Movimentação de sistemas de mísseis S-300 da Venezuela e a possível conexão com a chegada de assessores russos

221

Sérgio Santana*

Nas últimas horas foi amplamente noticiado por vários veículos especializados que o governo venezuelano deslocou elementos de uma das suas três baterias de mísseis antiaéreos de longo alcance S-300VM operadas pelo “293º Grupo de Mísseis de Defesa Antiárea Comandante Supremo Tenente-Coronel Hugo Chávez Frías” e normalmente baseadas na Região Estratégica de Defesa Integral de Los Llanos para a Base Aérea Capitán Manuel Rios, no Estado de Guarico.

Este deslocamento vem na esteira da chegada, no último sábado, de duas aeronaves russas, um quadrijato de passageiros Ilyushin Il-62M “Classic” (registro RA-86496) e outro de transporte Antonov Il-124 “Condor” (registro RA-82035), repetindo o tipo de “visita” que já ocorrera em dezembro de 2018 e foi mencionada aqui.

Entretanto, ao contrário daquele voo, marcado pelo mistério, em relação a este mais recente sabe-se que vieram a bordo do Ilyushin Il-62M pelo menos 99 passageiros (incluindo o General Vasily Tonkoshkurov, Chefe do Estado-Maior das Forças Terrestres da Federação Russa e Primeiro Vice-Comandante-em-Chefe das Forças Terrestres daquele país), bem como cerca 35 toneladas de equipamentos, transportadas pelo Antonov, que inclui suprimentos não apenas para os recém-chegados, mas também para outros da mesma natureza já presentes no país.

Rumores sobre a capacidade operacional das Forças Armadas venezuelanas são frequentes como publicamos aqui que o nível de treinamento das tropas é baixo, sem esquecer das muitas deserções ocorridas recentemente, quando da tentativa de passagem de caminhões com remédios e alimentos a partir das fronteiras brasileira e colombiana.

Sukhois Su-30MK2V da Venezuela

Assim, o governo venezuelano sabe que não conta com a lealdade absoluta por parte das suas tropas e dentre os passageiros recém-chegados é possível que haja operadores adicionais da companhia militar privada “Vagner”, administrada diretamente pelo Kremlin e destinada a missões especiais que exijam sigilo máximo e descartem qualquer vínculo com o governo russo e mesmo dos muitos sistemas de armas russos operados pelas Forças Armadas da Venezuela, dos já mencionados S-300VM a tripulantes dos Sukhoi Su-30MK2V “Flanker-G”.

Isso teria um efeito duplo: melhorar a operacionalidade de tais sistemas e também resultar que num hipotético ataque norte-americano houvesse cautela redobrada, pois haveria o risco de baixas russas, o que elevaria o conflito a outro patamar. A presença de um oficial da patente do General Tonkoshkurov é um indicador inequívoco desta intenção, além de demonstrar o nível de comprometimento do governo russo com a causa venezuelana.

O mesmo tipo de atitude já se fez presente no conflito em território sírio, com o qual a situação na Venezuela se assemelha a cada novo movimento das duas partes antagônicas.

Sistema de defesa aérea S-300, conhecido como SA-10 Grumble pela OTAN

*Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL). Pesquisador do Núcleo de Estudos Sociedade, Segurança e Cidadania (NESC-UNISUL). Pós-graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Autor de livros sobre aeronaves de Inteligência/Vigilância/Reconhecimento. Único colaborador brasileiro regular da Shephard Media, referência em Inteligência de Defesa.

LEIA TAMBÉM:

AN-124 na Venezuela
AN-124 na Venezuela
Subscribe
Notify of
guest

221 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André Bueno

Aumentando a pressão.

Antunes 1980

Nossas forças especiais de selva, o 1° Batalhão de Infantaria de Selva (1° BIS) e a 3ª Companhia de Forças Especiais, Unidade de elite do Exército Brasileiro na Amazônia já estão atuando de forma efetiva na nossa fronteira com a Venezuela?
Não dá pra deixar os mercenarios russos agirem indiscriminadamente na região.

Fila

Mas o que eles poderiam fazer do nosso lado da fronteira?

Antunes 1980

Não deixar eles se infiltrarem pro nosso lado ?
Ou você acha normal mercenarios russos atuando em nosso território?

Brunow Basillio

E por que eles se infiltraram no nosso território ?
O problema deles é do outro lado da fronteira, não no Brasil..

Pampapoker

Exemplo… Reconhecimento de terreno, quem garante que não entrem em território nacional para obtenção de fotos como conhecimento de infra-estrutura civil e militar.

Antoniokings

Não há necessidade dos russos fazerem isso.
O EB negou, taxativamente, o uso do nosso território para fins bélicos contra a Venezuela.

Anderson

Já ouviu falar em retórica? Lembrem-se, isso envolve algo chamado estratégia, e quando se utiliza dessa ferramenta, ninguém diz o que realmente irá fazer. Blefar é uma das armas do jogo. Se alguém aqui já leu ao menos “O Príncipe” de Maquiavel, saberá que isso é o mínimo. Quanto mais as pessoas que tomam decisões a Nível Estratégico num país, será que eles se aperfeiçoaram em Fóruns de internet? (sem querer ofender ninguém, é claro, até porque não sou expert em estratégia nem em nada que envolva a arte da guerra, até porque aqui neste fórum, por exemplo, há muitas… Read more »

Cristiano GR

Para isso usam satélites e aviões a grande altitude.

Victor Filipe

Que são virtualmente inúteis para reconhecimento de uma mata fechada como a amazônia.

em uma floresta tão densa a questão é conhecer as trilhas que ficam escondidas em baixo das copas das arvores.

boa sorte para os Russos aprenderem a reconhecer cada especie perigosa da amazônia, eles vão precisar KKK

Brunow Basillio

Mercenário Russos já atuaram em áreas de florestas na África…Mas acredito que, os que estão na Venezuela são apenas para dar algum apoio técnico ao exercito Venezuelano…

Felipe

na verdade já existem dispositivos que permitem um sensoriamento detalhado do terreno por baixo da vegetação, que inclusive o nosso exército usa. essa conversa que não dá pra conhecer as trilhas por causa da copa das árvores caiu por terra faz tempo.

Alfredo Araujo

Belo exemplo !

Helio Eduardo

Eles possuem satélites….. para que arriscar ser descoberto, abrir uma crise diplomática sem igual e, de quebra, perder um parceiro comercial para “reconhecimento de terreno” em meio à Floresta Amazônica????

Cristiano de Aquino Campos

Quem vem da selva não e o problema. O problema e quem desce pelo aeroporto internacional.
Se a venezuela quiser eles colocam facil equipes armadas com iglas espalhados pelo pais prontos para abater nossos aviões civis.

José Simão de Bastiani

Vai respingar aqui.
O Brasil, é tropical
Os países vizinhos são invejosos

Munchen

Brasil só tem q parar de fazer a vontade dos americanos só isso

jose luiz esposito

Mais um, os países vizinhos são invejosos ! Invejosos de que ? Invejosos , prováveis inimigos e que já interferem aqui com suas ONGs , utilizando brasileiros venais e ou idiotas , são os europeus do oeste ( França , Alemanha , Reino Unido ) , mas os EUA . Porém para brasileiros que nada conhecem , nunca saíram do Brasil , e se saíram foram para a Orlando para ficarem mais bobos ;para estes , os nossos vizinhos , são invejosos , perigosos ,podem nos atacar, são nossos inimigos , etc , claramente demonstrando que não se preocupam em… Read more »

Celso

Si tem algum invejoso e o governo Brasileiro simetendo numa querra que não e nova os americanos estão de olho grande no petróleo Venezuelano (lembra do Iraque então sai fora Brasil o próximo somos nós sofrer sansões americanos

Joao Luiz Elias

Kkkkkkk

Felipe

E o que os mercenários estão fazendo de errado?

Pampapoker

Sugestão de leitura… Leia guerra sujas.e veja como funciona esse mundo.

Carlos Campos

Primeiramente te digo que não dá para fazer nada quanto a eles lá, sobre se infiltrarem aqui, é difícil, segundo os Russos atuam aqui, assim como os Americanos/CIA, UK/MI6 e etc por meio das embaixadas, mesma coisa lá na Venezuela, tem brasileiros infiltrados por meio de embaixadas, quanto a agentes em operações especiais nunca saberemos quantos tem e nem o que fazem.

Cristiano

Kkkkkkkk

jose luiz esposito

Bobo e Rico , riem a toa !

Cinturão de Orion

Os BIS não são Unidades de “Elite” (FE, Comandos, . São Batalhões que formam anualmente/corriqueiramente Combatentes “Básicos” e de “Qualificação” do EV – Efetivo Variável, como quaisquer outros Batalhões de “Armas” do País. Não é o “… de Selva” (ou o “… Infantaria Blindada”, ou o “… Cavalaria Mecanizada”, ou o “… Artilharia de Campanha”, etc.) que caracterizam ser de Elite.

Cinturão de Orion

… (FE e Comandos sim, são “de Elite”).

Alfa BR

1º BIS sim pode ser considerado de elite. Creio que mais uns dois BIS que compõem a FAR do CMN e CMA possam ser considerados. Os restantes são como você falou mesmo.

Inclusive conheço um cujo pelotão de morteiros médios não tem morteiros…

Felipe

o 1º de manaus é força de ação rápida…

jose luiz esposito

ELITE em que ?

Mikhail Bakunin

Vai tocar flauta na praça

Jean Jardino

Cara vc eh doente, vai se tratar.

Claudio Moreno

Por isso volto a gente dizer que ter não significa operar. Porém não posso ser idiota e negar a capacidade que a Venezuela adquirirá com a ajuda da Rússia. O Brasil lamentavelmente tem um ou dois elos fracos diante do suposto cenário contra a Venezuela: Nossa força aérea tem uma capacidade combativa muito aquém do desejado (mesmo que dúzias e dúzias de F16 ou F18 chegassem agora ia FMS , ainda assim estaríamos na mesma situação, pois o treinamento é doutrina de emprego é parte integrante e importante) O segundo elo está na ausência de uma cobertura antiaérea de média… Read more »

Tomcat4.0

Tem que cortar este mal agora, ficar só olhando não resolve e os efeitos desta merda toda só se agravam e pior, o povo venezuelano tá comendo o pão amassado pelo cão cada vez mais e pior. Este papo de não temos nada a ver com isso tá ficando feio, queremos ser grandes e influentes ? eis uma oportunidade de fazer história se mostrando como um verdadeiro e o maior player da AL.

Antonio Palhares

Tomcat4.0
Existem mais de um milhão de pessoas no Rio de Janeiro vivendo em áreas tomadas pelo tráfico de drogas e milícias. Como um estado paralelo, sem a minima presença do estado oficial no Rio De Janeiro. Nossas fronteiras totalmente escancaradas para marginais criminosos entrarem e fazerem o que quiserem. Uma situação de corrupção endêmica. Acho que temos muito que fazer na nossa casa. Que os Venezuelanos se resolvam.

Tomcat4.0

Infelizmente é mais fácil conseguirmos apoio pra ajudar ao povo venezuelano que a nós mesmos devido a tanta gente que defende bandido e organismos e instituições corrompidas por aqui , no caso do Rio, os militares quase que só serviam como estátuas pois era um tiro e trocentas explicações.

Ricardo Silva

Concordo com você.

Lucio

O Rio e seus traficantes, assim como as facções no Brasil todo tem solução: extermínio sistemático. O que o Brasil não tem é homem forte para fazer isso. A democracia no Brasil não funciona, o que funciona aqui é um líder autoritário de Direita que se compadeça do povo, feche o Congresso corrupto, estabeleça junto com o povo leis rígidas para o comportamento de qualquer parlamentar e extermine todos os criminosos de maior potencial ofensivo no país. É preciso criar uma nova doutrina política, até que o povo estude muito, se conscientize e se torne maduro de suas responsabilidades numa… Read more »

Celso

Lucio, o comentario honesto, realista e sem falsas demagogias, e disso que a maioria aqui precisa ler e refletir. Triste realidade que muitos demagogos e outros imbes, vivem postando e repetindo como mantra para a outra manada de cordeiros e de tantos mimimis que ate enchem o saco. Nao existe almoco de graca, assim como nao se concerta um predio tombado a nao ser implodindo e construindo outro de alicerces mais fortes. Na verdade o que aqui vvivemos hoje me dia e a mais perfeita catastrofe educacional, politica e principalmente no Judiciario (nem todo), tendo ao fundo mais de 40… Read more »

Antonio Palhares

Lucio.
Nós vivemos sob uma cleptocracia. O poder exercido pelos ladrões e para os ladrões. O que vivemos é uma avacalhação. Num país onde morrem mais de sessenta mil pessoas de tiro todos os anos. Onde existe o pode criminoso paralelo das milicias e do tráfico. Sinceramente. Se meter em problemas na Venezuela somente porque o Trump quer. É de uma burrice sem igual.

Sequim

Cara…, já ocorreu isso entre 190 e 1945 e depois entre 1964 e 1985. O que o Brasil melhorou. Sabe quem ajudou a criar o Comando Vermelho? Os “çabios” fardados que misturaram presos comuns com presos políticos e politizados. O que você está propondo é o que já existe: guerra às drogas. Mas bem entendido: guerra às drogas desde que o inimigo seja pobre, né? Vide o caso do helicóptero de cocaína achado na fazenda do senador Zezé Perrela, caso que ficou conhecido como Helicoca. Sabe quem tá preso dessa história toda? O piloto. Quer resolver o problemas das drogas?… Read more »

HAMES

e se tornar uma ditadura igual a Venezuela!! boa saída! O governo apenas começou! vamos dar uma chance! não demos 14 anos ao PT??

horatio nelson

melhor comentario,temos capacidade de participar de uma invasão em grande escala liderada pelos estados unidos vinda do norte sul e oeste ! ou se não quiserem uma invasão terrestre participar de uma campanha aerea no segundo momento após a neutralização das defesas aereas por parte dos eua já que não temos tal capacidade

Tiago

Video game realmente tá fazendo mal pra essa galera, olha os comentários bixo…

Joao

To observando isso tbm Tiago. Galerinha ta viajando na manteiga

Sergio

O Brasil, não cuida nem do seu povo! Após o golpe contra Dilma, acabou o emprego e aplicou uma gestão para enriquecer banqueiros, abandonou seu povo com fome! Que moral tem para interferir na soberania de outro país? Além disso, seria inconstitucional, pois nossas forças armadas são para defesa e não para ataque. Se violasse a constituição, ainda assim não teria competência técnica, nem treinamento para lutar contra um país bem armado e com um povo que em sua maioria, apoia o governo legitimamente eleito. O tal Guaidó é um antigo blackbloc, um terrorista marionete, treinado pelo departamento de estado… Read more »

Leandro Moreira

Muito bom Sergio, gostei muito do seu comentário meu amigo.

Salim

Dilma e Lula, ficaram 14 anos poder, olha a porcaria que deu, criminalidade sem controle, desemprego recorde, 60% famílias quebradas, desindustrialização recorde e por ai vai. O que melhorou, nada, so piorou. O Sr vive neste país e no mundo real?p!

frapal

Parabéns, Sergio. Excelente comentário !

Airacobra

Kkk

Paulo Drusnam

outro vermelhinho de boutique

Alfredo Araujo

EU não entendo esse tipo de raciocínio… Vc nasceu agora ? Ou nunca leu um livro de história ? Ou, sequer, assiste TV ? Pq… incentivar a invasão de um país, por outro, é ignorar a experiência recente de outros países, que tentaram a mesma empreitada, e só tomaram no #$@#%. Vc sabe quanto custou a guerra do Iraque de 2003 (em dinheiro, vidas e politica internacional) ? Sabe quanto custou (e ainda custa) a guerra do Afeganistão (em dinheiro e vidas) ? Veja o exemplo das interferências externas nos países árabes… Veja o exemplo da Síria… onde a Russia… Read more »

Tomcat4.0

Primeiro, aprenda a ler e interpretar texto; Segundo ,em momento algum disse pra invadirmos ,guerrearmos e etc; Terceiro, para ser grande e influente ,nesta questão Venezuela, há outras formas sem o uso direto de nossas tropas; Quarto, vc ,ó conhecedor de todos os fatos, números e etc, sabe o custo da operação acolhida do EB qua já dura mais de ano??? fora os gastos com remédios e atendimento médico e traslado para espalhar venezuelanos e os integrar em regiões brasileiras como aqui em MG; Quinto, tenha vergonha vc de seu comentário desnecessário e infeliz, na próxima leia e interprete antes… Read more »

jose luiz esposito

Americanos contra Assad na Síria ! Ditador ou não , é amado por seu povo , porém , apoiam a pior das Ditaduras Mundiais, a da Arabia Saudita . Os Russos chegaram viram e venceram na Síria , contra o apoio dos americanos/israelenses aos Mercenários ( chamados de Rebeldes ) , ontem os americanos , sempre com sua Cara de Pau , informaram que expulsaram o ISIS , uma Piada MUNDIAL , boa para COLONIZADO RIR , estes não vão perder a oportunidade de replicarem a grande notícia mentirosa ou MENNNTIIIRRRRAA !!

Masculino

Que discurso mais lindo! Mas ir pra frente de batalha ninguém quer, mandar nossos filhos pra morrer em uma guerra que não é nossa, pra que? Prá dizer pros americanos que nós somos os maiorais ao sul do Equador, temos problemas maiores prá resolvermos, então melhor focar na resolução dos nossos problemas do querer ser o que não somos.

Francisco Manoel Da Cunha

Ha ha ha ha. Grandes e influentes? Nao viram a visita do nisso presidente ao tio San. Ajoelhou…e rezou a cartilha de D O M IN A D O.

jose luiz esposito

Começando por ti , que deverá ser um voluntário para a primeira linha de ataque , e outros de sua família , De seu exemplo , seja uma voluntário e outros mais , com o pensamento grandioso como o teu , querendo agredir e fazer guerra , como um povo, vizinho , amigo , irmão e com a mesma origem nossa . Bravo pelo seu ** *Patriotismo de Circo ** !!

Mikhail Bakunin

Esposito cucaracha passa fome sempre desmerecendo o BR, ninguém te chamou na conversa.

Bardini

É, temos uma nova Síria…

Antoniokings

Os russos estão lá justamente para evitar uma nova Síria.

Ricardo Silva

Concerteza evitando que o Tio Sam faça merda…como fez no Iraq…afeganistão…libia e na Syria.

Ulisses

União soviética tbm fez muita merda no Afeganistão, 10 anos de vergonha, saiu de lá falida e ainda deixou combatentes para trás.

Rustam

Ulisses 27 de março de 2019 at 18:43 União soviética tbm fez muita merda no Afeganistão, 10 anos de vergonha, saiu de lá falida e ainda deixou combatentes para trás. ——- Sério? )) O exército soviético controlava 80% do Afeganistão, os terroristas talibãs apoiados pela CIA, o Paquistão e a China estavam em suas cavernas! Agora, a coalizão liderada pelos EUA não pode controlar até Cabul Nk contar histórias sobre a eficácia do exército soviético e seu favorito EUA —- Seriously? )) The Soviet army controlled 80% of Afghanistan, the Taliban terrorists supported by the CIA, Pakistan and China were… Read more »

Munhoz

Os russos não são comunistas e estão apoiando um país supostamente comunista!

Não existe ideologia neste angu o que ocorre são os interesses, vamos ver no que vai dar nem o Maduro nem os russos querem largar o osso ? e o que é pior nisso tudo é que dá calafrios seria se o preço do petróleo subir e a China e Rússia recuperarem o produção venezuelana.

O país se recupera e vão falar que o comunismo é um sucesso!

jose luiz esposito

PERFEITO !!

Bueno

Demorando de mais derrubar o que esta maduro

Antoniokings

Tem gente que vai bem antes disso.

737-800RJ

Milhões de pessoas desnutridas e sem itens básicos de higiene, mas a preocupação do ditador é com a proteção de seu próprio regime ditatorial. Socialismo, como sempre, é sinônimo de miséria, ditadura e genocídio.

Manoel Jorge Marques Neto

Isso tudo provocado por sanções. Não pelo governo ou pelo povo venezuelano. Ouro negro provoca isso. Brasil nem late, nem morde.

Marcos

Milhares de expropriações, políticas sociais que não se sustentam, reforma agrária desordena (retira de quem produz e coloca nas mãos de quem não sabe plantar uma batata)

Intervenção econômica em diversos planos da sociedade. Mais expropriações.

A culpa é das sanções sim amiguinho, pode confiar.

Ádson

Ledo engano. Isso tudo já existia antes das sanções.

Carlos Campos

Manoel Jorge Marques Neto melhor ir procurar na sua lista de desculpas uma outra em que vc passe menos vergonha, a Crise na Venezuela já começou a muitos anos, antes das sanções, além do Mais tem a China e a Rússia, pq a economia da Venezuela não funciona se tem mercado externo, ou os EUA são o único país no mundo fora a Venezuela?

SmokingSnake ?

Ouro negro não provoca nada, o Canadá tem muito petróleo (produz mais do que a Venezuela) e é um país bem rico e desenvolvido. Quem provoca são políticos lunáticos que usa isso para criar inimigos externos para querer se eternizar no poder.

João Santana

Exatamente isso

Ricardo Silva

Você ta se referindo ao Brazil?
Aqui o que mais tem é miseria.

Stene Pires

Falei isso há pouco. Ou melhor, você falou primeiro, só vi agora.

Revel

Você se refere ao Brasil? Por aqui temos 14 milhões de desempregados, milhões vivendo abaixo da miséria, serviços públicos sucateados (juntamente com as forças armadas), enquanto os bancos tiveram lucro recorde no último ano. Qual o nível de esquizofrenia de uma pessoa que vê sentido em o Brasil participar de uma guerra que só irá beneficiar os estados unidos?

PauloSollo

As suposições levantadas na matéria são interessantes. Além do Wagner Group, Putin trabalha com vários outros grupos mercenários, e teria muito sentido os russos empregá-los na Venezuela para não se comprometerem com tropas oficiais. Estão dando um apoiozinho aos bolivarianos mas nada de realmente incisivo. Porém depois que o General for embora, mercenários são descartáveis, carne de canhão, e caso os EUA resolvam atacar, podem ser liquidados como javalis, como aqueles da Síria, e não vai dar em nada, os russos não vão se meter.

Antoniokings

Fique tranquilo. São apenas testes de rotina.

PauloSollo

Provavelmente, já que os russos não vão se meter numa causa perdida. Só querem de volta a grana que deram aos narcoditadores chaves e maduro.

Andrigo

Teriam vindo os russos operar/policiar o uso dos equipamento mais sensíveis tais como o S-300?
Lendo o texto me veio essa possibilidade, ainda mais se o governo já sabe que não conta com lealdade total da tropa.

Doug385

Aquela tentativa de invasão à refinaria siria defendida pelos americanos e rebeldes mostra bem o nível de inibição que esse pessoal da Vagner impôs à ação americana. Foram massacrados. Agora imagina no quintal dos caras o que eles fariam.

Sérgio Luís

Já era óbvio que quem vai pilotar os su-30 serão do Wagner Gruop e vão operar os s-300 também!

Elton

Na guerra do Vietnã sempre houve rumores de quem operava os MIG21 eram pilotos soviéticos e os S/A-2 Guindeline eram operados por soldados soviéticos.

Antoniokings

Isso pode ajudar a explicar os estragos feitos na USAF.
Com os russos, não se brinca.

JPC3

Não vai ter nem bases na Venezuela para eles decolaram.

Enquanto não tiver milhares de tropas russas, com SAMs, Su-35 e tudo mais que eles precisam essa conversa não passa de fantasia.

Antoniokings

Não há necessidade de muitas tropas russas, visto que existem centenas e centenas de milhares de soldados e milicianos totalmente fiéis ao Governo eleito da Venezuela.

JPC3

Mas não estava dizendo que eram os russos que iriam salvar Venezuela?

JPC3

Uma hora diz que a Rússia vai impedir que se torne uma nova Síria depois diz que não precisa de russos?

Antoniokings

Interpretação de textos não é seu forte, né?
Vão impedir, treinando e fornecendo armas às centenas de milhares de tropas que protegem o Governo constitucionalmente eleito da Venezuela.

JPC3

Acho que coerência não é o seu forte. Porque frequentemente diz uma coisa e depois diz outra oposta apenas para ficar retrucando em blogs. Responde sem pensar….

Não sei se você percebeu, mas armas e treinamentos os russos já estão dando há anos.

JPC3

Bom, isso que você descreveu é completamente diferente do que os russos estão fazendo na Síria.

Está se contradizendo de novo.

Bosco

Antônio,
Desde quando apoia milicianos?

Antoniokings

Milícia militar não é milícia de bandidos, como as milícias do Brasil.

Alfa BR

Os israelenses brincaram na operação Rimon 20…

JPC3

Wagner Group pilota caças?

E mesmo que pilotasse o que são 23 Sukhois contra os EUA?

Sérgio Santana

JPC, leia o que escrevi:
“Assim, o governo venezuelano sabe que não conta com a lealdade absoluta por parte das suas tropas e dentre os passageiros recém-chegados é possível que haja operadores adicionais da companhia militar privada “Vagner”, administrada diretamente pelo Kremlin e destinada a missões especiais que exijam sigilo máximo e descartem qualquer vínculo com o governo russo e mesmo dos muitos sistemas de armas russos operados pelas Forças Armadas da Venezuela, dos já mencionados S-300VM a tripulantes dos Sukhoi Su-30MK2V “Flanker-G”. Onde disse que mercenários pilotariam caças ? Disse que pode haver operadores deles.

JPC3

Minha resposta foi para o Sérgio Luis que escreveu:

“”Já era óbvio que quem vai pilotar os su-30 serão do Wagner Gruop””

Sérgio Luís

Acho melhor fechar a fronteira e deixar eles se virarem por lá!
Com os russos lá dentro acho que não compensa mais!

Carlos Campos

nunca compensou

Ivanmc

De F-5 e Astros já não adiantam mais.

Augusto L

Então os americanos vai ter que matar mercenarios russos da Wagner, de novo?
Eles não cansam de virar alvo.

BILL27

Se eu achava que os EUA ficariam nas ameaças ,agora eu tenho certeza .
Vai darm nada isso ai …vão sufoicar o regime pelas sanções ..ação militar a curto prazo ,ainda mais com Russos por la ,fora de cogitação

Brunow Basillio

Até pouco tempo atrás acreditava que Maduro cairia, mas agora não acredito mais, acho que se Guaido fosse um General ou uma pessoa com maior experiência a coisa seria diferente, Chineses a alguns dias já declararam “não apoiamos Guaidó, ele não se elegeu presidente, o presidente legítimo da Venezuela é Maduro”…Ou seja esta declaração por parte dos chineses jogou por terra aqueles boatos que eles estavam negociando com Guaidó… A saída para a crise Venezuelana tem que ser diplomática, tem que haver um consenso para novas eleições; por que atacar a Venezuela seria algo apoiado por poucos países, e para… Read more »

XFF

Exatamente isso, Brunow Basilio. Porém, poucos tem a sua racionalidade.
Sem guerra, o Brasil já tem muitos venezuelanos refugiados no país. Numa possível guerra quente, milhões de Venezuelanos entrarão no país. Brasil está preparados para receber 2,3,ou 4 milhões de Venezuelanos? Os apoiadores de guerra tem que pensar nisso…

SmokingSnake ?

Como se a China tivesse moral para falar de eleição e presidente ?

Bosco

Curioso com as agora hiper ultra capitalistas China e Rússia continuam apoiando ditaduras comunistas como no passado quando elas também “eram ” comunistas. É o famoso “cheiro de barato” . Onde encosta não sai.
Graças a Deus a China agora tem magnata, iniciativa privada, casa própria e carro próprio e não é mais comunista. E nem a Rússia.

Gonçalo Jr.

O emprego de mercenários para operar os sistemas de armas venezuelanos só comprova que Putin não vai colocar tropas russas em solo venezuelano para não se comprometer oficialmente como Estado. É para isso que também servem os mercenários. Foi assim na Síria há mais de 1 ano quando, durante um assalto de mercenários russos e forças oficiais sírias atacaram um base na região rica em petróleo de Deir Ezzor e houve baixas russas. https://www.forte.jor.br/2018/02/13/forcas-dos-eua-mataram-combatentes-russos-na-siria-dizem-fontes/ *”O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Peskov, recusou-se a comentar relatos de vítimas russas, dizendo que o Kremlin apenas rastreia dados sobre as forças armadas… Read more »

XFF

Para a Rússia intervir na Venezuela não precisa levar tropas oficiais. Basta dar assistência militar , treinamento e equipamentos sofisticados. O invasor pagará caro por essa aventura. Além disso, existem tropas de Cuba, estimados em 15 mil, na qual a Rússia poderia equipar treinar fortemente para criar resistência ferrenha.

rdx

Essa movimentação russa reforça a minha tese de que eles estão apoiando as FFAA bolivarianas nas seguintes áreas: Defesa aérea – emprego de conselheiros e técnicos para manter (ou recuperar), treinar guarnições locais (ou operar) os SAM, Su-30, radares e sistemas EW Forças especiais – treinamento de tropas venezuelanas para guerra de resistência contra uma hipotética invasão. Não podemos descartar a presença de integrantes do Hezbollah e das forças armadas cubanas assessorando os militares venezuelanos nessa área. lembrando que os russos e o Hezbolllah estão calejados nessa área depois de anos lutando contra forças irregulares na Síria Operações Especiais –… Read more »

Carlos Campos

Hezbolah não é muita coisa, só se saíram bem dentro do possível contra Israel, pq tiveram assessoria e armas via Síria e Irã, Irã é muito bom em treinar terroristas.

Antoniokings

Não confunda guerrilheiros com terroristas. São coisas distintas.

rdx

Não é muita coisa? Ele só freou o avanço israelense no Líbano em 2006 (para não dizer que derrotou o exército israelense), assim como teve um papel fundamental na sobrevivência do regime sírio. Concordo que eles são apoiados pelos iranianos, mas isso não deprecia em nada a ameaça representada por eles, pelo contrário.

Antoniokings

A derrota que Israel sofreu no Líbano foi útil como aprendizado.
De lá para cá, nunca mais se aventurou por terras libanesas.

JPC3

Sorte, não é?

Com as defesas ativas do tanques de Israel os Kornet agora são quase inúteis.

Carlos Campos

Xings Israel não foi derrotado, mas sofreu mais do que era o esperado eles não contavam as táticas, que não foram passadas pelos Iranianos e o uso de Kornet-E, foi fenomenal o trabalho dos terroristas, numa perspectiva militar, agora dizer que houve derrota naquela época é demais é exagero.

Carlos Campos

um bando de barbudo gritando Alla Huakbar o tempo todo, dando tiro de qualquer jeito, não me parece uma tropa de respeito, eles só fizeram o que fizeram na época pq o Irã apoiou com assessoria, não tira o mérito, mas eles sem o Irã são só patos a serem abatidos pelas forças armadas de Israel.

Walfrido Strobel

Vejo muitos colocando os mercenários russos como idiotas que serviriam para tiro ao alvo…. Mas quantos eles já mataram e o que fizeram mundo afora? As suas ações não são divulgadas assim como as acões dos mercenários ocidentais como a extinta ablack water que agora tem outro nome.
Os mercenários americanos operam até helicopteros Puma comprados da Polícia da Alemanha.
.comment image

Walfrido Strobel

Este helicoptero SA-330 branco matrícula civil americana N10248 que pertencia a Polícia Alemã pertence atualmente a empresa EP Aviation e está retirando armamento do navio americano USNS Richard E. Byrd para operações na Asia.
. http://www.airport-data.com/aircraft/N10248.html

Walfrido Strobel

E de quem é a EP Aviation???
É o braço aéreo da empresa de mercenários Black Water fundada em 1997, que depois mudou de nome em 2009 para Xe Services e desde 2011 se chama Academi.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/EP_Aviation

Walfrido Strobel

A Xe Services era proprietária de um Super Tucano que depois foi arrendado a US Navy para testes e hoje está com a Sierra Nevada.
. http://www.airport-data.com/aircraft/N314TG.html

Walfrido Strobel

Alguns ficaram curiosos em saber porque uma empresa de mercenários tinha um ST em mãos .
. https://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/empresa-de-mercenarios-compra-super-tucano-com-aval-8211-ilegal-8211-do-governo-lula/

Ricardo Bigliazzi

É verdade! Mercenários dos dois lados não ganham guerras e não fazem diferença alguma contra uma força militar colossal como a dos EUA ou da Russia. Não passam de alvos em busca de grana, em qualquer lugar, qualquer cenário e a qualquer custo (risco de perder a vida). Se não me engano a Blackwater ganhou muito dinheiro no Iraque depois que depuseram o Saddan, mas se não me engano não foi a Blackwater que “derrubou” o Saddan. Esses mercs russos não irão “salvar” a Venezuela, somente o Exercito, Força Aérea e Marinha Russa (as três atuando em conjunto) é que… Read more »

Carlos Campos

Mãe Rússia quer Petróleo…. não os culpo, mas se isso for vdd o país vai ficar ainda pior, a concentração de dinheiro e poder só vai ser igual na Coreia do Norte.

XFF

È contrário. “os uzuamericanus” que querem o petróleo. Já destruíram muitos países querendo controlar esse ouro negro, principalmente no Oriente Médio…

Carlos Campos

XFF o que os EUA fez no Oriente Médio onde? na tempestade no deserto ou iraq freedom?

XFF

Líbia, Iraque, Síria e Venezuela. Todos os países que tem petróleo e que não seguem as ordens de Washington são derrubados, além de outros governos pelo mundo que são derrubados por interesses estratégicos pelos “os uzuamericanus”.

Carlos Campos

Venezuela tá caindo pq seu governo é uma quadrilha, e segundo pq está matando sua população—- Síria não tá caindo, mas tentaram pq os EUA e os Europeus queriam junto das monarquias árabes uma passagem para oleodutos para a Europa, agora a Rússia fez um novo oleoduto, sou contra a intervenção ocidental na Síria—Líbia tava podre só isso, os Europeus e americanos só aceleraram o processo, no mais os EUA não tem essa cede petroleo que muitos falam.

Ricardo Bigliazzi

Concordo, é sempre um bom negócio economizar as reservas nacionais. Mas a Venezuela é longe da Mãe Russia… vai dar um trabalho (e custo) danado sustentar o déspota Venezuelano no poder.

Mais difícil ainda será convencer o Venezuelano médio que a vida é boa quando se vive próximo da linha de pobreza, enquanto a canalha que governa o Pais de esbalda com uma série de benesses.

Cristiano GR

O maduro está fazendo o que tem ao seu alcance, para atender a seus anceios e aspirações e ao povo da Venezuela cabe fazer o mesmo para se libertar. Aos brasileiros cabe zelar pela segurança da população e do território nacionais, impedindo ou evitando qualquer ação que infrinja um dos dois, não desviando o foco das necessidades e do futuro da Nação. A Venezuela não é problema nosso e já tem problemas DEMAIS para se preocupar com o Brasil.

Bartolomeu

Por favor…anseios e não anceios.

Ricardo Bigliazzi

“Causa Venezuelana”???

A principal “causa do povo Venezuelano” é poder se alimentar três vezes ao dia e se limpar com dignidade quando vai ao banheiro.

Esse Maduro é um dos maiores incompetentes que respira sobre a superfície desse planeta.

A Venezuela (Membro FUNDADOR da OPEP) – com a maior reserva de petróleo do MUNDO – poderia ter uma padrão de vida da Arábia Saudita se os seus governantes possuíssem o minimo de decência e honestidade.

A população passa fome e sequer tem papel higiênico para limpar a bund… melhor ” o bum bum”.

Sequim

Meu caro, já ouviu falar da “doença holandesa”? É quando um país, rico em recursos naturais (geralmente petróleo) negligencia o setor de bens industriais e a agricultura, que são os setores que realmente promovem o desenvolvimento de uma economia. Como não produz tais itens, tem que importar tudo do exterior. Some-se a isso um bloqueio bancário internacional das reservas cambiais. Junte essa receita e temos a Venezuela. A Venezuela vive em permanente estado de “doença holandesa”. A diferença atual é o bloqueio das reservas internacionais do país feito por bancos estrangeiros a fim de sabotar o governo Chávez e agora… Read more »

Antoniokings

Verdade.
E os antigos governantes de direita estão morando em mansões em Madri e Miami e manipulando os cordões da marionete Guaidó.

Ricardo Bigliazzi

Como diria a Presidanta Dilma: “que paguem pelos seus mal feitos”. Nunca os defendi e nunca Você me verá aqui a defendê-los. A questão é que o Maduro é o “Déspota de Plantão” e é ELE que precisa deixar de mamar nas tetas gordas das reservas de petróleo do Pais em detrimento do “resto da população”, ou melhor, no que restou da já combalida Venezuela.

Alfa BR

Sequim, errado: Em meados dos anos 2000 governo populista de Hugo Chávez resolveu expandir os gastos públicos, como parte do seu programa socialista de governo. Mas como a Venezuela é um país pobre, não o poderia fazer por meio de aumentos de impostos (algo impopular). Por sorte, o dólar começou a perder força no começo dos anos 2000, o que forçou o preço do barril pra cima continuamente. Lógico, o preço do petróleo é cotado em dólar, se este perde valor, o preço do barril subirá. E o que isso significou? Que eles poderiam passar a mão no caixa da… Read more »

Antoniokings

O livro que vc escreveu não elide o fato de que os governos anteriores nunca prepararam a Venezuela para trabalhar com outros meios que não o petróleo.
Alías, é compreensível, visto que a Venezuela sempre foi vista como fornecedora de matéria prima para os EUA e seus governantes sempre foram treinados e financiados para isso.

JPC3

.

ESC

E o dito governo do povo continuou essa mesma política, com o agravante de sucatear a PDVSA

Satyricon

Impecável Alfa.

Ineptos dirão que estás errado, provavelmente porque acham que macroeconomia é um carrinho de supermercado “bem cheio” (eles preferem ler “O Capital”, não isso)

Carlos Campos

vc merece um Prêmio por perder seu tempo que um povo burro que inventa historinha, coloca a culpa nos EUA pelos erros dos outros, parabéns, foi impecável

Sequim

Cara, seu posto é um amontado de lugares-comuns que até parece que foi o Olavo de Carvalho quem escreveu isso. Vamos aos fatos: “Por sorte, o dólar começou a perder força no começo dos anos 2000, o que forçou o preço do barril pra cima continuamente. Lógico, o preço do petróleo é cotado em dólar, se este perde valor, o preço do barril subirá.” Fato: O dólar vinha em uma trajetória de alta desde o começo dos anos 90, muito em conta da retomada da economia americana. Tanto assim, que em 1997 os EUA aumentaram a taxa de juros básica… Read more »

Ricardo Bigliazzi

O Maduro é holandes???? Brincadeiras a parte (é sempre bom legendar os comentários), não estou a dizer que a culpa é apenas do Maduro, estou afirmando que o Déspota do Maduro esta acabando com o que “restou da Venezuela”, não consigo acreditar que ainda tem algum cidadão nesse planeta que não consiga perceber que a Venezuela (como “causa” – adorei essa palavra no artigo) FRACASSOU. É tão difícil perceber isso???? Muitos falam em armas, em aliados, em estratégias, em “mercs”, alienígenas e interesses. Para mim o problema é muito mais simples. Não dá mais para continuar assim. MILHÕES de pessoas… Read more »

Sequim

Você está preocupado com estado falido na América do Sul? Cara, houve dois que faliram nos anos 90, sendo que um está falido até hoje e outro se recuperou: Brasil, em 1998, por causa da política econômica neoliberal irresponsável de FHC, com juros da SELIC chegando a 45% ao ano e Argentina, que no começo dos anos 2000 teve uma série de presidentes e que até hoje está quebrada. Todos esses governos de direita. Só que muitos aqui têm memória seletiva e convenientemente “esquecem” disso.

Thiago Garcia

Agora FHC é de direita kkkkkkkk
Esquerda à paisana seria o correto.

Carlos Henrique Valente Campos

FHC de Direita kkkkkkkkk

Marcello Magnelli

Fernando Henrique nunca foi neoliberal. Nem liberal ele era.
A esquerda que “colou” esta pecha nele.
Se vocês querem saber de fato o que é ser um neoliberal aconselho procurarem no Youtube por uma série de 5 vídeos intitulados
Milton Friedman – Livre para escolher.
Acha fácil e são legendados.

Marcello Magnelli

Onde esta escrito esquerda leia-se PT.

Beserra(FN)

Quando alguém afirma que o FGC que é mais Esquerda raiz do que o Senhor Luiz Inácio, quando afirmam que o mesmo e o seu PSDB são de direita… ????

O Estatuto da quadrilha PSDB é de Centro Esquerda igual a do PT, que foi Liberal com o Luis Inácio no Governo, e sempre a serviço de Vossas Majestades, os Bancos Privados.

Ricardo Bigliazzi

Quem era bom em falar “numeros absurdos” era o atual presidiário de Curitiba, não siga o exemplo dele.

Seguem as taxas mensais e anualizadas da SELIC no período citado:

http://www.portaldefinancas.com/selic9899.htm

Segue uma série mais abrangente:

https://br.advfn.com/indicadores/taxa-selic

Pelo seu raciocínio cartesiano podemos chegar a conclusão que o melhor de todos foi o TEMER…

Não tente reescrever a historia como em 1984 de George Orwell.

Sequim

Quem diz que FHC era de “centro-esquerda” é a direita envergonhada. Memória seletiva é soda. Os governos FHC 1 e FCH 2 promoveram uma privatização radical de empresas estatais, muitas delas vendidas a preço de banana e ainda com recursos financiados pelo Estado brasileiro, vide a Vale do Rio Doce e o Sistema “no limite da irresponsabilidade” Telebrás. FHC promoveu uma política econômica de desregulamentação da economia. Ele queria acabar com “a Era Vargas” acabando com a CLT. Isso tudo é cartilha básica de neoliberal. Quanto à sugestão de filme, também tenho uma : Assistam ” Inside Job”, que é… Read more »

Valdez Oliveira de Araujo

Geopolitica é uma matéria encantadora…escalada de tensões Russia-EUA no Oriente Médio é uma coisa, no quintal de casa é outra…a pergunta chave é: Quào disposto Trump está para promover uma crise dos mísseis 2.0?

Humberto

Prezados, Antes de mais nada, abram o google maps e veja onde está a Base Aérea Capitán Manuel Rios. Mesmo que existam mercenários Russos fazendo reconhecimento do terreno, estão muuuuitoooo longe do Brasil. Então, NESTE momento, não existe qq necessidade do EB tomar alguma atitude. Mesmo que estivessem na fronteira do Brasil, vão fazer o que? Vasculhar o campo (que até onde sei é um tipo de cerrado) e para que? O Brasil NÃO É um pais hostil a eles, de repente somos a única porta aberta para alguma saída diplomática na região, no mais a Russia, não tem interesse… Read more »

Sequim

Essa história de mercenário russo fazendo incursão no Brasil é maluquice de “general sofá” que quer ver o Brasil entrar nesse atoleiro que seria uma ação militar na Venezuela. Esse pessoal quer assistir a guerra do computador de casa enquanto toma o seu suquinho.

Ricardo Bigliazzi

A Floresta Amazonica é o nosso “General Inverno”. Nunca agrediremos a Venezuela. Não temos nada contra o famélido povo venezuelano.

WFonseca

O maluco comunista, tendo feito todas as merdas possíveis e levando o país à uma crise econômica sem precedentes, está ansioso por um conflito, um inimigo que lhe justifique e que lhe traga apoio interno/externo mantendo se no poder. Já vimos este filme (triste) na Síria, CN, na Argentina 1982 etc..

Infelizmente, parece que a Rússia possui um gosto especial por excrementos e sem nenhuma surpresa apoia mais um maluco alienado que tendo arruinado seu país, procura na guerra, a legitimidade perdida desconsiderando por completo o imensurável preço a ser pago pela população.

Victor Filipe

Wagner Grup é a bucha de canhão Russa, servem para outras forças militares treinarem tiro ao alvo contra eles. Assim como os americanos fizeram na Síria.

Eu sinceramente acredito que esses mercenários não teriam sucesso nenhum em ações militares contra os Comandos ou GRUMEC aqui do nosso pais, pois apesar do que muitos desinformados pensão, nenhuma dessas duas unidades anda com “FAL ou IA2”

Fabio

Imaginem se Venezuela invade nosso STF e sequestram nosso presidente do congresso! Vai ter carnaval até dezembro? A gente paga uns $5 bilhões pra eles ficarem eles pro lado de lá e ainda vai de brinde a Gleise e a bancada do Morning show e o jornalismo da Globo.

SmokingSnake ?

Russo é especialista em ajudar governos a escravizar e fazer um genocídio do próprio povo desde Lenin e Stalin

Leonardo

Estados unidos querem petróleo da Venezuela !

Delfim

Prefiro venezuelanas…

WFonseca

Procure não postar bobagens, atualmente USA é o maior produtor de petróleo do mundo. Apesar de possuir uma das maiores reservas, Venezuela não consta nem entre os 10 maiores produtores. Creio que nos próximos 20 anos haverá uma redução drástica no consumo, devido aquecimento global a maioria das montadoras possuem cronograma para eletrificação dos veículos e não é porque mas uma necessidade cada vez mais urgente. Países árabes investem pesado no turismo para suportar futuras perdas receita com petróleo. Enquanto isso haverá muito oferta no mercado, comprar é mais barato do que invadir/tomar.

Antoniokings

Leia no site da British Petroleum a estatística anual de produção e reservas por País.
As reservas americanas se esgotariam em 10 anos no nível de produção atual (relatório de 2017).
Em termos gerais, as reservas americanas são de cerca de 50 bilhões de barris (produção diária de 13 milhões de barris) e as reservas da Venezuela são de 300 bilhões de barris (produção diária de 2 milhões).
Sem contar que a extração americana é muito mais cara que a venezuelana.
Portanto, os EUA estão sim de olho no petróleo venezuelano.

Antoniokings

Segue o link da BP com todos os dados de reservas, produção e consumo de fontes de energia diversas.

https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/statistical-review/bp-stats-review-2018-full-report.pdf

Hawk

Galera, isso não é Battlefield! E povo da Venezuela? Deixam que morram de fome? Vocês sabem o que é ficar 4 dias sem luz? Aos egoístas, já pensou não poder postar os “brilhantes comentários” por aí? A Rússia em vez de ajudar e mostrar ao mundo um pouco de humanidade e daria um “tapa de luva nos EUA” se reconstruissem o país e dessem comida para o povo, muito mais do querer brincar de “Urso Zangado”.

Brunow Basillio

A Rússia já transferiu para a Venezuela mais de 800 toneladas de ajuda humanitária ,só que a imprensa não mostra…não e só armas que eles tem levado pra lá..

Heitor

rsrs 800 ton é nada para dezenas de milhões de pessoas…

Heitor

Certamente estão dando apoio de manutenção de equipamentos, atualização de sistemas, treinamento e proteção não só ao maduro, mas também a elementos importantes do chavismo.

Ah sim, espionagem também.

Walfrido Strobel

Quem está preocupado demais com o povo venezuelano é o nosso Pres. que na despedida do Chile se confundiu e agradeceu a hospitalidade do povo venezuelano…..

Delfim

“Assim, o governo venezuelano sabe que não conta com a lealdade absoluta por parte das suas tropas e dentre os passageiros recém-chegados é possível que haja operadores adicionais da companhia militar privada “Vagner”, administrada diretamente pelo Kremlin”.
– Se não há fidelidade absoluta logo haverá discórdia, conflitos e expurgos nas FAs venezuelanas;
– Maldito Maduro que para se manter tirará o pouco que resta para pagar mercenários estrangeiros;
– O final, já sabemos desde a Guerra Civil Espanhola: quando apertar os russos pularão fora. Sem devolver o pagamento…

Stene Pires

O que causa revolta é que, independente do povo estar passando necessidades básicas, não ter comida, há pouco nem luz tinha, apesar de todo o sacrifício, inclusive de ver ajuda humanitária ser impedida de entrar no país (não irei entrar no mérito desta discussão), o governo trinca os dentes numa tentativa de fincar as unhas no país já tão combalido, usando o pouco recurso financeiro que lhe resta para sustentar esta corrida armamentista. Triste isso. Muito triste.

Manoel Santana de amorim

Vejo com preocupação a atitude dos russos aqui com o nosso vizinho a Venezuela em pro.eiro lugar a soberania do nosso país fica em risco como ja se sabe o poderio bélico da venezue neste momento está a frente dos nossos.
E o nosso principal aliado EUA com um exército russo no seu quintal e tudo indica agindo de forma intimidativa.
A estratégia russa é pelo visto montar uma base neste país.
Muito trágico para a estabilidade da região

Fernando (Dragon44)

Os EUA se quiser dizima todos esses equipamentos em questão de dias. Primeiro passo; trabalhar e armar os rebeldes locais para oq viria depois. Segundo passo; trabalho da inteligência de levantar o local exato dessas baterias, caças e locais com aglomeração de blindados, além de QGs. Terceiro passo; fazer chover tomahawks como vimos na invasão do Iraque, e olha que a Venezuela está bem próxima geograficamente dos EUA, oq facilitaria toda a logistica operacional. Drones fariam um trabalho de rescaldo, garantindo o espaço aéreo livre de perigo. Depois disso as tropas venezuelanas ficariam desmoralizadas e, muito provavelmente, Maduro teria a… Read more »

jose luiz esposito

Sabes a origem da palavra Dizimar ?

Edson Parro

Eu não sei, você poderia me dizer?

Vandrade

Pode até ser que esta estratégia dê certo, ou não.
Na Síria não deu.

100nick-Elã

O Assad manda lembranças. Foi assim na Síria, né?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Só estão brincando de ameaçar o vizinho…

Marcos elias

Boa tarde Senhores … Eu acho Muito interessante esta crise na Venezuela , em questão de Tropas ameaça de guerra etc… para o Brasil isso é muito bom , bom digo em questão , Quando que o Brasil ia se preocupar em comprar Armamento , Helicópteros de ataque ou outro tipo de armamento para melhorar seu Exercito ? Se não tem esta crise nunca iram comprar nada , ia ficar empurrando com a barriga e tocando com coisas velhas , é bom ter um vizinho problemático só assim para o governo acordar e comprar alguma coisa . E o que… Read more »

BILL27

O Brasil tem muito mais coisas importantes para se preocupar …OS estados falidos e um monte de serviço que a população precisa ,gastar com armamento neste momento é tomar o mesmo caminho que a venezuela …se endividedou ate as calças ,deixando a população em segundo plano e olha o que virou .

Osmar

enquanto no. mundo o povo está morrendo de fome,esses corruptos americanos e russos ficam amedrontando o povo com seus poderil bélico.tudo não passa de cartas marcadas é tudo combinado,só jogada para vender suas armas.só um grande indiota.para acreditar nesses dois indiotas.

Cleber

Brasil que se ” ligue ‘ , não fique na zona de ” conforto, ” porque é na nossa fronteira tudo isso !

Carlos Alberto Soares

Intervenção no nível da Syria ?

Com a palavra o Alto Comando das FA’s do Brasil ?

Minha opinião ?

Jamais.

Temos que fazer uma aliança USA + Brasil + Colômbia e limpar o terreno.

JPC3

Brasil tem que ficar de fora. A Venezuela não tem solução não importa o presidente.

MAURICIO FERREIRA DE CARVALHO

Algumas dúvidas: Porque os EUA tem que invadir a Venezuela? Porque o Brasil tem que participar dessa invasão?

100nick-Elã

Porque os EUA tem que invadir a Venezuela? para tirar um governo independente e colocar um governo títere. E vai muito além do petróleo, tem a questão do xadrez geopolítico.

Porque o Brasil tem que participar dessa invasão? porque o Brasil é cachorrinho dos EUA e deve fazer tudo que seu dono manda.

Aldo Ghisolfi

Levo medo, de repente, é de uma patriotada desse demente do Maduro que, cumulada com a pressão dos EEUU, acabe a nos obrigar a pelear.

Jorge

Um país com armas nucleares não necessita entrar pra reconhecer o território de ataque. Só entraram na Venezuela pra por pânico nos EUA e Brasil que declaradamente ameaçaram o Maduro!

José

Li hoje,em um site esquerdista francês,que as ditas autoridades do Irã suspeitam que a Rússia transferiu códigos secretos para Israel do sistema de radar C-300.Segundo a mesma fonte o comandante da defesa aérea do Irã renunciou,e que tal ato está associado ao fato supra citado,ele foi substituído pelo general Alirez Sabah Fard. Ainda segundo o site,mais de uma vez as aeronaves de Israel penetraram no espaço sírio e do Irã,e atacou sem ter sido nada detectado de sua presença. Na verdade tais insinuações de conluio é uma comprovação que os tais dão,sem querer,da eficacia da tecnologia dita furtiva,pois não deve… Read more »

Vandrade

Caramba, que da hora.
Agora sim, os Estados Unidos podem mandar suas aeronaves fazer um passeio sobre Moscou, tirar uma foto do Putin tomando banho e mandar para o Trump postar no twitter.

Go Trup go.

Vandrade

*fazerem / Trump

Matheus oliveira

Os russos são criminosos!

SPQR

Espero que os russos tenham levado velas, já que não tem luz no país há 3 dias. De novo!

Costello N

Estos missiles pueden derribar pajaritos que hablan?
El único objetivo a la vista en Venezuela ese ese.
Lo que seguro no puede derribar, es la recontra hiper-mega-inflación galopante de Venezuela, eso es inderribable por mas misiles que coloquen.

Sidnei

Viva Bolívar!
Abaixo o podre império americano!
Acordem cabeçudos!
Viva a Rússia! O mundo multipolar, a China, a América latina!

Nilo Rodarte

Há o risco real de a situação deteriorar para um problema mais sério e o Brasil, mesmo negando e não querendo, acabar sendo arrastado à força para uma guerra na região, bem no meio de EUA, China e Russia. Se a situação for mais favorável para China e/ou Russia, certamente o Brasil vai ter uma fronteira muito mais problemática do que é hoje e vai consumir um monte de grana só pra manter a integridade do território. A única coisa boa que pode sair disso é obrigatoriamente um investimento maciço nas forças armadas, mas, para nossa economia que já está… Read more »