sexta-feira, maio 27, 2022

Gripen para o Brasil

TCU fiscaliza aquisição do satélite geoestacionário

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

satelite-comunicacao

Luís Osvaldo Grossmann

vinheta-clipping-aereoOs ministros do Tribunal de Contas da União decidiram acompanhar mais de perto o processo de aquisição do Satélite Geoestacionário de Defesa e de Comunicações Estratégicas, bem como do acordo acionário entre Embraer e Telebras para a formação da Visiona Tecnologia Espacial.

A Visiona é a joint-venture da estatal de telecom e a Embraer Defesa, formalizada em maio do ano passado, para a compra e o desenvolvimento do satélite geoestacionário – que terá a função de garantir comunicações seguras às Forças Armadas, além de ampliar a capacidade de oferta de banda larga em regiões isoladas do país.

Segundo a Telebras, a aquisição dos componentes está se encaminhando para a etapa decisiva. Três empresas – Mitsubishi Electric Corporation (Melco), Space Systems/Loral e Thales Alenia Space – foram pré-selecionadas para o fornecimento do sistema do satélite geoestacionário.

Até aqui o satélite contaria com cerca de R$ 720 milhões em recursos do Orçamento da União. O projeto, porém, já foi adiado. Inicialmente o objetivo era lançar o satélite no próximo ano. Agora, a expectativa é de que ainda seja possível fazê-lo em 2015.

As três empresas foram escolhidas entre as oito propostas apresentadas, especialmente por conta das ofertas de transferência de tecnologia. Dentro da perspectiva do prazo mencionado, um posicionamento sobre as propostas deve ser apresentado até o fim deste mês.

FONTE: Convergência Digital

VEJA TAMBÉM:

- Advertisement -
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias

KC-390 e Rafale, exportações x redução na cadência – histórias parecidas?

Nos últimos dias, uma polêmica se instaurou em relação às encomendas da Força Aérea Brasileira (FAB) para o jato...
- Advertisement -
- Advertisement -