Os países prometeram os caças no ano passado, mas entregá-los e treinar pilotos revelou-se complexo. A Ucrânia pode começar com apenas seis, dos cerca de 45 prometidos

A Ucrânia poderá começar a utilizar caças F-16 já em julho, embora a quantidade inicial seja limitada a apenas alguns dos 45 jatos prometidos por países aliados. A complexidade da entrega dos jatos e do treinamento dos pilotos contribuiu para essa situação limitada. Um centro de treinamento na Romênia foi estabelecido especificamente para preparar os pilotos ucranianos, mas até agora, eles não chegaram ao local, o que destaca os desafios logísticos e de coordenação enfrentados.

Enquanto isso, 12 pilotos ucranianos estão sendo treinados em outros países, como Dinamarca, Grã-Bretanha e Estados Unidos, e espera-se que estejam prontos para o combate até o verão. No entanto, somente seis F-16 estarão disponíveis para eles inicialmente. A necessidade desses caças é urgente, dado o uso intensificado de suporte aéreo pela Rússia nas frentes de batalha no leste da Ucrânia.

A Ucrânia enfrenta uma escassez de munições e a necessidade de reforço na sua capacidade de defesa aérea, tornando a chegada dos F-16 uma expectativa crucial. Contudo, persistem incertezas quanto à programação de entrega dos jatos, ao treinamento dos pilotos e à manutenção das aeronaves. O treinamento dos pilotos ucranianos foi acelerado, exigindo uma rápida adaptação às práticas militares ocidentais e ao idioma inglês.

Os esforços para fornecer F-16 à Ucrânia ganharam impulso com o apoio de vários países europeus, liderados pela Dinamarca, que superou a resistência inicial à transferência de armas avançadas. A administração Biden eventualmente concordou em permitir que aliados fornecessem os caças, embora haja o reconhecimento de que os F-16, por si só, não seriam decisivos na guerra.

A formação de um esquadrão ucraniano de F-16 enfrenta diversos desafios, incluindo a necessidade de treinar pilotos e técnicos para a manutenção das complexas aeronaves. A deterioração das infraestruturas militares ucranianas, como pistas de pouso danificadas pela guerra, pode atrasar ainda mais a operacionalização dos F-16.

Apesar das dificuldades, a Ucrânia e seus aliados mantêm o foco na importância estratégica dos F-16, tanto para a defesa aérea quanto para o fortalecimento geral da capacidade militar ucraniana. A combinação dos caças com outras formas de apoio militar é vista como essencial para a resistência efetiva contra as forças russas.

Especialistas e autoridades reconhecem que, embora os F-16 não sejam uma solução milagrosa, sua inclusão no arsenal ucraniano, juntamente com munições adicionais e apoio logístico, pode alterar significativamente o equilíbrio no campo de batalha. O envolvimento contínuo e o suporte dos aliados ocidentais são cruciais para a capacidade da Ucrânia de defender sua soberania e integridade territorial.

O ministro da Defesa da Dinamarca enfatizou a luta da Ucrânia pela liberdade como uma causa compartilhada, reiterando o compromisso de seu país em apoiar a Ucrânia. Essa solidariedade reflete a percepção mais ampla da importância da resistência ucraniana para a segurança e estabilidade na Europa.

FONTE: The New York Times

LEIA TAMBÉM:

O controverso mapa de Medvedev reacende tensões sobre o futuro da Ucrânia

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Victor Filipe

Se for ter começar só com 6 aeronaves é principalmente por questão de disponibilidade de pilotos porque já foram entregadas algumas dezenas de aeronaves

Willber Rodrigues

“disponibilidade de pilotos”

A OTAN tá treinando pilotos ucranianos desde a invasão da Criméia ( ou seja, antes da invasão ao resto da Ucrânia ) e ainda tem “falta de disponibilidade de pilotos” ?????

E outra, se fosse Eurofighter, Tornado, ou versões antigas do Mirage, até seria compreensível essa demora em mandar essas aeronaves, já que são “poucas”, e sua cadeia de peças é menor….mas F-16? O que não falta é F-16 e peças de reposição no mundo.
Se REALMENTE fosse do interesse da OTAN mandar essas aeronaves, elas já estariam mostrando serviço a 1 ano.

Rafael Coimbra

Muitos pilotos treinado pela OTAN tiveram que voltar p Ucrânia e pilotar os SU24, 25… SU27 e Mig 29… muitos foram abatidos, por esse motivo é ilusão acreditar que há muitos pilotos aptos a voar caças de alto desempenho.

Rinaldo Nery

Agora vai! Ucrânia recebe isso, aquilo, e o conflito continua moendo carne, sem nenhuma perspectiva de acabar. Podem dar a Enterprise e a Millenium Falcon pra Ucrânia que não vai resolver.

Willber Rodrigues

Vai ser igual a contra-ofensiva ucraniana:

Demoraram tanto pra começar, e fizeram tanta propaganda ( só faltou anunciarem a data e hora exatas do “Dia D” no TikTok ) que quando finalmente começou, os russos já estavam preparados.
Vai ser a mesma coisa com esses F-16. Até o 1° deles finalmente chegar lá, os russos já vão ter lotado o lugar com AA e sua aviação de caça.

Mas ok, vamos ver se “agora vai”.

Rafael Coimbra

Vai ter selfie em frente ao avião com localização e tudo…

Willber Rodrigues

Considerando-se o histórico ucraniano, não tenho dúvida nenhuma disso…

Inclusive, com direito a check-in no Facebook antes de decolar, com direito a #gratidão #maisumdia

Diego Lima

Parece que alguém não tem interesse em acabar com essa guerra

Rinaldo Nery

É o que respondi ao Andrômeda…

Camargoer.

Exato. Muita gente á favor da guerra e poucos a contra ela.

Aqui na trilogia, os abertamente contrários á esta guerra (incluindo o Rinaldo e eu) enchemos uma kombi.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Estamos no mesmo lado nesta questão. Uma guerra estúpida. Ao invés de mais armas, é preciso um imediato cessar fogo e início das negociações de paz.

Henrique

_____
_____

COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rafael Oliveira

Por mim, a guerra não teria nem começado.
Mas é um pouco ingenuidade achar que é possível um cessar fogo imediato e negociações de paz, com a Rússia querendo a metade da Ucrânia e a Ucrânia não querendo perder seu território. Uma solução de meio-termo (perder uns 20-25% do território) seria terrível para a Ucrânia.

Rafael Oliveira

Qual a sua sugestão? A Ucrânia assinar um acordo com a Rússia entregando todos o território que ela conquistou, comprometendo-se a não entrar para OTAN, a renúncia do Zelensky e a escolha de um presidente indicado pelo Putin? A Ucrânia e seus líderes não devem estar felizes com a morte de boa parte de sua população nessa guerra, mas reconhecer a vitória do inimigo, ainda mais quando esse é o ofensor e que no passado lhe causou uma enorme desgraça, não é uma solução fácil. Ademais, parece-me que a guerra está menos intensa nos últimos meses, após a contraofensiva ucraniana… Read more »

Marcos

Penso que a grande questão aqui é saber se prolongar a guerra vai levar a um desfecho diferente desse.

No final a Ucrânia pode ter que capitular independente de tudo o que passou e do que sente em relação aos russos…

Os russos continuam avançando lentamente… Mas para que esse avanço seja lentificado a ucrânia já sacrificou uma geração inteira.

Se no final o resultado for o mesmo qual o sentido dessa luta toda?

Rafael Oliveira

Acho bastante improvável a Rússia conseguir tomar Kiev. A melhor chance foi no início da guerra e ela não conseguiu.
Por outro lado, também acho bastante improvável a Ucrânia retomar os territórios invadidos que a Rússia mantém atualmente.
Nenhum dos dois quer admitir a derrota, mas em termos objetivos, a Ucrânia é a grande derrotada se assinar um acordo cedendo os territórios perdidos. Por isso acho que ela irá ao máximo relutar em assinar. Acho que somente assinará se a Otan parar de enviar ajuda.

Dixon

Penso que a Ucrânia poderia deixar com a Rússia os territórios já perdidos e entrar para a Otan. Assim a Rússia teria maiores problemas se tentasse tomar o restante do país.

Rinaldo Nery

Não tenho nenhuma sugestão. Mas tenho certeza que alguém vai sair perdendo algo num acordo de paz. O mundo é assim.

bjj

Pois é. Ninguém em sã consciência gosta da guerra, e os ucranianos principalmente têm todos os motivos para querer o fim dela, mas qual é a solução? Entregar grande parte do país aos russos e torcer para que nunca voltem para buscar o resto? Aceitar os russos ditando quem e como irá governar o que sobrou da Ucrânia? É que nem quando dizem que o ocidente está errado em fornecer armas à Ucrânia ao invés de buscar a paz. Ora, se não fossem as armas fornecidas pelo ocidente a paz teria sido alcançada simplesmente porque a Ucrânia já não existiria… Read more »

Rafael Oliveira

Exato.

Sem a ajuda do Ocidente a Ucrânia já teria virado um estado da Federação Russa.

E concordo que ou é uma simpatia velada ao ofensor ou um pedido de paz ingênuo igual aos das candidatas à Miss Universo.

Alexandre

Enquanto o maniqueísmo ingênuo imperar milhares de vidas continuarão sendo sacrificadas inutilmente

Alexandre

A Ucrânia/OTAN tiveram anos de tratados de Minsk I e II para impedirem essa Guerra! Acreditar que vão derrotar a Rússia é uma ilusão! A única saída é um acordo diplomático negociado!

Groosp

Qual é a alternativa? A Ucrânia deve virar uma Buryatia?

Ivanmc

Isso é verdade.

Andromeda1016

Mais ajudas a conta gotas, afinal o importante é manter a guerra andando.

Rinaldo Nery

É o que parece! “O sistema é foda, companheiro!”. Cel PMRJ Nascimento.

Maurício.

No início da guerra, a usaf disse que a força aérea da Ucrânia precisaria de 50 a 80 caças F-16 para substituir a frota ucrâniana.
Os ucrânianos pediram aos EUA até 128 caças, que seria uma mistura de F-16, F-15 e F-18.
Já o Zaluzhnyi, disse que não precisava de 120 aviões, afinal, ele não ia ameaçar o mundo todo, ele disse que bastaria um número bem limitado. E enquanto isso, a novela mexicana de caças para a Ucrânia continua.

Willber Rodrigues

Eu estou a um passo de acreditar que a Argentina vai operar F-16 antes da Ucrânia…

Alguem mais quer dobrar a aposta?

Camargoer.

1$kichute na Ucrãncia e 2$kichutes na Argentina.

Last edited 1 mês atrás by Camargoer.
Camargoer.

E 3$kichutes na FAB.

Paulo Sollo

Quem vai ser o próximo campeão brasileiro? Olaria ou Asa de Arapiraca? E a propósito da Argentina, fecharam um contrato com uma empresa de lá para trabalharem na prorrogação da validade dos cartuchos detonantes de assentos ejetáveis. Com isto acendeu a possibilidade do SEM finalmente voarem. Mas é mais provável que os ucras recebam sua meia dúzia de f-16, e se os perderem muito rápido, pouquíssimos mais ou nenhum. Já a Argentina, até o momento não conseguiram sequer arrumar parcos 10 milhões de dólares para dar a entrada nos P-3 Orion comprados da Noruega em outubro de 2023.O que dizer… Read more »

Willber Rodrigues

Jesus, aquela novela dos Orions pra Argentina ainda não acabou? Achava que isso já tinha se resolvido.
Bem, se os caras não tão conseguindo honrar nem as parcelas dor Orions, imagina tirar 800 milhões do bolso pra F-16…

Heinz

Eu aposto na Ucrânia, vamos um Pix de 100?

BraZil

Considerações humanitárias à parte, para os amantes da viação militar é um sonho ver o embate direto de F16 x Sukhoy. Que época estamos presenciando e sim, claro que assusta. Assusta pilotos, fabricantes, políticos etc. Quanto a mais esse game changer. Sozinho, não resolve nada. Estão alimentando – a conta gotas – a esperança ou sei lá o que dos Ucranianos, com a carne dos próprios Ucranianos…

Macgaren

Queria saber o armamento que eles vão ter

Fish

Meio off: Até agora não vi uma noticia, relato ou imagens dos MiG-29 da VKS em uso na guerra da Ucrânia, qual seria a finalidade dele no serviço russo?

Paulo Sollo

Back up.

Os SU-35, SU-30 e SU-34, muito mais capazes, estão na linha de frente desde o inicio.

Porém sobre os MiG-29 da Ucrânia, e como não vemos matérias sobre as perdas de aeronaves deles, comemoram uma suposta e não provada perda de 6 caças russos em curto período, um pouco de realidade numa matéria de blog búlgaro sobre a perda de 17 MiG-29 ucranianos em uma semana:

https://bulgarianmilitary.com/2023/11/02/russia-downed-17-ukrainian-mig-29s-in-10-days-two-dozen-left/

Last edited 1 mês atrás by Paulo Sollo