Beriev A-50U Mainstay

A Corporação Estatal Rostec da Rússia planeja restaurar o volume anterior de produção de aeronaves A-50 de detecção de radar de longo alcance e controle (AWACS), uma vez que são necessárias para forças armadas russas e têm demanda no exterior.

“Claro que esse avião é necessário. Claro que faremos isso. Não só o nossos militares precisam dele, mas também tem uma boa saída para exportação”, respondeu o chefe da Rostec, Sergei Chemezov, quando questionado por um jornalista da TASS sobre o retorno da produção do A-50.

A aeronave A-50 foi criada com base na aeronave de transporte militar Il-76. É usada para reconhecimento, detecção de forças inimigas e coordenação de ações aliadas. A aeronave entrou em serviço em 1989. Em 2009, foram realizados testes de uma modificação da aeronave A-50U.

Em 29 de setembro, o serviço de imprensa da corporação estatal anunciou a modernização da aeronave militar A-50U. A modificação atualizada é capaz de detectar novos tipos de aeronaves e rastrear um número maior de alvos e caças direcionados do que a versão anterior. Os projetistas reduziram o peso da aeronave, o que aumentou o alcance de voo. A nova modificação também recebeu um sistema de navegação de voo atualizado e eletrônicos com maior produtividade.

FONTE: Kommersant

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Moriah

Não corram logo atrás não para ver se não ficam sem…

GFC_RJ

Tão precisando…

Felipe
Alecs

E tinha alguns dizendo que era fake news a derrubada dessas aeronaves. Pelo visto desistiram do A-100, já que vão voltar a produzir o A-50.

Fabio Araujo

É o que parece! Mas o A-100 é muito mais caro, talvez seja mais rápido e barato suspender o projeto do A-100 recuperar a frota de A-50 e depois tentar retomar o A-100!

Luís Henrique

O A-100 é praticamente um A-50.

A base da aeronave A-100 foi a aeronave A-50EI, cujo projeto incluiu as seguintes alterações:

  • Novo radar Premier;
  • um novo sistema de navegação aérea;
  • a localização das portas, janelas e escotilhas foi alterada,
  • os sistemas de bordo foram alterados;

Acho que estavam apenas produzindo uma ou duas unidades e agora pretendem colocar produção em massa.

Fabio Araujo

Mas esse radar novo e sistemas a bordo novos aumentaram muito o preço em relação ao A-50U ( o modernizado ), se estão falando em fazer o A-50 é que devem usar a configuração dos A-50U e não dos A-100.

Luís Henrique

Acho que não. A menos que queiram usar células do A-50 estocadas e fazer um trabalho de revitalização e modernização.

Mas sendo aeronaves novas, não faz muito sentido utilizar radares e sensores mais antigos que terão desempenho inferior.

RPiletti

Mas sendo aeronaves novas, não faz muito sentido utilizar radares e sensores mais antigos que terão desempenho inferior.”
O antigo eles têm certeza que funciona em determinado modo, já o novo eles nem sabem se conseguirão desenvolver. A necessidade é terem estas aeronaves para ontem.

djalma

Producão em massa? 2 ou 3 por ano?

Mauro Cambuquira

Quantos desses o seu país produz por ano?

Vanguard

O que a produção de novos A-50/100 (há anos prevista) tem a ver com “confirmação” dos abates propagandeados pela Ucrânia?

Nada. Apena ilação de quem lê.

Alecs

Os comentários estão abertos à todos, desde que sigam as regras do blog. Não vi nada de mais em meu comentário, que é totalmente sobre o tópico postado.
Dessa vez não lacrou!

Vanguard

?

Repetindo:

O que tem a ver novos A-50/100 de produção, previstos há anos, com “prova” que os ucranianos derrubaram 2 dessas aeronaves?

Maicon

Um dos dois A-50 derrubados, o segundo deles, segundo as melhores fontes, foi por fogo amigo inclusive, explique uma coisa dessas para o contribuinte russo!

Underground

Uai!
Disseram que a derrubada dos aviões era fake!
Parece que derrubaram mais três SU34 hoje.

Zorann

kkkkkkk. 3 Su34 hoje?

Carlos 07

A galera acredita em tudo mesmo.

Heli

Se duvidar vão alegar que os três foram derrubados por um único míssil do sistema Patriot. É o chamado efeito Hollywood.

Maurício.

Até as contas pró-Ucrânia já estão afirmando que esses supostos abates Su-34 e Su-35 está se tornando algo ridículo por parte dos ucrânianos.

https://x.com/sentdefender/status/1763188171238457828?s=20

RRN

Ou os russos estão se arriscando mais na linha de frente ou a Ucrânia tem algo novo no front.
A derrubada desses aviões é algo muito incomum e os pilotos russos estão preocupados em se expor.

Felipe

É tão incomum, pois é fake mesmo…até mídia ocidental duvidando

Augusto

É parece que o fantasma de Kiev está a solta de novo, kkkkk

Satyricon

Os 3 de ontem ainda realmente não foram confirmados.

Já os demais foram, inclusive com imagens de satélite dos locais de queda:

https://youtu.be/zPBFvLGC-BM?si=eDdLJcXsKZuE6Jri

A decepção é compreensível, visto que, de acordo com as mídias “soviéticas”, tais aeronaves são a melhores.

As melhores em interceptação de mísseis inimigos.

Obs: e parece que hj foi mais um…

Last edited 1 mês atrás by Satyricon
Paulo

Mas prá que se nenhum foi derruba

Ciclope

Mesmo que nenhum tenha sido derrubado, a Rússia, o maior país do mundo em território, e sendo uma potência militar, nuclear e cheia de inimigos, ter apenas 14 aviões de alerta aéreo antecipado e muito pouco, e o mesmo vale para os aviões tanque.
Mas isso se deve muito a estratégia sovietica/Russa de confiar mais no uso de radares de solo e ter caças grandes com grande alcance e sem tanques de combustíveis externos para leve a o máximo de armas possível.

Paulo Sollo

Esta retomada de produção demonstra questões muito importantes e positivas: a capacidade altamente estratégica que o país tem de produzir sua própria plataforma e todos os componentes, sensores e radares embarcados, o avanço tecnológico que se segue com a contínua produção, geração e manutenção de empregos no próprio país com consequente aumento no consumo interno de bens variados. Numa situação dessa um país que depende de outros para ter acesso a um equipamento está ferrado. Um equipamento produzido por um país e repleto de itens produzidos por outros países. Pode acontecer de tudo. Embargos, falta de componentes, problemas de logística,… Read more »

Sturmgewehrstgde

E você acredita que o avião é construído com 100% de peças russas?

As peças mais importantes são fabricados no ocidente.

Ou a Rússia vai gastar os tubos de dinheiro para produzir internamente ou vai contrabandear essas peças.

Além do mais vão levar pelo menos 3/4 anos para conseguir entregar o primeiro avião, na melhor das hipóteses.

Até lá a UKRANIA já estará com sua bandeira hasteada em Moscou.

Jodreski

Bandeira hasteada em Moscou? Menos né amigo rsrsrs
Certamente as peças serão contrabandeadas não há outra solução a curto prazo que não seja essa.

Paulo Sollo

Moço. Em primeiro lugar a Rússia não gasta tubos de dinheiro para produzir internamente. Ao contrário sai mais barato.
Em segundo lugar nenhum país do mundo produz peças para aeronaves militares da Rússia. E se produzisse, teria parado com as, sanções.

E sobre o resto do seu comentário, é tanta abobrinha que nem vale a pena comentar.

E a propósito você com esse nick é alemão ou um latino americano brasileiro que despreza a Pátria e dá mais valor a estrangeiros?

Gersonrenzettiouriques

Que maluco. Ainda acreditar em vitória da Ucrânia? Nossa.

Jodreski

Amigo talvez só haja um único país que consiga fabricar 100% dos componentes que precisa, os EUA. Talvez a China tb se não chegou lá vem fazendo muito investimento para isso. A Eletronica é o calcanhar de Aquiles dos Russos, o que eles fabricam não é tão sofisticado quando os componentes americanos ou chineses. Para a sorte deles a China é um parceiro estratégico, e tem meios tb de contrabandear esses componentes.
Até o Japão depende e muito de componentes americanos assim como os europeus.

Paulo Sollo

Nenhum país estrangeiro produz componentes para aeronaves militares russas. Aeronaves civis sim, militares não. Vão estudar.

Zorann

Tem de construir novas aeronaves mesmo. Talvez as células estocadas possam ser aproveitadas e acelerar esta produção.

Parabéns à Rússia

Maurício.

Ué, mas a Rostec ainda existe? E as sanções? Tinha um certo país aí que queria atingir a indústria de defesa russa, acho que não estão conseguindo.

Junior

Falar e fazer tem uma distância imensa. Se dizia que papel aceita tudo. Bla, bla, ba. Bla, bla, ba….

Orivaldo

Tá, qual o ponto ?

Renato

O “ponto” é que hoje em dia essas sanções usadas como ameaça dos EUA/Europa a países não alinhados com seus próprios interesses obscuros, não fazem o menor efeito. Na pratica até ajuda alguns países a buscarem novas opções/parcerias e desenvolverem suas próprias industrias e tecnologia.

Last edited 1 mês atrás by Renato
Satyricon

Não?

https://carnegieendowment.org/2023/11/09/indonesia-in-emerging-world-order-pub-90966

Os tradicionais clientes de equipamentos bélicos russos, como a Indonésia por exemplo, estão com dificuldades em mante-los operacionais.

Excelente argumento de vendas…

Henrique

se sanções não funcionam pq o russo pede pra remover elas?

Marcos

Um AWACS baseado no novo MC-21 seria uma proposta mais barata e interessante até mesmo para exportação.

Jadson S. Cabral

MC-21 que depende de importação de componentes ocidentais?

Marcelo

O radar e os sistemas eletrônicos são mais caros que a plataforma. No caso essa plataforma do Il-76 já está testada e aprovada, é maior e deve ter mais alcance que o MC-21, então não tem sentido mudar. Além disso o radar existente é muito grande para o MC-21.

Last edited 1 mês atrás by Marcelo
Afonso Bebiano

Putin é mesmo genial.
Inventou um pretexto indefensável para uma guerra criminosa, mas o plano secreto era dar uma força para o complexo industrial militar russo.
As perdas estão conforme o planejado, portanto.

Só para esclarecer, isso foi uma ironia, ok? Tem gente acreditando em tanto absurdo, que é necessário fazer nota de rodapé.

Plinio Jr

Ou seja , perderam mesmo aqueles dois A-50, não era fake news… e aviões deste tipo não se faz do dia para noite …são muito sofisticados …

EduardoSP

Esses russos podiam vir para cá e entrar na política. É só lero-lero.
“Claro que esse avião é necessário. Claro que faremos isso. Não só o nossos militares precisam dele, mas também tem uma boa saída para exportação”, respondeu o chefe da Rostec, Sergei Chemezov”

Bosco

“Rostec planeja retomar a produção de aeronaves de alerta antecipado A-50”

Pra ontem!!

Last edited 1 mês atrás by Bosco
O vingador com cérebro

Estão precisando mesmo, os existentes estão caindo igual patos.

Leandro Costa

Assim como os Tu-160, são aeronaves ainda da era soviética. Não vão ter problemas em produzir mais. As versões modernizadas tem a questão dos componentes eletrônicos, porém, para sair de algo da era soviética e implementar glass cockpit e outros sistemas mais modernos, mesmo com tecnologia de microchips mais antiga, eles conseguem fazer por conta própria, ou mesmo conseguir componentes via china ou mercado negro que façam o trabalho à contento.

De qualquer forma, com ou sem sanções, não significa que a taxa de produção/modernização seja… digamos… prodigiosa, por assim dizer.

Marcelo

Chineses e indianos aguardando para encomendar algumas unidades !!!

Sturmgewehrstgde

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Agora conta uma de papagaio.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkl

RRN

A Rússia está desesperada para conseguir algum parceiro que literalmente pague pela fabricação de seus aviões.
Há quem diga que mais da metade dos aviões russos estejam sem condições de voar, ou mesmo sucateados, devido a anos de abandono.
Há muita propaganda envolvida em declarações de disponibilidade e capacidades das forças armadas russas.
Exemplo claro disso são os números de tanques declarados no início da guerra. De quase 12.500 constatou-se que não chega a 3.000 unidades realmente capazes, todo o resto está sucateado e sem nenhuma condição de reativação.

Felipe

Fonte?

Ciclope

A mesma que disse que os russos estavam ficando sem munição há um ano atrás, e que disseram que os ucranianos iriam expulsar os russos até da Crimeia em 30 dias com tanques e treinamento da OTAN.

Jodreski

Estranho a Rússia falar do potencial de exportação dessa aeronave visto que devido as sanções ocidentais a lista de possível compradores ficou bem reduzida. Antes da invasão à Ucrânia os russos competiam principalmente com os equipamentos americanos, muitas vezes perdiam as concorrências devido ao muito bem sucedido lobby ianque, agora a lista de compradores ficou reduzida à alguns países africanos, alguns países do leste europeu, iranianos e Coreia do Norte, a China já tem seu análogo e os Indianos tb alem do fato da Índia flertar bastante com o ocidente. Ao meu ver o maior possível cliente dessa aeronave é… Read more »

Ciclope

Depende de quem comprava material russo antes e depois das sanções. Novidade para você amigo, a Rússia sempre vendeu armas para quem não pode comprar armas ocidentais, seja pelo valor ou por eles mesmos estarem sob sanções, então os clientes russos não mudaram muito.
Obs. Com exceção dos que compraram devido ao preço, pois esses compradores a China está tirando da Rússia.

Alecs

O radar do AWACS indiano é israelense. Eles sabem que a tranqueira russa não presta, então usam só a aeronave da era soviética, mas com aviônicos indianos e israelenses.

Orivaldo

Um Ótimo vetor anti aereo, abate qualquer missel

Antunes 1980

Segundo o canal do barbudo brasileiro pró Ucrânia, a Rússia é incapaz de construir aeronaves A-50.

E que todos os dias são derrubados 4 SU/35 e SU/34.

Aceita tudo sem questionar ou achar estranho…

O cara é tão torcedor que não consegue mais raciocinar.

Marcos

Quem?

Antunes 1980

YouTube… digite estes temas, não tem como errar a pessoa.

GUPPY

Prezado Antunes, ele não falou que “todos os dias são derrubados 4 SU/35 e SU/34”, não. Ele falou que teve dias com 3 derrubados, 2 SU-34 e 1 SU-35. E cerca de 10 ou 11 nos últimos 11 ou 12 dias. Bem, assim eu entendi mas posso está errado.

Patta

Acho que esses aviões podiam ser menores, tipo o E-99. Eles chamam muita atenção do inimigo e são facilmente acertados.

Rinaldo Nery

Não. Menor menos capacidade de controle. Tamanho, em combate, não tem nada a ver com chamar a atenção. O avião não é visto a olho nu, a 20.000 ft.

Alecs

Aproveitando seu comentário Cel., então seria interessante usar o 195-E2 como substituto de nossos E-99? Ou o Preator daria conta? Em sua opinião, claro.

Rinaldo Nery

Já postei várias vezes que um AWACS decente deve conter várias consoles, a fim de permitir o controle de pacotes (COMAO). Por isso deve ser uma grande aeronave. O Praetor é “AEW de pobre”.

Last edited 1 mês atrás by Rinaldo Nery
Nilton L Junior

Não seria surpresa se um desses compradores fosse os Persas.

djalma

Acredito que nào vão fazer nada disso. Os caras não estão conseguindo nem rolamento para tanques, tendo que ficar fazendo teiangulacões com outros paises, quanto mais comprar os avançados sitemas eletronicos que esses aviões carregam.

Henrique

seria interessante antes ele ensinarem as defesas dos russo a saber identificar um A-50 né kkkk

todos eles foram derrubados por fogo amigo

talvez até um novo IFF deveria ser prioridade

Zezão

Não importa quantas aeronaves A-50 sejam construídas, a Rússia não tem meios pra impedir a ação das baterias S-200 ucranianas.

Os VKS não possuem um jammer em campo capaz de bloquear um radar SQUARE PAIR do S-200 com 100.000 watts de potência irradiada de 6 Ghz para um radar A-50U de seção transversal de 100 metros quadrados.

Gersonrenzettiouriques

Que maluco fora de noção. Ainda acha que a Ucrânia está ganhando dos russos…KKK.

Bispo

Muitos acreditam que o abate de X aviões ou N navios , nesse conflito mudará o destino já à vista da Ucrânia.

A Ucrânia é o 2° maior país europeu, o que conta em tal dimensão , no caso de uma invasão , é a totalidade da “máquina de guerra” de quem invade e de quem é invadido….não a unidade..

Fabio Araujo

https://twitter.com/sentdefender/status/1764118856627364175 OSINTdefender @sentdefender FighterBomber, a Telegram Account linked to the Russian Air Force announced earlier today that a Newly Upgraded A-50U Airborne-Early Warning and Control Aircraft was Delivered by Beriev to the Russian Aerospace Forces; with Rumors that due to recent Losses, Beriev may Reopen its Manufacturing Line for the Aircraft for the First Time since 1992. FighterBomber, uma conta de telegrama vinculada à Força Aérea Russa, anunciou hoje mais cedo que uma aeronave de alerta e controle aéreo A-50U recém-atualizada foi entregue por Beriev às Forças Aeroespaciais Russas; com rumores de que, devido a perdas recentes, Beriev poderá reabrir… Read more »

Jefferson B

Esse avião deve ser uma porcaria.

Cristiano GR

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM MILHARES DE VEZES E A PACIÊNCIA ACABOU.
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