Por Sérgio Santana*

Enquanto grande parte do mundo comemorava o Dia Internacional do Trabalho, a aeronave Bombardier Global Express prefixo TC-TSR operada pela empresa turca MNG Jet, baseada em Istambul, decolava do Aeroporto Internacional de Punta Cana, na República Dominicana, tendo a bordo apenas a sua tripulação, muito provavelmente de volta para a sua base.

Era a perna final de uma longa viagem que se iniciara às 12h41min do dia anterior, quando a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Vnukovo, em Moscou, capital da Federação Russa, com destino ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Caracas, Venezuela, onde chegou às 20h03min do mesmo dia 30 após um voo de 14h22min que atravessou a Linha Internacional da Data.

Entretanto, o TC-TSR permaneceu muito pouco tempo em solo venezuelano, de lá partindo às 21h12min com destino ao já mencionado Aeroporto Internacional de Punta Cana, onde chegou às 22h31min ainda do dia 30.

“O expresso da fuga que não aconteceu”

Empresas de voos charter não costumam empregar suas aeronaves em longas rotas apenas para que suas tripulações desfrutem brevemente de paraísos tropicais. E a ida do TC-TSR para Caracas e Punta Cana também não foi o caso.

A MNG Jet, embora sendo uma empresa privada de serviços aeronáuticos que incluem fretamento e manutenção de aeronaves, está sediada na Turquia, um dos países que apoiam o regime de Nicolás Maduro. Também não é a primeira vez que uma aeronave civil de uma nação apoiadora de Maduro chega à Venezuela em um voo de motivações suspeitas, como foi o caso do Boeing 777-200ER da empresa russa Nordwind mencionado aqui.

A curta permanência do Global Express turco na Venezuela reforça a veracidade das informações veiculadas por autoridades norte-americanas de que havia uma aeronave pronta para que Nicolás Maduro fugisse do país mas que foi persuadido a não fazê-lo, talvez por insistência do governo russo, que deslocou mercenários da companhia Wagner para o país há algum tempo, movimento também noticiado pelo Poder Aéreo aqui. O TC-TSR foi momentaneamente deslocado para Punta Cana na possibilidade de que o ditador venezuelano mudasse de planos.

E tal como ocorreu com o voo do Boeing, a sua ida para um provável exílio a bordo de uma aeronave civil com bandeira de outro país (ainda mais a Turquia, com quem o governo norte-americano tem tido sérias desavenças nos últimos tempos), dificultaria sobremaneira qualquer tentativa de apreendê-lo, com consequências imprevisíveis.

Caso Maduro resolvesse se exilar do país em uma saída negociada, sairia da Venezuela em grande estilo: na configuração adotada pela MNG Jets, o Global Express acomoda até 13 passageiros e dispõe de uma galley completa, incluindo uma pequena adega. A aeronave pode alcançar velocidade máxima de 934km/h e tem alcance de até 11.100km em uma altitude superior a 15.000 metros.

Contudo, Maduro resolveu ainda permanecer no comando da Venezuela e o voo do Global Express TC-TSR terminou por se converter no “expresso da fuga que não aconteceu”.


*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania (NESC-UNISUL) e pós-graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Único colaborador brasileiro regular das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News.

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PauloSollo

Putin quer transformar o palerma incompetente do maduro em um novo marionetes seu como o Assad, e se configura agora como o maior carrasco do povo venezuelano. E se o tiranete maduro ia fugir, então nem de longe tem todo o poder e apoio que procura demonstrar. Vê-se portanto que o inimigo é a Rússia.

Rustam

PauloSollo
Vê-se portanto que o inimigo é a Rússia.

You look funny))))

Thank God that the Brazilian government still has a head and is drawn into an American adventure over the invasion of Venezuela

Você parece engraçado))))

Graças a Deus que o governo brasileiro ainda tem uma cabeça e é arrastado para uma aventura americana sobre a invasão da Venezuela

Victor Filipe

Estamos morrendo de medo dos 500 mercenários sim pode confiar, acredite. vou ligar pro Tio Sam dar uma ajuda com Artilharia, até onde eu sei o Wagner Grup e o Regimento de Artilharia do Exercito americano tem uma historia de amor.

Rustam

Victor Filipe
Estamos morrendo de medo dos 500
——-
Garoto que te disse que existem mercenários? Você quer adivinhar os jornalistas ocidentais?

O Brasil está pronto para atacar a Venezuela? Sob que pretexto? Diga-nos! Você já se inscreveu para voluntários? ))
—–

Who told you that there are mercenaries? Do you want to guess the Western journalists? )))

Is Brazil ready to attack Venezuela? Under what pretext? Tell us! Have you signed up for volunteers?

PauloSollo

Rustam, you look hilaryous,
I´m not saying that Brazil must invade Venezuela. I’m saying that your despot president is directly responsible for Venezuela peoples’s misery.
This is very understable because despots often support dictators.
It´s not like this?

Evgeniy (RF).

A política econômica da Venezuela, Putin ou qualquer outra pessoa da Rússia não controla.

Rustam

PauloSollo
This is very understable because despots often support dictators.
It´s not like this?

Are you talking about military dictatorship in Brazil now? Or about Pinochet’s regime in Chile?


Você está falando sobre ditadura militar no Brasil agora? Ou sobre o regime de Pinochet no Chile?

MadMax666

Lembrando que quando se passar por estrangeiro falando ingles, evitar a expressao “thank God” que e tipica de latino falando ingles, especialmente brasileiro e mexicano. Abs

cirqueira

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Antoniokings

Sonho meu. Sonho meu……

PauloSollo

Sim, mais um sonho seu que desaba Xings…

João Bustos Moreno Neto

Creio que, quem manda hoje na Venezuela São os Russos. Ps militares nao vao perder o porém. Muita grana por lá em petróleo. Se ele fugir levará muito ouro e$$$$.

Sagaz

Militar venezuelano é especialista em tráfico e atirar em civil, no primeiro soar de tiro de outro exército sujarão as fardas.

Ronaldo Índio

No braszil quem manda é o Trump.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Assad não é idiota como Maduro. Assad é filho de Hafez, muito bem formado em universidades inglesas, viajado, aculturado e preparado para substituir o pai ditador, para continuar sendo ditador. E por mais que ele seja ditador, ele ajudou a livrar o mundo de algo muito pior, chamado Estado Islâmico, cujo poder nacional na Síria desencadearia uma epidemia global de terrorismo muito, mas infinitamente pior que a que já existe! Putin tem lá seus defeitos, mas ao menos ele soube identificar o mal menor, porque foi a Rússia que desorganizou o Estado Islâmico que somente depois, foi devidamente atacado pelo… Read more »

PauloSollo

Manter Assad, aliado dos russos, não foi o preço e sim a necessidade. Os europeus queriam oleodutos e gasoduto árabes cruzando a Síria rumo a Europa para se livrarem do quase monopólio russo e Putin não poderia permitir isto pois levaria a Rússia ao colapso.

Rustam

PauloSollo
Manter Assad,

Oleodutos através da Síria? ))) Você pelo menos sabe alguma coisa lá

Jacinto

Fabio,
O Bashar al Assad, originalmente, não tinha nenhuma perspectiva de suceder seu pai Hafez, já que ele era o filho caçula. Ele se formou em medicina e trabalhava como oftalmologista em Londres. Dizem que era um bom médico.
O esperado era que o Hafez fosse sucedido pelo seu filho mais velho (Bassel al Assad), mas este morreu em um acidente de carro em 1994. O Basher al Assad só começou a ser preparado para suceder o pai após este evento.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Mas foi preparado…

Evgeniy (RF).

Se Assad fosse o fantoche de Putin, você nunca teria ouvido falar dos ataques israelenses à Síria.

PauloSollo

Balela, existe o conhecimento e acordo entre Israel e Rússia sobre isto. Israel ataca bases e iranianas e a Rússia não se mete. Porém se Assad usar seus meios AA contra Israel eles serão destruídos e a Rússia também não se mete. O abate do avião russo pelos sírios, apesar dos russos dizerem que a culpa foi dos israelenses, não deu em nada. Os russos querem apenas Assad no poder impedindo os gasoduto árabes em seu território, o resto que se dane.

Victor Filipe

Estão deixando a saída de prontidão, parece que o governo do Maduro não e tão firme quanto alguns aqui gostam de pensar.

Se um mero protesto fez isso, acho que um Strike Grup na costa da Venezuela faz o Ditador venezuelano regurgitar toda a comida ingerida no dia

(Pelo menos assim ele perde algum peso e fica parecido com um Venezuelano atual)

Rustam

Victor Filipe
———

Não tão difícil? )) Eventos recentes e tentativas do fantoche Guaido de deixar de fazer alguma coisa novamente !!

Bem-vindo ao mundo real de Neo)


Not so hard? )) Recent events and attempts of the puppet Guaido to fail to do something again !!

Welcome to the real world of Neo)

Victor Filipe

Guiado é fantoche dos EUA e Maduro da Russia. e dai? não muda o fato de que um Strike Grup parado na costa da venezuela é algo que a própria venezuela não tem como combater e nem a Russia tem como impedir.

Jacinto

Is Russian support for Maduro Regime wise Rustam? You see, Venezuela used to be the richest country (GDP per capita) in Latin América and now It´s the poorest. Almost 90% of the Venezuelan is living beyond poverty line. As 2018, Venezuela GDP (USS 93 Bi) is inferior to Microsoft revenues (US$ 100 bi). Latin American population is very aware that Venezuelans are suffering a lot, and US is using russian support to Maduro to divulge the idea that, wherever Rússia intervenes (Syria, Venezuela), widespread poverty and suffering is to be expected.

Evgeniy (RF).

O que, na Síria, também era a festa da jovem democracia suprimida por Putin?
O problema é que, se você ajudar o “demokartsii” venezuelano agora, ficará ainda pior. E para a própria Venezuela e para os países vizinhos.

Jacinto

Evgeniy
I´m not taking about democracy; I´m talking about quality of life and general well-being of individuals and societies. It´s undeniable that que quality of life, both in Syria and in Venezuela, worsened after Russia suportted both Assad and Maduro. When you think about that old latin adagio “post hoc ergo propter hoc” (a fallacy, for certain) you can easily sustain that Russia support causes it.

Rustam

Jacinto

Diga-me então sobre a qualidade de vida na Líbia após a derrubada do ditador, e especialmente no Afeganistão após a ocupação de 20 anos das tropas dos EUA e seus aliados

))

Evgeniy (RF).

A Rússia e Putin não são responsáveis ​​pelas políticas econômicas de Chávez e Maduro. O fato de que tal política econômica, para dizer o mínimo, é controversa e prejudica a própria Venezuela, não é segredos da Rússia. Isso é totalmente afirmado. Mas Putin não pode ordenar, Maduro, que ele mudaria sua política econômica. A mesma China, ele também não pode dar ordens. A qualidade de vida na Síria despencou após o início da Primavera Árabe na Síria. Putin é palco de uma explosão de islamitas locais? Algo não te diz. Outros países, como a Turquia, participaram da guerra civil na… Read more »

Renato B.

Um movimento desses é tudo o que o Maduro precisa para justificar sua conversa de perseguido e unir a nação em torno dele, Guaidó. Entrar em Caracas vai ser fácil, difícil é a zona que vai ficar depois.

Na prática fica comprovado que não vai existir solução negociada sem incluir russos, chineses e cubanos na conversa.

Davi

Se Maduro fugir pelo ar espero que seja abatido quando entrar em espaço aéreo internacional.
F-18 super hornet é candidato sério para fazer o serviço!

Observador

“Durante uma entrevista à rede de televisão CNN, porém, Pompeo não quis responder se os Estados Unidos iam garantir o espaço aéreo do avião de Maduro em seu trajeto a Cuba. Por várias vezes, repetiu: “O senhor Maduro sabe quais são nossas expectativas.” E concluiu não haver mais saída para uma permanência negociada do líder bolivariano na Venezuela.”
Trecho citado em algumas fontes de notícias.

Renato B.

Sun Tzu básico: “Abra uma estrada de ouro para o inimigo que deseja se render”
Encurralar essa toupeira em Caracas é exatamente o contrário.

Caravaggio

Que besteira, cara.

Rustam

Davi
Se Maduro fugir pelo ar espero que seja abatido quando entrar em espaço aéreo internacional.

He won’t run away, don’t worry about him.

Kkkk

Rodrigo Martins Ferreira

E ai Rustam, o que você acha do seu país estar apoiando um ditador que manda carro blindado passar por cima de gente desarmada ?

Lindo né, cara ?

Depois o Bolsonaro que é ditador…

Antonio Palhares

Caro Rodrigo.
Qual aliado de quem neste jogo, é uma vigem vestal do templo da virtude? Há poucos dias um importante aliado de grande ator mundial cortou cabeças de desafetos em praça pública. Esqueceu do jornalista feito picadinho e desintegrado na embaixada?

Rustam

Rodrigo Martins Ferreira
——-

O que você acha do aliado dos Estados Unidos do Reino da Arábia Saudita, onde as pessoas são cortadas da cabeça e desmembradas de jornalistas?

Mauro Cambuquira

Que pensamento bacana… Os pilotos que estão trabalhando, muitas vezes não sabem qual é a real. Eles têm suas famílias, amigos, um história de vida que não sabemos. Desejar isso é extremamente negativo. Mesmo que seja para acertar o Maduro. Ninguém tem esse direito, de incluir inocentes no mesmo peso da balança de acusação. Isso ainda não é uma guerra.
Por muito menos a moderação da trilogia não deixa o comentário subir.

Jeff

Dano colateral…

cirqueira

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Observador

Acho que ele não está dormindo muito tranquilo esses dias.

Caravaggio

A história do voo procede. A intenção dela pra mim é pura fake news.

Elton

Maduro não comanda mais a Venezuela, quem esta dando as cartas por lá e o Alto Comando que mantém maduro apenas para fazer as aparências.

Nilton L Junior

Parece que a situação na Venezuela só vai ser resolvida quando Russia e China deixarem.

Humberto

China tem um grande peso (pois tem muito dinheiro investido lá), mas a Russia, creio que não.
Maduro é só a ponta do iceberg, ele é a face de um grupo de bandidos, que rouba, trafica na Venezuela, no fundo, ele não manda nos generais e sim o contrário.

PauloSollo

Não me parece que a China esteja exercendo mais influência que a Rússia neste imbróglio porque não é o que os fatos demonstram, porém realmente é possível que maduro esteja desejando cair fora para salvar sua pele mas a cúpula criminosa que o cerca o impede pois não será aceito um substituto saído deles e se maduro cair serão todos enquadrados. A insistência manter maduro pode levar a seu assassinato lá dentro mesmo, independente de seus seguranças russos. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come…

Rodrigo Martins Ferreira

Se tem coisa que chinês sabe fazer é agir nos bastidores…

Eles tem dinheiro de verdade. A Rússia é só o jagunço deles.

Nilton L Junior

Isso também, mas esses dois países são cachorro grande.

Tomcat4.0

São auau grande sim, mas não teriam como(e creio piamente que não gastariam uma fortuna tentando) montar uma task force e atravessar o oceano pra defender um ditador que passa por cima do povo com blindados. Iria ficar na cara,mais ainda, o apoio destes governos a ditaduras envolvidas com bandidagem e afins. E se fossem peitar titio Sam no quintal dele(próximo de casa) seria uma lavada, um verdadeiro passeio.

Ricardo Bigliazzi

Tem que combinar com o povo da Venezuela

PACRF

Precisam garantir o recebimento de toda a grana que o Chaves e o Maduro ficaram devendo para ambos.

Jeff

Aviões caem a toda hora, então não é impossível que o jatinho levando o maduro sofra algum acidente. Só não podem vir dizer que é alguma conspiração.

Antoniokings

Não fale isso, pois deve ter muito mais gente no Brasil torcendo para que um certo avião brasileiro se espatife no chão.
Certeza absoluta.

Heinz Guderian

Uma minoria idiotizada da população sim, normal…

Pampapoker

Sim os vermelhos, adoram fazer as desgraças dos outros…

Antoniokings

Depois de ficarem ‘sensibilizados’ com os cascudos que alguns poucos ‘manifestantes’ venezuelanos levaram, os minions voltam ao normal desejando a morte dos outros.
Assim é melhor.

Pampapoker

Eu não torço para que nenhum avião caia…Mas os vermelhos adoram uma morte, siga a minha ideologia se não seguir…passa o blindado em cima.

João Bosco

Ao que tudo indica, esse falastrão do Maduro não deve demorar muito a cair…. e ele já está pensando em uma rota de fuga confortável. Parece que os russos e os chineses não o apoiam tanto como dizem.

Heitor

Sei não viu… o Guaidó perdeu a mão da situação e falhou… “O que não me mata…”

100nick-Elâ

Esse avião poderia estar lá por n motivos; dizer que seria para “fuga” de Maduro é uma ilação que, no mínimo, só tolos fazem. Em primeiro lugar, se a decisão de fuga se deu por uma negociação e Maduro já estava resoluto a fugir, então nem haveria necessidade da tentativa de golpe de Maduro. Porém, se a fuga se deu pelo medo do golpe ou por Maduro achar que a “casa tinha caído”, imagine o seguinte diálogo entre Putin e Maduro: Putin: Sr. Maduro – você não precisa se preocupar com nada. Apenas faça o que lhe dissermos e fique… Read more »

Sérgio Santana

Sem Nick: tolice seria supor que esse voo ocorreu por acaso. Imaginar que uma tripulação saiu da Rússia pra Venezuela, ficou lá por pouco tempo, seguiu para a República Dominicana, onde pernoitou e no dia seguinte voltou pra Turquia. Vieram pegar ares tropicais ? E tudo isso em meio ao tumulto gerado no dia 30/04, que provocou tamanha confusão no tráfego aéreo ao ponto de provocar, em pleno Oceano Atlântico, o retorno de voos saídos da Europa. Curioso, não ???

Quatzy

Isso é desinformação completa dos EUA. Nunca houve essa possibilidade de Maduro fugir. Na época que a guerra na Síria estava no auge, fabricava informações que Assad estava prestes a se exilar na Rússia.

Sérgio Santana

Os vôos aconteceram…

Sérgio Santana

Quatzy, o Secretário de Estado Mike Pompeo tem falado sobre isso a vários veículos de imprensa. O jato saiu e voltou pra Rússia sem passageiros. Estranho, não ?

Antoniokings

Sérgio Santana.
Bolsonaro e muitos (ou quase todos) que os cercam vivem falando um monte de besteiras e isso não as tornam verdades.
Em tempo de ‘fake news’ e jogo sujo na política, nas redes sociais e etc. é bom ficar muito esperto para essas ‘informações’.
Fica a dica.

Sérgio Santana

Antoniokings, vamos trocar dicas então: leia nas entrelinhas dos fatos…

Antoniokings

Pode ser, mas no campo da subjetividade qualquer conclusão serve.

Quatzy

Qual credibilidade que Pompeo tem? O cara trabalha dia e noite pra derrubar o governo daquele país e criar instabilidade e ainda vai ter credibilidade nas suas afirmações?

Claudio Melo

Essa possibilidade sempre existe. É muito difícil para os protagonistas avaliarem a conveniência de permanecer no território em segurança (Assad, Maduro, até agora) ou ser tarde demais (Saddan Hussein, Muammar Kaddafi). Muito cuidado ao apontar bandidos para qualquer dos lados. Não há mocinhos nessa história. Somente interesses muito grandes, maiores que Maduro ou Assad. Democracia e liberdade tem pouco a ver com isso. Ninguém pensa em levar democracia e liberdade à Arábia Saudita, por exemplo, desde que eles continuem a vender petróleo exclusivamente em dólares.

Adriano Madureira

Diziam que Assad havia se escondido em um navio russo

Thiago Telles

Enquanto fica esse cai nao cai, um monte de gente continua morrendo de fome e por falta de serviços básicos…. Isso é q triste… Vai nao vai.. Cai nao cai…. E o povo simplesmente definhando. Tem q ter uma ação contundente e rápida pois essa lenga lenga pode se arrastar muito tempo.

pedro

O povo do Brasil tá morrendo de fome… O povo do Brasil está falando serviços básicos… Vamos fazer a tarefa de casa primeiro antes de ir caçar confusão na casa do vizinho né?

Luiz

Aqui só tem Bolsonaristas que se alimentam das Organizações Globo para se informarem. Como podem entender tanto de aviação e não entendem nada de política internacional e acreditam nessa mídia podre do Brasil?.

Felipe S

E você pelo visto é mais um esquerdinha de iPhone lutando contra o Satã do norte kkkk

Luiz

IPhone é celular burocrático pra mexer . Prefiro a simplicidade do Samsung. Maduro é um populista e a direita odeia lideres populistas. A mídia,a direita e o governo americano quebraram a cara com o golpista do Guaidó kkkkkkkkkk.

matheus

Cara se os Bolsonaristas tivessem se informando pela Globo o outro candidato é que teria vencidos a corrida presidencial!

Johnny

Essa foi muito boa.

Munhoz

É uma guerra de poder, a Venezuela ?? apostou tudo no petróleo, e este em queda de preços quebrou o país, além do que ela estatizou quase tudo querendo dar uma de comunismo aí espantou os investimentos externos, sendo que foi arrumar encrenca justo com os EUA que eram o principal investidor no país! Os EUA têm medo que os países produtores de petróleo comecem a vender petróleo em Euros ou Yuans, e fazem qualquer coisa para derrubar os governos suspeitos! A Rússia quer atormentar os EUA na Venezuela assim como os EUA atormentam eles na Ucrânia! É o jogo… Read more »

Cristiano

O melhor e mais bem informado comentário que vi até agora.
Tanto Rússia e China abandonaram o comunismo e vai os idiotas líderes venezuelanos partir para essa causa perdida, justo quando se descobriu que a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Deu no que deu. EUA determinam bloqueio econômico ao país e o que já era fadado ao fracasso ganha impulso e a história se abrevia.

Billy

O caudilho só vai cair se a covardia implantada pelo positivismo do clube militar for deixada de lado.

Gerson6

Brasileiro básico ” caiu na pegadinha do Maduro … Aqui após uma reuniãozinha com os milicos informado da munição só para uma hora e dos S300 , o viralatismo mudou de ideia , pulou fora ….

Geraldo

Vc não conhece o Brasil mesmo nós produzimos nossa munição a maior parte nossos mísseis nossos carros de combate( inclusive vendendo para Venezuela) nossas fragratas e cobertas são produzidas aqui nossos submarinos ( inclusive nuclear entra em serviço em 2020 sendo construído no arsenal da marinha) nossos helicópteros na avibras em Itajubá nossos transportes de 5ropas ( kc 390 já ouviu falar) e quem é Venezuela 1300 generais para um exército de 150 mil homens sem disciplina militar pois os generais lá se preocupam com tráfico de drogas e petróleo país que não produz nem papel higiênico acorda o Brasil… Read more »

Rustam

Another fake Western media

I remember in 2015, all the Western media were shouting that Assad was about to run away

The result everyone knows …
—-

Outra mídia ocidental falsa

Eu me lembro em 2015, toda a mídia ocidental estava gritando que Asad estava prestes a fugir

O resultado todo mundo sabe …

Sérgio Santana

“Another fake Western media”. I did not know that State Secretary Mike Pompeo works for media as he has repeatedly mentioned about that possibility in interviews for varied media channels and even during events he has participated.

100nick-Elã

Fake news iniciado por Mike Pompeo e disseminado pela mídia. Veja os argumentos que mencionei em outro post.

pedro

I did not know the Government of USA was famous for always telling the truth…

HMS TIRELESS

Quem mente mais, as democracias ou as ditaduras?

Sérgio Santana

Those who assure they never lie are the worst liars…

Rustam

“Another fake Western media”. I did not know that State Secretary Mike Pompeo works for media as he has repeatedly mentioned about that possibility in interviews for varied media channels and even during events he has participated. — I trust Trump more than this clown – and you listen more to any nonsense! —- Trump called the rumors the words of Pompeo that Maduro wanted to leave Venezuela WASHINGTON, May 2. / Tass /. US President Donald Trump on Wednesday rumored the words of US Secretary of State Michael Pompeo that Venezuelan President Nicolas Maduro allegedly planned to leave his… Read more »

Fernando Jesus

Quando o Maduro cair haverá a necessidade de uma intervenção da ONU para desarmar os milhares de milicianos e cubanos que lá estão. Aí teremos uma noção do tamanho do problema.

Tomcat4.0

E muito provavelmente as forças a fazerem a estabilização na Venezuela sob a égide da ONU serão brasileiras. Os snipers do EB vão ter muitos alvos,infelizmente.

athalyba

Lamentável essa nota, muito mais um fundo de logica para uma fofoca repetida pelas autoridades americanas, em cima de algo absolutamente improvável.

Eu sempre gostei das colunas técnicas do sr. Santana, mas quando ele insiste em se camuflar de repórter, a receita desanda.

Paciência.

Jeff

Maduro está com os dias contados, só não vê quem não quer. Ele já se prepara para uma fuga rápida, e já deve estar com vários milhões em contas bancárias pelo mundo.
A matéria retrata muito bem isso, é uma reportagem investigativa que ligou muito bem rodas estas informações.
Engraçado que na matéria dos jatos russos chegando na Venezuela teve comunistinha de DCE aplaudindo e dando gritinhos. Essa esquerda não se cansa de passar vergonha. Kkkkk

HMS TIRELESS

O pior mesmo é o desrespeito ao autor! Sérgio Santana é escritor conceituado com obras publicadas até pela renomada Osprey Publishing sendo uma das maiores autoridades mundiais em aeronaves de alerta aéreo antecipado. E ainda assim o militante do DCE, que certamente se esgoela pedindo a liberdade do presidiário condenado em três instâncias, se acha mais sabido…

Moral da história: o triste período de 2003 a 2016 empoderou os imbecis no Brasil.

Vagner Peixoto dos Santos Peixoto

Será que esse tal maduro não vê que está sendo manipulado e quem está sofrendo é o povo? Fazer o que, paciência! Só uma intervenção Divina!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Com um BOATO de que havia perdido lideranças militares, Maduro já quase se “empirulitou” da Venezuela, mesmo sendo presidente (ilegítimo) e tendo controle sobre as cúpulas militares.

Ou seja, ele mesmo já não confia em seu próprio “governo”… está duvidando até das sombras de Miraflores.

Antunes 1980

E o sofrimento persiste!
Como disse um ministro, desde 1999 a Venezuela compra até ovos do Brasil e da Colômbia. Eles não produzem absolutamente nada.
Viver exclusivamente do petróleo foi a pior coisa que já fizeram em sua história.
Sobre o Maduro, este não larga o osso, quer dizer; só larga se for morto.
O que eu sinceramente acho quase impossível.

SmokingSnake ?

Maduro desistiu quando soube que o destino era cuba, nem os haitianos querem ir para lá.

Antoniokings

O povo venezuelano deve estar pensando: ‘A situação está difícil. O País está sob embargo. Mas, vai que o Maduro sai e entra um Macri, um Temer ou um Bolsonaro. Melhor deixar como está’.

100nick-Elã

kkkkkkk

Sérgio Santana

Pior do que Maduro só outro apedeuta…

SmokingSnake ?

É, olha o pib per capita da Argentina, ultrapassou o Brasil com o Macri e encostou no Chile. Inflação te subido lá é normal já que o Macri retirou subsídios da energia, estava tudo fortemente subsidiado e mascarado por lá.

OMD

Imperialismo americano mandando mercenários para interferir num país latino americano, absurdo.
Fora Yankees!
opa, espera aí, são russos e cubanos com apoio chinês e turco … viva a revolução
América Latrina onde o lixo do mundo enche a boca dos altivos e ativos camaradas

Antoniokings

E o pior foi ver um General brasileiro na televisão dizer que esteve combinando com os golpistas venezuelanos aquela quartelada patética.

Spartan_7

Cara, sério: Pelo nível de todos os comentários que vc faz aqui na trilogia, não acredito que seu caso seja ingenuidade ou ignorância extrema. Vc nunca tem nenhuma observação inteligente, argumento técnico ou informação útil. Apenas torcida…
Na boa, se vc não está enviando suas Msg de Moscou, Havana ou Caracas, talvez nem tudo esteja perdido. Um conselho: Aqui não o lugar mais indicado para vc tratar seus problemas!

sub urbano

Puro achismo. Pode ser verdade? sim, é plausível. Porém não é um fato. Fato é que o povo Venezuelano conhece bem essa oposição de Direita e por isso votou no Maduro (dos males o menor). Essa gente da oposição não tem responsabilidade social alguma.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Fantasias… Os eventos de 23 de fevereiro (ajuda humanitária imposta) e de 30 de abril (tentativa de golpe) demonstraram que Maduro possui o apoio das FFAA. Guaidó não passa de um pseudo–líder, sem carisma e capacidade real de liderança. Neste contexto Maduro abandonaria o país por qual motivo, se do outro lado exite uma pessoa que não consegue unir o país contra ele? Compreendo que parece ser bastante difícil para alguns entenderem a complexidade da politica venezuelana, daí as formulações de fantasias, mas, para facilitar podemos explicar da seguinte maneira: se Maduro é um presidente impopular que divide o país,… Read more »

Antoniokings

Perfeito César.
Só acrescento que Maduro tem sua imagem enormemente prejudicada pela dificuldades causadas pelo embargo americano.
Já esse Lopez é uma espécie de Aécio de lá e Guaidó seria o Cunha.
De resto, a simpatia do povão venezuelano por Chávez e seu legado é enorme.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Caríssimo autor da matéria publicada… Como um artigo que explica negociações em ouro entre a Venezuela e a Turquia, modo de se burlar as aplicações extraterritoriais das sanções dos EUA, lhe serve como âncora argumentativa no tocante a fantasia de uma fuga despropositada? Todas as afirmações publicadas de aeronaves de motores ligados aguardando Maduro, em vista dos acontecimentos, representam desejos delirantes daqueles que as veicularam, do que um possível retrato da realidade. Guaidó é a liderança rival que todo líder impopular gostaria de ter… Fugir de um incompetente, para quê? Consegue compreender o presente desenho, caríssimo, ou é destes que… Read more »

Jacinto

A questão do Maduro não é sua popularidade ou impopularidade. Popularidade ou impopularidade são elementos de sustentação política em países democráticos; em ditaduras, o elemento de sustentação é o controle das forças armadas porque elas detém o monopólio da força. O que sustenta o Maduro é o seu o controle sobre as forças armadas venezuelanas – ou talvez, mais precisamente – o que sustenta o Maduro é o controle que as forças armadas venezuelanas têm sobre ele.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Bom, eu disse:
“Fantasias… Os eventos de 23 de fevereiro (ajuda humanitária imposta) e de 30 de abril (tentativa de golpe) demonstraram que Maduro possui o apoio das FFAA”.

Guiadó tenta, desesperadamente, trazer para si os oficiais seniors das FFAA venezuelanas e tem fracassado reiteradamente…

Fracassa por não passar confiança, pois é visto como um “moleque de recados” de Leopoldo López, político capaz de provocar aversão maior que o atual presidente, Maduro.

Algo tão simples, mas que não é entendido. Para alguns a realidade só pode ser aceita quando está em conformidade com a sua ideologia.

CESAR ANTONIO FERREIRA

1+1=2. O seu link da Bloomberg discorre sobre movimentações de ouro, entre a Turquia e a Venezuela. Alude sobre a criação de uma empresa apenas para a execução desta movimentação. Daí a uma fantasia sobre fuga cinematográfica de Maduro vai uma distância enorme… Postar esse link, que nada explica em relação a matéria aqui postada é infantil, além de ser um ato desnecessário, de relativa hostilidade para com os seus leitores. Ademais, a Turquia não é a única nação que está realizando operações triangulares para a Venezuela poder burlar as restrições extraterritoriais dos EUA: Rússia e Irã também o fazem…… Read more »

Cel Heraclides

Sabe quando certo País vai ter peito para algum combate?
“Quando o morcego doar sangue e o saci cruzar as pernas” – Saudoso B. da silva.

DENYS

Rússia não tem logistica para da apoio em um possivel guerra do Estado Unidos com Venezuela.

Quatzy

Vc que pensa. Tem Cuba alí pertinho.
Nunca se deve subestimar seus adversários numa possível guerra. Além da Rússia, tem China pra prestar apoio.

Lynx

Tá divertido isso aqui. Vou até abrir mais uma cerveja… temos um russo (ou que se passa por um) falando em ditadura e democracia (cmo se ele soubesse o que é democracia), um aloprado que chama de “levar cascudos” o que já resultou em 5 mortos, um sem-noção que acha que bolsonaristas assistem a Globo (devia estar fazendo um tour em Marte desde o primeiro turno das eleições) e por aí vai… e quem bebeu fui eu! Kkkkkkk

Rustam

Claro, abra-se! Vá ao carnaval! Não estou falando da ditadura de Maduro, mas dos herdeiros da ditadura militar no Brasil! Eu acho que eles sabem mais sobre isso! Sim, ao mesmo tempo que eles falam sobre fantoches americanos na América Latina, é muito interessante! Pode ser visto nos livros didáticos russos que nos é dito de forma diferente))) ——— Of course, open up! )) Go go to the carnival! I am not talking about the dictatorship of Maduro, but the heirs of the military dictatorship in Brazil! I think they know more about it! Yes, at the same time let… Read more »

guest

Vocês realmente acham que aquela palhaçada, reconhecida até por membros do governo brasileiro como um fracasso, amedrontou Maduro a ponto de ele querer fugir?