Voo inaugural alcança um marco importante para o retorno das viagens supersônicas. O XB-1 fornece a base para o avião supersônico da Boom, Overture

Ontem, a Boom anunciou o voo de sucesso do XB-1, o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente no mundo, no Porto Aéreo e Espacial de Mojave, na Califórnia. Assim como o Overture, o avião supersônico da Boom, o XB-1 utiliza tecnologias de última geração para possibilitar o voo supersônico eficiente, incluindo compostos de fibra de carbono, aviônicos avançados, aerodinâmica otimizada digitalmente e um sistema de propulsão supersônica avançado.

“Hoje, o XB-1 voou no mesmo espaço aéreo sagrado onde o Bell X-1 quebrou a barreira do som em 1947”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic. “Estive ansioso por este voo desde a fundação da Boom em 2014, e ele marca o marco mais significativo até agora em nosso caminho para trazer as viagens supersônicas aos passageiros em todo o mundo.”

Voado pelo Piloto de Testes Chefe Bill “Doc” Shoemaker, o XB-1 decolou do Porto Aéreo e Espacial de Mojave e voou no mesmo espaço aéreo que recebeu muitos voos históricos inaugurais, incluindo os voos do Bell X-1, do North American X-15 e do Lockheed SR-71 Blackbird.

“Todos na equipe do XB-1 devem estar incrivelmente orgulhosos dessa conquista”, disse Bill “Doc” Shoemaker, Piloto de Testes Chefe da Boom Supersonic. “Tem sido um privilégio compartilhar esta jornada com tantos profissionais dedicados e talentosos. A experiência que ganhamos ao alcançar este marco será inestimável para o renascimento das viagens supersônicas pela Boom.”

O Piloto de Testes Tristan “Geppetto” Brandenburg voou na aeronave paquera T-38, que monitorou o XB-1 no ar. Aviões paquera acompanham novas aeronaves em seus voos inaugurais para observar como o avião de teste está se comportando e verificar coisas como altitude, velocidade aérea e aeronavegabilidade durante o voo.

“Estar no ar com o XB-1 durante seu voo inaugural é um momento que nunca esquecerei”, disse o Piloto de Testes da Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg. “A equipe trabalhou duro para chegar a este ponto, e ver o voo de hoje até a conclusão da missão é uma grande realização para todos nós.”

O XB-1 atendeu a todos os seus objetivos de teste, incluindo alcançar com sucesso e segurança uma altitude de 7.120 pés e velocidades de até 238 nós (273 mph). Enquanto o XB-1 estava no ar, a equipe realizou uma avaliação inicial das qualidades de manuseio da aeronave, incluindo verificações de velocidade aérea com a aeronave de perseguição T-38, e avaliando a estabilidade da aeronave na atitude de pouso (em um alto ângulo de ataque).

Duas décadas após a aposentadoria do Concorde, o primeiro voo do XB-1 marca o retorno de uma aeronave supersônica civil aos céus e pavimenta o caminho para o renascimento das viagens supersônicas convencionais a bordo do Overture, o avião supersônico sustentável da Boom.

“Estive esperando mais de 20 anos por um sucessor ecologicamente correto do Concorde e o primeiro voo do XB-1 é um marco importante para que meus sonhos se tornem realidade. Quando voei no Concorde pela última vez em 2003, eu sabia que este dia chegaria. O primeiro voo do demonstrador supersônico XB-1 é uma conquista significativa para tornar o voo supersônico sustentável uma realidade, a bordo do Overture – minha escolha número um como o sucessor do Concorde”, disse o Capitão Mike Bannister, ex-Piloto Chefe do Concorde pela British Airways. “Parabéns a Blake Scholl, a todos na Boom e especialmente ao seu piloto, Bill “Doc” Shoemaker. Tendo sido o Piloto Chefe do Concorde, invejo seu papel neste emocionante retorno às viagens supersônicas convencionais.”

O programa XB-1 fornece a base para o design e desenvolvimento do Overture, estabelecendo ao mesmo tempo uma cultura de segurança em primeiro lugar na engenharia e fabricação. O XB-1 valida tecnologias chave e inovações próprias da Boom.

FONTE: Boom Supersonic

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Jorgemateus77

Pousou em Los Alamos

Leandro Costa

???

Bruno Vinícius

Fico feliz com a notícia e torço para que dê certo, mas o Overture é um projeto ambicioso; tenho minhas dúvidas sobre a capacidade da Boom de entregá-lo.

Deidson Lima

esse avião usa o lendario motor do nosso querido f5M F5 forever

Bueno

Que lindo este demonstrador XB-1.
Serviria para substituir o U-2 ou como aeronave para uso militar?

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Leandro Costa

Não, Bueno. Só para passageiros mesmo.

Bueno

O XB-1 é o demonstrador do OVerture que será a versão para transporte de passageiros e que é quadrimotor
Como o XB-1 é menor , falo da possibilidade de criarem uma versão menor de um jato executivo supersónico e uma versão para uso militar.

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Neto

O 3d da aeronave da united parece ser ou com 3 motores ou 5, dado que existe um motor na cauda.

Bueno

São 3 motores no XB-1 veja o video , o painel de instrumentos mostra a potencia dos 3 motores.

https://www.youtube.com/watch?v=2aT4okUYPoI&t=1s&ab_channel=BoomSupersonic

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Leandro Costa

É um demonstrador de tecnologia para uma aeronave civil que vai ter carga paga de passageiros e bagagens, sendo que sua fuselagem e sua estrutura vão refletir esse uso e não o uso dessa aeronave em combate e os rigores desse tipo de utilização. Existem um monte de aeronaves já supersônicas e militares que podem preencher essas lacunas, ou mesmo pode-se projetar uma aeronave que faça esse serviço. Mesmo na época em que o Concorde surgiu, em que praticamente não haviam grandes aviões supersônicos, a única coisa para qual o Concorde serviu para fins militares foi de servir de treinamento… Read more »

Bueno

Entendo. Não para combate mas como aeronave espia, U-2 de 5ºG remotamente pilotada e com IA …
É Que gostei muito deste X-B1 kkkk e estou tentando imaginar uma utilização para ele não ficar apenas como demonstrador e o final ir para um museu