Na última quinta-feira, 14 de julho, três novos caças F/A-18F Super Hornet aterrissavam na Base Aérea de Amberley, da Força Aérea Real Australiana (RAAF).  Segundo o Ministério da Defesa da Austrália, a chegada desses três ‘Rhinos’, que formam o quarto lote entregue ao país, fez com que a frota australiana da aeronave chegasse a um total de 18 unidades. Espera-se que, até o final do ano, os seis caças restantes da encomenda de 24 Super Hornets sejam entregues.

O Ministro para Materiais de Defesa, Jason Clare, estava presente quando os três caças, cujo valor estimado é de mais de 175 milhões de dólares, chegaram a Amberley. Ele afirmou que “o Super Hornet é um dos melhores aviões de caça do mundo e estão sendo entregues dentro do orçamento e antes do cronograma. São máquinas de combate potentes que dão à nossa Força Aérea uma impressionante capacidade de ataque.”

O Ministro ainda disse que “o Super Hornet vem sendo voado pela Marinha dos EUA desde 2001. Ele dá à Força Aérea Real Australiana a capacidade de conduzir combates ar-ar, de atacar alvos em terra e no mar, de suprimir defesas aéreas inimigas e de conduzir missões de reconhecimento.”

Os primeiros 15 Super Hornets atingiram a Capacidade Operacional Inicial (Initial Operational Capability – IOC) em 8 de dezembro do ano passado, após a baixa do serviço dos lendários F-111. A frota de Super Hornets permitirá manter a capacidade de combate da Austrália até a total introdução em serviço do F-35  ‘Joint Strike Fighter’.

Os Super Hornets australianos participaram de seu primeiro exercício fora de casa em maio: o Bersama Shield, realizado na Malásia. O exercício deixou o projeto um passo mais próximo de receber a Capacidade Operacional Final (Final Operational Capability – FOC) esperada para 2012.

Os primeiros F/A-18F Super Hornet chegaram à Austrália em 26 de março de 2010, e vêm sendo progressivamente introduzidos em serviço ao longo dos últimos 18 meses. O investimento total no programa é de aproximadamente 6 bilhões de dólares, divididos em dez anos, o que inclui custos de aquisição, de apoio e de pessoal.

…sete velhos Hornets começavam a se exercitar na Red Flag Alaska

 

Não é a primeira vez que noticiamos que, praticamente na mesma época em que preparava ou fazia o traslado de Super Hornets dos EUA para a Austrália, os velhos Hornets australianos faziam o caminho inverso, rumo a um exercício Red Flag. Você pode conferir na matéria do alto da lista, ao final deste post. A diferença é que, agora, ao invés do deserto de Nevada (Base Aérea de Nellis), o destino é o Alaska.

Sete caças F/A-18 Hornet do Esquadrão 3 da RAAF, baseados em Williamtown’s, estão participando da Red Flag Alaska a partir da Base de Eielson, entre 11 e 22 de julho. Nessa Red Flag, o Comando das Forças Aéreas do Pacífico dos EUA (United States Pacific Air Forces Command) lidera um grande exercício de emprego planejado para reproduzir um ambiente de combate de primeira linha. Trata-se de um dos maiores exercícios que a Austrália vai participar neste ano.  

A participação periódica em exercícios Red Flag, para a Austrália, é um dos fatores de maior contribuição para manter seu alto padrão em capacidade de combate. As tripulações são expostas a um ambiente de emprego em combate numa escala impossível na Austrália, podendo desempenhar missões ar-ar, ataque de precisão e apoio aéreo ofensivo em pacotes com até 100 aeronaves. O exercício também permite um treinamento de valor inestimável para equipes de logística, apoio e manutenção, na medida em que eles praticam o deslocamento para outro país e o trabalho em conjunto com outras Forças Aéreas.

Além da Austrália, participam desta edição da Red Flag Alaska o Japão, as Filipinas, Singapura, Tailândia e os Estados Unidos. As tripulações das aeronaves operam em uma área de 67.000 milhas quadradas no “Joint Alaska Pacific Range Complex”, que permite um espaço adequado e alvos para a simulação de batalhas aéreas em larga escala. A última participação da Austrália em uma Red Flag Alaska foi em 2008, e a primeira foi em 1980.

FONTE / FOTOS: Ministério da Defesa da Austrália

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Amauri

Enquato no Brasil gastamos R$ 1,5 bilhão para realizar Jogos Militares… No jogo Brasil x Estados Unidos, vôlei masculino, do nosso lado, jogadores campeões brasileiros. Do lado dos americanos, um bando de milicos amadores… O Maracanazinho vazio para assistir a uma porcaria de espetáculo. A apontadora, na mesa, não consegue se comunicar em inglês com o juiz da partida. O cenário é primário. Não é possível nem mesmo ler o que está escrito nas placas. Amadorismo total. Bagunça. Vergonha. O Brasil está gastando R$ 1, 5 bilhão para realizar a competição. Enquanto isso, o programa FX está parado e os… Read more »

MOsilva

E pensar que para a RAAF os SH são “caças tampão” até a chegada dos F-35…
Quem sabe não estamos vendo os futuros caças da FAB de 2020? Até lá, podem virar uma compra de ocasião…
Brincadeira, brincadeira!!!!
Os SH vão subistituir os Hornets dos modelos mais antigos. Assim haverá uma solução High/Low para os caças. Agora, os F-18 mais antigos, se colocados a venda, poderiam ser bem utilizados na MB…
Quem tem fome sonha com filé, mas não descarta pão seco…
SDS.

Almeida

Na RAAF os F/A-18F Rhino substituirão os F-111 Pig. Os Hornet originais serão substituídos pelo F-35A Lightning.

A missões se mantém.

DrCockroach

Se nao fossem os problemas ideologicos contra os EUA, contra o FX-2, a manipulacao do NJ, etc…eu diria que se for confirmado que os EUA deixarao de exigir visto dos brasileiros, isto pesaria a favor de uma decisao pro F-18, mas…

[]s!
P.S.: Pergunta: quem governa o Brasil? Ou, quem decide o FX-2? E o que pensam? Ou …

Baschera

DrCockroach disse:
18 de julho de 2011 às 14:45

P.S.: Pergunta: quem governa o Brasil? Ou, quem decide o FX-2? E o que pensam? Ou …

Dr. Barata,

Lá nos anos 80 já se perguntava isto….. lembra a letra daquela música: “Brasil, qual é o teu negócio, o nome do teu sócio…confia em mim…”

O Consenço de Washigton já era…OK… também achava ruim…mas quem venceu e agora se reza pela sua cartilha …é o Fórum de São Paulo…. ou seja, se correr o bixo pega se ficar….

Sds.

MOsilva

Olá Nunão, tudo bem? Sim, eu sei que os SH da RAAF subustituiram os F-111. E devem acumular as frunções que os próprios F-35 terão quando incorporados, ficando os Hornets mais antigos como uma “segunda divisão” (haja a vista que o Super Hornet é a evolução e o substituto natural do Hornet). Com a chegada deles, a linha de frente de caças da Austrália será constituída pelos próprios F-35 e pelos SH. Quem deve ser desativado, então (não imediatamente, talvez), são os F/A-18 Hornets. Assim haverá um mix high/low com os F-35 e F/A-18 SH. Não acredito que a RAAF… Read more »

HMS TIRELESS

Consenso de Washington e Foro de São Paulo…duas belas porcarias

Vader

Exatamente: o SH na RAAF irá virar Growler, e atuar EM CONJUNTO com o JSF.