Primeiro Typhoon ‘Tranche 3’ para a RAF entra em testes eletromagnéticos

1

Primeiro Typhoon tranche 3 para a RAF completado para testes iniciais - foto BAE Systems

Montagem do caça, o monoposto número 116 para a Força Aérea Real Britânica, já foi completada – fase de testes eletromagnéticos deverá durar oito semanas e será seguida de testes de aviônicos e motores

Segundo nota divulgada na semana passada pela BAE Systems, a montagem do primeiro exemplar de Eurofighter Typhoon da série “Tranche 3”, destinado à Força Aérea Real Britânica (RAF), já foi completada, o que incluiu testes iniciais. Agora, o jato, que é o monoposto número 116 da RAF, entrou na fase de testes eletromagnéticos.

Esses testes visam garantir que a aeronave opere corretamente e de forma segura quando exposta a transmissões de rádio-frequência, como as de radares no solo ou de antenas de TV e rádio. Diversos sistemas do avião, como armamento, combustível e controles de voo, podem ser susceptíveis a essas transmissões, e por isso a aeronave passa pelos testes chamados EMC (Electromagnetic Compatibility – compatibilidade eletromagnética), utilizando-se uma técnica conhecida como “Direct Current Injection” (injeção direta de corrente). Injeta-se no caça sinais simulados de ameaças, de forma direta em pontos designados no nariz, cauda e pontas das asas.

Os testes EMC durarão aproximadamente oito semanas. Em seguida, o avião passará por testes de aviônicos e, depois, pelos testes de solo dos motores.

Pelo contrato Tranche 3A assinado em 2009 pelas nações parceiras do programa Eurofighter, um total de 112 aeronaves foram encomendadas para as forças aéreas dos quatro países do consórcio (Alemanha, Espanha, Itália e Reino Unido). A RAF deverá receber 40 exemplares dessa encomenda.

Eurofighter Typhoon - foto BAE Systems

FONTE / FOTOS: BAE Systems (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

A Luftwaffe podia voltar a treinar em autobahn com o Typhoon: http://www.youtube.com/watch?v=57cVy7r8GRo