Suíços voam demonstrador do Gripen F em Linköping e testam radar AESA

3

Voos de teste na Suécia foram realizados com sucesso, segundo informe do Departamento de Defesa da Suíça

Nesta quinta-feira, 13 de dezembro, o Departamento de Defesa, Esportes e Proteção Civil da Suíça divulgou informe sobre novos voos de testes no demonstrador do Gripen F, realizados por equipe suíça. A missão foi cumprida entre os dias 10 e 13 na Suécia por  uma equipe de especialistas da Força Aérea Suíça e Armasuisse (organização responsável pela aquisição de armamentos, entre outras atribuições).

Os testes ocorreram a partir da cidade de Linköping, na Suécia, onde está a fábrica do Gripen. Foram dois voos no modelo biposto que foi projetado para reduzir os riscos de desenvolvimento da nova geração do caça. A equipe multidisciplinar está acompanhando de perto o desenvolvimento do projeto, e os primeiros voos da equipe suíça no Gripen F foram realizados em maio deste ano.

O programa de testes focou principalmente na integração do radar AESA (varredura eletrônica ativa) desenvolvido pela Selex Galileo e que está instalado na aeronave. Atenção especial foi dada à montagem do radar, sua refrigeração, suprimento de energia e troca de dados do equipamento com o computador de missão. Um quadro simplificado das duas surtidas está disponível em arquivo pdf (clique aqui para ver versão em italiano – também há versões em francês e alemão)

Os dados recolhidos nos dois voos, comunicados por transferência segura de dados em tempo real e gravados pelo painel de instrumentos, serão agora usados pela Saab e a Selex Galileo na continuidade do desenvolvimento.  No período 2013/2014, parceiros industriais vão submeter o protótipo do radar AESA a novos testes (de laboratório e de voo), o que continuará a ser acompanhado de perto pela equipe suíça.

FONTE / FOTOS: Departamento de Defesa da Suíça (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nautilus

Mas não disseram que este avião “non ecziste”, como diria Padre Quevedo?

Mayuan

Querem que não exista, o que é diferente. Ou isso na imagem é computação gráfica? Photoshop?