No sábado, 15 de setembro, um dos mais antigos esquadrões da Força Aérea Real Britânica (RAF) voltou ao serviço ativo. A reativação do Esquadrão 1(F) deu-se em pleno show aéreo de Leuchars, base na Escócia de onde irá operar a unidade, que está sendo equipada com o Eurofighter Typhoon – o esquadrão havia sido desativado em 2010, com a saída de serviço do Harrier.

Em Leuchars,  já opera o Esquadrão 6, também equipado com a aeronave. Assim, a base escocesa passa a contar com dois esquadrões de Typhoon. Agora são quatro os esquadrões de Typhoon de linha de frente da RAF: os esquadrões 3 e XI, baseados em Conigsby (Lincolnshire), além dos dois de Leuchars. Espera-se que a força de Typhoon da RAF chegue a cinco esquadrões de linha de frente. Esses formarão a linha de batalha da RAF, junto com esquadrões de Tornado e, no futuro, do F-35.

A reativação do esquadrão deu-se em plenas comemerações de 72 anos da Batalha da Inglaterra, tradicionalmente comemoradas no Reino Unido em 15 de setembro. A unidade, que comemora seu centenário, teve importante participação nas operações daquela época e, hoje, repete a missão de proteger o espaço aéreo do país, como parte do Alerta de Reação Rápida (Quick Reaction Alert – QRA).

Agora, o Esquadrão 6 poderá dividir a carga de trabalho do alerta, em Leuchars, com a unidade reativada. Também deverão ser desenvolvidas, em conjunto, as capacidades multitarefa do Typhoon, segundo o comandante da base, comodoro do ar Gavin Parker.

Nas comemorações, houve passagens de aeronaves relacionadas à história e à nova fase do esquadrão. Primeiro, passaram um Hurricane e um Spitfire do “Battle of Britain Memorial Flight”, caças que foram voados pelo Esquadrão 1(F) durante a Segunda Guerra Mundial. Em seguida, passou uma formação de quatro caças Typhoon, tendo nos comandos tanto pilotos do Esquadrão 1 quanto do 6.  Por fim, os Red Arrows também se apresentaram no show aéreo.

FONTE / FOTOS: RAF (Força Aérea Real Britânica)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments