Oficial do Comando dos EUA na África fornece datas de duas perdas de MiG-29 e reitera as conexões dos jatos com o Grupo Wagner

O Comando da África dos EUA diz que pelo menos dois caças MiG-29 Fulcrum, possivelmente pilotados por mercenários russos, caíram na Líbia.

Jared Szuba, o correspondente do Pentágono para o AI-Monitor, tweetou que um dos jatos foi aparentemente perdido em 28 de junho, enquanto o outro caiu em 7 de setembro de 2020. Esta informação veio em um comunicado do contra-almirante Heidi Berg, Diretor de inteligência do Comando da África (AFRICOM) dos EUA.

Outro tweet indica que Berg acredita que “aviões de caça russos”, presumivelmente MiG-29s também, mas potencialmente também aviões de ataque Su-24 Fencer, realizaram ataques aéreos na Líbia.

Szuba, do AI-Monitor, repetiu a afirmação do AFRICOM de que as aeronaves russas estão sendo operadas por empreiteiros paramilitares do Grupo Wagner. Esta organização tem ligações muito próximas com a agência de inteligência militar do Diretório Principal da Rússia, mais conhecida pela sigla russa GRU.

FONTE: The Drive/The War Zone

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delta

Normal.

John

Quem não voa não cai, esse não eh rainha do hangar.

Cristiano de Aquino Campos

Verdade.

Ayron

Sentiu.

Ricardo Bigliazzi

Claro, são alvos, estão sujeitos a chuvas e trovoadas de armas contra eles.

Normal.

John

O enredo e narrativa parece extraido das missões na Africa que tinha disponivel no simulador MiG-29 de epocas passadas.

Theo Gatos

Se não caíram em acidentes, possivelmente foram abatidos por tropas turcas ou apoiadas pela Turquia! E se esse tiver sido o caso, se continuar assim o Erdogan vai limitar ainda mais a relação com fornecedores e ter que comprar armas dos chineses porque nem ocidentais e nem os russos estarão muito dispostos a fornecer equipamentos de primeira linha…
.
Sds

Last edited 3 anos atrás by Theo Gatos
Ricardo Bigliazzi

Acho que não, em tempos de COVID-19 nenhum pedido de compra está sendo negado (desde que não seja uma “joia da coroa”).

Segue o jogo…

BrunoW

Caso qualquer aeronave da LNA ou apoiadores caíssem ou fosse abatidas na Líbia.. Os primeiros a anuciar isso seria o Governo do Acordo Nacional (GNA) e a Turquia, assim como aconteceu em outras ocasiões.Mas não houve nenhuma declaração de ambas as partes e muito menos provas (vídeos ou fotos do caça caido). O Africon quer apenas forçar uma declaração oficial do governo Russo, negando tal acidente com as aeronaves, para ao mesmo tempo provar a atuação Russa na Líbia. Mesmo que todos sabem da presença Russa na Líbia, ela ainda não e oficialmente admitida por Moscou, assim como é na… Read more »

Matheus S

Os russos não cairiam nessa armadilha de fazer uma declaração, pois isso daria margem para o Africon querer se engajar militarmente na Líbia. Não é de hoje que o Africon queira ter provas da intervenção russa na Líbia. Ao meu ver, Putin não cairia nessa cilada. Ele certamente aprendeu a jogar o jogo geopolítico dos americanos e seus aliados da OTAN.

Willber Rodrigues

Caíram, ou foram derrubados?
Se caiu, caiu porquê?
Se foram derrubados, foram abatidos por quem?

Matheus

O unico video que existe é de um “piloto” que tirou selfies no meio de um deserto e não havia nenhum sinal de fumaça ou destruição de aeronave.
Sinceramente se dois Mig-29 Russos foram realmente derrubados, já teriam milhares de videos sobre o abatimento, assim como foi com o Su-25 na Siria.

Ricardo Bigliazzi

De vez em quando é por vergonha, ou mesmo por discrição de quem mandou esses mercenários abaixo. Será que se fosse um F-35 de Israel o realizador dos abates haveria propaganda sobre isso? Acho que não… fica melhor ser um “disco voador” que ninguém viu.

Hélio

Que droga você está usando, Ricardo? Maneira aí nos seus delírios apaixonados.

Pedro

Como o colega escreveu abaixo, se isso realmente fosse real, a Turquia e o Governo em Tripoli estaria fazendo um carnaval em cima disso! Se eles faziam videos falsos ou reaproveitavam imagens de outros locais para vender que supostamente estavam derrotando seus rivais, pq nao usar isso contra o outro lado? Ainda bem que hj a internet esta ai para vermos que nem sempre o que fala um lado, realmente trata-se da verdade. Interessante que para espionar se tem aviao ou nao da Russia na Libia tem satelite e tal, agora os movimentos de contrabandistas e traficantes de pessoas que… Read more »

Fabio Araujo

Eu tinha lido que tinha sido um só e que o piloto que falava russo conseguiu se ejetar. Isso mostra que o GNA melhorou sua defesa AA, com certeza com material turco operado por turcos ou pelos mercenários sírios trazidos pelos turcos.

Jagderband#44

– 2

Nilton L Junior

Ultimamente o twitter esta aceitando todo tipo de qualquer coisa.

Ricardo Bigliazzi

Você realmente acha que os Russos iriam aplicar na região equipamentos de 2a. linha??? Impossível. Não faz sentido. Além da intervenção isso é pura propaganda politica Russa, e é concebível pensar que usariam péssimos aviões e mercenários mal treinados para realizar essa empreitada!!! Definitivamente acho que não.

Luiz Trindade

Quem te viu e quem te vê heim Rússia…

Hélio

E as provas? Quando mostrarem os aviões destruídos no chão eu acredito.

Emmanuel

Nada de novo.
Tudo normal na família Mig.
Quando não tá caindo de velho, tá caindo de abatido.
Não chora Kings.

Gabriel BR

Talvez nunca saibamos as causas do acidente , se é que foi acidente…

JuggerBR

Só acredito quando o sputnik publicar…

Andre

A mig ja fez grandes aviões , como o mig15, com motor britânico, ou o icônico mig21, mas esse mig29 é um caro alvo. Deve ser no mesmo nível do f5.

Aéreo

Sem saber oque aconteceu, tudo que podemos fazer é especular. Mas vamos supor que sejam caças russos operados por russos. O que a Rússia aprendeu na Georgia em 2008 e aplicou em parte isto na Síria anos depois é que a operação de caças em um ambiente de combate mesmo que assimétrico precisa de uma rede de suporte para que ela seja otimizada. Coisas que aconteceram na Síria por exemplo. Aviões de ataque atuavam sem escoltas, precisou ocorrer o abate de um Su-24 para mudarem a doutrina. Morteiros e drones eram uma ameaça a bases áreas, contramedidas precisaram ser desenvolvidas.… Read more »

ScudB

“While AFRICOM has periodically released images of the Russian jets operating in Libya in the past, it may be hoped that similar visual or some other confirmation might be provided soon to confirm these two MiG-29 losses.”
Cortina, aplausos….