor empregados se investidos num projeto de última geração “stealth”?

Não adianta pensar em transferência de tecnologia se esta já está em vias de obsolescência.

Subscribe
Notify of
guest

267 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos

Esse fx-2 e so para distrair nosso irmão do norte, o BRASIL está no PAK FA todos vão ver a bandeira do BRASIL na fuselagem do PAK FA.

cmte.felix

Carlos,

É verdadeiro isso? Existe a chance?

Se for verdade é o ideal, produto na fase de desenvolvimento, transferência de tecnologia é: “aprender fazendo”

Concordo com a opinião do blog.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é, Lendo alguns comentários das duas matérias abaixo, e pensando em diversas discussões ao longo desse ano aqui no Blog, chego à conclusão que qualquer discussão sobre hi-low mix com os finalistas do F-X2 vai se tornar ultrapassada em poucos anos. Aliás, pensando na perspectiva do futuro não tão distante, e que decisões devem ser tomadas com antecedência, essa discussão JÁ está ultrapassada. Porque, perto desse PAK-FA, levando-se em consideração tudo o que se espera dele na Rússia, Índia e possibilidades de exportação, a verdade é uma só. TODOS os três finalistas do F-X2 estão se tornando “low” das… Read more »

Diego

Carlos, só acredito vendo, se tiver participação só vai ser minima, pelo andar da FA aqui e pelo mal costume que eles tem de divulgar tudo, eu acho dificil, se para comprar 36 caças fazem o maior fusuÊ IMAGINA para participar num projeto de 5 geração de caças.

Abraços

Carlos

Caro amigo cmte.felix a visita do presidente da russia não foi só passeio no brasil ou foi, tanto que o BRASIL comprou um lote de helicoptero mi35, isso foi para os russos sairem da disputa do fx2 para ganha no PAK FA fonte segura.

Ramos

Se for verdade em quanto tempo o Brasil teria um caça ?
Além do que os custos serao uma icognita.
Melhor 36 na mao que 50 no papel…

Sds.

DV

Bom, muita gente (por exemplo, colunistas do Are’s Blog) acha irrealista o cronograma do PAK-FA de estar operacional para os russos já em 2015. Provavelmente levaria ainda mais tempo para estar disponível para os outros parceiros. No meio tempo, não dá para ficar sentado esperando só com F-5M e M-2000.

Além disso, aquisição de know-how e tecnologia nunca são desperdícios. Um FX-2 bem feito (o que eu duvido) cacifaria o Brasil e a indústria brasileira para entrar em uma parceria com russos e indianos já em um outro patamar.

JC

Eu iria com calma. Ninguem sabe se esse projeto dara 100% certo.
E a mim nao impressionou muito. Mesmo….
Se esta dificil pro pais ter uma frota decente de 4a geracao, imagine uma de 5a.

Felipe Cps

Nunão em 29 jan, 2010 às 9:57: Muito bem colocado Nunão. Que se pare de uma vez com essa de hi-low mix, a FAB não quer isso e o FX2 foi pensado justamente para padronizar meios. Mas a pergunta do Blog é pertinente. E aí? SE os russos e hindus oferecessem a aeronave e SE ela viesse com ToT e SE ela ficasse operacional num prazo razoável e SE o seu preço de aquisição e operação não for proibitivo e SE ela demonstrasse características de vôo e de combate superiores às aeronaves convencionais e, finalmente, SE a cadeia logística e… Read more »

Ivan 2

Fazendo um exercício de pensamento, faz sentido manter o FX-2 que são só 36 caças para colocá-los mais rápido no operacional, até a chegada do Pak-fa, até por que se entrará em serviço em 2018 na ìndia, não temos condições de manter nossa frota atual até lá! teremos que ter um tampão!

JC

Tantos, mas tantos gritos de desespero aqui pelo RISCO do projeto do Gripen….
Sera que agora vai todo mundo sonhar com esse aviao ai, que esta, pelo jeito, em nivel semelhante de desenvolvimento e eh muito mais complexo e caro?????

Marco Antonio

Nunão em 29 jan, 2010 às 9:57 Eu sou um dos defensores do Hi Low Mix (F18 e NG). Mas antes, qdo o SU35 não havia sido eliminado, eu apoiava SU35 + PAK-FA. A minha opinião segue a seguinte lógica: (1)um aparelho para uso imediato e transição (pode ser “traumático” passar do F5 para PAK-FA)(F18 ou SU35) e (2) a adesão a um projeto em desenvolvimento, este sim com reais possibilidades de TT e “independência” (NG ou PAK-FA), (3) para adquirir dois caças e não estourar o custo de operação é importante que ambos tenham uma mínima comunalidade de aviônico… Read more »

Nick

Fora Rafale! Bem vindos PAKFA!

Minha visão : um caça barato AGORA (Gripen C com AESA + TOTS oferecido no NG) e pegar esses BILHÔES que iriam para a FRANÇA e mandar para a Fábrica da SUKHOI apoiar o desenvolvimento do mesmo com participação de engenheiros da EMBRAER.

Campanha Fora Rafale Bemvindo PAKFA agora 😀 que venha o FX-3!

robert

Engraçado como do dia pra noite mudou TUDO os comentários, as idéias… Eu mesmo nao acreditei qnd vi… mas que sensacional… Agora, o povo que tava torcendo pro brasil entra em acordo com a Suecia pro desenvolvimento do NG deve ta se sentindo mal eoaihoieaea q q adianta agora desesnvolver o NG sendo que JÀ ESTÀ desenvolvido o PAK-FA? nem adianta fica mais torcendo pra NG, Hornet e Rafale…, já está tudo mudado… Só tenho uma duvida… que que será que ta acontecendo no Pentágono uma hora dessas? eaoiheaoiheaoiheoiaeea Com o f-22 a preços exorbitantes e com os f-15 groundeados… Read more »

JC

“nem adianta fica mais torcendo pra NG, Hornet e Rafale…, já está tudo mudado…” calma, temos um aviao de 5a geracao operacional no mundo. soh um. apenas nas maos dos EUA e nao vendem nem pro japao. temos 3 outros em projeto…dando os primeiros voos. quantos paises poderao comprar estes avioes em curto ou medio prazo? aquilo q o ZE sempre fala eh mais do que valido. os paises de “primeiro” mundo estao todos meio falidos, ateh os EUA. Exceto talvez a China. quase todos cortando verbas militares, de forma PESADA! E na america do sul, nosso verdadeiro foco…nao tem… Read more »

Alexandre Galante

É verdade, Robert!

A vida tem dessas coisas, é como a morte, que chega de repente, sem avisar. De uma hora pra outra, tudo pode mudar. Alianças podem ser quebradas, uma novidade pode surgir e mudar todo o panorama estratégico.

“Galante supports PAK-FA” 🙂

Matheus

Olá, eu acho q seria melhor optar pelo Rafale agora, aprender a desenvolver a 5ª geração de caças seria uma opção exelente também, imaginem, compramos caças de 4ª, e desenvolvemos de 5ª, daqui 30 anos quando nossos caças de 4ª estiverem obsoletos, teremos a tecnologia dos de 5ª, não é uma boa ideia? olha o salto tecnológico do Brasil na área!!!!

Ivan 2

JC, você falou uma coisa interessante! O que será que se passa no pentágono agora? Lógico que é bem provável que eles já tenham tentado pegar umas fotos pelo satélite, mas o que será que os estrategas americanos estão pensando? Será que vem mais relatórios por ai? Re-abertura da linha e autorização de venda do F-22?

Audaz

Pelo andar da carruagem, com o embroglio que esta se transformando este FX2, a tentaçao é muito grande por um caça das caracteristas do PAk-FA, mas… colocando os pés no chão, convenhamos, nós estamos com uma frota já quase sucateada e precisando urgente de um novo vetor, que nos levaria, primeiro, a subir uma geraçao, como poderiamos pensar em um salto destes? acho que ainda nao temos bala na agulha para isto, mas torço muito para que cheguemos lá.
saudações

Marco Antonio

robert em 29 jan, 2010 às 10:30

A minha opinião é a mesma (de acordo com a REALIDADE ATUAL): F18 + NG (entre os que participam do FX2).

Se melar e revisarem os candidatos, volto à minha posição original (antes do short list): SU35 + PAK-FA

JC

Talvez mais pra frente, Ivan2, quando esse russo estiver operacional..e se for vendido a paises “perigosos”, tipo Iran e Siria. Se bem q estes tb nao tem muito $ pra aviacao. A siria nem os MiG31 conseguiu comprar. Mas acho mesmo que os americanos nao tem nada com que se preocupar. A guerra que os EUA enfrentam hoje eh pra salvar sua economia, com um olho na CHINA!

Pelo design o F22 transmite ser muito mais aviao q essa banheira russa (pronto, lah vem as paluladas ehe).

Alexandre Galante

O PAK-FA provavelmente vai obrigar a reabertura da linha de produção do F-22. A USAF vai adorar!

“Galante supports PAK-FA” 🙂

Marco Antonio

Alexandre Galante em 29 jan, 2010 às 10:35

E até lá, galante? F5, M2000 e A1?

Realmente, acho que comprar um dos candidatos atuais do FX2 e, depois, PAK-FA seria um desperdício de dinheiro….mas precisamos cobrir um gap…..o ideal (se a intenção é o PAK-FA) seria o SU35, mas……

Alexandre Galante

A pergunta que não quer calar: cadê a torcida do Rafale agora? 🙂

JC

Pq agora, Galante? Esse aviao jah eh projetado ha anos. Obviamente os EUA jah sabem de detalhes do projeto, viabilidade, capacidades, etc, pq nao sao bobos e ainda devem ter boa espionagem lah, como em quase todo canto do mundo. Se até agora nao anunciaram essa abertura do F22 pra producao novamente, nao creio que o facam. Ateh pq eles jah estao entrando nos projetos de 6a geracao.

JC

Eu honestamente nao estou entendendo essa polvorosa toda…em quase todos rafaletes e gripetes pq o diabo do aviao russo fez o 1o voo…

Felipe Cps

Ivan 2 em 29 jan, 2010 às 10:40:

Ivan, bem mais preocupada do que a USAF com certeza deve estar a Força Aérea Paquistanesa… Acho que em breve teremos mais um parceiro no JSF, rsrsrsr…

Sds.

Tairusiano

Galante concordo com vc a Usaf estava rezando para voo do pak-fa acontacer agora mais F-22

“Tairusiano suports PAK-FA too” XD

Felipe Cps

Sempre lembrando que segundo a própria Lockheed-Martin o F-35 quando pronto estará anos-luz à frente do que hoje é o F-22…

Sds.

JC

Gente, vcs estao otimistas demais com a evolucao e renovacao das frotas mundiais. Todos os projetos estao saindo muito mais caro que o previsto e atrasando MUITO tb. Todos os paises estao cortando pesado os orcamentos militares, com algumas exceçoes. Aeh os EUA irao comecar a economizar. Jah tem previsoes neste sentido. A festa ta acabando…

Matheus

É tanto avião q eu ja nem sei mais o que o Brasil deve ter!!!!!!
Vamos comprar um de cada aprende um pouco de cada coisa e depois monta um avião com tecnologia de todo mundo hehehe!!!!!
Brincadeira!!!!

Alexandre Galante

JC, a festa está apenas começando. Hoje é dia de festa, voou o PAK-FA, ninguém vai ouvir sua reclamação.

Celebre também, ajude a jogar o piloto para o alto, como mostra o final do vídeo acima.

Deixa pra chorar outro dia, a não ser que você seja alguma viúva do F-X2.

“Galante supports PAK-FA” 🙂

JC

To chorando nao, Galante. Apenas, como jah disse, nao entendo tanta euforia e sou mais realista.

Mauricio R.

Não vejo o Pak-FA no mesmo nível tecnológico nem de F-35 e menos ainda de F-22, talvez um pouco acima de F-18E/F e de F-15SE, mas o ac russo ainda é somente um protótipo a ser desenvolvido.
Uma situação diferente daquela do Su-35BN/Su-35-1, que é praticamente uma aeronave de série.
Se o Brasil vai se meter nessa empreitada é certo que necessitaremos novamente de alguma aeronave tampão, que possa substituir M-2000; F-5EM e o AMX.

Alexandre Galante

JC, leve na brincadeira, ok? Grande abraço…

Fernando "Nunão" De Martini

Então, Marco Antonio, só pra deixar mais claro o que escrevi. Não tenho nada contra o F-X2, pelo contrário: espero que ele seja terminado e se adquiram os caças. O que coloquei é que qualquer um dos três é low perto desse PAK-FA e de qualquer outro novo caça de quinta (geração, não categoria) que se pense em desenvolver (seja entrando no PAK-FA, seja começando uma parceria do zero com um dos vencedores do F-X2). Hi-low mix em que um dos candidatos do F-X2 seja o Hi e outro Low, deixa de fazer sentido caso esse projeto russo cumpra seus… Read more »

Marco Antonio

Felipe Cps em 29 jan, 2010 às 10:50

Felipe,

Imagina se a Índia aceitar a proposta de ingressar no programa JSF….hehehehe…..aí eh que bate o desespero no Paquistão!!!! E não tem pra onde correr!!!! Seria uma jogada de mestre da Índia.

JC

Claro, Galante. Ficar irritado com o q?
Feliz eu fico quando vir o SH rasgando o ceu por aqui.

Abraço pra vc tb!!!

Justin Case

Amigos,

Não podemos esquecer que o YF-22 foi escolhido em 1991, após ter realizado já muitos vôos de ensaio. O primeiro vôo do modelo de produção foi em 1997. O F-22 entrou em serviço operacional em 2005, eu acho, após 14 anos para completar seu desenvolvimento.
Creio que não podemos pensar em cancelar F-X2 só por causa desse primeiro vôo.
Abraços,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

jsilva

Alexandre Galante em 29 jan, 2010 às 10:48, “A pergunta que não quer calar: cadê a torcida do Rafale agora?” Antes do short list, eu era um fervoroso apoiador da opção Su-35BM/PAk-FA, mas como esse tinha saído da lista eu fui para a segunda opção que era com quem estava disposto a transferir tecnologia, ou seja a França. Meu raciocínio segue o mesmo, fora EUA que não transferem tecnologia só temos dois países que fazem sem depender dos americanos e tem uma cadeia completa e não apenas na aeronáutica. Eles se chamam França e Rússia, o Brasil a princípio ficou… Read more »

Tairusiano

Hoje e um dia de celebrar nos estamos festejando os russos estão festejando provavelmente a USAF esta festejando
como o Felipe disse acho ke so o a força aerea paquistanesa deve estar preoculpada

“tairusiano supporst PAK-FA too”
ai galante nessa to com vc rsrsrsrs

Marco Antonio

Nunão em 29 jan, 2010 às 11:01

Concordo contigo. Qualquer candidato atual seria Low em relação aos caças de 5ª. Por isto a minha opção, antes da eliminação do SU35, era SU35 (low) + PAK-FA (HI). Mas, com os atuais candidatos ao FX-2, seria dinheiro colocado fora combiná-los com o PAK-FA. Não existe comunalidade de tecnologias entre qq dos candidatos e a tecnologia russa. Por este motivo, só o SU35 seria viável em um Mix para o PAK-FA.

jsilva

“Em primeiro lugar os russo tem que esta dispostos a negociar, se não tiveram vamos faze o quê, comprar de prateleira de novo?”

Corrigindo:
Em primeiro lugar os russos tem que esta dispostos a negociar, se não tiverem vamos fazer o quê, comprar de prateleira de novo?

Thierry

“Funny” Galante, and what about also buying “cheap?” Gripen?!
USA (CIA, NSA, Inc Washington, Nimitz class Fleet carriers cruising day and night around Brazil, satellite spying, trade counter measures, etc.) will NEVER allow Brazil now buying top advanced Russian fighters or it is a declaration of War for this USA.At this moment Brazil is only allowed buying “western” fighters (or building its own with “western” help).Reality of power in America.
Geo-political strategy.Look a map my dear.

Alexandre Galante

Hehehe, Justin, tava esperando seu comentário. Agora os Rafaletes só terão uma saída, torcer contra…rs

Quero ver o que a Boeing, a Saab e a Dassault vão dizer sobre o PAK-FA agora. “É um avião que non ecsiste”, é um avião de papel etc.

A casa caiu, mano.

“Galante supports PAK-FA” 🙂
Obrigado Tairusiano!

Marco Antonio

Justin Case em 29 jan, 2010 às 11:04

EXATAMENTE!!!!!

Humberto

Senhores, Só se ocorrer algo que faça uma grande mudança teremos um caça de Quinta Geração nas próximas décadas. O FX-2 é para a compra de um caça que ai substituir todos os vetores e a perspectva da FAB é de 30 anos. A FAB já deixou claro que não quer um Hi-Low (tem lógica sobre o ponto de vista de logistica eu particularmente gosto da ideia do Hi-Low), se um NG já tá dando este ruído por ser um projeto, imaginem o PAK que com certeza é um caça que ainda vai ter que vencer muitos obstaculos (sobre o… Read more »

Thiago

Acredito que a melhor jogada para o Brasil seria propor a Saab uma parceria na reformulação do caça Gripen NG para a criação de um vetor Stealth, com isso poderia-se alterar a origem americana dos motores e de outras peças por fornecedores de outros países, além disso uma parceria entre Embraer e Saab, para a criação desse novo caça Stealth de proporções médias, poderia realmente trazer ao país um up grade tecnológico permitindo o trabralho conjunto de diversas industrias nacionais com uma assimilação real de conhecimento e uma transferência de tecnologia DE PONTA verdadeira.

Justin Case

Galante,

Nunca vou torcer contra um 5ª Geração. Espero que o Brasil pelo menos participe do Projeto. A nossa hora vai chegar.
Abraço,

Justin

“Justin Case supports Rafale”

Alexandre Galante

Thierry, do not be jealous, the PAK-FA flies, sit and cry, my friend. 🙂

“Galante supports PAK-FA” 🙂