j10-systems

Clique nas imagens para ver o caça chinês J-10 exposto com mock-ups de armamentos ar-ar, ar-solo e pods. Muito parecido com o caça israelense Lavi, que não foi adiante, o J-10 tem desempenho comparável ao do F-16 e MiG-29.

j10-systems-2

j10-systems-3

j10-systems-4

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Harry

O que importa , se o parafuso caiu e se a tinta foi retocada? se a China tem dinheiro para investir.
O que importa se o piloto vai e não volta? Gente é que não falta para ser piloto.
Se em um combate um Rafale da conta de 20, manda quarenta.
é que a China.
Caros China só se para com bomba Nuclear, isso desde a Guerra Fria.
Abs

Harry

Os russos sabem bem disso.
Abs

Fernando_MG

Pois é Harry! É isso mesmo, tem razão, agora imagine a China com os investimentos que estão sendo feitos, os centros de pesquisas que eles tem, a ajuda que a Europa (França, Itália, Alemanha) está dando aos chineses (o radar utilizado em um dos modelos de caças é o mesmo Griffo utilizado pelos F5 BR Modernizados), a qualidade que pouco a pouco, mas de forma constante tem ocorrido na indústria chinesa (fenômeno constatado por norte-americanos na analise de pordutos industriais). Tudo isso só vai levar a uma China extremamente forte e poderosa. O que nós devíamos tirar disso? Em primeiro… Read more »

André

Esse outro pais e a Russia não é Fernando ?

Algol

Fernando, falou tudo!

Tem muita gente ignorante que acha que os chineses são burros a ponto de fazer caças vagabundos que soltam parafuso no ar! Os mesmos espertões são tão bons que conseguem analisar a qualidade de um submarino chinês através de um MP3 vagabundo.

J-10 e JF-17 são porcarias, bom mesmo é F-5BR e AMX… cada coisa que a gente lê.

Abraços

Marco

Alguem me sabe dizer se o motor é de fabrico chinês? E os armamentos?

konner

Juntamente com empresas ‘norte-americanas’ [ 40% do progeto ], Israel desenvolveu o “Lavi”, uma aeronave multifuncional, que foi considerado na época, o mais avançado do seu tipo. O “Lavi”, era uma variante israelita do F-16. O projeto foi cancelado em meados de 1982 por pressões norte-americanas, uma vez que os EUA pararam de financiar o desenvolvimento do caça forçando a sua paralisação. (*) [ Alguns argumentam que EUA imagináram poder perder este importante mercado para caças ( Israel )] Na época do cancelamento do progeto do caça, Israel vendeu para vários países os projetos de alguns sistemas do “Lavi”, —… Read more »

Robson Br

Olhando pelo lado prático o Brasil está no caminho certo. O Brasil domina a integração de sistemas, inclusive já está produzindo radares embarcados como é o caso do SCP-01. Produz armamentos inteligentes. O CTA já tem um protótipo de turbina e a MB já domina o cilclo nuclear. Fabricar uma plataforma os Engenheiros já tem condições, o que não compensa são os custos. O caminho correto é um acordo estratégico. O país terá muitos recursos daqui para frente e apesar das críticas aos políticos, as medidas de longo prazo estão corretas e capacitarão o país nas áreas estratégicas. Se comprar… Read more »

Leonardo

Boa tarde Marco, se não estou enganado é uma versão do motor do Mig-29 que eles estão utilizando, porém a China já desenvolve seu próprio motor para caças, mas vai levar algum tempo até ser considerado operacional. Os colegas têm toda razão, o Brasil deveria fazer uso da engenharia reversa, pois queira ou não os chineses dão o jeito deles, vejamos o caso de Telecomunicações, a maioria das empresas não somente no Brasil como no exterior, países de 1° mundo inclusive, como é o caso da Inglaterra que estão se rendendo a Huawei, no início todos metiam o pau nos… Read more »

konner

[ Robson Br em 12 jul, 2009 às 16:44 ]

BRAVO !! BRAVO !!!! BRAVO !!!!!!

flavio berte

Belíssimo e… baratíssimo!

Giovani

Todas essas criticas, mas que um avião bem legal isso é.
Imagina se fosse um projeto Brasileiro?
Ele deve ter uma boa capacidade de carga paga, e pode ser equipado com um Radar e Aviônica ao gosto do Fregues.
Tem uma reportagem de na RFA Nº56.

paulistinha

Quebra de patentes…
Para medicamentos e tratamentos médicos (o Basil já o fez), certamente sim…
Para equipamentos militares, necessário…
Comercial…

Ai depende do sistema…

paulistinha

ops.. “Basil”, entenda-se Brasil.

Cantarelli

Nossa o que caça top acho q com um unico missil abate o f-22 os criativos engenheros chineses e seu caça top design inovador(mistura de f-16 com eurofigther e su-27), esses chineses sao boms mesmo sera que os materiais sao de primeira? ou sao do feitos de material reciclado comprado do japao(lixo japones que os china compra) achei o maximo este caça.

Carnellut

Cantarelli,

Seus comentários reprensenta o sentimento da maioria dos Brasileiro: INVEJA! Como diria meu velho pai “quem desdenha quer comprar!”.

Cor Tau

“O que importa se o piloto vai e não volta? Gente é que não falta para ser piloto.Se em um combate um Rafale da conta de 20, manda quarenta. é que a China”

Isso é uma característica bem peculiar dos países super populosos…..

Mauricio R.

“…com os tanques subalares de combustível, é aproximadamente de 3.000 km, o que coloca praticamente todo o território de Israel ‘na mira’ do J-10.”

Não esquece de combinar c/ os israelenses, vai que eles cismam de repetir a operação de bombardeio do reator Ozirak, só que desta vez no Irã…

“inclusive já está produzindo radares embarcados como é o caso do SCP-01.”

Somente metade de um radar.
E a outra metade que é a importante, é fabricada na Itália.

“Produz armamentos inteligentes.”

Tá em serviço??? Tem protótipo??? Decoração de estanse na LAAD 2009, não vale.

Cor Tau

“Quebra de patentes…
Para medicamentos e tratamentos médicos (o Basil já o fez), certamente sim…
Para equipamentos militares, necessário…
Comercial…”

Todos fazem ou ja fizeram algo dessa natureza…….Veja o que EUA fazem la com os programas de ajuda ao agronegócio deles………

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u414747.shtml

Robson Br

Mauricio R.

rs rs
estamos igual aos chinas…tudo pela metade(radar) e para exposição (em cima da grama)

Wolfpack

O J-10 é excelente para o que se propos, ser agente de propaganda comunista. O Governo central comunista Chinês segura a integridade daquele país na força e gasta os tufos com armamentos. Têm para isso. Não duvido da qualidade que ele podem conseguir com este vetor, mas sim em sua eficiência em combate. Parece um avião gigante. Poderiam aprender como torná-lo menor. EM um dos vídeos acima, seus mísseis cobrem de fumaça o canope do piloto, acho que nem a Esquadrilia da Fumaça consegue produzir tanta fumaça. Só serve para propaganda, vídeos e para Taiwan ver.

Harry

Caro, Wolfpack, não serve só para propaganda, serve também para jogar bom na nossa cabeça. He, He…..

Fabio

Em matéria militar. o governo Lula está fazendo muito mais do que qualquer “democrata” fez desde o final do regime militar. justamente um cara que era considerado “de esquerda” está cuidando muito mais do que muitos que simplesmente abandonaram as forças armadas. Ainda falta muito para o Brasil tentar recuperar o tempo perdido porem é louvavel o trabalho do atual governo. Espero que o proximo presidente mantenha a politica de dar mais atenção a questão de defesa nacional e não venha com discursinho democrata liberalista que so atrasou o pais em questões de defesa nacional. Que o proximo presidente não… Read more »

Cor Tau

“Caro, Wolfpack, não serve só para propaganda, serve também para jogar bom na nossa cabeça. He, He…..”

rsrsrsrsrsrsrsrs…………

Qualquer um é capaz de desenvolver e construir algo…….Quem quer mesmo…..Consegue………Quem procura acha………………De alguma forma…………Tudo que está no plano da realidade já foi sonho um dia……Deixe suas esperanças e não suas cicatrizes moldarem seu futuro…..

http://digitaldrops.com.br/drops/2007/10/macgayver-mora-na-nigeria.html

Dê-me 1 ponto de apoio fixo e moverei o planeta…….

http://www.youtube.com/watch?v=PZbG9i1oGPA

http://br.babelfish.yahoo.com/translate_url?doit=done&tt=url&intl=1&fr=bf-home&trurl=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FMarvin_Heemeyer&lp=en_pt&btnTrUrl=Traduzir

Mirage

Cada bobagem.

Parabéns aos chineses… e digo mais… os americanos deixaram saudades.

Henrique

Boa Fernando_MG ! Os Chineses, bem ou mal, metem a cara e vão fazendo e aprendendo… não é atoa que nem Russos nem Americanos se metem com eles! Já o Brasileiro tem mania de achincalhar os outros mas na prática não toma iniciativa de nada…basta ver os políticos que nós temos! Eu não me conformo que… com um parque industrial que temos, com ITAs, IMEs e boas universidades federais e muitos “talentos” que se destacam em nossos meios científicos .. não temos capacidade de fazer pelo menos um caça melhor que um F-5 que fora projetado na década de 60… Read more »

Angelo Nicolaci

PESSOAL VALE A PENA LER A REVISTA ASA ESPECIAL CHINA, SAIU A UNS DOIS MESES, ESTA MUITO BEM PREPARADA E TIRA MUITAS DUVIDAS DA GALERA QUE ESTA FALANDO ABOBRINHA AQUI

Alecsander

O J-10 é um belo caça, mas não gostaria de velos como caças da FAB, prerferiria as verções Stealth, que são pelo menos no papel muito mais bonitos.

Cor Tau

Em dada ocasião, Nasrudin estava em um barco com um homem letrado, quando o Mullá disse algo que contrariava as regras gramaticais:
-Você nunca estudou gramática? – perguntou o estudioso.
-Não, nunca – respondeu Nasrudin.
-Nesse caso, metade de sua vida se perdeu – retrucou outro.
Nasrudin ficou em silêncio durante algum tempo, quando finalmente falou:
-Você nunca aprendeu a nadar? – disse o Mullá ao homem letrado.
-Não, nunca – este respondeu.
-Então, nesse caso, toda a sua vida se perdeu. Estamos AFUNDANDO………

Contos de ensinamento…..Nasrudin…………

André Castro

Olha essa artigo que que saiu no site infowars ,la diz que a China podera atacar a Índia até 2012 ,acho pura especulação a China e a Índia já tem problemas demais , para se arriscarem em uma guerra

“China will launch an attack on India before 2012. There are multiple reasons for a desperate Beijing to teach India the final lesson, thereby ensuring Chinese supremacy in Asia in this century,” Bharat Verma, Editor of the Indian Defence Review, has said.

http://www.infowars.com/china-may-attack-india-by-2012/

Paulo

Pode não ser uma beleza, mas serviu de “degrau” pra china desenvolver projetos mais avançados.
É barato e deve cumprir o que promete = lutar mais ou menos de igual contra versões mais antigas do f16 e mig 29 com a vantagem de poder ser produzido rapidamente….
Lembremos que na segunda guerra não foram os super tanques nazistas ou os poucos me 262 a jato que se tornaram fatores determinantes, mas os milhares de robustos e simples tanques russos à diesel e as centenas de mustangs a pistão…

Komuna

Enquanto os CÃES ladram, a caravana passa. Parabéns aos camaradas chineses

Cor Tau

China podera atacar a Índia até 2012????>>>>>>>>>Vixi………. “Não é a Índia contra a China que vamos ver, mas a China junto com a Índia”, declarou recentemente Syamam Gupta, diretor da Tata Sons” Sinceramente não vejo como……..Nunca vi eles se estranharem…..Os dois países já acenaram muitas vezes com o potencial de unir forças….Seu peso econômico cada vez maior e status de países em desenvolvimento podem transformá-los em aliados….A China é o maior parceiro comercial da Índia hoje…Existe muita desconfiança mas….Sei la…Os dois países ainda estão longe de forjar a ampla aliança econômica que alguns sonham…Agora com os Cowboys sim eles se… Read more »

kaleu

Off-Topic :

Coloquei no “aéreo” por tratar-se da mesma situação do Rafale (minha opinião), tem algo que não está cheirando bem nessa história do Jobim defender com tanta “garra” a compra francesa …

(http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/36-noticias/458-submarino-frances-com-preco-nas-alturas-)

abraços
Kaleu

kaleu

Embora reconheço que os números da reportagem estejam errados …

Patriota

“Se em um combate um Rafale da conta de 20, manda quarenta.
é que a China.”

Quem garante ?

Eu não vou afirmar nada pois nunca voei em um J-10 , porem como sabemos que este caça deriva do projeto “Lavi” que neste caso seria
uma exelente base para se projetar caças modernos.

Esse negocio de previsões por “achismo” não leva ninguem a nada.

Edmar

Caros Amigos.:

Esses caças Chineses são interessantes.
Parecem F-16 copiados, más sabemos que a origem deles são do projeto israelense “IAI Lavi” e por isso parecem os F-16 Norte-Americanos.

Mas com certesa ainda os “Dassault Rafale F-3” ou os “Saab Gripen NG” são superiores a estes aviões por enquanto.

Abraços.

Noel

Cor Tau
“Nunca vi eles se estranharem”
Guerra Sino-Indiana em outubro de 1962. Não quer dizer que irão se pegar de novo, mas, não são amiguinhos não, muito pelo contrário.
Sds

Fernando_MG

Olá André. O único outro país que consegue acertar satélites em órbita são os EUA. Eles tem um sistema fixo em terra que estão instalando pelo mundo, os russos estão fulos da vida, porque os poloneses recentemente permitiram a instalação de radares de aviso, do sistema conhecido pela mídia de “Guerra nas estrelas” é o escudo anti misseis balísticos dos EUA. O outro sistema é naval, conhecido como Aegis (e que também faz parte do sistema anti misseis). Com um missíl Standard modificado eles derrubaram um satélite desativado, um pouco depois dos chineses. Os russos podem, talvez, ter a capacidade,… Read more »

Edmar

Caros Amigos.:

Esses caças Chineses são interessantes, mas, ainda faltam muito para eles chegarem num caça de “Superioridade Aérea”.
São quase uns F-16 copiados, más sabemos que a origem deles são do projeto israelense “IAI Lavi” e por isso parecem os F-16 Norte-Americanos.

Mas com certesa ainda os “Dassault Rafale F-3″ ou os “Saab Gripen NG” ou os “Boeing F/A-18 E/F Super Hornet” são superiores a estes aviões.

O Brasil precisa é logo acertar esse FX2.

Abraços.

LBacelar

Com certeza, esses aviõs chineses são apenas vetores convencionais que já nasceram obsoletos em relação aos vetores de 4ª geração, porém com eles a china dá um salto enorme em relação a independencia militar e tecnologica, pois em breve os chineses não precisarão mais temer embargos militares, assim como muitos países como o irã sofrem

Dalton

Oi Bacelar…

a China tem “peso” muito maior que o Irã no contexto mundial, sem falar que está confortavelmente sentada num dos 5 assentos do conselho permanente de segurança da ONU, portanto nao acredito que
ela tema um embargo.

abraços

marujo

Baratinho, baratinho como são, vão equipar em breve os esquadrões de combate de muitos de nossos vizinhos, como a Bolívia, a Venezuela, a Colômbia, o Uruguai, o Equador …

Lucas Calabrio

Argentina tb

X-nobe

Dalton

Lembrado que a China já comprou submarinos Russos, e teve muitos problemas para operalos por conta de falta de instruções dadas pelos Russos.

Um grande abraço.

LBacelar

Com certeza a China hj em dia é um gigante, mas o comentário acima foi baseado no que muitos países ainda sofrem. O que adianta comprar um F-16C Block 52 se o armamento que poderia utilizar toda a capacidade de combate do caça em um combate BVR está estocado nos EUA? Em um hipotético combate entre os falcões chilenos e os Sukhois venezuelanos, aconteceria um massacre, pois até os mísseis saírem do estoque, já era… OFF TOPIC: No outro tópico acerca dos FC-1 chineses me perguntaram sobre as fontes das quedas do J-10, se eu não me engano eu li… Read more »

ERA

Se existe a possibilidade do Brasil participar no projeto do caça de 5ª geração, juntamente com a Rússia e Índia, vai dar Gripen na cabeça.

ERA

Cor Tau

“Guerra Sino-Indiana em outubro de 1962. Não quer dizer que irão se pegar de novo, mas, não são amiguinhos não, muito pelo contrário”

É…..Isso pode influenciar….Mas ocorreu antes de eu nascer….Desde que eu nasci até hoje particularmente nunca vi algo que me chama-se a atenção…É..No fundo não são amiguinhos mesmo não….O que ocorre é formalidade…Disputam economicamente..Esses paises não tem o que fazer não….Tudo ex colonias da inglaterra……Deveriam lutar para se desenvolverem e não o contrario……

Cor Tau

O tempo pode até cicatrizar as feridas……Mas não conseguira apagar a cicatriz………Se Perdoa os inimigos mas nao se esqueçe quem eles são…………..Alguns adoptam mesmo essa postura…………

Sds Noel……….

Fernando_MG

Prezado LBacelar, sem querer defender norte-americanos, porque eu sou brasileiro e estou sempre do lado dos meus, mas só para informar. Se essa história de misseis armazenados nos EUA se refere aos chilenos, isso não procede. Os misseis foram transferidos para o Chile a muito tempo e estão lá desde sempre. Foram os próprios chilenos que avisaram isso a tempos. Mas com certeza entendi a intenção de seu comentário, que quis dizer que ficar na dependência de outro país, seja qual for, não é bom negócio para o Brasil. É melhor ter um caça do tipo J-10 meia boca, ou… Read more »