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Caça J-10, o Dragão Vigoroso chinês

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O J-10 (Jian 10 ou Caça 10), é um caça multifunção chinês, desenvolvido pela Chengdu Aircraft Industry, que é parte da China Aviation Industry Corporation I (AVIC I). Estima-se que até 300 caças serão fabricados para o Exército de Libertação Popular da China (PLA), que inclui o Exército, Marinha e Força Aérea.

O J-10 é o substituto dos jatos J-7 e Q-5, sendo que a Força Aérea opera atualmente cerca de 250 J-7 (MiG-21) de defesa aérea, e por volta de 500 jatos Q-5, de ataque.

A China anunciou formalmente o J-10 em fevereiro de 2007, mas a existência do avião foi primeiramente relatada em 1994. O programa foi iniciado em 1988 e o primeiro vôo teve lugar em 1998. Uma variante de dois lugares efetuou o seu primeiro vôo em 2003.

Há relatos de que o J-10 entrou em serviço em 2005 e que está operacional em, pelo menos, dois esquadrões da Força Aérea do PLA. Também foi informado que o Paquistão vai receber as primeiras versões de exportação do J-10, cerca de 36 aeronaves, por volta de 2010. A China e o Paquistão têm trabalhado em estreita colaboração no desenvolvimento de um outro avião de caça, o JF-17 ou FC-1.

O tamanho e o design do J-10 são muito semelhantes às do caça Lavi da Israel Aircraft Industries, que foi cancelado. O Lavi (foto ao lado), por sua vez, utilizou tecnologias do caça F-16 americano.
O J-10 tem 11 pontos duros para armamentos, tanques externos e pods. Ele pode portar mísseis ar-ar chineses PL-8, P-11 ou PL-12, e o russos Vympel R-73, (AA-11 ‘Archer’) ou R-77 (AA-12 ‘Adder).

O PL-8 é uma variante do míssil israelense Python 3, guiado por infravermelho. O PL-11 é uma versão do míssil italiano Aspide, guiado por radar.
O PL-12 é um míssil chinês desenvolvido em colaboração com a Rússia. Ele usa a tecnologia do AA-12 com um motor foguete que lhe dá Mach 4 de velocidade e alcance de 50 milhas.

A aeronave pode ser armada com bombas guiadas a laser e mísseis antinavio YJ-8k ou C-801K, mísseis C-802 de ataque terrestre e antinavio, e o míssil anti-radiação YJ-9. Um canhão de 23mm é instalado internamente.

O J-10 possui um sistema de controle de vôo digital fly-by-wire e a configuração do cockpit é HOTAS (Hands-On Throttle And Stick), com um HUD de grande ângulo, um MFD colorido e dois MFD monocromáticos, além de provisão para mira no capacete. Os aviônicos são servidos por um barramento 1553B.

O avião é propulsado por uma turbina Saturn Lyulka AL-31FN de 12.500kg de empuxo com pós-combustão, do mesmo tipo que equipa os Su-27 e Su-30 chineses. O raio de ação do J-10 é de 600km, mas pode ser aumentado com reabastecimento em vôo.

O caça poderá ser equipado com pods de laser e infravermelho. Foram considerados vários radares embarcados para o J-10, dentre eles o chinês Tipo 1471, o russo Phazotron Zhuk-10PD ou Zhemchug, o chinês JL-10A, o israelense IAI ELTA EL/M-2035 e o italiano Galileo Avionica Grifo 2000. Algumas fontes dizem que o radar instalado pode rastrear 10 alvos simultâneamente e engajar 4 deles.

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Jonas Rafael
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Jonas Rafael

Pelo visto esse não é considerado um caça de ponta já que não foi emitido RFI para ele?

Jonas Rafael
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Jonas Rafael

Pelo visto esse não é considerado um caça de ponta já que não foi emitido RFI para ele?

Meirelles
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Meirelles

Jonas,
Não emitiram RFI pra ele por não se tratar de um projeto original, pois o caça é uma verdadeira cópia pirata de componentes estrangeiros
(Motor,Radar,Mísseis,etc.) e claro, por ser CHINÊS,a qualidade deles não devem ser aquelas coisas(sabe como é,né?) mas,até que admiro o esforço deles(do governo principalmente) em modernizar sua força aérea
construindo\copiando seus próprios meios,pois não é qualquer país que faz isso.
Sds.

Meirelles
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Meirelles

Jonas,
Não emitiram RFI pra ele por não se tratar de um projeto original, pois o caça é uma verdadeira cópia pirata de componentes estrangeiros
(Motor,Radar,Mísseis,etc.) e claro, por ser CHINÊS,a qualidade deles não devem ser aquelas coisas(sabe como é,né?) mas,até que admiro o esforço deles(do governo principalmente) em modernizar sua força aérea
construindo\copiando seus próprios meios,pois não é qualquer país que faz isso.
Sds.

FD
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Hehehe
Legitimo Chinês = Totalmente Pirata!

FD
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Hehehe
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RL
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Alem de Paquistão. Existe outro pais interessado nesta aéronave?

RL
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Alem de Paquistão. Existe outro pais interessado nesta aéronave?

pablo
Visitante
pablo

esse caca e um projeto israelense que nao foi pra frente por oposicao ameriana. o tio sam achava esse aviao avancado demais para a epoca e para a regiao.
a Chuna comprou esse projeto nos anos 80.
o Ira comprou 24 dessas aeronaves a uns 4 meses atras.
Sera que se o Brasil reunir um grupo de engenheiros, projetistas, brasileiros, chilenos eargentinos, nao seriamos capazes de criar aum aviao de combate eficiente e inovador ??

pablo
Visitante
pablo

esse caca e um projeto israelense que nao foi pra frente por oposicao ameriana. o tio sam achava esse aviao avancado demais para a epoca e para a regiao.
a Chuna comprou esse projeto nos anos 80.
o Ira comprou 24 dessas aeronaves a uns 4 meses atras.
Sera que se o Brasil reunir um grupo de engenheiros, projetistas, brasileiros, chilenos eargentinos, nao seriamos capazes de criar aum aviao de combate eficiente e inovador ??

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Pessoal, pode ser piratão, mas é muuuuito melhor do que nossos F-5EM.

Manfred Von Richthofen
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Pessoal, pode ser piratão, mas é muuuuito melhor do que nossos F-5EM.

Jonas Rafael
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Jonas Rafael

Pois é Meirelles, mas cópia ou não, não vejo problema. O avião sem dúvida é diferente do Lavi, acho difícil que os Chineses tenham copiado “de olho”. Também não haviam exemplares reais em uso, ou seja: ou os espiões chineses são muito bons e roubaram os planos, ou os israelenses lhes venderam. De qualquer forma o avião tem suas diferenças do projeto original, se é que este foi mesmo copiado. E o fato de estar a venda para o Paquistão indica que está comercialmente disponível.

Jonas Rafael
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Jonas Rafael

Pois é Meirelles, mas cópia ou não, não vejo problema. O avião sem dúvida é diferente do Lavi, acho difícil que os Chineses tenham copiado “de olho”. Também não haviam exemplares reais em uso, ou seja: ou os espiões chineses são muito bons e roubaram os planos, ou os israelenses lhes venderam. De qualquer forma o avião tem suas diferenças do projeto original, se é que este foi mesmo copiado. E o fato de estar a venda para o Paquistão indica que está comercialmente disponível.

hms tireless
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hms tireless

Será que dá p comprar uns 12 desses caças lá na 25 de março?

hms tireless
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hms tireless

Será que dá p comprar uns 12 desses caças lá na 25 de março?

pablo
Visitante
pablo

o projeto foi vendido pelos israelenses.
agora Israel, se atacar o Ira, ira ter um caca de origem/tecnologia israelense contra eles mesmo… o mundo da voltas…
e nos, recebendo xavantes do paraguai… lastimavel meu caro Oscar…

pablo
Visitante
pablo

o projeto foi vendido pelos israelenses.
agora Israel, se atacar o Ira, ira ter um caca de origem/tecnologia israelense contra eles mesmo… o mundo da voltas…
e nos, recebendo xavantes do paraguai… lastimavel meu caro Oscar…

Paulo Costa
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Paulo Costa

Os chineses vendem para o mercado europeu e americano,se não
oferecerem produto bom,não fica por la.Questão de mercado.
O J-10 foi testado contra os proprios aviões chineses e se saiu
bem,inclusive contra os Su 27/30.
Ainda não conseguiram fazer um bom motor,que é o maior
problema deste avião,eles tem um motor de exportação
proprio em testes.Existem informações que o preço
esta em US$20 mi basico.

Paulo Costa
Visitante
Paulo Costa

Os chineses vendem para o mercado europeu e americano,se não
oferecerem produto bom,não fica por la.Questão de mercado.
O J-10 foi testado contra os proprios aviões chineses e se saiu
bem,inclusive contra os Su 27/30.
Ainda não conseguiram fazer um bom motor,que é o maior
problema deste avião,eles tem um motor de exportação
proprio em testes.Existem informações que o preço
esta em US$20 mi basico.

Severino Calvacante
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Severino Calvacante

o que impede a Embraer de fazer um prjeto de um caca super-sonico ??? Dinheiro ???
Pois nos temos pessoas qualificadas..

Severino Calvacante
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o que impede a Embraer de fazer um prjeto de um caca super-sonico ??? Dinheiro ???
Pois nos temos pessoas qualificadas..

Alfredo_Araujo
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Alfredo_Araujo

Severino, temos pessoas qualificadas para montar aeronaves… Componentes como radares, sistemas de tiro, sistemas de navegação, motores e etc.. nao temos qualificação para construir isso… veja o caso do Super Tucano. Um projeto nacional de um aviao com motor canadense, eletronica israelense, etc… Na hora de vender o S.Tucano para a Venezuela os EUA barraram!!

Alfredo_Araujo
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Alfredo_Araujo

Severino, temos pessoas qualificadas para montar aeronaves… Componentes como radares, sistemas de tiro, sistemas de navegação, motores e etc.. nao temos qualificação para construir isso… veja o caso do Super Tucano. Um projeto nacional de um aviao com motor canadense, eletronica israelense, etc… Na hora de vender o S.Tucano para a Venezuela os EUA barraram!!

Galante
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Pois é Alfredo, pelo menos os chineses copiam e fabricam quase tudo nos seus aviões…

Galante
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Pois é Alfredo, pelo menos os chineses copiam e fabricam quase tudo nos seus aviões…

pablo
Visitante
pablo

sera que algum dia iremos construir avioes 100% brasileiros ???
ainda acho que uma uniao entre Brasil, Chile e a Argentina nos traria grandes avancos tecnologicos na area de aviacao militar.

pablo
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sera que algum dia iremos construir avioes 100% brasileiros ???
ainda acho que uma uniao entre Brasil, Chile e a Argentina nos traria grandes avancos tecnologicos na area de aviacao militar.

Manfred Von Richthofen
Visitante
Manfred Von Richthofen

Vocês imaginaram o que podem fazer 300 caças J-10? aqui nós pensamos em termos de dúzias, os chineses pensam em centenas.
Por isso tem gente achando que o F-22 vai se dar mal, porque menos de 100 caças não serão suficientes em caso de conflito com a China.

Manfred Von Richthofen
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Manfred Von Richthofen

Vocês imaginaram o que podem fazer 300 caças J-10? aqui nós pensamos em termos de dúzias, os chineses pensam em centenas.
Por isso tem gente achando que o F-22 vai se dar mal, porque menos de 100 caças não serão suficientes em caso de conflito com a China.

pablo
Visitante
pablo

antes ter copias do que ter xaventes… daqui a pouco a FAB vai querer instalar turbias nos Brasilias… pelo andar da carruagem…

pablo
Visitante
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antes ter copias do que ter xaventes… daqui a pouco a FAB vai querer instalar turbias nos Brasilias… pelo andar da carruagem…

Thiago
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Thiago

È um exelente caça para Paraguai,Bolivia e outors Hermanos porém para o Brasil não seria vantajoso há não ser se o FX-2 for cancelado e entre ele o M2000 prefiro ele como caça tapa-buraco

Thiago
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È um exelente caça para Paraguai,Bolivia e outors Hermanos porém para o Brasil não seria vantajoso há não ser se o FX-2 for cancelado e entre ele o M2000 prefiro ele como caça tapa-buraco

Douglas
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isso aí é uma cópia mal feita do F 16 não?

Douglas
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isso aí é uma cópia mal feita do F 16 não?

Alexandre Bagatini
Visitante

Este avião poderíamos produzir aqui, com aviônica israelense, seria mais econômico e teríamos controle total.
Igual não vamos ter algo de 5º

Alexandre Bagatini
Visitante

Este avião poderíamos produzir aqui, com aviônica israelense, seria mais econômico e teríamos controle total.
Igual não vamos ter algo de 5º

Democracia
Visitante
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Lembra o euro fither

Viva a Republica!!!

Democracia
Visitante
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Lembra o euro fither

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Clausewitz
Visitante
Clausewitz

O J-10 não é cópia do F-16. Este, é sim, inspirado no Ye-8, projeto russo para a evolução do MIG 21: a grosso modo um Mig 21 com enntrada de ar ventral e com canards. Isto em 1968. Em aviação, assim como em engenharia, muitos projetos tem “semelhanças” e “diferenças”. Se existe cópia de lay-out, pode ser afirmado que 0 F-16 se inspirou no Ye-8. Sejamos pragmáticos, funciona ou não? Garante o espaço aéreo? Por exemplo, o desenho do F15 pode ter sido inspirado em desenhos alemão, Dr. Lippisch, após a Segunda Guerra. Sobre cópias – adjetivo que os americanos… Read more »

Clausewitz
Visitante
Clausewitz

O J-10 não é cópia do F-16. Este, é sim, inspirado no Ye-8, projeto russo para a evolução do MIG 21: a grosso modo um Mig 21 com enntrada de ar ventral e com canards. Isto em 1968. Em aviação, assim como em engenharia, muitos projetos tem “semelhanças” e “diferenças”. Se existe cópia de lay-out, pode ser afirmado que 0 F-16 se inspirou no Ye-8. Sejamos pragmáticos, funciona ou não? Garante o espaço aéreo? Por exemplo, o desenho do F15 pode ter sido inspirado em desenhos alemão, Dr. Lippisch, após a Segunda Guerra. Sobre cópias – adjetivo que os americanos… Read more »

Jose Luis
Visitante
Jose Luis

Calma pessoal, se o que foi divulgado for real dentro de mais ou menos 20 anos teremos tecnologia para produzir um caça brasileiro.

Jose Luis
Visitante
Jose Luis

Calma pessoal, se o que foi divulgado for real dentro de mais ou menos 20 anos teremos tecnologia para produzir um caça brasileiro.

Jose Luis
Visitante
Jose Luis

Tirar o atraso de décadas sem investimentos na àrea não é fácil, a China vem mostrando que realmente quer ser uma grande potência e sabe que uma grande Nação tem necessariamente que ter forças armadas modernas e independência tecnológica para possuirem o equipamento que acharem necessário,como mantê-lo atualizado e em pleno funcionamento. A possibilidade de veto tira qualquer possibilidade de independência, mesmo hoje quando achamos que a 1a. geração desse caça Chinês não é de boa qualidade, não importa pois a 2a. será com certeza bem melhor, e assim daqui a 10 anos a China estará construindo caças de alta… Read more »

Jose Luis
Visitante
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Tirar o atraso de décadas sem investimentos na àrea não é fácil, a China vem mostrando que realmente quer ser uma grande potência e sabe que uma grande Nação tem necessariamente que ter forças armadas modernas e independência tecnológica para possuirem o equipamento que acharem necessário,como mantê-lo atualizado e em pleno funcionamento. A possibilidade de veto tira qualquer possibilidade de independência, mesmo hoje quando achamos que a 1a. geração desse caça Chinês não é de boa qualidade, não importa pois a 2a. será com certeza bem melhor, e assim daqui a 10 anos a China estará construindo caças de alta… Read more »

konner
Visitante
konner

O caça J-10 representa a maior realização da indústria chinesa de aviação hoje, conseguindo uma elevada manobrabilidade devido a utilização de grande quantidade de materiais compostos em suas estruturas como fuselagem e asas reduzindo assim o seu peso total e aumentando a relação peso x empuxo. O projeto do avião é aerodinamicamente instável, fornecendo um elevado nível de agilidade e baixo arrasto. O piloto controla o avião através de um sistema digital computadorizado quadruplex (four-channel) “fly-by-wire” (FBW), que fornece uma estabilização artificial com elevado controle durante todo o envelope de vôo. Os aviônicos na cabine e os sistemas de armamentos… Read more »

konner
Visitante
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O caça J-10 representa a maior realização da indústria chinesa de aviação hoje, conseguindo uma elevada manobrabilidade devido a utilização de grande quantidade de materiais compostos em suas estruturas como fuselagem e asas reduzindo assim o seu peso total e aumentando a relação peso x empuxo. O projeto do avião é aerodinamicamente instável, fornecendo um elevado nível de agilidade e baixo arrasto. O piloto controla o avião através de um sistema digital computadorizado quadruplex (four-channel) “fly-by-wire” (FBW), que fornece uma estabilização artificial com elevado controle durante todo o envelope de vôo. Os aviônicos na cabine e os sistemas de armamentos… Read more »

konner
Visitante
konner

Me desculpem amigos do blg — ‘Poder Aério’ a indelicadeza.
Este é i link correto:

http://www.centurychina.com/plaboard/uploads/1_F-10_COCKPIT.jpg

konner
Visitante
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Me desculpem amigos do blg — ‘Poder Aério’ a indelicadeza.
Este é i link correto:

http://www.centurychina.com/plaboard/uploads/1_F-10_COCKPIT.jpg