Em outubro de 2023, o Cazaquistão anunciou a venda em leilão de 117 aeronaves de combate da era soviética, e recentemente foi revelado que os Estados Unidos adquiriram 81 dessas aeronaves através de intermediários offshore.

O Cazaquistão tem substituído gradualmente sua frota antiga de aeronaves de combate soviéticas por versões modernas, como o avião multiuso russo Su-30SM, e tem negociado com fabricantes ocidentais para adquirir plataformas de combate adequadas.

Como parte desse processo, foi anunciado em outubro que o governo cazaque estava oferecendo 117 aeronaves de combate da era soviética para venda em leilão. Isso incluía interceptadores MiG-31, caças-bombardeiros MiG-27, caças MiG-29 e bombardeiros Su-24, produzidos nas décadas de 1970 e 1980. O valor declarado para a venda foi de um bilhão de tenge (US$ 2,26 milhão).

A oferta destacava que as aeronaves estavam em condição inutilizável, sua modernização era considerada economicamente inviável, e seu valor como fonte de peças de reposição era limitado.

Anteriormente, aliados ocidentais da Ucrânia compraram ou transferiram uma grande quantidade de equipamento militar soviético para apoiar e complementar o arsenal já possuído pelas Forças Armadas da Ucrânia.

Parece também que o Cazaquistão está fortalecendo seus laços com nações ocidentais e tentando reduzir os laços estratégicos e militares históricos com Moscou, com visitas de e para Astana por políticos de países considerados hostis à Federação Russa.

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, visitou a Alemanha no outono de 2023 e insistiu que Astana “declarou claramente que seguirá o regime de sanções [contra a Rússia]”. Tokayev também afirmou que o Cazaquistão não era “anti-Rússia” e valorizava “a cooperação abrangente com a Rússia, com quem compartilhamos a [segunda] maior fronteira do mundo.”

Nesta semana, o Ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron, visitou Astana e concluiu acordos sobre comércio, educação, meio ambiente e fornecimento de minerais. Cameron mencionou que o Cazaquistão está cercado por vizinhos difíceis – Rússia, China, Afeganistão e Irã – e ofereceu o apoio de Londres para lidar com as questões que surgem nesta região desafiadora.

FONTE: Kyiv Post

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Joanderson

Cazaquistão tá virando a casaca.

PACRF

Não é bobo. O que estaria ganhando nas relações internacionais e na economia se aliando à Rússia? As oportunidades de comércio bilaterais e com blocos econômicos, por exemplo, são muito maiores e mais diversas com o ocidente do que com a Rússia, que tem pouco a oferecer, a não ser commodities e material bélico.

Rui Chapéu

Na verdade é mais um país que quer sair de perto dos caras de Moscou…

Como vários ex-urss sairam

PACRF

Aliás, pouquíssimas nações da antiga URSS que se tornaram independentes, desejaram ficar sob influência russa. Só aquelas que possuem uma relação de vassalagem com Moscou, como a Bielorrúsia.

Leonardo

O Cazaquistão tem substituído gradualmente sua frota antiga de aeronaves de combate soviéticas por versões modernas, como o avião multiuso russo Su-30SM

Padofull

Não dá pra negar. Mas é aquela coisa, vende 10 unidades antigas pra comprar uma nova básica.

Iran

Cazaquistão é uma nação que está se alinhando com o pan-turquismo, fazem parte do bloco Turquia-Azerbaijão-Turcomenistão, ainda mais agora que descobriram reservas gigantes de óleo e gás no Turcomenistão que substituirá o óleo e gás russo em partes, e que o corredor central será o substituto do corredor norte como rota comercial entre Europa e Ásia, também há de se considerar que a UE disse que iria investir 300 bilhões de euros nos países do corredor central que se comprometerem a se tornar um corredor logístico pra UE, esse é o motivo do Cazaquistão “virar a casaca”.

Carlos Roberto de Souza Marques

Daqui a alguns dias será invadido pelas empresas americanas ou ganharão um choque de democracia como foi o Iraque e Líbia.

Carlos Campos

Choque de democracia é só nas Ditaduras não alinhadas

Carlos Campos

Armenia também

jairo

Pode ser medo de enfrentar outra revolução colorida.

sds,
Jairo

A C

Possivelmente alguns museus fizeram um apanhado de $2.3M e arremataram os lotes atraves de um procurador (proxy).

Paulo Leite

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Tallguiese

Lá tem a base de lançamento do soyus. Será que vão arrumar uma treta?

Padofull

Segundo algumas projeções, se a Ucrânia cair, depois o Putin vai pra cima da Polônia, e depois o Cazaquistão. Então sim, vai ter treta.

C G

Falta muita gasolina nesse Lada!

Mozar

Fofocas. Por enquanto a Rússia está anunciando formalmente que não poderá aceitar misseis nucleares em sua fronteira tipo o que os EUA fizeram com Cuba em 1962.

Atirador

Se entrarem na Polônia começa a IIIa Guerra Mundial, não dá empo de partir para o Cazaquistão

rfeng

Mais um que acha que vai entrar na UE e aproveitar das benesses do financiamento fácil, é enganoso já que esta cada dia maior a quantidade de pedintes frente a uma quantidade cada vez menor de contribuintes.

PACRF

Apesar de tudo, ainda é melhor manter boas relações diplomáticas e econômicas com a UE e com o ocidente, do que com a Rússia.

Iran

Eu concordaria se o Cazaquistão não tivesse uma das maiores fronteiras do mundo com a Rússia

Iran

UE prometeu investir 300 bilhões de euros nos países do corredor central que se comprometessem a servir como corredor logístico entre UE e Ásia. Agora a Armênia está correndo atrás da França para tentar captar esses recursos também. Até agora os recursos foram prometidos para Turquia, Turcomenistão, Azerbaijão e Geórgia.

Padofull

Sem mudar o regime (ditatorial), sem chance. Mas mesmo assim, acho que estão mais interessados (pra não dizer desesperados) pra entrar na Otan, e não na União Europeia.

Nilton L Junior

É digno de risos hauhauhauha uma excelente venda para Astana e mais sucata que o governo ucra vai pagar ou seja é vale a máxima “um negócio da China agora é um negócio da Asia Central.

Luiz Carlos

Me lembrou o filme Raposa de fogo, com o Clint Westwood.
Só que dessa vez a CIA não infiltrou agente para capturar a aeronave em território inimigo.

Clésio Luiz

Não gostei desse leilão não. Era a oportunidade perfeita para iniciar a minha coleção de MiGs.

Mas quando perguntei se aceitavam PIX, nem deram resposta.

Last edited 16 dias atrás by Clésio Luiz
Renato

O Reino Unido por exemplo, veta a torto e direito qualquer venda de qualquer sucata a Argentina por conta de um parafuso a um assento ejetável, e nesse caso a Rússia não poderia vetar também?

Sensato

Em tese, se não houver autorização russa, o Cazaquistão violaria acordos bilaterais entre os países e poderia enfrentar consequências diplomáticas e econômicas pois a Russia poderia usar sua influência como principal fornecedor de armas do Cazaquistão e como parceiro estratégico para pressionar o país a desistir da venda.

C G

Tem um outro prisma, a Rússia quer comprar esse treta comum comprador ativo de seus produtos como o próprio texto diz?
Ela tem esse poder de embargar e o Cazaquistão, sei lá, nao sair com um:
“Ta bom, ja que é assim eu vou de Tejas!”

Jonathan Pôrto

Acredito que Vão reaparecer misteriosamente na Ucrânia !! Putin aceitou que Polônia e outros ex URSS doa-sem para Ucrânia, agora os EUA é que vão utilizar os ex pacto de Varsóvia como intermediários pra Ucrânia!!

Guacamole

Dificilmente.
É mais fácil os Estados UNidos terem comprados essas máquinas para prevenir que a Russia as conseguisse para canibalizar por peças de reposição.

Maurício.

Em 2025 os EUA vão desativar quase 200 caças/jatos de ataque, fora os aviões que estão no deserto, se os EUA realmente querem ajudar a Ucrânia com caças, avião é o que não falta, basta a Ucrânia ter pilotos, mas também deve ter pilotos mercenários por aí.

Iran

117 aeronaves de guerra soviéticas por nem 3 milhões de dólares, ahhh se eu fosse multimilionário, teria uma coleção, só não saberia onde colocar kkkk

Carlos Campos

só comprar um pedaço de terra bem grande em Nevada

Bavarian Lion

Esse leilão foi muito bom… Pra quem comprou.

adriano Madureira

O Cazaquistão deve ter se beneficiado muito com essa venda…
Bobear ainda deve ter conseguido um pouco mais por cada aeronave.

Aldo

Poderiam repintar e colocar em bases ucranianas….o russos iriam gastar muita munição em cima deles.

Elintoor-_

Que legal! Estão vendendo MIG-29!
Bem que o Brasil poderia…

Fabio Araujo

Para a Ucrânia esses caças SU-27, Mig-29 e o SU-24 vão servir para algo, vão canibalizar o máximo de peças possível e vão usar as carcaças para enganar os russos.

Haroldo Amorim

…é normal. Dinâmica das relaçôes internacionais. Paises são que nem pessoas, aproximam-se por afinidade, conveniência, interesse, proteção e até safadeza. Depende do país e de quem o governa.

Carlos Joaquim

Resta saber qual o interesse dos EUA comprar essa “velharia”, será pra roubar segredos da tecnologia russa? Engenharia reversa? Não é bem roubo, pois comprou…kkkk

Carlos Campos

Olha, isso me pegou de surpresa, depois do Putin salvar ele, ela dá as costas, Azerbaijão já mais aliado do ocidente do que da Rússia, Armenia tá se aproximando, Georgia quer entrar na Otan, vencer na Ucrania será o essencial, visto que os aliados estão correndo da Rússia

Eduardo

Realmente o propósito dessa compra e pq os estúdios de cinema vão utilizar pra fazer a continuação de top gun e a continuação de missão impossível e ainda tem o rambo .
Então vão precisar de muitas aeronaves

Eduardo

Top gun vai precisa de 5
Missão impossível no max 3
E o resto vai pro rambo sozinho abater