Home Aviação de Caça A relação entre o real estado do poder militar venezuelano e a...

A relação entre o real estado do poder militar venezuelano e a misteriosa estadia do Boeing 777 da empresa russa Nordwind

9291
76
Boeing 777 da Nordwind pousado no aeroporto Simon Bolivar na Venezuela
Boeing 777 da Nordwind pousado no aeroporto Simon Bolivar na Venezuela – Foto: Reuters

Sérgio Santana*

Poucos assuntos – se é que algum outro chegue a esse nível – tem despertado tantas reações antagônicas nas relações latino-americanas recentes quanto à crise no governo venezuelano.

Nos últimos dias surgiu um curioso ingrediente à questão, cujas raízes dispensam explicações porque já são de amplo conhecimento público: a estadia, no Aeroporto Internacional Simon Bolivar, do Boeing 777-2Q8 (ER), de matrícula nacional VP-BJG e operado pela companhia aérea Nordwind de bandeira russa, após um voo sem escalas com duração de 11h26min originado do Aeroporto Internacional de Vnukovo, na Rússia, do qual decolou em 28 de janeiro do presente ano.

“O voo do ouro”?

A Nordwind opera voos fretados (“charter”) e a Venezuela não consta dentre os seus destinos para o Hemisfério Sul, embora ofereça serviços para localidades em Cuba e Jamaica.

Outro detalhe surpreendente do voo é que, à exceção de duas tripulações completas, o VP-BJG não trouxe passageiros.

Na configuração adotada pela empresa, que possui seis exemplares do mesmo tipo na sua frota, o Boeing 777-200ER transporta até 440 passageiros. Os seus três compartimentos de bagagem, sob o piso principal, podem levar até 32 containers do tipo LD-3, totalizando 56.925kg, capacidade esta que pode ser substancialmente elevada na ausência de passageiros, embora fique longe do peso máximo de decolagem, da ordem de 297.000kg.

Considerando o histórico recente das idas e vindas do presidente Nicolás Maduro no afã de manter-se no poder, que tem incluído disposição de dialogar com o seu opositor Juan Guaidó e mesmo com o governo norte-americano (com o qual chegou a romper relações diplomáticas), ambas as tentativas tendo resultado em fracasso.

Não é difícil acreditar que a estadia do Boeing russo esteja mesmo a serviço do rumor mais atual sobre o assunto: a de que representaria um meio de transporte de Maduro e do seu círculo mais próximo de colaboradores para um exílio, junto com as reservas de ouro em seu poder, estimadas em 20 toneladas, na iminência de ser impossibilitado de continuar no comando do país, seja por uma guerra civil, um golpe militar ou uma intervenção estrangeira.

E que meio mais apropriado para isso do que uma aeronave comercial de bandeira russa, com alcance superior a 14.000km e capacidade comprovada de operar com apenas um dos seus dois motores por mais de 5 horas?

Sukhois Su-30MKV da Venezuela
Sukhois Su-30MKV da Venezuela

O real estado das forças armadas venezuelanas segundo uma testemunha ocular altamente especializada

Este mesmo rumor encontra ainda mais fundamento quando o real estado das forças armadas venezuelanas é analisado.

É fato incontestável que as mesmas estão equipadas com os mais letais sistemas de artilharia antiaérea da América Latina, reunidos no “CODAI” (Comando de Defensa Aeroespacial Integral), espalhados pelas regiões Oeste, Los Llanos, Central, Oriente e Guayana e organizados em seis Brigadas de Defesa Aérea. Dentre estes se destacam os Almaz Antey S-300VM Antey 500 (SA-23 “Gladiator”), capazes de atingir alvos distantes 200 km e voando a 30.000m de altura; os também Almaz Antey S-125 Pechora (SA-3 “Goa”), para objetivos a 80km de distância e 18.000m  e, finalmente, os NIIP Buk M2 (SA-17 “Grizzly”), projetados para destruir alvos a 50km de distância e deslocando-se a 25km de altitude.

Também é indiscutível que a Força Aérea da Venezuela dispõe de uma das mais capazes aeronaves de caça e ataque do continente americano, na figura de 23 Sukhoi Su-30MK2V (“Flanker-G”).

Contudo, em que pese o valor dissuasório e a tecnologia avançada de tais sistemas, estes dependem tanto de recursos humanos treinados para operá-los quanto de recursos financeiros para mantê-los em condições de combate e assim atingirem plenamente a finalidade dos seus projetos.

Mas a realidade atual enfrentada pelas Forças Armadas daquele país vai na contramão das especulações que geralmente permeiam o tema.

Sukhois Su-30MKV e seu armamento

Em conversa com Santiago Rivas, o maior especialista argentino em Defesa (sendo colaborador de várias publicações especializadas e autor de diversos livros na área, além de analista para a Argentina da famosa organização Jane’s) e que esteve na Base Aérea El Libertador há algum tempo, o autor deste texto soube que o moral das tropas era baixíssimo e o treinamento pobre, não havendo sequer disposição para o combate. O especialista acrescentou que os sistemas sofriam de má manutenção e consequentemente baixa operacionalidade e que no geral as defesas venezuelanas não resistiriam a sequer uma hora de ataque com mísseis de cruzeiro ou anti-radiação, com as bases sendo destruídas em bombardeios e que apenas um par de “Flankers” seria capaz de decolar, sendo em seguida facilmente abatido.

Santiago Rivas também adiantou que duvida da existência de um sistema de comunicações militares e que os já mencionados sistemas S-300 podem ser facilmente anulados, caso estejam operacionais, tanto por forças especiais quanto por ações de guerra eletrônica, levadas a efeito por uma provável coalizão.

Considerando o estado de coisas descrito acima e as prisões, levantes e deserções de militares venezuelanos que tem havido em tempos recentes, não será surpresa se Maduro resolver tomar o caminho do exílio a bordo do Boeing 777 da Nordwind Airlines, junto com a sua fortuna em ouro.


*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL), pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania (NESC-UNISUL) e pós-graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Único colaborador brasileiro regular das publicações Air Forces Monthly, Combat Aircraft e Aviation News.

76
Deixe um comentário

avatar
29 Comment threads
46 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
49 Comment authors
joséWagnerBascheraDr. MundicoJones Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Matheus
Visitante
Matheus

Putin garantindo os bilhões que a Russia investiu nos ultimos anos.
Quem acreditava que aquela fábrica de Kalashnikov iria sair do papel devia estar delirante.

Alison
Visitante
Alison

Não vi ninguem fugir… kkkkkkkkkkkkkkkk

Marcos
Visitante
Marcos

Calma, o Masburro não vai embora. O que foi embora foi o ouro da Venezuela. Saiu uma notícia há menos de 2 horas que a Venezuela “vendeu” mais 15 toneladas de Ouro para outro país.

E assim os Yankees vão roubando as riquezas da Venezuela

A Rússia e os Emirados Árabes Unidos levaram quase 50 toneladas de ouro em menos de 1 semana

Malditos Yankees

Brunow basillio
Visitante

Turquia levou uma boa quantidade de ouro Venezuelano também ..
Apesar das conspirações de Maduro fugir para a Rússia o local mais provável é Cuba , e o avião pode ser para transportar as centenas de Russos que trabalham na Venezuela caso ocorra uma guerra civil ; Gazprom , Rosneft e outras empresas russas operam na Venezuela …

BILL27
Visitante
BILL27

O avião ja foi de volta para Moscou

Alfredo Araujo
Visitante
Alfredo Araujo

Os caras negativando seu comentário, achando q vc está REALMENTE colocando isso na conta dos EUA… rs

Leonardo Gama
Visitante
Leonardo Gama

Acho que não entenderam a ironia….kkk

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Nada como um dia após o outro,hahaha, a super mega fodastica ,conforme os MAV’s, forças armadas e meios da Venezuela estão lá, mas sem operacionalidade, 23 Flanker’s pra 2 pares poderem decolar e a galera sem treinar decentemente.
Se tiver tumulto vai ser uma lavada. Um PA do tio Sam em poucas horas faz o serviço.

Doug385
Visitante
Doug385

A Grande Mãe Rússia vai cuidar muito bem do tesouro do povo venezuelano. Isso aí é apenas para que o ouro não seja roubado pelos imperialistas do norte. Tão prontamente a democracia seja restaurada na Venezuela por um novo governo popular aos moldes de Chávez, esse ouro será devolvido ao grande povo venezuelano.
Yankees, Go home!

Rui chapéu
Visitante
Rui chapéu

Isso foi ironia ou vc realmente acha isso?

Doug385
Visitante
Doug385

Ironia, amigo. Jamais compartilharia essas idéias doentias.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Shit!!! Those Ruskies took our gold!!!

Maus
Visitante
Maus

Defende que o povo venezuelano continue comendo carne podre, cachorros e pombos? Verme asqueroso.

Doug385
Visitante
Doug385

Pessoal, foi uma ironia. Também acho esse tipo de pensamento coisa de gente com problema mental, Mas infelizmente há muitos que pensam assim, inclusive frequentadores deste espaço.

Leonardo Gama
Visitante
Leonardo Gama

A grande mãe Rússia está cobrando caro pela proteção ao Masburro…

Jones
Visitante
Jones

Alguem de bom senso, ha cérebro em alguns comentários. Parabens Doug385

Antunes 1980
Visitante
Antunes 1980

Vai ser idêntico a invasão americana em granada em 1983. Vai durar no máximo 15 dias a queda do exército venezuelano.
Qualquer guerra é definida pela motivação, o que convenhamos não existe na Venezuela fragilizada pela fome e escassez de todo tipo de material.

Humberto
Visitante
Humberto

Creio que os americanos possam destruir uma boa parte da infra-estrutura e tentar decapitar os governantes da Venezuela em pouquíssimo tempo (em menos de um dia), mas dai invadir o pais é uma outra história. A invasão de Granada, estava no cenário da guerra fria e tinha como a desculpa, resgatar estudantes americanos de lá, com um plus que existia um grande número de militares cubanos, ou seja, era mais fácil o público americano deglutir esta invasão (pois existe gasto, desgaste e perda de equipamentos sem contar as baixas). Já uma invasão na Venezuela é bem mais complicado justificar, um… Read more »

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Por ai é, amigo.
Comparar Venezuela com Granada é como comparar Brasil com Barbados.
O Chavismo tem o apoio da imensa parte da população, a qual está armada e organizada em unidades de combate.

Joao Moita Jr
Visitante
Joao Moita Jr

Aqui está a realidade do nosso pensamento militar com relação a Venezuela. Todos sabemos que poderiamos derrotar as FFAAS venezuelanas em tempo record. Mas ai começaria a ocupação, aonde teriamos que lutar contra uma imensa milicia comunista altamente motivada, apoiada pela Russia, em uma selva tropical. Será que já vimos esse filme antes?
O Modelo a seguir será o da Nicarágua.

MFB
Visitante
MFB

A verdade é a seguinte: Em que pese o investimento feito inicialmente em equipamentos avançados, a Venezuela não consegue manter e muito menos operar com a minima competência os equipamentos. Ja tivemos exemplos de belissimas aeronaves russas fracassando miseravelmente diante de forças profissionais no Oriente médio. Israel que o diga. É o famoso “dente de ouro na boca de mendigo”.

MFB
Visitante
MFB

Não só aeronaves, para complementar o argumento.

Bruno
Visitante
Bruno

Esse post vai ser dos bons! Vou pegar aquela pipoca e um molho da hora que eu comprei!
Galera vai sair faiscando!

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Não esquece a Coca-Cola muchacho!!!rs

Flamenguista
Visitante
Flamenguista

Rússia ou China… quem estiver apostando nesse “pangaré” vai perder dinheiro!!!

Joli le Chat
Visitante
Joli le Chat

“… embora fique longe do peso máximo de decolagem, da ordem de 297.000kg.”

Não nos esqueçamos do combustível nesta conta…

Sérgio Santana
Visitante
Sérgio Santana

Claro que não esqueci, Joli. Mas quis me deter no foco do texto, ignorando questões que nada tinham a ver com ele, tais como balanceamento da aeronave, alcance de máxima performance e etc…

Elton
Visitante
Elton

Saiu no jornal que o parlamento europeu reconhece o líder da oposição na venezuela como presidente oficial.Armas clandestinas Ak47 e TOW atravessando a fronteira para os opositores em 3,2,1….Síria 2.0

MFB
Visitante
MFB

Não sera nunca uma nova Síria. Lá a situação é muito mais complexa, a Venezuela é brincadeira de criança perto da crise no Oriente médio.

Elton
Visitante
Elton

Tomara que seja igual o Egito .e Maduro acabe igual o ditador de lá.

Doug385
Visitante
Doug385

Prefiro que ele termine como Kadhaffi.

Blind Mans Bluff
Visitante
Blind Mans Bluff

Usurpador. E pensar que muitos brasileiros apoiavam e ou apoiam parasitas desse naipe.

Alessandro
Visitante
Alessandro

Maduro runner, correr e morrer.

PauloSollo
Visitante

Além de arrasar completamente com o país e relegar seu povo a miséria absoluta, o flagelo bolivariano ainda entrega as reservas de ouro para outros déspotas. E tudo isto começou lá atrás quando o povo venezuelano cometeu a tolice de conceder a primeira eleição a Chaves. Da pior forma a America Latina tem aprendido que o populismo socialista é o engôdo mais nefasto que há. Vamos aguardar que Bolívia e Cuba tomem o mesmo caminho para que a AL se veja livre desta praga.

Joao Carlos
Visitante
Joao Carlos

Não se esqueça da Nicarágua… e agora do México e do Uruguai com seus eternos socialistas de araque.

Emerson
Visitante
Emerson

Melhor para os outros que para os EUA. Tomara que Rússia e China comandem também as reservas, para que a economia da Venezuela volte, e que os EUA tomem no olho do tonho, gastando uma fortuna, como na Síria, e chupando o dedo no fim.

josé
Visitante
josé

quando os “não socialistas” deixam de fazer o dever de casa, investindo o dinheiro do petróleo para desenvolver o país, melhorar educação, o nível da população, os populistas apresentam-se como salvadores da pátria. e quem pode censurar a população? muito petróleo e uma população pobre, sem acesso a bens materiais e crescimento de qualidade de vida, deu no que deu. o “socialismo” venezuelano é igual ao cubano. só tem nome. é uma ditadura mal disfarçada com quadro de marx na parede e muito tráfico embaixo dos panos. e agora damos espaço ao populismo de “direita”, que entra no mesmo caminho… Read more »

Cangaceiro
Visitante
Cangaceiro

42.500,00 USD o Kg do Ouro
20 Toneladas = 850 Milhões de Dólares ou 3 bilhões de reais!

MFB
Visitante
MFB

Vai dar para o Maduro comer muitos bifinhos na Turquia com seus companheiros de luta na América do Sul.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

Com Jean Wyllys junto?
=D

Brunow basillio
Visitante

Paga nem 10% que os Russos investiram lá..
A muita conspiração sobre isso , jamais os Russos iria trocar uma bagatela desta pelos poços de petróleo e campos de gás que compraram na Venezuela , melhor ficar com o nome limpo , e conseguir usufruir dos investimentos…

Doug385
Visitante
Doug385

Nome limpo hahaha…

Brunow basillio
Visitante

VC pensa “raso” por isso não entendeu meu comentário ….

Dudu
Visitante
Dudu

Em suma Maduro-assuma suas sandices e suma no sumidouro de sua maldade.

Carcará 01
Visitante
Carcará 01

Sérgio, 440 pax num B772??? Isso é um navio negreiro é?? Putz…

Quanto a Maduro, bem, o cara tá roubando um país na cara dura e ninguém faz nada…

Sérgio Santana
Visitante
Sérgio Santana

Pois é, Carcará…Lembra os 737 da Gol.

Carcará 01
Visitante
Carcará 01

Eu so voo na premium e gosto muito… rsrs

Clésio Luiz
Visitante
Clésio Luiz

Essa foi selvagem. Toma um joinha ae.

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

O pessoal da CIA ja devem estar a par de tudo com semanas de antecedência , como eu gostaria de ver as conversas nos bastidores entre Russia , Eua China etc.

jomado
Visitante
jomado

Verdade,eles jogam nos bastidores!

Martinuzo
Visitante
Martinuzo

Se o Maduro escolher o diálogo, conseguindo anistia, e participar do período de transição, dificilmente as raízes do chavismo vai abandonar a Venezuela.
Quanto ao estado dos equipamentos militares mesmo se estivessem 100% operacionais pouca diferença faria, uma vez que estamos falando do EUA do outro lado da mesa.

Carlos Alberto Soares
Visitante
Carlos Alberto Soares

Já era, questão de tempo.

Billy
Visitante
Billy

Os operadores do grupo wagner são especialistas em defesa anti-aérea e aviação. A EB criou um GAAE e a FAB moveu um grupo de caça pra Manaus por nada?

JPC3
Visitante
JPC3

Os wagners são especialistas em defesa anti-aérea e aviação?

Doug385
Visitante
Doug385

Também devem ser especialistas em retomada de instalações, como refinarias, por exemplo.

Tutu
Visitante

Kķkkk, sequei

MFB
Visitante
MFB

Segundo o companheiro antônio, russos são especialistas em tudo.

Jagderband#44
Visitante
Jagderband#44

é “cumpanheru”

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

São, pra nossas tropas, apenas alvos pros atiradores de elite do EB !!!

Rene Dos Reis
Visitante
Rene Dos Reis

Enquanto o idiota estava fazendo mal apenas pro seu povo e falando m contra os Eua tava tranquilo, depois que começou a pousar os TU e falar em base Russa brincou né.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Será que esse avião não trouxe os “mercenários guerrilheiros ninjas russos e voltará vazio pois os mesmos estão determinados em morrer pelo bolivarianismo”??? Brincadeiras a parte, o povo Venezuelano apenas deseja viver em paz, com três refeições diárias e podendo se limpar com dignidade quando forem ao banheiro. Como já foi dito aqui por varias vezes, “e tem gente que ainda defende esse tal de Maduro e seus asseclas”. Esses caras roubaram muito, a Venezuela é detentora de uma das três maiores reservas de petróleo do Mundo (estou colocando dentro das “3” pois nem tive a curiosidade de pesquisar, se… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER
Visitante
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Guaidò, que é socialista, já declarou que vai preservar os interesses russos e chineses no país e que inclusive, conta com estes países para reconstruir a Venezuela. Como é nítido que o regime está se desfazendo, em pouco Russia e China talvez até darão apoio para o Chavismo, mas a tendência é que seja apenas de propaganda, na prática, farão nada para manter a ditadura.

Carlos Campos
Visitante
Carlos Campos

não pode nem mais ser irônico nesse site, que chatice!!!

Carlos Gallani
Visitante
Carlos Gallani

Daqui a pouco aparece um tal de Toninhoreis falando um monte de asneiras!

100nick-Elã
Visitante
100nick-Elã

Quem roubou o ouro da Venezuela foi a Inglaterra, não a Rússia.

E isso é fato concreto, não especulação e “achismo”.

sub urbano
Visitante
sub urbano

Maduro está politicamente morto. De qualquer forma, quem tiver a foto de Chavez como plano de fundo na campanha ganha a eleição na Venezuela. Apesar de tudo o Artigo é cheio de falácias. Os militares venezuelanos treinam mais que os brasileiros e o material bélico é mais novo. Os militares venezuelanos estão no topo da pirâmide social daquele país, para eles não faltam recursos, é como o Judiciário aqui no Brasil. Vamos ver se o Bolso paga pra ver se os paióis bolivarianos não estão cheios rs.

JPC3
Visitante
JPC3

Os militares venezuelanos treinam mais que os brasileiros?

Perdão, mas todo mundo que conhece um pouco das forças armadas deles diz o contrário

Você leu a matéria do Naval sobre os submarinos deles?
Esse é apenas um exemplo.

JPC3
Visitante
JPC3

“”estão no topo da pirâmide social daquele país””

Talvez você se refira aos generais e comandantes, não às tropas em geral.

A situação está tão preocupante que foi preciso chamar mercenários russos para proteger o Maduro. Sinal que ele não confia mais em ninguém por lá.

JPC3
Visitante
JPC3

“”Vamos ver se o Bolso paga pra ver se os paióis bolivarianos não estão cheios rs.””

Besteira…..

Delfim
Visitante
Delfim

Para quem não sabe, durante a Guerra Civil espanhola os republicanos socialistas pediram ajuda à mãe-URSS. Stálin concordou mas pediu uma fortuna em ouro. Ouro dado, encostou um navio cheio de Polikarpovs I-15 e I-16, que garantiram a superioridade aérea até a chegada dos caças alemães e italianos.
Malandramente os soviéticos deram no pé antes do previsto. O ouro logicamente não foi devolvido.

Rafael M. F.
Visitante
Rafael M. F.

3/4 das reservas de ouro da Espanha, para ser mais preciso.

josé
Visitante
josé

essa história cheira ao famoso “ouro de moscou” dos tempos do regime militar. fake news.

Dr. Mundico
Visitante
Dr. Mundico

Evidente que esse avião não vai levar Maduro para a Rússia, pois lugar de socialista fracassado é em Cuba, Nicarágua ou Coréia do Norte. O maior problema da Venezuela não é Maduro e sim o aparato militar que o mantem no poder. Os militares venezuelanos são os fiadores do bolivarianismo, simples assim. Esses infames são os verdadeiros responsáveis por toda a desgraça e miséria que se abateu sobre o povo venezuelano, massacrado com disciplina e eficiência militares. Implantaram esse nacionalismo demente de raiz socialista em troca de muita corrupção, seja em forma de privilégios ou com fortes indícios de participação… Read more »

Baschera
Visitante
Baschera

Há muito…muito tempo atrás, ao me encontrar com “jessssuis” o propheta, ele me ensinou:
“Ter, não significa manter e operar”.

Sds.

Wagner
Visitante
Wagner

Kkkkkkk valeu ler todos os comentarios para chegar no teu! Kkkkkk o melhor! Abç