A Força Aérea levanta dúvidas sobre o futuro da Embraer que sobrará após a venda da área comercial aos americanos da Boeing

Por Denyse Godoy – Exame

Enquanto avança o processo de formação da sociedade entre as fabricantes de aviões Boeing e Embraer na aviação comercial, novos detalhes sobre a negociação têm emergido.

Em um parecer sigiloso apresentado em dezembro, ao qual EXAME teve acesso, o comando da Aeronáutica diz que a primeira proposta feita pela empresa americana, no final de 2017, previa a aquisição de toda a operação da Embraer.

Na ocasião, segundo o documento, o governo avisou que vetaria a compra para preservar seu interesse estratégico na divisão militar, responsável por 8% das receitas da Embraer.

No formato final da transação, aprovada em fevereiro pelos acionistas, a seção de defesa e a de jatos executivos continuam sob controle nacional. Mas a Força Aérea levanta dúvidas sobre o futuro da Embraer que sobrará após a venda da área comercial aos americanos.

O relatório aponta que a área de desenvolvimento de produtos é atualmente compartilhada entre as unidades e deve ser transferida para a divisão comercial. Isso ameaçaria a competitividade das restantes.

O comando militar ainda indica que, pela competência da equipe de engenharia, a empresa brasileira teria papel fundamental em ajudar a Boeing a substituir seu modelo 737 Max, envolvido em duas grandes tragédias nos últimos meses. A parceria também resolveria “do dia para a noite” as dificuldades da Embraer em levantar capital para crescer. Para a efetivação do negócio, só falta a apreciação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

FONTE: Exame

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Daniel Ricardo Alves

Acho que o governo e os militares devem parar de se preocupar com o passado e pensar no futuro. A aquisição já é um fato. Agora é buscar formas de tirar o máximo proveito desse negócio.

EduardoSP

Se leres com vagar verás que o § 2º informa que o relatório é de dez/2018, anterior, portanto, à concretização da venda.

BMIKE

Muito bem, o GF deveria sugerir a união do que sobrou da Embraer com a NOVAER criando uma nova empresa nacional de cara com experiência. A partir desta união o governo poderia, por exemplo, encomendar um projeto de aeronave focada em patrulha marítima de longo alcance e baixo custo para substituir os p3 que não são eternos…..

Marcos10

Vai tirar dinheiro de onde?

Carlos Alberto Soares

Da Saúde ………………….. rsrsrs

Chevalier

Ah sim.. nada de procurar ou punir os responsáveis pela entrega…

marcelo baptista

Punir o dono por vender o que é dele? Que absurdo, por isto este pais não dá certo, o pessoal acha que capital tem que fazer o que os outros querem. Não deixam ter um desenvolvimento orgânico, tudo na força.
E não me venha com a historia de que a empresa começou com dinheiro do Governo, fazem mais de 20 anos da privatização, a empresa já deu lucro, pagou impostos, maiores do que se fosse estatal. E olha que me considero de esquerda.

Ricardo Ramos

Marcelo, se é assim, porque os EUA não autorizou a venda da Qualcomm para a Broadcom?

Carlos Alberto Soares
Nm Nsbr

O link acima não tá levando a página nenhuma, 2019/06/10 15:27
http://www.econoinfo.com.br/docs/embraer/organograma-dos-acionistas/dE5lPVlZyjk%2FGC97RS3JLUgVJg%3D%3D?p=1

Paulo Costa

Daniel. Concordo com você …

Agora cabe ao governo tentar facilitar a vida dessa Embraer que sobrou diminuindo imposto e a burocracia nesse setor e ate investir nela com a participação da EDS em novos contratos de compras e de modernizações das aeronaves das FFAA e com incentivos fiscais para a área executiva também

Canarinho

Meu amigo aquisição ja é um fato uma ova. Basta os militares com o governo federal baterem o pe e acusarem que a aquisicao fere uma lei de soberania nacional, dados e números para isso eles tem de sobra. Ou entao alguem do judiciario entra com uma ação (igual alguns heriocos juizes tentaram fazer) contrario a isso.

A questao como eu sempre digo é os bastidores do poder igual falou o lider dos acionarios minoritarios da embraer contrario a esse escarnio:

…se soubessem o que anda no cerne nessa negociação…

Carlos Alberto Soares
Nei Cardenuto

Valeria a pena ouvirem o que diz Ozires Silva, sem sombra de dúvida uma abordagem isenta e com autoridade inquestionável. Agora, no meu ponto de vista, emprego se garante com competência e não com sindicalismo.

Walfrido Strobel

Porque a abordagem de Osires Silva é ” isenta e com autoridade inquestionável “.?
Ele tem uma empresa de consultoria e presta serviços a quem lhe paga, portanto esqueça seu passado de militar que criou uma estatal, hoje sua visão é outra. $$$.

Lewandowski

Saiu o nome: Boeing Brasil! Eita originalidade!
.
Sds

Ricardo

Poderia ser pior, colocar Brasil com “z”…

Manoel Jorge Marques Neto

Tanto faz…já morreu mesmo!!

Antoniokings

Os fatos também a serem mencionados é que nos últimos dias a Boeing tem sofrido alguns revezes.
Primeiro que companhias chinesas têm aterrado diversos aparelhos e estão entrando na Justiça buscando reparação de prejuízos.
E ainda, semana passada, autoridades europeias e chinesas assinaram acordo facilitando a certificação de aparelhos europeus na China e chineses na Europa.
Isso criará uma ‘facilidade’ apara operação dos aparelhos chineses MA-700, ARJ-21 e COMAC (segundo a reportagem).
Isto demonstra um relacionamento especial entre eles.
Sem contar que voltou à tona acusações de subsídios à Boeing na OMC
Prevejo dias difíceis para a Boeing.

Bueno

Quem acertou nos chutes ??

Mauro

Carlos Andreaza.

Mauricio_Silva

Olá.
I did’t… :-/
SDS.

Manoel Jorge Marques Neto

Eu…falei que a Embraer já era desde o começo desta transação.

Mauricio_Silva

Olá.
Sem uma área técnica de pesquisa e desenvolvimento, a EDS não tem muita perspectiva de sobrevivência.
[]s.

Canarinho

Exatamente.

Conversei recentemente com um engenheiro da embraer, que trabalha na parte de sistemas. Ele foi enfatico:

”Nao sabemos se teremos condições de manter o mesmo nivel de capacidade de projeto que tinhamos antes”

Investigação dos envolvidos na venda da unica parte rentavel da embraer já!!!

alexandre gregorio

Ridículo..eita coisa feia..nada.a.ver mesmo.

Rodrigo Maçolla

Tenho uma humilde ideia para a Embraer Defesa e Segurança: Começar a pensar no projeto de um novo avião treinador a jato que possa também no futuro substituir o Super Tucano, Aproveitando o conhecimento adquirido junto a SAAB na fabricação de partes e projeto no Gripen NG; Como vimos recentemente esse mercado tende a ser lucrativo nas próximas décadas; um projeto mais simples, robusto, capaz e confiável, sendo mais barato pode roubar vendas do novo treinador da Boeing e assim tornar a Embraer forte de novo e dar um “up” no nosso orgulho nacional novamente. Um Drone de combate também… Read more »

Athos

Eu sugiro que entre forte no ramo de fabricação de automóveis elétricos e híbridos, alem de drones, e carros voadores ou outro objeto voador novo como algum tipo de “ônibus voador” para até 60 passageiros. Isto é o futuro próximo.
Nome consolidado no mundo inteiro já tem.
Já imaginou um automóvel Embraer?

Vovozao

23/05/19 – quinta-feira, bnoite, Athos, Embraer tem tudo para sair deste rolo, com a venda ela ficará com algum dinheiro; a mesma poderia se tornar realmente uma Holding de defesa, além das já pertencentes EDS, poderia aproveitar a construção das corvetas para também investir em defesa naval, adquirindo/comprando participação tipo o da BAE na Inglaterra, teríamos uma empresa naval, capitalizada, que poderia investir na construção de alguns navios patrulhas/corvetas/fragatas e depois de prontas oferecer a MB. Aí vão dizer MB, não tem verba, não será problema oferece para outras nações, pode acreditar que haverá várias nações que terão interesse em… Read more »

marcelo baptista

Bom dia Vovozao, concordo, só espero que com o aviso do relatório, escrito em 2017, tenham melhorado o contrato, mantendo pelo menos o compartilhamento das áreas de desenvolvimento, isto ajudaria as duas empresas, EDS e BB-C.

Demoad.

Tudo que a Boeing queria, desde quando se instalou em SJC é esse tal compartilhamento de info. Acho que estrategicamente isso é ruim para o país.

sergio ribamar ferreira

Sim. Concordo. E a Embraer não pode também se beneficiar de informações?

sergio ribamar ferreira

Concordo. Tudo dentro do limite de que se propõe uma empresa. Diversificar. Novo mercado.

Conan

Pelo que sei já estão trabalhando nisso já faz algum tempo tendo o Uber como parceiro se não me engano.

sergio ribamar ferreira

Concordo. Nada é impossível.

Tallguiese

Acho que já existe essa aeronave. “TX” da Saab

Conan

Saab e Boeing.

Marcos

Eu sugiro que a Embraer Defesa e Segurança seja absorvida pela Avibras

Conan

É muito mais provável que aconteça exatamente ao contrario pois a Embraer que sobrou deste acordo ainda é muito maior que a Avibras tanto em termos de capital como numero de funcionários e instalações.

Peter nine nine

Rodrigo, não que me diga respeito, mas esqueça a Embraer, seja que divisão for, morreu.

Vitor Silva

Não é mais é do que a natuteza humana a funcionar a todo o vapor,. O padre António Vieira já dizia, os peixes grandes comem sempre os peixes pequenos. Quando deixar de haver factor escala, e aproveitamente das cinergias entre secções, numa empresa que se quer grande, fica tudo mais difícil

sergio ribamar ferreira

Foi longe… Concordo.

Jota Ká

Sugiro que a EDS se una à Engesa!
Afinal, com o descontrole fiscal, por muitos anos não haverá investimentos relevantes nas FFAA.

Canarinho

Me desculpe te desanimar, mas acabou a embraer primeiro: levaram o melhor do pessoal na area de p&d e projetos. Nem mesmo os engenheiros que ficaram com o resto (que sobrou) da embraer sabem sobre o futuro da capacidade de projeto da embraer executivo + defesa segundo: a parte comercial era a unica rentável. A parte de defesa depende quase que exclusivamente do investimento do estado e sabemos como andam as finanças do nosso pais. A parte comercial servia como ”financiadora” digamos assim, do investimento na parte de defesa, graças a sazonalidade do investimento do governo caso ninguem tome alguma… Read more »

sergio ribamar ferreira

Com o devido respeito. Sr. Canarinho e os outros engenheiros. Será que não haverá mais projetos. A Embraer Defesa não receberá nada pela parte que foi vendida? Dependerá da nova Empresa e da diversidade em procurar se envolver no mercado, no caso o militar. Esperemos os novos acontecimentos. Desculpe e grande abraço.

sergio ribamar ferreira

Concordo.

Brunofn

Negócio … Apenas negócios…q seja
Agora o choro e livre e o “comando “pode reclamar como se nada podesse fazer pra evitar o ocorrido..piada
KC 390 pode ter sido o último grande projeto aeronáutico brasileiro no médio prazo ..o da Embraer “Br” ctz foi . e o fx-2 ..ou Gripen”Br” já nasce morto … parabéns aos envolvidos

EduardoSP

Acho que dificilmente a divisão militar da
Embraer sobreviverá com capacidade de produzir aviões. Vai mal e mal se tornar uma montadora de Gripens, isso se o país tiver condições de comprar mais uns 12 ou 20 aviões.

Brunofn

A área de defesa e segurança da Embraer morre no dia que o último kc e Gripen Br forem entregues …. Todo choro ou matéria paga por parte de algum ramo das forças armadas principalmente FAB hj se resume e pura hipocrisia …mas sem problemas .. daki a 20 anos a FAB manda uma nova concorrência pra se criar uma nova “Embraer” e pronto … Vamos pagar 4x o valor de mercado pela ..própin.. ops.. transferência de tt e pronto .. ficamos felizes novamente.. e assim vai …a MB tb entregou a lote de corvetas pra Embraer … Vai entender… Read more »

Canarinho

Exatamente. Deram um golpe na espinha dorsal do desenvolvimento aeronáutico da nação

Rinaldo Nery

Postei nas primeiras matérias sobre o tema que a EDS não sobrevive sozinha, e listei os motivos. Choveram críticas dos expert… A FAB poderia ter sido mais incisiva eassertiva para impedir a negociação. Há algo de podre no reino da Dinamarca.

Delfim

Ora Coronel, nunca ouviu falar em bonificações ? Tem gente muito $ati$feita com o resultado.
Provavelmente a EDS está contando com a perspectiva do KC-390 se tornar um sucesso, mas não o será sem a ajuda da Boeing, o que predispõe à sua futura venda.

Bruno

Cel. vamos direto ao ponto, estamos no Bra$il e todo$ sabemo$ como a banda toca por aqui, a FAB não é imune ao maior poder coercitivo do mundo $$$.
O Brasil é definitivamente uma colonia, sempre foi e sempre será!

Vitor Silva

Não é bem assim, é colonia se o povo deixar. Acho que antes da aliança, o governo brasileiro deveria ter comprado uma parte do capital social da Embraer, de forma a ficar com o direito de veto e defender os interesses nacionais, quando necessário.

Delfim

O povo tá nem aí.

Tonho da Lua.

Exatamente!

Felipe S

A Embraer não tinha condições de aguentar o tranco sozinha. O importante é deixar a área da defesa separada.

Canarinho

Quem disse isso Felipe?? Alguns artigos de revistas ou colunistas”ispecializados”?? Voce nao percebe que nessa altura do campeonato ate mesmo uma declaracao que seja de um exceutivo da embraer falando que fez a venda para salvar a embraer parece suspeito??

Tem muita grana envolvida, isso todos ja suspeitamos por varias razões. So nao percebe quem nao quer

sergio ribamar ferreira

Seu Canarinho novamente peço uma aparte. A empresa Embraer defesa começará uma nova etapa. Da mesma forma que a anterior deu muitos projetos. Acredito num futuro promissor se a politicagem e cabidão de empregos não vir a frente e desculpe a intromissão. Reitero meus respeitos.

sergio ribamar ferreira

Concordo. Projetos terão. Depende de empreendedorismo e gestão e não incorporar uma nova estatal que não gerará lucro. Empresas tendem a competir. ganhar ou perder este é o jogo. O estado poderá ter suas ações mais quem quiser participar que deem condições para novos investimentos surgirem através de parcerias, diversidade nos meios de produção, pesquisas…etc Abraços a todos.

Renato B.

O lance não era a área de defesa, o grande diferencial era a área de P&D, tanto que a Embraer usava muita coisa estrangeira.

Maurício.

Ué, depois do leite derramado a FAB está se mostrando preocupada ? Sei não, eu sempre desconfiei do silêncio da FAB nessa questão toda, tem muito, mas muito caroço nesse angu.
Mas enfim, agora já era, a parceria caracu já está feita mesmo.
Os EUA jogando duro contra os chineses da Huawei, não conseguiram provar nada contra os chineses e mesmo assim estão destruindo um concorrente, já o Brasil…é melhor deixar pra lá, não somos um país sério mesmo.

Brunofn

Antes da venda .. silêncio “inocente” ou conformismo barato ( do mercado)… Depois da venda ..vem o choro hipócrita e materia “paga” posar isento..nossas forças armas hj compõem um bela Estatal … Visão estratégica militar? ..n sei se existe

Maurício.

Brunofn, infelizmente tenho que concordar com você.

Valdez de Araujo

Esse acordo ainda terá q passar pelo congresso, debate/discursão em comissões, depois plenário da câmara e do Senado….ainda temos instrumentos pra reverter

Billy

Um sacolão ??

Chevalier

Xiiii.. eu falei que ia ser absorvida.. e pq Comando da Aeronautica fez vista grossa ein? Não previram isso?

Valdez de Araujo

Dólar em cueca camarada..qual outra justificativa?

Chevalier

“O parecer técnico da FAB, obtido com exclusividade por O Antagonista, indica o oposto.
A fabricante americana, segundo o documento, é que precisava do portfólio de aeronaves da Embraer para manter a posição de liderança no mercado mundial.”

Crime de lesa-pátria! O Comando fez vista grossa! E teve uma multidão de idiotas aqui que caíram no papinho mais furado que eu já vi de que a Embraer IA FECHAR com certeza absoluta 110% se não vendesse… Esses panacas devem ter comprado um Marea. Só pode.

https://www.oantagonista.com/brasil/exclusivo-parecer-da-fab-indica-que-embraer-salvou-boeing/

Valdez de Araujo

Ainda precisa passar pelo Congresso…se fizermos barulho os termos desse acordo mude….

Valdez de Araujo

Todos sabemos do cenário pós aquisição da Bombardier pela Airbus mudou, e que uma parceria era necessária..mas compra? Desapontado com os militares que a meu ver eram as últimas instituições que realmente nutria amor pela bandeira, pelo que é nosso. Sugiro vender o exército brasileiro também, mercenários hoje geram receitas, basta ver o Grupo Wagner, BlackWater, privatiza e aproveita põe as ações do exército na bolsa de valores, pronto. Brincadeiras e lamentações à parte, o acordo deve passar pelo Congresso ainda, e esse relatório vazado terá relevância nas comissões. Para pelo menos melhorar o acordo. Antes que babacas venham falar… Read more »

Denis

É nisso que dá investir dinheiro público em compra de ToT e por tudo nas mãos de particulares, sem prever situações como esta em contrato. Os militares têm razão de estar preocupados.

Conan

Esse dinheiro publico a qual você se refere ja foi recuperado pelo pelo governo brasileiro muitas vezes através de impostos (federal, estadual e municipal) ao longo de todos esses anos desde que a Embraer foi privatizada em 1994 o que alias também a salvou da falência na época.

sergio ribamar ferreira

De acordo. Perfeito. E os impostos pagos pela empresa quando esta foi privatizada. Parece que o pessoal quer continuar com o cabidão de empregos que em certo momento só gerou prejuízos á empresa. Dinheiro público chega.

Foxtrot

Resposta, Nada!
Rá tomou otários Brasileiros kkkkkkkk.
Inclusive esse que vos escreve .

sergio ribamar ferreira

Sr. Foxtrot com o devido espeito. Nosso dinheiro, durante anos foi dado, jogado fora através de impostos para se manter a Embraer e outras empresas que tiveram seu propósito correto mais com o tempo se transformaram em cabidões. A Embraer Defesa pode ter parcerias de inovação com várias empresas: russas, chinesas, americanas, Tchecas desde que tenham liberdade para fazerem. Ponto de vista: Muita coisa pode ser feita vai depender de quem vai dirigi-la e buscar novos mercados. Nós mesmos temos altos e baios e não conseguimos nos erguer. Quantas empresas não tiveram esses percalços? Desculpe a minha intromissão. Gosto muito… Read more »

Canarinho

Investigação já desse negocio podre de lesa pátria a nação brasileira Ha algo nojento ocorrendo nos bastidores do poder dessa nação. A questão eh: Quem executaria essa investigação? Me parecem que todos se acovardaram, todos se venderam, todos se omitiram? Como vamos ser uma grande nacao vendendo nossa espinha dorsal do nosso parque industrial aeronáutico? Onde estao os militares – brigadeiros e generais?????? Eles sabiam desde o inicio que isso iria ser a pá de cal na Embraer. Porque se omitiram? Se acovardaram? Alguém os ameaçou nos bastidores?? Os militares e o presidente eram os únicos que podiam fazer frente… Read more »

Canarinho

Pessoal vamos mandar cartas, para deputados, senadores contra esse crime contra a nossa nação. Se manifestem em redes sociais do presidente, generais. Vamos barrar esse absurdo no congresso

Frederico Paiva

A sobrevivência da área de defesa depende exclusivamente das compras do GF. Sem aquisições, a Embraer fecha.

sergio ribamar ferreira

SR. Frederico.com o devido respeito. A Embraer Defesa está ainda se estruturando. Na verdade engatinhando. Acredito que será bom. Pode a empresa fazer investimentos, parcerias . Diversificar produtos. Será que apenas que apenas a empresa irá negociar com GF? A Embraer anterior teve o seu propósito e depois virou “cabidão”. Foi privatizada e pagou seus impostos. Não se pode ter medo. É ter um gestor competente, criar, diversificar, pesquisar e investir com outras empresas. Temos Rússia, China, Americanos, Tchecos… quem não deseja participar desse nicho. Meus agradecimentos e desculpe o incômodo.

Carlos Alberto Soares

Não pago impostos para sustentar industria aérea e nem cabides de emprego:

Antes:

http://www.econoinfo.com.br/docs/embraer/organograma-dos-acionistas/dE5lPVlZyjk%2FGC97RS3JLUgVJg%3D%3D?p=1

Maurício.

Engraçado você dizer que não paga impostos para sustentar indústria aérea, justo você que tanta propaganda fez do kfir alguns anos atrás aqui no aéreo…

Carlos Alberto Soares

Não basta ler, tem que entender …………..

file:///C:/Users/Gamer/Downloads/190322_Embraer_Manual%20AGOE%202019_final.pdf

Kemen

Para mim só resta lastimar a venda da parte da aviação comercial da Embraer, mas se é verdade, e acredito que sim, o futuro sozinha poderia não ser promissor com a Airbus avançando muito firme no mercado associada a empresa canadense Bombardier. Desconfio que tem um dedinho nem que seja o dedo mindinho do Trump, pelo menos aplaudindo ou incentivando a expansão da Boeing, sem duvida é um bom negócio para a Boeing, tendo em vista o andar dos negócios, desejo sucesso a nova empresa e aos profissionais que a formarão, que devera ter brasileiros no seu quadro de funcionários.

Fábio de Paula Pereira Ruela

Não sobra nada é um absurdo vender esta empresa.

Manoel Jorge Marques Neto

O governo da França é o principal acionista da Renault, com uma fatia de 15% na fabricante de automóveis. Tem poder de veto e só aceita fusão se não comprometer o mercado Francês…. Aqui é só fazer um acordozinho pé de chinelo com o governo que pode levar até as paredes. E com esse atual governo americano ter preferencia seja lá qual seja o acordo.

Tonho da Lua.

E como fica o programa Gripen NG?, e aquela quantia toda para a transferencia de tecnologia? E o dinheiro investido no KC 390?

Ulisses

Nunca vou me conformar com esta venda. Foi um dos piores negócios que o Brasil já fez, só comparado a compra e venda da refinaria de Pasadena.