Os deputados da coligação no poder na Alemanha vão votar uma moção que pode finalmente levar o Chanceler Olaf Scholz a ceder mísseis de cruzeiro Taurus de longo alcance à Ucrânia.

Uma resolução preliminar preparada pelos três grupos na maioria parlamentar do governo e vista pelo Financial Times solicita “a entrega de sistemas de armas de longo alcance adicionalmente necessários” para Kiev que poderiam atingir “longe na área de retaguarda do agressor russo”.

Embora não vinculativa, a aprovação bem-sucedida da moção poderia deixar Scholz simbolicamente isolado. Com a oposição principal, a União Democrata Cristã, a favor, a resistência do chanceler à entrega dos mísseis para Kiev seria vista como sendo apoiada apenas por deputados da extrema esquerda e extrema direita.

O debate sobre a entrega do Taurus, um míssil perfurante de bunker com alcance de 500km, tem se arrastado por meses em Berlim.

Enquanto a coalizão de Scholz aumentou dramaticamente suas entregas de armamentos para a Ucrânia, tornando-se agora o segundo maior fornecedor depois dos EUA, ela tem resistido teimosamente aos apelos para que o Taurus seja enviado, temerosa do potencial efeito escalatório que o poderoso míssil poderia ter.

O Taurus tem maior alcance e sofisticação do que os mísseis de cruzeiro Storm Shadow britânicos e Scalp franceses entregues à Ucrânia no ano passado. Seria capaz de alcançar Moscou e evitar a maioria das defesas antiaéreas russas, disse o FT.

 

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Seria acelerar o processo do fim, daria justificativa a Rússia empreender uso de armas mais destruidoras sobre toda região de Kiev. As apostas tendência a escalar.

Henrique

 daria justificativa a Rússia empreender uso de armas mais destruidoras

não daria não… até pq Rússia já ataca kyiv todo dia e a Ucrânia já tacou moscou e não aconteceu nada, além do que outras partes da Russia e da frota do mar negro e também não aconteceu nada e relevante na intercidade dos ataques

e “Seria acelerar o processo do fim,” se a Rússia pode acelera o processo pq raios ela não acabou a guerra? Qual a logica de iniciar uma guerra com objetivo de prologar ela?

Pet

O objetivo da Rússia é destruir completamente o exército Ucraniano 👍

Underground

Sério?

Henrique

to vendo kkkkkk

Fabricio Lustosa
Wilson

Deem uma olhada em Podeba pelo MAPS e poderão perceber como a guerra se arrasta vagarosamente. Um amontoado de casas. Único valor estratégico é ficar próximo a Snichne e, ali sim poderiam dominar uma rodovia importante na região.

Vinicius Soares

O que estamos vendo é a diminuição da ajuda ocidental para a Ucrânia. Os russos estão dispostos a negociar um cessar fogo tem bastante tempo. Zelensky deve ser pragmático e racional e acabar logo com o conflito. Já que seu país não tem mais capacidade de avançar e cada dia que passa o inimigo avança e mais ucranianos morrem e infraestrutura crítica é destruída. Zaluzhnyi foi pragmático e por isso foi tirado do cargo por um presidente que não quer perder poder. A Rússia está mantendo uma guerra de atrito com a Ucrânia e conseguindo controlar suas perdas e a… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Vinicius Soares
Underground

Os russos estão desesperados por um cessar-fogo.

Kommander

Nossa, com certeza! Bateu o desespero justo na hora que estão ganhando território. 👍

Henrique

então pq eles pedem cessar fogo toda hora?

LUIZ

Tão muito (russos)desesperados mesmo por um cessar fogo kkk. Enquanto os ucranianos tão com dificuldades em repor o material humano.

Rui Mendes

Claro que estão e isso é divulgado, só que na Rússia, o mesmo da cadeia ou pena de morte.

Last edited 2 meses atrás by Rui Mendes
Carlos Campos

kkkkk sim depois de finalmente conseguirem avançar, e conseguirem deter a ofensiva Ucraniana, além de que as doações de armas estarem fracas, e não terem munições suficiente para fazer frente aos russos em todas as áreas na linha de contato, agora sim estão querendo um cessar fogo.

Willber Rodrigues

Vou te dizer o mesmo que disse pro Camargoer a dias atrás: O melhor “timming” pra Ucrânia ter buscado uma saída diplomática, aonde ela teria vantagens numa mesa de negociação, foi após a 1° contra-ofensiva, quando eles recuperaram vastos territórios, fizeram muitas perdas nos russos, e a ajuda Ocidental era sólida. Mas hoje, após o fracasso da 2° contra-ofensiva ( e o fato da própria mídia Ocidental dizer abertamente que ela foi fracassada me é bem sugestiva… ), quando eles perderam preciosas tropas e equipamentos pra tomar meia dúzia de cidadezinhas de interior, quando os russos parecem que estão retomando… Read more »

Rinaldo Nery

Só o comediante não percebeu isso…

RPiletti

Rinaldo, Biden ofendeu Putin em um discurso (filho da p*** maluco), quem não deseja o fim desta operação especial está ao norte de nós e não na Europa… parece que Biden não contava com os republicanos barrando as ajudas à Ucrânia.

Willber Rodrigues

A partir do momento em que bilhões em grana e recursos do contribuinte norte-americano estão sendo mandados todo dia pra Ucrânia, e a Ucrânia não mostrou nenhum ( bom ) resultado disso tudo, uma hora o contribuinte começaria a “lembrar” seu senador / deputado de que são SEUS IMPOSTOS que estão financiando tudo isso.
O Biden é outro que deve ter achado que a paciência do norte-americano é infinita…

Willber Rodrigues

O Zé deve ter achado que os recursos, grana e boa vontade dos Ocidentais era infinito, e que os russos não teriam curva de aprendizado e de que eles continuariam a cometer os mesmos erros até se esgotarem.

Nada como a realidade pra te mostrar que você errou feio, errou rude…

Underground

O Zé não achou nada. EUA e UK assinaram um acordo para defender a integridade territorial da Ucrânia.

Rinaldo Nery

Hum… Não fica magoada. O conflito, fosse o Trump, já teria acabado. Mas tem um velho senil nos EUA agora.

Underground

Com certeza!
Nessas alturas Trump é o maior ativo russo. Não por nada que a Rússia tomou a Crimeia e Trump ficou de boca fechada.

RPiletti

Putin já demonstrou isto, porém, o patrão americano não aprovou a ideia.

Rui Mendes

A Europa prefere pagar mais caro a energia, do que alimentar um governo de bandidos. Por outro lado, também fez ver aos Europeus, que precisam da sua indústria de defesa, a fornecer as suas várias forças armadas, mas isso não se faz por magia, demora tempo, então enquanto não atinge a produção, que precisa para estes novos tempos, compra dos seus aliados. Quanto á China e Índia, façam o que quiserem, sempre existiram e existirão aproveitadores do mal alheio, e como se vê, também existem líderes de estados assim, mas uma coisa é certa, tanto China, como Índia, podem revender… Read more »

Rudi_o_rude

A guerra teve dois fatores bastante importantes ao ser planejada, e sim ela foi planejada pelo ocidente. 1 – A espectativa de que os embargos e bloqueios destruiriam a Rússia de dentro pra fora, tornando a guerra por procuração a ” mão do carrasco”, fato que obviamente passou longe do planejado, já que a Rússia só se fortaleceu com essa brincadeira, trazendo novos arranjos políticos e econômicos não só para a Rússia, mas também para os países como Irã e Coreia do norte, além de índia e china que se aproveitaram da lacuna comercial e ocuparam o espaço de forma… Read more »

Underground

Lembro do início da guerra, quando os russos tentavam conquistar Kiev, e os alemães fornecendo capacetes.

Maurício.

Fornecendo capacetes e barrando o envio de armas alemãs por outros países…

Carlos Campos

A Alemanha nunca quis ajudar a Ucrânia, essa ajuda veio por pressão externa, até hj eles querem o gás russo

Henrique

Falto a Alemanha ser mais mafiosa com a Rússia…

se tivessem mandado o vlad ir pescar eles teriam entediado o recado

agora ninguém tem o gas kkkk

Vitor

Indiferente se liberar ou não o destino já está selado … brevemente vai pipocar notícias de motins nas forças armadas ucraniana pois o castelo de areia está desmoronando .

Underground

Por hora, os únicos pipocos se deram na Rússia, com centenas de ”empresários” escorrendo nas escadas e tendo o principal aliado de Putin e muitos generais russos tendo desaparecidos. Já as mulheres dos soldados russos perguntam de seus maridos, que não tem qualquer contato já tem meses. Enquanto isso Lavrov pega carona em avião da FAB, visto que seu avião na pode ser reabastecido. Ainda bem que as sanções não estão fazendo efeito.

Henrique

“brevemente vai pipocar notícias de motins nas forças armadas ucraniana pois o castelo de areia está desmoronando ”

amigo… o negocio não caiu na semana 1 da guerra e ja se passou 700 dias…

que ______
_______

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. VOCÊ JÁ ACUMULOU NÚMERO SUFICIENTE DE ADVERTÊNCIAS PARA SER SUSPENSO DA TRILOGIA.

APROVEITE MAIS ESTA OPORTUNIDADE DE LER E APRENDER AS REGRAS DO BLOG ENQUANTO AINDA DÁ TEMPO:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rudi_o_rude

Isso se sobrar forças armadas ucranianas para tal feito

Kommander

Achei engraçado o design desse míssil, diferentão. Tem um ar futurista kkk

Paulo Sollo

E se entregarem este míssil, qual será o próximo “game changer” da lista do “agora vai” que irá sucedê-lo quando sua eficácia for anulada ?

Será mais do mesmo enxugar gelo. Os primeiros terão alguma eficácia até que os russos consigam decifrar suas características e passem a ajustar suas defesas para abatê-los, como ocorreu com o Storm Shadow/Scalp.

Rinaldo Nery

Agora vai!

Zenótico

Imagino que a ponte sobre o Estreito de Kerch, pelo menos, corra agora o risco de “ir-se embora”.

LUIZ

Os europeus so tão se ferrando nessa empreitada. Eles so tão perdendo com essa guerra. Fornecer misseis caríssimos como esse e vai os russos conseguem neutralizar. Vão ficar com cara no chão.

Hcosta

É necessário repetir a piada de como os navios, helis, comandos navais, etc… intercetaram com sucesso os mísseis de cruzeiro?

E numa semana onde os HIMARS causaram tantas mortes?

Maurício.

Eu achei que a Alemanha já tinha definido essa ladainha, já faz quase um ano que a Ucrânia pediu esses mísseis.

RSmith

Aparentemente tem um grupo de gente muito poderosa no ocidente que quer a escalada desse conflito sem se importar com as consequência para todo o mundo… ou talvez são exatamente essas consequência o objetivo ….

Rinaldo Nery

As torcidas não enxergam isso.

Underground

Monark também acredita nisso.

Fabio Araujo

Os russos estão recebendo armas de iranianos e norte coreanos não pode reclamar da OTAN mandar armas para a Ucrânia, esse míssil vai complicar ainda mais a logística russa que já foi obrigada a ficar mais distante da frente e vai ter que se afastar mais ainda.

Abner

Uma pergunta por falar em mísseis de cruzeiro, como anda o desenvolvimento os que o Brasil tava projetando?

Orivaldo

Quanto custa esse brinquedo ?

Aleccs

Esse míssil poderá ajudar a destruir centros de comandos, depósitos e isolar as linhas russas do recebimento logístico porém sem apoio maciço de poder aéreo, estruturas de desminagens e acima de tudo começar a atacar de forma intensa as bases e centros logísticos no interior da Rússia e assim afasta-los do cenário de batalha ( esticando a corda ) pouco resultado trará. Impossível reconquistar tudo o que foi perdido. Melhor concentra-se em tentar recuperar as províncias perdidas ao sul ( exceto a Criméia pois esse território os russos jamais irão abrir mão ) e abrir negociações de paz. Os Ucranianos… Read more »

Maurício.

O pedido já foi negado, por enquanto a Alemanha não vai doar o Taurus.

Last edited 2 meses atrás by Maurício.
Rudi_o_rude

A Transnistria e mais um enclave russo, esse pedido de ajuda recente não vem do nada.
Não estranharia se em breve, a Rússia vá em defesa deles atendendo o pedido, e para isso abra caminho pelo sul da Ucrânia, tomando o litoral e isolado de vez a Ucrânia do mar negro.
Até pouco tempo achava isso impossível, mas as recentes reviravoltas abrem a possibilidade.

Bruno

Holodomor Zélinsky deveria se inspirar em Paul Kellerman e ter seu último ato de dignidade: Peitar a CIA e iniciar imediatamente as negociações com os russos e poupar o que restou do povo ucraniano.

Henrique

ou a Rússia pode se render

adriano Madureira

Quem tem c* tem medo… Ao menos alguns parlamentares alemães não são estúpidos.