O Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL) realizou com sucesso o primeiro voo do XQ-67A, um veículo aéreo não tripulado, em 28 de fevereiro de 2024, nas instalações de operações de voo da General Atomics Gray Butte, perto de Palmdale Califórnia. O XQ-67A representa a primeira aeronave de uma segunda geração de plataformas colaborativas autônomas (ACP), seguindo o sucesso do XQ-58A Valkyrie. Ele demonstra uma abordagem inovadora no design, construção e teste de aeronaves, baseada em um chassi comum, o que facilita a replicação rápida de diferentes “espécies” de aeronaves sobre um “gênero” padrão de chassi.

Essa estratégia visa acelerar a entrega de capacidades avançadas e acessíveis ao combatente, economizando tempo e dinheiro ao aproveitar subestruturas e subsistemas padrão, uma prática semelhante à da indústria automobilística. A iniciativa é parte de um esforço mais amplo do AFRL para desenvolver tecnologias de aeronaves atritáveis de baixo custo (LCAAT) e compartilhamento de plataformas de aeronaves atritáveis de baixo custo (LCAAPS), visando complementar, e não substituir, aeronaves tripuladas.

O programa também explora a integração de diferentes capacidades, como sensores, autonomia, armamentos e eletrônicos, em veículos aéreos, com o objetivo de reduzir o custo e acelerar o tempo de produção em comparação com os métodos tradicionais de desenvolvimento de aeronaves tripuladas. O sucesso do voo do XQ-67A valida a abordagem do chassi comum e marca um passo significativo no objetivo de produzir aeronaves de combate relevantes de maneira rápida e econômica, demonstrando um novo paradigma na construção de aeronaves militares.

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Filipe Prestes

Lembra um pouco o perfil daquele conceito de UCAV que Embraer divulgou anos atrás

fewoz

É justo o que eu lembrei. Afinal, como anda este projeto? Nunca mais vi notícias dele…

FernandoEMB

Não ouviu notícias porque tal projeto não existe. Foi proposta que a FAB não topou, então nem começou.

fewoz

Obrigado, Fernando

Samuel Asafe

mudo meu nome pra Barack Obama se a Embraer não tem capacidade pra fazer um drone similar a esse.

Sensato

Ter tem mas quer? Tem encomendas?

Rinaldo Nery

Ainda bem que não será Michelle Obama…

rommelqe

Um par aparentemente perfeito para operar em conjunto com um Gripen 39F

Bispo

Feinho …será que avião/drone feios são síndrome de voo ruim ..rs

fewoz

As minhas perguntas são:

1. Por que o Brasil demorou tanto pra entrar na era dos drones?
2. Por que o Brasil ainda não investiu pesado neles, sabendo que são o futuro, ou melhor, o presente?

Noronha

Tem tantos problemas mais urgentes para resolver deixa o drone para o fim da fila né garoto.

JapaJantador SP

Alguém ja estudou as características do f-35 e viu algo alienígena fora do normal?

Esteves

Tem antenas…

Groosp

O piloto com o capacete fica parecendo um ET.

Rinaldo Nery

Ele voa…

Carlos Campos

não, mas que ele tem características superiores a qualquer outro cala ele tem

Gus

Tem uma cloaca!