Rússia oferece ao Brasil desenvolvimento conjunto do caça PAK FA

151

PAK FA em alta resolução

vinheta-destaque-aereoSegundo a agência russa Interfax, Alexander Fomin, Vice-Diretor da Agência Federal de Cooperação Técnico-Militar, ofereceu ao Brasil o desenvolvimento conjunto e a transferência de tecnologia do seu caça de 5ª geração PAK FA.

Anteriormente, a Rússia propôs o desenvolvimento conjunto de caças de quinta geração com base no PAK FA da Índia, que também terá uma versão biplace modificada do caça. No projeto conjunto, participarão a OKB Sukhoi e a Hindustan Aeronautics da Índia.

No final de 2009 a imprensa indiana relatou que a proporção da Hindustan Aeronautics no projeto chegará a pelo menos 25 por cento. O custo total de desenvolvimento é estimado em cerca de 10 bilhões de dólares, com a entrada em serviço prevista para 2015. Supõe-se que a Hindustan Aeronautics irá desenvolver o computador de bordo do caça, o sistema de navegação e o sistema de auto-defesa.

PAK FA

FONTE: Lenta.ru

SAIBA MAIS:

NOTA DO EDITOR: Teremos mais uma oportunidade perdida? essa notícia já foi dada em abril de 2009, portanto não é novidade. O Brasil precisa concluir o F-X2 para caças de 4ª geração (que já passou da hora), mas também precisa garantir seu passaporte para a 5ª geração. Nossos governantes parecem não perceber que a velocidade da evolução tecnológica na aviação militar é gigantesca e que de nada vai adiantar a transferência de tecnologia em vias de obsolescência.

Subscribe
Notify of
guest

151 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Paulo

Eita q oportonidade boa essa,seria um bom investimento futuro está ai o caça de 5 geração do Brasil, mas tem um problema serio q se chama politica, tio sam nao ia gostar nada disso, fora a rejeição dos militares por equipamentos russos mas espero q isso mude.

th98

isso cooca umapá da cal no FX2?

th98

e ja que tou aqui, o que nos poderiamos fazer pelo pak?

Ricardo_Recife

Mas o nosso “grande” ministro vai dizer, “é muito para o Brasil, não interessa, vamos de Rafale, os franceses vão nós dar tudo”.

Nick

Essa oportunidade não podemos perder…
A versão nacional teria compatibilidade total com as outras aeronaves operadas pela FAB, integração esta realizada aqui pela Embraer.
Nem que entremos com o desenvolvimento apenas das derivas verticais, Lerx moveis, e os trens de pouso, e alguns sobressalentes temos de participar desse projeto e
a FAB operar pelo menos uns 48 deles.
Que os Rafales fiquem nos 36 mesmo.

OKB Sukhoi/Hindustan/Embraer SU-50BR a caminho…

[]’s

Delacroix

Os Rafale usam turbinas americanas

Delacroix

Corrigindo: os Gripen e não Rafale. Com a experiência de outras áreas tecnológicas os franceses não transferem conhecimento.

Clausewitz

E ai vem o FX-3. Sabes , poderiamos colocar FX-n com n variando de 0 até o infinito.

Eta pais sem constância de propósitos!

Latino

PUTZ isso seria um SONHO ;;;

david

o que estamos esperando pai quero um, um nao varios!

RLeal71

Sou da força terrestre, pouco sei sobre as peculariedades de uma força áerea, mas o que tenho certesa e que quando me mandarem ocupar uma cota quero que a FAB seja capaz de garantir nossa superioridade áerea, então se o “Lulinha Paz e Amor”, seguido pelo nosso ministro da defesa, diz que precisamos de transferência de tecnologia e autonômia nos artigos militares, acredito que essa deva ser uma opção a ser considerada… O investimento é alto, mas o conhecimento adquirido pode nos ser muito mais valioso ao longo do tempo, além de uma “autonomia” do ocidente que são os principais… Read more »

kwhvelasco

O que nós poderíamos fazer pelo PAK-FA? E isso interessa? Importante é poder ter antes dos outros, ter algo que a maioria não tem e não vai ter. É poder ao menos acompanhar a evolução tecnológica do equipamento num nível que F22 nenhum jamais vai nos dar. Se a rússia tem aquela tradição de fuleiragem avançada que conhecemos tanto, e a HAL é coisa mais estranha ainda (vide a “reforma” dos MiG23 deles…) nossas expertises via Embraer – claro que ela entra na bocada…- podem sim ajudar a melhorar vários aspectos do projeto. Fora que é tecnologia inédita… Ganharemos politicamente… Read more »

StoppingPower

Pefeito….

SuperHornets pra ontem e PAK-FA pra amanhã…ou vamos perder o bonde da história outra vez?

tyrion

E vamos ver se nossos governantes vao visao de futuro,me parece uma grande oportunidade.creio que a aquisicao de tecnologia envolvida sera ate maior que a do FX2….

Eduardo Alvim

Eu acho uma fria. Equipamento russo é bom? É. Mas tem que ter uma bola de cristal para prever as instabilidades (econômicas e políticas, principalmente). Seria uma mudança de paradigma muito abrupta. Não dá certo, penso eu.

Fuzila

Eu não gostava do Rafale mesmo … rs.

Agora sim a oportunidade irrecusável. Um projeto de quinta geração de bandeja, não de prateleira …

Raphael Barros

Com certeza é uma boa o Su-50 é muito melhor que qualquer avião voando hoje em dia. O Brasil precisa de no mínimo 120 aviões para patrulhar todo nosso território poderia ser 50 Su-50 + 70 Su-35BM patrulhando todo nosso espaço aéreo.

Mais isso só em sonho mesmo porque na realidade o Brasil vai de Rafale ou F-18 mesmo pois os americanos nunca aceitaram o nosso país usando vetores como Su-50 e Su-35BM.

tyrion

o negocio e tocar o fx2 terminar esta procissao e vamos pensar no futuro, o pak fa e coisa para os proximos 6 a 7 anos talvez…mas como disse e uma oportunidade nao se pode deixar passar.

Clevston

Nossa, essa eu não esperava, mais porque os Russos demoraram a colocar isso em cheque? Eu agora mudei de novo, vamos de Pak Fa, se o Brasil perder essa, não vai da para engolir….PAK FA Já e Urgente..Para 2015 é sensacional….Mudem para FX3 agora!!! Ou Sonho…

Pedro

Acho que esse bonde nós já perdemos á tempos… a aliada da evz se chama FRANÇA. Abraços.

Carlos Augusto

Alguém ai disse: O tio Sam não ia gostar nada disso. Realmente, eu penso desta maneira, e quem já viu o uniforme do Comando Sul dos EUA, consegue entender o que eu estou falando, tem um emblema com uma Águia na parte superior com o mapa da America do Sul embaixo, como se tivesse dizendo esse território é nosso, e o Brasil é uma parte muito importante para sair do nosso controle. Então PAK FA (T50),bye bye.

Nick

Caro kwhvelasco ,

Concordo 100% , a Embraer tem toda uma expertise ocidental,(metodologia, controle de qualidade) que poderiam tornar o PAKFA mais confiáveis em termos de cadeia logística e qualidade de produto que seus antessessores (SU-27,MIG29..). Seria um produto Russo, mas com selo de qualidade da Embraer. Acredito que abriria muitas portas para o PAKFA. especialmente aqui na AS.

Por enquanto é sonho, mas vamos torcer.

[]’s

lucas lasota

Os ultimos acontecimentos da novela FX tem demonstrado o extremo desconpasso dos governantes com os assuntos estrategicos relacionados com a Defesa. Discursos contradizentes e elevacao subita de termos que os proprios afirmantes desconhecem o conteudo como “transferencia de tecnologia”. O Presidente afirmou que ouvira o Presidente da Russia a respeito do seu aviao. O que tem de ouvir??? O SU-35 ja nao teria sido eliminado da concorrencia?? Por mais de 9 meses a FAB afirmava que o Gripen atendia o melhor aspecto da transferencia de tecnologia e no ultimo momento chuta o balde e fala que o Rafale e a… Read more »

Paulo

Seria fantástico. 🙂

Compra uns 24 Su-35BM de prateleira para não deixar a defesa do espaço aéreo nacional desguarnecida e ingressa no programa PAKÃO, ó meu Brasil brasileiro.

José Maria Bravo

Creio que ninguém tocou num ponto fundamental. Apesar de já existirem, se não me engano, 4 protótipos, um único dos quais voando, e apesar da promessa de Medvedev de os pássaros chegarem às unidade por volta de 2014, estima-se que o programa chegue à sua maturidade daqui a uns 10 anos, pelo menos (basta lembrar as décadas de maturação do F-22, e o buraco negro de dólares que foi). Não é, e não poderia ser, uma proposta para o FX-2 (com o que guarneceríamos os céus até lá?), mas para depois dele, e boatos correram que a chamada do Brasil… Read more »

RL

Os 36 Rafales poderiam ser na versão naval, sendo ampliado para 60 a serem operados pela MB. Já na FAB, Pak-T50 seria um sonho. A carcaça do avião toda Stealth e o recheio todo ou na maioria produzida aqui, no Brasil, pois já temos a capacidade de desenvolver eletronica e avionicos tecnológicos de 5 geração. Agora eu acredito que se as dificuldades e influencias norte-americanas impostas ao Brasil quando no FX-2 reforçando a retirada do SU-35BM da disputa, viriam em muito maior intensidade pelo fato de o PAK T-50 ser uma eronave que faz frente direta ao F-22 Raptor. O… Read more »

A-Bomb

Outra que nem essa não aparece tão cedo.
Mas como diz o ministro:
“É muito para o Brasil”

Parece que nossa realidade e f5 e mirage.

Edcreek

Olá, A opurtinidade bate a porta, vamos ver o que a FAB/Governo vão dizer, lembrando que FAB historicamente é “antirussofica”. Entramos no T-50, e operamos dois grupamentos num total de 24 unidades(1º GDA em Anapolis e Base Aérea de Santa Cruz no Rio para o pré-sal), e dois lotes de Rafale 36+36=72 unidades para o resto do País, talvez algo para Marinha. 24 unidades T-50BR; 72 unidades Rafale B/C-BR; 10 Unidades Rafale M; 99 Alx Supertucano; Isso sim seria uma força aerea digna do País do porte do Brasil, mas no momento não vejo essa possibilidade, mas sonhar não custa… Read more »

Harpia

O Sr NJ disse que a fábrica da Sukhoi parecia qualquer coisa, menos uma fábrica de caças de última geração. Podemos até comcordar que as instalações são horríveis mesmo, mas se entrarmos nessa empreitada do T-50 e se os nossos caças forem construídos na EMBRAER, essa desculpa esfarrapada do ministro não terá nenhum sentido, pois sabemos que as instalações da EMB são de primeiro mundo e os nossos engenheiros poderão ajudar a melhorar muita coisa no projeto, ou seja, podemos aprender muito e também ensinar.

Bosco

“SuperHornets pra ontem e PAK-FA pra amanhã…ou vamos perder o bonde da história outra vez?”

Faço minha suas palavras Stopping. Sintetiza exatamente o que penso.
Acho que deveríamos comprar um caça que já tem seu desenvolvimento completo, de custo mais adequado ao nosso orçamento, robusto, capaz de integrar armamento nacional e desmembrado de um programa de longo prazo de transferência ou de desenvolvimento de tecnologia.
Compramos agora o Super Hornet e entramos com os russos no desenvolvimento de um caça de Quinta Geração.
Um abraço.

Darkman

Nosso Ministro da Defesa tem um caroço de feijão em vez de celebro.
Seria tudo de bom os caças Russos aqui na FAB.
Compraria um lote de caças Su35 ou Mig 35 e depois partiria para o PAkFA em projeto conjunto, seria demais para a Embraer.
Teríamos mas vetores robustos com preços mas adequados e uma execelente tecnologia.

Abs.

Vitor

Eh uma otima oportunidade mesmo que seja para apenas 20 caças por aí. Seria um esquadrão de secreto e de elite da FAB apenas para missoes especiais. Imagina, o unico país da America do Sul com um caça de tecnologia Stealth. Se o Brasil adiquirisse algumas baterias anti aerea. Pronto. Varios países pensariam duas vezes antes de tentar alguma coisa por que seria muito caro invadir o espaço aereo.

JOSE

Harpia o Jobim nunca disse isso,essa fala foi atribuida ao José Alencar,mas me causou estranhesa essa fala pois ele defencia o Sukkoi,temos que filtrar essas informações divulgadas pela imprensa.
Primeiro acho que deveriamos comprar os Rafales e embarcar na aventura do Sukkoi,mais um motivo para não ir de grippen,pois até o Sukkoi t-50 que era motivo de piada por grande parte da imprensa especialidada do Ocidente já tem um protótipo voando.
Teremos a segurança do rafale e a possibilidade do Sukkoi,mas é um caça que já está quase pronto,e quanto teriamos que pagar para entrar no consórcio?

Roy Focker

A participação do Brasil no PAK FA, seria a continuação lógica do FX-2, Seria já o planejamento p/ o FX-3, essa oportunidade não devemos deixar passar, espero que as pessoas no ministério da DEFESA, tenham consciência disso.
Lembram do Ministro Mangabeira Unger, (Assustos Estratégicos) ele sempre foi a favor da parceria com os Russos.

lucas lasota

Bosco,

Creio que o sentimento dominante aqui do blog seja este mesmo (nao querendo dizer sobre o SH para nao polemizar), mas a questao principal creio que seja:

Temos visto que este assunto e tratado de forma superficial e escandaloso, com dados obtidos em “super-trunfo”.

Como uma vez foi ventilado no blog a questao de sermos utilizador de plataforma ou dono de sistema de arma, porque que os russos foram sumariamante excluidos, sendo que eles nos proporcionariam o verdadeiro dominio do sistema de armas (no caso, o projeto do caca de quinta geracao)?

Fabio

SÓ PODE SER BRINCADEIRA! O BRASIL OPERA HOJE CAÇAS DA DÉCADA DE 70! AI APARECE UMA HISTÓRINHA PARA “BOI DORMIR” DE DESENVOLVIMENTO DE UM CAÇA DE 4 GERAÇÃO (GRIPEN NG) QUE NINGUEM QUER ABRAÇAR (NEM A SUÉCIA). TALVEZ NÃO TEREMOS VERBAS NEM PARA MANTER UM CAÇA DE 4 GERAÇÃO! AGORA OUTRA HISTÓRIA PARA “BOI DORMIR” EM DESENVOLVER CAÇA DE 5 GERAÇÃO, ONDE ATÉ OS EUA (MAIOR POTÊNCIA DO MUNDO HOJE) ESTA DEIXANDO DE LADO! TA TA TA…SIM SIM SIM E TEM AINDA PESSOAS QUE SE PRESTÃO EM FICAR “SOFISTIANDO” A RESPEITO! TA BOM…NÃO ESQUEÇAM QUE LOGO LOGO O COELHO DA… Read more »

Ricardo_Recife

Por favor, FX-2 não!Mandem o Rafale para Paris, PAK já!

Cor Tau

PQP……..Agora sim………. Pelo Amor De Deus………………. “fora a rejeição dos militares por equipamentos russos mas espero q isso mude” “mas tem um problema serio q se chama politica, tio sam nao ia gostar nada disso” Isso tem que mudar……Ludibriaram e convenceram os militares na ditadura a perseguir, torturar e matar a nossa propria gente em prol de interesses escusos pessoais(Como sempre fazem e usam de subterfugios e terceiros até hoje)…..E o que ganhamos com aquilo?! O que ganhamos pensando de tal forma até hoje?! O que melhoramos com aquilo?!…..NADA…………Assim é até hoje………….Em vez de melhorarem as propostas,relações e posições ameaçam… Read more »

Fsinzato

Olha já que o companheiro Jobin, aceitou a proposta melhorada dos Russos, mesmo fora do short list, apóia o aumento de patamar de poder da FAB e ignora qualquer parecer técnico, e só dar um jeitinho e declarar o SU-35 vencedor e cairmos com tudo no PAK-FA.

Se assinarmos com os franceses, não poderemos entrar no projeto do PAK-FA (os franceses que não são bobos, não cumpririam a ToT, ou achas que só tem malandro nestes lados do trópico?).

Ou 1 dos três de prateleira e participação no projeto PAK-FA, ou franceses até décadas.

Abs.

Miguel

Amigos, Tendo em vista que nossos F-5 serão aposentados apenas em 2020, creio que deveríamos cancelar o F-X2 e entrar de “cabeça” no programa PAK-FA.Esta sim, seria a oportunidade do Brasil obter tecnologia de ponta a um custo reduzido.

Bosco

COR TAU,
culpar os americanos por nossas mazelas, incluindo o Golpe Militar, é o mesmo que receber um par de guampas de presente (ou colocar um boné de vaca) e no processo culpar e ter ódio do amante mas poupar a mulher.
Quem tinha e tem obrigação de nos proteger são nossos compatriotas, e foram e são eles que nos espoliam, nos tapeiam, nos torturam e nos matam.
Mas vamos parar por aqui senão o Galante “biga”.
Um abraço.

Fsinzato

Medenev é a vodka meu querido!!!

Entendeu? Por favor a vodka!!!

Edcreek

Olá,

Na realidade o T-50 seria para um FX-3, vale lembrar que a FAB atravez do Brigadeiro Saito não quiz caças Russos, no passado.

Abraços,

Bosco

Fabio,
aproveitando a deixa, o que tem a ver ovo com chocolate com coelho com a ressurreição de Jesus?
Será que um coelho ficou tão feliz por Jesus ter ressuscitado que botou um ovo de chocolate (leite com cacau e açucar)??
Rsrsrs….
Mistérios…
Me desculpem pelo off topic.

Um abraço a todos.

Fabio

Cor Tau teu comentário é tão desprovido de conhecimento que fica até difícil responder MAS FAZ UMA PESQUISA BÁSICA SOBRE QUAIS PAISES MAIS MATARAM/PERSEGUIRAM/TORTURARAM EM TODA HISTÓRIA MODERNA DA HUMANIDADE! fica complicado quando alguem faz um comentário baseado em “achismo” ou “ouvi dizer” ou “me contaram”. para finalizar: gostaria de dados sobre esse custo-benefício sobre as tais armas comunistas a que se refere. Pois não deve estar falando do material militar Russo que existe na América do Sul né? porque hoje tanto os caças peruanos quanto os caças venezuelanos de origem Russa estão com uma indisponibilidade maior que as do… Read more »

Marco Antonio Lins

Srs

Não é possivel que vamos perder esta oportunidade por questões meramente ideologica ou porque alguma nação não gosta. Não tem cabimento!…Não se trata apenas do Park-Fa,e o Pantsir S1,TOR-MI-2 e tantos outros que poderiamos adquirir, com caso do Sukhoy. Temos que ser mais corajosos..Graças que compramos Mi-35, atitude sensata,sem alardes. Parabeniso a FAB!…É com lições do passado que construimos futuro.

Sukhoi

Harpia em 25 mar, 2010 às 10:03

“O Sr NJ disse que a fábrica da Sukhoi parecia qualquer coisa, menos uma fábrica de caças de última geração.”

*As aparências enganam.

As instalações da EMBRAER são bonitinhas, mas não sai nenhum caça de lá.

Pra vocês verem, chega-se num lugar que parece uma “grande metalúrgica high tech”, e saem caças deste lugar… Isto é ruim???

É algo para se ficar admirado, certamente.
O sistema de lá é bruto, mas os caras são guerreiros, dão conta do recado.

Leonardo

Perder uma oportunidade dessas é que não podemos que comprem logo os tais caças do FX-2 seja o Rafale, Super Hornet ou Gripen, pois todos atendem as necessidades da FAB, e que está novela acabe de uma vez por todas. Mas em relação a esta oferta dos russos, se realmente for concreta, será uma oportunidade ímpar para o Brasil e espero que Deus ilumine a mente de nossos mandatários, e o país entre de uma vez no projeto PAK-FA, sob risco de perder o fio da meada na tecnológica aeroespacial, os russos e ucranianos sem alarde, já nos ajudam nosso… Read more »

Fabio

Não vejo nada de mais. Podemos perfeitamente manter o projeto Rafale para reequipar para ONTEM a sucateada FAB e tb participar do Pak FAT. Não existe nenhum problema quanto a isso. Afinal de contas o Brasil participa de diversos projetos com diversos paises. RAFALE PRA JA E PAK FAT PARA O FUTURO !!! Numa destas até a França tb entre nesse projeto. O BRASIL PRECISA PENSAR GRANDE E NO FUTURO

Heyarth

Meu Deuss!!! Eu fico meio receioso quanto ao Brasil entrar nessa, mas também alimento um pouco de esperança, será que vou me surpreender com a decisão Brasileira???

Evangelista

Eu fico pensando e matucando, o povo brasileiro ja conseguiu certas proezas atraves de passeatas, ou principalmente a maioria delas a pressão sobe tal tema relacionado…eu creio que se ao menos um exemplo apenas, o pessoal aqui mesmo do blog que possui conhecimento sobre, pudessemos não somente atraves de petições apenas mas uma pressão sobre o mesmo por tais escolha para o peso da população para a escolha também tivesse um valor…eu não creio que isso seja impossível, pelo menos mostrar que tem muita gente que ta sabendo do que eles estão escolhendo, e ao menos mostrar a opção de… Read more »

M1

Vamu que vamu!

Olha a oportunidade de tirar o Harpia do Jacubão do papel….