Ministros da Defesa do Brasil e da França deverão formular novas propostas de cooperação em 2013

13

Item está na parte relativa a “Cooperação militar e de defesa” da “Declaração Conjunta da Presidenta da República Federativa do Brasil e do Presidente da República Francesa – Paris, 11 de dezembro de 2012 “, disponibilizada pelo Itamaraty. Segue abaixo o trecho, com algumas partes grifadas pelo Poder Aéreo. Para acessar toda a declaração no site do Ministério das Relações Exteriores, clique aqui.

“Os Presidentes do Brasil e da França saúdam o amplo escopo, a qualidade e a densidade da cooperação bilateral em matéria de defesa. A participação do Brasil nas consultas para elaboração do Livro Branco sobre a Defesa e a Segurança Nacional francês demonstra o alto nível de confiança que se estabeleceu entre o Brasil e a França ao longo dos anos.

Desejam continuar a cooperação em matéria de projetos e programas de equipamento de defesa com participação conjunta das duas partes no acompanhamento da transferência de tecnologia, em benefício da indústria de defesa dos dois países.

Com base na boa implementação dos programas em curso, os Presidentes recordam o interesse compartilhado na cooperação entre dois países que são comparáveis e complementares em diversos aspectos, industriais e tecnológicos, assim como em sua concepção das questões estratégicas e em sua busca de autonomia.

Essa cooperação, que se inscreve no quadro privilegiado do Grupo de Trabalho Conjunto, ocorrerá nas áreas aeronáutica, naval, terrestre e espacial. Essa cooperação representa oportunidade de criação de empregos e de transferência de tecnologia para os dois países. Os Presidentes do Brasil e da França solicitam a seus Ministros da Defesa que formulem novas propostas de cooperação nessas áreas da indústria de defesa, e que as reportem ao longo do ano de 2013.

Em matéria de cooperação militar, eles desejam igualmente que o relacionamento entre as forças armadas dos dois países se aprofunde ainda mais, por meio de reuniões de Estado-Maior e de planos de cooperação bilateral. O objetivo principal é reforçar a interoperabilidade das forças, adensar o intercâmbio em matéria de doutrina e de organização e desenvolver a formação dos quadros de defesa.

O Brasil e a França desejam elevar o nível da cooperação operacional na fronteira comum da Guiana Francesa, promover e facilitar a participação conjunta em operações sob mandato das Nações Unidas, como a que tem lugar no Haiti, e incrementar as atividades comuns nos espaços de interesse compartilhado no Atlântico Sul e no Caribe, assim como na África Ocidental e no Golfo da Guiné.”

Também consta da declaração a questão da reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas:

“Os Presidentes do Brasil e da França decidem reforçar a concertação nas Nações Unidas, a fim de promover a reforma da governança global. Acordam, em particular, promover a reforma do Conselho de Segurança com vistas a reforçar sua representatividade e incrementar a autoridade do sistema de segurança coletiva, por meio, principalmente, de sua ampliação a novos membros permanentes e não-permanentes. Reafirmam a vocação do Brasil e de seus parceiros do G-4 a se tornarem membros permanentes, bem como seu desejo de presença reforçada da África, inclusive entre os membros permanentes.

O Brasil e a França estão decididos a estabelecer estreita relação de trabalho sobre todos os assuntos da agenda do Conselho de Segurança, com o intuito de avançar a causa da paz e da segurança internacionais.”

FONTE: Ministério das Relações Exteriores

FOTO: Palácio do Planalto

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Baschera

Blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá…..

Os Presidentes do Brasil e da França concordam em promover a reformulação do CS da ONU….de modo que o Brasil assuma uma cadeira na cozinha para servir cafezinho….. as suas expensas, claro.

Esta é mais velha que aquela de cooperação espacial….. os franceses topam fechar Kourou e alugara Alcântara…… blá !!

Cooperação caracú….

Não sei porque ainda perco meu tempo…… será que comentar assuntos de defesa no Brasil conta como tempo para a aposentadoria ??

Sds.

Baschera

Nunão,

É vero….. já levei umas tamancadas da patroa que diz que estou perdendo meu tempo discutindo e queimando as pestanas sobre este “desprojeto”… KKKKK.

Sds.

ivanildotavares

Quanta perca de tempo. Mais acordos com a França? Eles já pararam de por obstáculos à entrada de produtos agrícolas brasileiros lá? Santa paciência…

Aí, Baschera, o tamanco é invenção francesa, viu?

Abraços
GUPPY

Baschera

Na Holanda eles contam a história que foram eles que inventaram….

Sds.

Almeida

Hahaha, minha patroa tambem nao curte muito que eu fique lendo “site de aviaozinhu e barquinhu”, mesmo eu tendo trabalhado anos com isso! 😛

Mauricio R.

Mais tranqueiras francesas, de serventia duvidosa a preços aviltados.
Essa “parceria”, precisa mesmo é ser encerrada.

cfsharm

Baschera e Nunão, Infelizmente não conta como tempo para aposentadoria ( que no caso seria especial). Agora que é ALTAMENTE INSALUBRE há isso é. Conheço atividades bem menos nocivas, afinal vocês acabam sofrendo de hipertensão, ansiedade, doenças das coronárias, distúrbios relacionados ao humor e principalmente stress pós-traumático – pois vcs estão acompanhando esta história desde o FX-1. Se pudesse enquadraria no maior percentual de insalubridade que é 20% – o que ensejaria somente 25 anos de contribuição ( bem menos que a novela FX para terminar). Tudo isto me leva a outra questão: o GDA e os outros aviadores em… Read more »

ivanildotavares

Prezado Nunão,

Você não entendeu. Eu só estava botando pilha nas tamancadas que o Baschera levou ao afirmar que a arma usada pela patroa dele era francesa, já que ele está com a França atravessada na gargantua.

Abraços

ivanildotavares

Não exija não, Nunão, senão não perderão a chance de cobrar por um tamanco o preço de um louboutin (sapato feminino de salto alto com a sola vermelha e de preço bem salgado).

Abraços