Phenom 300 da Embraer é o jato leve mais vendido no mundo por 12 anos seguidos e líder em vendas dentre os jatos bimotores

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Melbourne, Flórida, 21 de fevereiro de 2024 – A Embraer anunciou hoje que as aeronaves da série Phenom 300, líderes do setor, mantiveram o status de jatos leves mais vendidos no mundo por 12 anos consecutivos, além de alcançarem o posto de bimotores a jato mais vendidos pelo quarto ano seguido. Os dados foram divulgados pela General Aviation Manufacturers Association (GAMA). Para conquistar essa distinção, a empresa entregou 63 aeronaves da série Phenom 300 ao longo de 2023.

Demonstrando o compromisso da Embraer com a inovação e a excelência, o Phenom 300 é a série de jatos executivos de maior sucesso da última década, tendo acumulado mais de 730 entregas em todo o mundo, com operadores em 40 países. Com mais de 2 milhões de horas de voo registradas, o Phenom 300 tornou-se recentemente o jato executivo mais voado nos Estados Unidos, com mais de 360 mil voos em um período de 12 meses.

“A série do Phenom 300 continua a demonstrar o compromisso da Embraer em oferecer a melhor experiência em aviação executiva”, disse Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Por mais de uma década, a aeronave conquistou o merecido reconhecimento e continua a se destacar em termos de desempenho, tecnologia, conforto e suporte. Com uma dedicação contínua aos nossos fiéis clientes, continuaremos a desenvolver o programa com base no feedback dos operadores, nas tendências do setor e nas novas tecnologias.”

Recentemente, a Embraer anunciou a opção de Autothrottle, que estará disponível para o Phenom 300E. Esse opcional automatiza ainda mais a cabine da aeronave, a qual permite operação com apenas um piloto e inclui o avançado Prodigy Touch, baseado na avançada aviõnica Garmin G3000, aperfeiçoando ainda mais as capacidades operacionais do jato.

Jato leve mais rápido em produção, o Phenom 300E tem velocidade máxima de cruzeiro de 860 kilometros por hora (464 nós) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km), com cinco ocupantes a bordo e reservas NBAA IFR. Além disso, a aeronave oferece aviônicos incomparáveis, incluindo o primeiro Runway Overrun Awareness and Alerting System (ROAAS, do inglês Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista) desenvolvido e certificado na aviação executiva, modo de descida de emergência, Arremetida acoplada e muito mais.

Siga a Embraer no Twitter: @Embraer

Sobre a Embraer Aviação Executiva

A Embraer está criando hoje o mundo de amanhã com viagens aéreas privadas sob medida, utilizando inovação, design e tecnologia líderes do setor, ao mesmo tempo em que incorpora práticas sustentáveis e socialmente responsáveis. Como uma empresa global com mais de 54 anos no setor aeroespacial, a Embraer oferece a melhor experiência em aviação executiva por meio de aeronaves que apresentam desempenho, tecnologia e conforto disruptivos. Seu portfólio é composto pelo Phenom 100EX, que oferece conforto de cabine inigualável, os mais altos níveis de versatilidade operacional e aviônicos aprimorados; o Phenom 300E, que é o jato leve mais vendido nos últimos 12 anos consecutivos; e o Praetor 500 e o Praetor 600, os jatos executivos de médio e supermédio porte mais disruptivos e tecnologicamente avançados. Todos os dias, as aeronaves executivas da Embraer operam em todo o mundo, apoiadas por uma rede de suporte ao cliente forte e responsiva, com a melhor classificação em serviço em todo o setor. Para mais informações, visite executive.embraer.com.

Sobre o Phenom 300E

O Phenom 300E é o mais rápido jato single-pilot, com velocidade máxima de cruzeiro de 860 kilometros por hora (464 nós) e um alcance de 2.010 milhas náuticas (3.724 km) com cinco ocupantes e reservas IFR da NBAA. Com o melhor desempenho de subida, os custos de operação e manutenção do Phenom 300E são inferiores aos dos seus pares. A aeronave é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros), impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1 com 3.478 libras de empuxo cada. O cockpit amigável para o piloto permite uma operação de piloto único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000. É o primeiro jato a oferecer o Runway Overrun and Awareness Alerting System (ROAAS) e também pode ser equipado com o autothrottle, recursos que facilitam o trabalho dos pilotos. O reabastecimento de ponto único, o lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria são características presentes no Phenom 300, geralmente encontradas apenas em jatos maiores.

Ademais, o Phenom 300E oferece uma cabine espaçosa com o Embraer DNA Design e seu compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria. As maiores janelas da classe oferecem iluminação natural abundante na cabine, bem como no banheiro privativo. O conforto dos assentos, com reclinação e capacidade de movimento total, é reforçado pela melhor pressurização entre os jatos leves (altitude máxima da cabine de 6.600 pés). O Phenom 300E possui zonas de temperatura distintas para pilotos e passageiros, guarda-roupa, refreshment center, opções de comunicação de voz e dados e sistema de entretenimento.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Camargoer.

Um “Phenommeno”

Hertz

Orgulho de ser um dos (vários) pais da máquina.

Marcos R

Parabéns!

Nilo

Parabens meu caro, não pare de sonhar.

Nilo

Parabens meu caro Hertz, não pare de sonhar.

Diogo de Araujo

Vc ajudou a projetar?

Fernando EMB

Eu posso dizer que participei deste projeto… Mas ele é fruto de uma equipe de centenas de pessoas muito competentes e apaixonadas pelo que fazem!!!

Hertz

Sim.

Sensato

Uma dúvida que tenho. A aeronave é capaz de operar de pistas de terra como as que existem nas fazendas do Brasil? Se não, não seria algo que abriria mercados interessantes?

Hertz

O avião não foi certificado para operar em pistas não pavimentadas. Para isso, seriam necessárias diversas modificações via STC (Supplemnetal Type Certificate). Não creio que haja um nicho de mercado que justifique o esforço de engenharia, custos/orçamento e certificação para o avião se tornar competitivo nesse nicho. Não é o “brand” do avião.

O Pilatus PC-24 opera, mas com algumas restrições. Good for them 🙂

Obs.: Não trabalho mais na Embraer há algum tempo.

Last edited 2 meses atrás by Hertz
BLACKRIVER

Menino esperto,
Sucesso na nova empreitada

Sensato

Imaginei. Não entendo isso como um defeito mas como uma decisão de projeto, provavelmente baseada em uma pesquisa de mercado potencial.

Aéreo

O Phenom-300 não é capaz de operar em pistas de terra, normalmente esta operação é executada por aeronaves turboélices. Há um concorrente do Phenom-300, o PC-24, que foi projetado para operações em pistas não preparadas. Mas são visões de mercado diferentes.

Diogo de Araujo

Caraca, incrível hertz, orgulho que o Brasil tenha engenheiros nesse nível, parabéns.

Fabio Araujo

Outro tiro certeiro da Embraer!

Nilo

Fora do tópico – Srs. o novo vídeo da KC 390 Millennium?
Embraer | C-390 Millennium: Innovation, Performance and Reliability
https://www.youtube.com/watch?v=shXluAs1y6k

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Nemo

Piloto único? Não, obrigado. Rsrs

Alexandre Costa

Quando você comprar o seu, basta contratar dois pilotos. 🙂

Overandout

Otimo aviao, muito bom de voar

Renato de Mello Machado

Se tiver alguma peça ou design de Israel já era.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA A DISCUSSÃO NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Eufalopormim

Está focado na narrativa hein, hehe, tu realmente achas que alguma empresa ou país vai perder negócios por falas equivocadas de algum presidente? Tu realmente achas isso ?

Renato de Mello Machado

não vou entrar no assunto por causa de política

Renato de Mello Machado

desculpa editor

Comte. Nogueira

O mandato acaba; a empresa continua…

Manus Ferrum

Brasil fazendo bonito.

Marcelo M

É impressionante a diferença do tamanho do mercado. A aeronave executiva mais vendida com 730 entregas, enquanto na aviação comercial o A320 e variações já passou de 11 mil.

Franz A. Neeracher

A comparação não é válida….são segmentos diferentes….além de que o A320 já é produzido há mais de 30 anos em várias versões.

Underground

Para o pessoal que quer um jato comercial maior projetado pela Embraer, o CEO acaba de declarar que não vai projetar um avião maior. A empresa está concentrada no que tem.

Fernando EMB

Ele disse que um avião comercial maior não está nos planos “no momento”, pois as prioridades são outras.
Muito sensato. O Francisco é um CEO muito competente. Sou fã dele!