O Ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, e o Ministro da Defesa da Argentina, Luis Alfonso Petri, assinaram no dia 26/3, em Buenos Aires, uma carta de intenções que prevê a venda de 24 caças F-16 dinamarqueses para a Argentina.

O Ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen, está em Buenos Aires para se encontrar com seu homólogo argentino, o Ministro da Defesa Luis Alfonso Petri, e assinar uma carta de intenções sobre a possível venda de caças F-16 dinamarqueses.

O Ministro da Defesa da Argentina, Luis Alfonso Petri e o Ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen

“Tive uma reunião extremamente frutífera com meu colega argentino, que expressou grande satisfação em se tornar membro da família de nações F-16 ao redor do globo. O negócio foi negociado em colaboração com os Estados Unidos”, diz o Ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen.

A decisão de vender os jatos dinamarqueses para a Argentina foi realizada em estreita colaboração com o governo americano, que aprovou a venda das aeronaves produzidas nos EUA.

“A Defesa Dinamarquesa está em processo de substituição de sua frota de F-16 por novos jatos F-35. A Dinamarca está doando 19 caças F-16 para a Ucrânia, e o governo decidiu vender 24 caças F-16 dinamarqueses para a Argentina. Estou, portanto, muito satisfeito que meu colega argentino e eu tenhamos assinado hoje, em Buenos Aires, uma carta de intenções sobre a possível venda”, diz o Ministro da Defesa da Dinamarca, Troels Lund Poulsen.

FONTE: Ministério da Defesa da Dinamarca

SAIBA MAIS:

Preço confirmado para caças F-16A/B MLU e mísseis ar-ar para a Argentina

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

Parabéns para a Argentina.

Parece que as entregas serão 1 F-16 desmontado em 2024 para treinamento de mecânicos, etc.

6 em 2025 sendo 4 monoplace e 2 biplace
6 em 2026 todos monoplace
6 em 2027 sendo 2 monoplace e 4 biplace
6 em 2028 todos monoplace

Douglas Rodrigues

O resultado são, 25!
Ou o desmontado será considerado entregue depois de montado?
Dúvida besta a parte, acredito que será um salto qualitativo e tanto para os argies. Não dá para negar que o F-16 opera uma grande gama de armamentos mesmo em suas versões mais antigas.

Santamariense

O desmontado serve apenas para treinamento de mecânicos, etc. Inclusive, deve ser uma célula já condenada para voo. Os operacionais serão 24.

Last edited 29 dias atrás by Santamariense
Ivan herrera

Então se realmente for adiante essa aquisição quem sabe por um milagre divino teremos os 36 gripens e os argentinos seus 24 f16 quase que nos mesmo anos .

Douglas Rodrigues

Com a diferença que os Gripens chegam novíssimos, já os F-16 chegam no máximo revisados…

Wilson

Por uma fração do que pagamos a Argentina estará melhor equipada que a FAB.

Leandro Costa

comment image

Heinz

Leandro, como você fez para adicionar foto nos comentários? Nunca consigo.

Leandro Costa

Heinz, eu só coloquei o endereço da foto. Sem nenhum tipo de tag nem nada. Copiei e colei como texto simples.

Leandro Costa

Mas Heinz, use com parcimônia e não revela para ninguém mais como eu fiz. Senão daqui a pouco vai rolar flame wars de torcidas aqui e aí ferrou hehehehehe

Camargoer.

Não faz sentido… em termos numéricos, apenas para começar, a Argentina espera ter 24 caças de segunda mão, enquanto que a MB espera ter 36 caças novos. No presente, a Argentina não tem nenhum… a FAB já tem 7. (se fosse um jogo de futebol, já estaria 7 x 0 para a FAB) Em termos de aviônica, os F16 A/B de segunda mão que a Argentina pretende comprar foram modernizados há alguns anos, os F39 E/F da FAB são novos com aviônica atualizada. Os F16 A/D que a Argentina pretende comprar estão sendo retirados de serviço na Europa…. o Gripen… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“enquanto que a MB espera ter 36 caças novos”

Bom dia. Acho que vc quis dizer FAB, né?

Camargoer.

Isso. Obrigado pela correção.
Valeus.

Neto

Camargo, será os 36 dassault Rafales que o Macron quer nos vender?

MB seria o melhor lugar… VIXE.

Camargoer.

Riso… “vixe” é um excelente comentário para meu erro.. Era FAB.. saiu MB.

Antes da MB pensar em um substituto para o A4, seria adequado resolver a questão da aviação de patrulha e, principalmente, decidir se vai insistir no NAe ou abandonar esta ideia. O resto vem depois.

Coutinho

Sempre aparece um pra passar vergonha. Esse, nem curioso por aviação militar deve ser.

Gavião

Hããã. Você acha que os F-16 dinamarqueses são mais modernos que os Gripens E? Sério isso?

Marcelo M

Isso se o F35 não tiver mais atrasos, pressuponho!

Willber Rodrigues

Pra esse cronograma se cumprir, ele deve atender 2 requisitos:
1- o contrato ser assinado ainda esse ano;
2- as parcelas serem pagas em dia.

Nenhuma das duas alternativas acima são 100% garantidas de acontecer.

Leandro Costa

Li em algum lugar que o contrato será assinado na Dinamarca no mês que vem durante visita do Ministro da Defesa Argentino.

Fabio Araujo

Já ia perguntar essa informação, imagino que o treinamento dos pilotos já deve começar logo pois para receber já em 2025 6 F-16 vai ter que ter pilotos e pessoal de terra treinados, o pessoal de terra já vai receber um F-16 desmontado para treinamento ainda esse ano, mas os pilotos vão precisar de alguns meses de treinamento, e outra coisa a Argentina tem pilotos na ativa com treinamento em voo supersônico? Faz alguns anos que eles não possuem essa capacidade e o tempo pesa os pilotos treinados em voos supersônicos vão se aposentando ou pedindo baixa.

Claudio Antonio Martins

A minha dúvida está relacionada aos assentos ejetáveis. Qual será o pais de origem dos assentos ejetáveis, Inglaterra?

Douglas Rodrigues

Acredito que o F-16 utilize assento ejetor americano. Não são Martin-Baker.

Camargoer.

Uma curiosidade. Quando os F5 “agressores” foram vendidos para o Brasil, alguns vieram com problemas nos assentos ejetores, Pelo que lembro, algumas cargas estavam vencidas e, mais grave, outras estavam com as cargas instaladas incorretamente, o que teria provocado a morte dos pilotos caso fossem acionados em caso de emergência.

Pelo que lembro, alguns destes problemas foram identificados no processo de modernização ou de revisão no PAMA.

Franz A. Neeracher

Teve um piloto da FAB que morreu devido a isso!!

Camargoer.

Olá Franz. Verdade… tinha esquecido deste trágico incidente.
Valeu.

Rinaldo Nery

Não havia cargas vencidas. As tubulações estavam instaladas incorretamente. Penedo, da turma acima da minha, faleceu num translado Santa Maria/Canoas devido essa falha.

rosario

neste caso ouve alguma punicao?se sim ,quem seria responsabilizado por tal erro? seria algo feito de proposito? imagino se isso fosse feito pelos russos seria um estardalhaco so.

Fernando Vieira

De propósito é muito improvável. Esses aviões voavam com pilotos americanos, eles iriam querer matar seus compatriotas?

A vida do piloto é insubstituível, mas também gostaria de saber se houve alguma compensação para a FAB.

Rinaldo Nery

Nenhuma.

Rinaldo Nery

O erro foi cometido nos EUA. Os aviões vieram assim.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Eu lembrava de problemas nas cargas do assentos, só não tinha certeza se havia cargas vencidas… mas lembrava bem do problema na posição dos dispositivos. Creio até que foi vocẽ quem comentou desse problema nos “agressores”…

Também não lembro se a correção foi feita no PAMA ou na modernização.

Só lembrei da perda do piloto depois do comentário do Franz.

Last edited 29 dias atrás by Camargoer.
Santamariense

“Também não lembro se a correção foi feita no PAMA ou na modernização.”

É óbvio que a correção foi feita assim que fou detectada, ainda ao redor de 1990, quando as aeronaves passaram por inspeção após o recebimento, e na mesma época em que foram descobertas as rachaduras nas longarinas.

Santamariense

A aeronave era o F-5F 4809. Caiu no rio Jacuí, entre SM e CO.

Rinaldo Nery

O OSV do Pampa era o Celso, da minha turma. Foi um dos que participou da investigação. Depois foi cmt do Joker.

Guilherme Lins

CMT Nery, uma pergunta fora do tópico. Qual era o caça favorito dos pilotos na fase inicial do FX-2?

Last edited 29 dias atrás by Guilherme Lins
Rinaldo Nery

Nunca houve favorito entre os pilotos. Todos os três finalistas eram tecnicamente capazes. Isso de preferência é lenda urbana. Os pilotos que foram avaliar cada finalista voltaram com elogios sobre os aviões que voaram.

Guilherme Lins

Foi exatamente o que pensei, e a mais forte das lendas urbanas era a tal “preferência pelo SU-35”, essa fake saiu em muitos fóruns e sites. Obrigado, CMT!

Rinaldo Nery

Quem voou o Su-35 foi o Vilela, da minha turma. Piloto de prova, era cmt do GEEV. Hoje está em Dubai voando e ensaiando aquela cópia do A-29. Calidus?

Last edited 28 dias atrás by Rinaldo Nery
Camargoer.

Acho que a “preferência pelo F18” é uma forte candidata também.. se não for a maior, está pertinho da lenda do Su35.

Luís Henrique

Não entendo que seja uma lenda, ocorre que alguns pilotos deram suas opiniões, isso não significa que era a preferência de toda a força aérea mas do piloto X ou Y.
Lembro que na época conversei com um primo que era major ou tenente-coronel da FAB na época da concorrência e ele comentou que alguns amigos da aviação de caça preferiam o Su-35 ou caça americano porque os caças europeus tinham menor alcance. Mas obviamente isso deve ter sido dito por um ou outro piloto e não por toda a FAB.

Camargoer.

Então… foi o que eu escrevi. Uma coisa é um piloto dizer que gostou deste ou daquele aparelho por isso ou por aquilo… outra coisa é dizer que os pilotos da FAB tinham um preferência Aliás, o lobby da Boeing foi intenso…. além das lenda da preferência dos pilotos, tinha a lenda da preferência do alto comando da FAB, a lenda da preferência do gabinete da presidência.. Uma lenda forte era a de que o anúncio do F18 seria feito em Washington, durante uma visita da presidente do Brasil lá… só esquecendo que os anúncios são tradicionalmente feitos no país… Read more »

Santamariense

👍👍👍

Douglas Rodrigues

Vendo aqui em outras fontes, a fornecedora é a americana Collins Aerospace, o modelo é o ACES II.

Santamariense

Os assentos dos F-16 são o ACES II, da norte-americana Collins Aerospace.

David R

Parabéns aos Argentinos! Fim de novela!

Willber Rodrigues

“Fim de novela”

Confia…

Willber Rodrigues

“(…) em Buenos Aires, uma carta de intenções que prevê a venda de 24 caças F-16 dinamarqueses para a Argentina.”

Carta de intenções por carta de intenções, a Argentina tambem assinou isso pra JF-17 e Tejas…
Eu acredito que esse acordo será assinado…um dia…e será pago;

Um dia.

F-16 pra Argentina é igual F-16 pra Ucrânia:

Só acredito vendo.

Last edited 29 dias atrás by Willber Rodrigues
Allan Lemos

Se os oficiais argentinos forem iguais aos brasileiros, também devem ter desconfiança em relação a equipamentos não-ocidentais.

Acho que só iriam de JF-17 se não houvesse mesmo nenhuma outra opção.

Willber Rodrigues

A longo prazo, o JF-17 seria o melhor pra FAA. Caça moderno, célula nova, décadas de um caça que pode receber upgrades, e com isso, a China já faria “propostas irrecusáveis” pra outros equipamentos. Mas pensar a longo prazo é um luxo que a FAA não pode ter. Ela precisa de um caça pra ontem, com a pouca grana que ela tem. Nisso, o único que cumpre esses requisitos é o F-16. “Se os oficiais argentinos forem iguais aos brasileiros, também devem ter desconfiança em relação a equipamentos não-ocidentais” É esse tipo de pensamento tacanho e estreito que nos impediu… Read more »

Matheus R

Assinaram carta de intenções para compra de 156 guaranis e não vingou.

Willber Rodrigues

Tem essa também, obrigado por me lembrar.

Ivan herrera

Assina carta de intenção? Acho que é melhor aguardar rsss

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eles assinaram uma carta de intenções, não uma compra e venda.

Allan Lemos

Boa compra, acho que a melhora da economia facilitou o processo e a força aérea não quis perder tempo.

Jean

Na verdade é uma compra política e não pela melhora da economia.

Se bobear os EUA assinam de avalistas para a Dinamarca. Assim não se fala mais em JF-17, e o Reino Unido fica tranquilo por serem F-16 muito defasados.

Na minha opinião o caça ideal para a Força Aérea Argentina seriam 18 FA-50 Golden Eagle novos.

JCuritiba

Hermanos e seu Gripen Killer!

Ironic Mode off.

Antonio Neto

Esses aviões passaram por algum tipo de atualização relevante? Parece que a Dinamarca já os opera há 40 anos.

Camargoer.

Pelo que lembro, receberam uma modernização de meia vida. Ainda assim, são versões “A” e “B” com muitas horas de voo.

Antonio Neto

Esses aviões dinamarqueses são F16 A/B Bloco 15. Esse bloco está sendo retirado em massa pelo usuários europeus de F16 e já não opera mais na Força Aérea Americana.

Angus

…”assinar uma carta de intenções sobre a possível venda de caças F-16″…

Destaco: “carta de intenções”; “possível”, “venda”

Até o momento, “mais do mesmo”.

Quando o contrato for assinado, o 1° caça chegar e for paga a 1ª parcela, passo a acreditar, até lá não passa de um sonho em uma tarde de verão.

Fernando Vieira

Nossa, o F-16 pode levar canhão externo. Ainda usam isso em algum lugar?

Welington S.

Os argentinos assinaram também outras diversas cartas de intenções, principalmente em relação ao Guarani, para o EA, no governo anterior que, até o momento, não passou disso. Parece-me que, em relação aos caças, a situação se acelerou, uma vez que os Estados Unidos temem a entrada do poder militar chinês. Dessa forma, pode-se esperar algo mais significativo nas próximas semanas/meses de abril. Bom, veremos. Além disso, é preciso aguardar para ver como os argentinos lidarão com duas estratégias logísticas completamente diversas em relação aos caças A-4 e F-16. Não sabemos em que pé estão os A-4 e, na minha opinião,… Read more »

Camargoer.

Olá W. Caso a Argentina compre um novo caça, provavelmente irão aposentar os A4.

Creio que a maioria deles já não estão mais operacionais. alguns servindo para peças, mas como disse, é uma suposição.

Teria que perguntar para algum entusiasta argentino sobre a operacionalidade dos A4 deles.

Last edited 29 dias atrás by Camargoer.
Fernando "Nunão" De Martini

No ano passado o comandante da Força Aérea Argentina disse que pretendia manter os A-4AR em operação. Se vai conseguir, é uma outra questão.

Mas como ele esperava também uma quantidade maior de F-16, o que permitiria basear mais um esquadrão no Sul do país (o que provavelmente será difícil com apenas 24 caças F-16) é possível que precisem mesmo manter o A-4AR em operação, ou terão que desativar esquadrões.

Camargoer.

Olá. Lembro que a Argentina tinha mais de 20 aviões A4, mas talvez hoje só tenham caças suficientes para um esquadrão, talvez um esquadrão magro.

Torcer pelo sucesso da força aérea argentina.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, tem um punhado em condições de voo. Só pra deixar mais claro o comentário, os A-4AR são baseados em Vila Reynolds e a ideia é basear os F-16 em Tandil (a casa dos Mirage no passado), e o comandante da FAA disse, no ano passado, que gostaria de reativar um esquadrão em Rio Galegos (Sul) com F-16. Assim, caso decidam substituir A-4AR por F-16 em Vila Reynolds, vai faltar avião pra tanta base. Meu palpite é que esquadrão em Rio Galegos vai ficar pra outra oportunidade e os F-16 ficarão só em Tandil, com um punhado de A-4AR ainda… Read more »

JT8D

Camargo, eles não vão aposentar os A-4 tão cedo, segundo oficiais do alto escalão da FAA. Se eles ainda insistem em operar até Pucaras, não era de se esperar outra coisa

Last edited 29 dias atrás by JT8D
André Sávio Craveiro Bueno

Certamente não terão REVO, uma vez que a Argentina não possui [e não possuirá!] aeronave com a lança, como os KC-135 ou KC-10, por exemplo.

Santamariense

Olha, um KC-135 retirado do AMARG não é nada difícil de conseguir, mas por outro lado tem a pressão dos britânicos para não aumentar o alcance dos caças argentinos.

André Bueno

Exato.

André Bueno

Todavia os argentinos devem, penso eu, usar os F-16 principalmente para defesa aérea.

alex prado

metade desses armamentos da ilustraçao nao vai estar disponivel.

Paulo Sollo

Detalhe: “assinar uma carta de intenções sobre a possível venda de caças F-16 dinamarqueses.”

“Carta de intenções e possível venda”…

Sugiro que os fãs arrefeçam seus ânimos…

Fabio Araujo

A vantagem do F-16 em cima dos chineses preço mais baixo, o que dobrou o número de caças comprados, e prazo de entrega menor já que os JF-17 teriam que entrar na fila da linha de montagem que já esta ocupada fazendo os JF-17 do Paquistão, levando em conta a necessidade para ontem dos argentinos o F-16 tem esses pontos positivos, mas por outro lado os JF-17 são tecnologicamente mais modernos, que a versão do F-16 comprada, e teriam um tempo de vida operacional bem maior por serem caças novos, mas seriam comprados só 12 e levariam mais tempo para… Read more »

Paulo Sollo

Literalmente na lama, a FAA está recuperando seus jurássicos helicópteros SA-315B Lama. Verdadeiros pterodactilos que entraram em produção em 1971.

comment image&tbnid=-p9ZFJjJQJd61M&vet=1&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.jetphotos.com%2Fphoto%2F7671628&docid=O8QbZg19pWGJvM&w=1200&h=819

Bispo

Um país quebrado comprando sucatinha de manutenção cara… inteligente

Fabiano Flister

Esses f16 virão pra Argentina com motor e canopi de opcionais… A venda é totalmente política isto é, para não deixar Pequim se criar na América do Sul.

Felipe

Isso mesmo….um grande tiro no pé da Argentina…(China vai abandonar los hermanos) e mais pra frente EUA virarão as costas pra eles (como sempre fazem) aí ficarão abandonaditos e na mierda como siempre.

Felipe

Acho que essa compra emocional por parte do Milei é um grande tiro no pé. O maior parceiro comercial da Argentina (China) não gostou nadinha e está anunciado desinvestimento em vários projetos que tinham parceria. Bom, cada um tem o presidente que merece.

Fernando "Nunão" De Martini

A negociação já vinha de vários anos, bem antes do Milei. Acho difícil caracterizar como compra emocional.

Camargoer.

Olá Nunão. De fato. A Argentina vem buscando uma solução para a sua aviação de caça há uns dez anos… lembro até da compra de caças de segunda mão de construção francesa para a defesa aérea durante um evento.. creio que era uma reunião do G20.

A pergunta é se Milei terá força política para aprovar esta compra neste momento. Talvez o Congresso argentino aprove, mas é uma incerteza. O momento político lá é desfavorável. Hoje mesmo, o UOL publicou uma matéria sobre isso, cuja chamada é “Com Argentina em crise, Milei negocia compra de 24 caças da Dinamarca”

Fernando

Vai fazer diferença pra eles, afinal, hoje não tem nada. Porém, é uma compra de ideologia política. Não faz sentido comprar um celula envelhecida e capada, para ser entregue daqui a 4 anos o último exemplar. Seria muito mais interessante o JF17, mais modernos, com upgrades que poderão ser feitos com o tempo. Mas, se essa transação ocorrer mesmo, com a arrogância dos hermanos, ainda vão dizer que são melhores que nossos gripens

Gilson

Ainda não fiz as contas dos 36 F39 GRIPEN, se vai bater com as entregas da Argentina, em 2028. O que eu gostaria de entender melhor é como se consegue dividir esses 24 F16, em vários lotes? até por porque dizem que vale menos que um super tucano. Então vão pagar 6 aviões por ano?. Deixa rolar as negociações vai entender, se os aviões já estão todos prontos, porque tem que dividir em lotes? pode ser que não tenham pilotos ainda suficiente para os 24 F16, de uma só vez.

Fernando "Nunão" De Martini

Normalmente em compras de caças usados as aeronaves passam por inspeções e reparos antes da entrega, por isso a quantidade dividida a cada ano (conforme a capacidade das instalações de reparo). Foi assim com os 12 caças Mirage 2000 da FAB, vieram aos poucos. O mesmo ocorreu com os F-16 MLU chilenos.