O aguardado primeiro bombardeiro estratégico furtivo da China, o H-20, vale a expectativa, pois não enfrenta dificuldades técnicas em seu desenvolvimento e será revelado ao público em breve, disse o vice-comandante da Força Aérea do Exército de Libertação do Povo (PLAAF) durante as duas sessões em Pequim.

Wang Wei, que também é membro do 14º Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC), fez as observações quando questionado sobre atualizações do H-20 pelo Hong Kong Commercial Daily à margem da segunda sessão do 14º Comitê Nacional da CPPCC, que terminou no domingo.

O novo projeto de bombardeiro de longo alcance da China foi anunciado pela primeira vez pelo então comandante da PLAAF, Ma Xiaotian, em 2016, quando ele confirmou publicamente o desenvolvimento da aeronave, conforme relatado pelo portal de notícias de Xangai eastday.com.

Desde então, poucas informações oficiais foram divulgadas sobre o bombardeiro, exceto um vídeo promocional da Aviation Industry Corporation of China, estatal, em 2018 e um vídeo de recrutamento da PLAAF em 2021. Ambos os vídeos apresentavam cenas geradas por computador de uma grande aeronave desconhecida coberta por um pano, com o contorno da aeronave sugerindo que possui um design de asa voadora, mas sem maiores detalhes.

Quando questionado sobre se o H-20 encontrou gargalos técnicos, dada a falta de mais informações desde 2016, Wang disse que “não há gargalo, e todos os problemas podem ser resolvidos. Nossos pesquisadores científicos estão progredindo bem, eles são totalmente capazes”, relatou o Hong Kong Commercial Daily na segunda-feira.

O bombardeiro H-20 voando com caças J-20 na capa de uma revista em 2021

A aeronave será oficialmente revelada ao público em breve, e sua comissão e produção em massa seguirão de perto seus voos de teste, disse Wang.

Wang concordou que a comissão do H-20 aumentará significativamente as capacidades da PLAAF, pois ele disse que “[é] motivo de orgulho, vale a expectativa.”

Os EUA têm sido há muito tempo o líder no desenvolvimento e desdobramento de bombardeiros furtivos com o B-2, e seu sucessor de próxima geração, o B-21, já fez seu voo inaugural em novembro de 2023 e desde então começou a produção em baixa cadência, segundo informes da mídia dos EUA.

Wang recusou-se a comparar o H-20 com seus equivalentes americanos, dizendo que a China não competirá com os EUA, mas defenderá apenas a própria segurança.

A série H-6, que é o principal bombardeiro atual da China e que está em serviço há décadas, é uma plataforma subsônica de médio alcance sem capacidade furtiva, então, apesar de muitas atualizações e modernizações, a aeronave em si não pode penetrar defesas aéreas modernas e depende do lançamento de munições standoff para atacar alvos, disseram especialistas consultados pelo Global Times.

Um bombardeiro furtivo de próxima geração, capaz de evitar detecção hostil, permitirá o lançamento de munições mais poderosas ou mais eficientes em termos de custo a um alcance mais próximo e em maiores números, disseram os especialistas.

Quando comissionado, o H-20 se tornará uma nova força de combate de qualidade, servirá como um poderoso dissuasor estratégico e contribuirá para a salvaguarda da soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento, bem como para a paz e estabilidade na região e no mundo, disseram analistas.

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Meiva

“não enfrenta dificuldades”

Paulo Sollo

Você tem alguma evidência de que ele esteja mentindo?

E a propósito, aquela projeção da revista ficou feia praca mas vê-se na imagem divulgada pela PLAAF da aeronave coberta que tem um design algo diferente e bem mais harmonioso.

Vanguard

E com certeza custará uma fração do B-21. Assim como será construído numa fração do tempo.

Santamariense

Sim, claro…nenhum projeto russo ou chinês enfrenta problemas….nunca….são perfeitos desde o primeiro esboço…ahãm! Ora, por favor …

Heinz

Você tem alguma evidência de que estão falando a verdade? Além, claro, da palavra dos chineses?

Akhinos

O que os EUA ou o Brasil desenvolveram em 8 anos qdo o assunto é projeto militar? Conta ai pra nós amigão.

Sergio

Comparar os EUA ao Brasil? A democracia- ainda – permite que você escolha seu time no rachão, mas…pelo amor de Deus!

Anderson

O KC-390 acho que é um bom exemplo de projeto militar bem sucedido mundialmente.

KKce

B-2 da shopee.

Underground

Externamente talvez fique parecido com B21, já internamente…

Victor

se a shopee vender,a fab poderia comprar pq nem um have blue faz ou conseguiria fazer.

KKce

Problema é a taxa de importação na remessa coliforme kk

Emerson

Vai ficar retido em Curitiba kkkkkk

Underground

Vai ter imposto de 60%.

Rafael Coimbra

Ainda me pergunto… essas armar chinesas funcionam??? Sabemos que mesmo algumas armas ocidentais tidas como “super armas” quando enfrentaram um campo de batalha demonstraram inúteis no conflito… E as chinesas??? Nunca viram uma poeira de pólvora, será que solta a pecinha na hora H?

KKce

Só Deus sabe. Mas segundo uns aqui eles são impecáveis e nunca fazem nada ruim kk

Jack

KKce…Maldade sua, ehehehe

No One

“não há gargalos”

Rsrs
Não faça perguntas bobas, jornaleco. Óbvio que não há nenhum tipo de dificuldade … não existem problemas, gargalos e dificuldades nos projetos e ambições das FA chinesas, chega a ser idiota questionar a infalibilidade chinesa.

Heinz

Tudo lá é perfeito, claro, segundo, Xi.

Marcelo Andrade

Legal! Cooperação militar EUA-China.

Fagundes

A Nasa descobriu que houve vida eucarionte em Marte?

FERNANDO

Ahhhhhhhhhhhh
igualzinho ao americano.
Cara eles são bons mesmo em copiar.

Leandro Assis

Assim como os americanos copiaram os projetos de asas voadoras da Alemanha nazista. Fala sério né?

Leonardo Bastos

Sem falar na “importação” dos cientistas NaZi…

Giora Epstein

Tanto os EUA como a URSS importaram cientistas nazistas, a diferença é que os que foram para os EUA eram mais talentosos 😉

Bosco

Essa é nova. Os nazistas tinham uma asa voadora?

Giora Epstein

Se informe melhor! À Northrop, fabricante do B-2 e do B-21, pesquisa asas voadoras desde os anos 40.

Abner

Falei a mesma coisa sobre o novo NAe da China, sobre nunca ter problemas ou falhas. Nunca sai matéria sobre esse aspecto das suas forças armadas. Igual a esse aqui primeira aeronave do tipo e não teve erros ?

Pode ser que dê fato não tenha tido. Porém desconfio.

Last edited 1 mês atrás by Abner
KKce

É óbvio que tem, mas como é um país fechado nunca é divulgado. Se os EUA e os russos tem problemas em alguns projetos, imagina a China.

Tutor

B2 “Spilit”

Vitor

Mais uma cópia . . . resta saber se realmente vai funcionar. Copiaram o Seawalk, copiaram aviões Russos, copiaram os SU-27, copiaram até o AK-47 que na versão chineza é uma merd@.

Raymundo

Ansioso pra ver o resultado. Os chineses são muito inteligentes

RRN

Tudo é lindo na China. Lá nada de errado acontece.
Não há atrasos, nem problemas, o céu sempre é azul e as pessoas saltitam felizes pelos campos verdes e floridos.

silvom

comparados conosco, estão anos luz à frente…

Afonso Bebiano

Esse termo de comparação nivela tudo por baixo.
O Neymar, comparado a mim, é um Pelé.
Mas se o Neymar for comparado ao Pelé, será considerado um pereba do meu nível.

Nilton L Junior

Enquanto isso os vira latas latem, a China tem projeto de nação, exclusividade para quem tem SOBERÂNIA e quem tem soberania constrói seu presente, projetando seu futuro.
Parabéns ao povo e ao governo Chinês por mais essa conquista.

Akhinos

____
____

COMENTÁRIO APAGADO POR INSISTIR EM FAZER PROVOCAÇÕES TOTALMENTE INÚTEIS AO DEBATE.
OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Akhinos
José Luís

Calma vai acabar com o jogo de super trunfo dos especialistas de internet aqui kkkkk, temos o forevis, submarino nuclear invisível e “milhares de Gripens”, quem é China perto de nós.
Sabe quando vamos fazer igual, nunca, nunca; mas desmerecer o esforço e competência dos outros é mais fácil.
“Conhecer e aceitar a verdade é simplesmente libertador e nos coloca no controle da vida, não sendo levado pela ilusão”.

Ricardo Neto

Acompanho esse blog desde 2009 quando vi o anúncio do vôo do protótipo Su-57 Felon. Era recompensador, aprendia muito com os comentários da época sobre as aeronaves, sistema, armamentos e outros dados, por que a maioria dos comentaristas da época se atinham a isto e as respostas ou discordância eram dadas sempre com respeito e cordialidade. Hoje o que eu vejo é um nivelamento por baixo, bem por baixo.

Last edited 1 mês atrás by Ricardo Neto
Neto

A China continental está criando uma grande alicerce de negação de espaço aéreo e marítimo com sua evolução.
.
Acreditar que é melhor ou pior que o realizado no ocidente é crença. Relevante é que seus sistemas de guerra gerará uma demanda grande de contrasistemas, aeronaves e navios.
.
Se ela um dia expandir militarmente sua presença tomando outros espaços perto de seu continente será difícil um contra-ponto. Mais difícil ainda seria impor militarmente qualquer tipo de sanção.
.
Fizeram o dever de casa e estão em um caminho de autoridade militar.

Tomcat

Por enquanto, é só sambarilove, embromação, porque não tem o que mostrar.

zzzzzzz

Me acordem quando houver algo relevante