Concepção do veículo lançador de satélites S3 suíço - imagem via Dassault

Empresa francesa contribuirá com a S3 suíça com sua experiência na concepção de veículos aeroespaciais, e com o conhecimento adquirido em aeronaves avançadas como o caça Rafale e o jato executivo Falcon

Segundo nota divulgada em 13 de março pela Dassault Aviation, a empresa participa de um projeto liderado pela “société Swiss Space Systems” (S3), que desenvolve uma naveta espacial para lançar pequenos satélites (até 250 kg) em órbitas baixas (entre 600 e 800 km de altitude). Os primeiros lançamentos são esperados para 2017.

A Dassault Aviation juntou-se ao projeto S3, que é uma cooperação suíça e internacional de parceiros de prestígio como a ESA, “le Von Karman Institute”, Sonaca, Meggitt  e Universidade de Stanford. A Dassault contribuirá com sua experiência na concepção de veículos aeroespaciais, como o conceito de lançador VEHRA (Veículo Hipersônico Reutilizável Aerotransportado) e projetos junto à NASA (agência espacial dos EUA), assim como de equipamentos de aeronaves modernas como o caça Rafale e o jato executivo Falcon.

Concepção do veículo lançador de satélites S3 suíço - imagem 2 via Dassault

A empresa também destacou, na nota, que existe uma forte relação aeronáutica estabelecida com a Suíça, iniciada na década de 1960 com o Mirage III, que permaneceu em serviço naquele país até 2003. Esta relação da Dassault com a Suíça prosseguiu em cooperações industriais e acadêmicas, incluindo a participação da empresa RUAG suíça com o programa Neuron, liderado pela companhia francesa.

Concepção do veículo lançador de satélites S3 suíço - imagem 3 via Dassault

FONTE / ILUSTRAÇÕES via Dassault (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em francês)

NOTA DO EDITOR: para saber mais sobre o programa do Mirage III na Suíça, citado ao final da matéria, clique no primeiro link da lista abaixo. Para outras matérias relacionadas ao programa espacial brasileiro, incluindo parcerias já existentes ou a serem criadas / aprofundadas com empresas francesas (além de ações concretas e perspectivas com empresas de outros países), clique nos demais links.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edgar