Os sistemas de exibição entregues serão integrados aos simuladores Gripen da Força Aérea Real Tailandesa e da Força Aérea Brasileira

A Saab recebeu um número não revelado de sistemas de exibição visual (VDS) Atlas Northstar da percepção 3D AS (3DP) para a Força Aérea Real Tailandesa e a Força Aérea Brasileira.

Os sistemas de exibição equiparão os simuladores de caça JAS 39 Gripen das duas forças aéreas. A Saab e a 3DP têm trabalhado juntas em uma configuração de atualização do sistema para atender aos requisitos de treinamento de pilotos. O sistema atual também servirá como teste para futuras edições do sistema Gripen E, disse a 3DP.

O Atlas é um display de cúpula fixa projetado para uma experiência de alta imersão.

A Tailândia opera 12 aeronaves de combate multifuncionais Gripen C/D, enquanto o Brasil encomendou um total de 36 modelos E/F em 2014.

FONTE: Shephard News

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Sollo

EDITADO

MANTENHA-SE NO TEMA DO POST.

BraZil

É. No simulador dá pra dar uma espiada tranquila na “paisagem”…em pac ou dogfight é menos idílico…sim e que bom. Espero que sejam bem usados pela FAB.

Rodrigo LD

Caramba, ficou maior do que eu esperava….vou ter que tirar alguns móveis da sala para poder jogar…

Fernando "Nunão" De Martini

Uma questão interessante: a Base Aérea de Anápolis já tem dois simuladores do Gripen em funcionamento.

A encomenda de mais sistemas de exibição visual, destinados a Brasil e Tailândia, indica que um ou mais simuladores completos em breve serão fornecidos para a FAB, no meu entendimento.

Para que base irá esse novo simulador (ou esses novos simuladores) quando estiver(em) completo(s)?

Franz A. Neeracher

Pelo que entendí, esses sistemas serão integrados aos simuladores já em uso na FAB….
Não creio que serão simuladores adicionais…..para uma frota de 36 aeronaves, 2 simuladores são suficientes.

Fernando "Nunão" De Martini

Acho estranho, pois esse sistema da Atlas é uma solução completa de projeção, incluindo o domo. A esse sistema completo é acoplado o simulador em si da Saab (cockpit, cadeira, interfaces, sistema operacional etc) https://3d-perception.com/bc/wp-content/uploads/Atlas-Datasheet_11-22-22.pdf Se já tem tudo isso instalado e funcionando na BAAN, qual seria a lógica? Mal foram instalados e já serão modificados, atualizados ou trocados? Concordo que dois simuladores são suficientes para operações a partir de uma única base, pensando nos 36 aviões encomendados inicialmente operarem a partir de Anápolis. Mas já foi informado que possível aditivo ao contrato (ainda na época que esse aditivo era… Read more »

Franz A. Neeracher

Também não sei dizer qual seria a lógica.

Pode ser um upgrade dos atuais simuladores??

Como falei antes, para uma frota de 36 aeronaves, 2 simuladores dão conta do serviço…..só (especulação minha) a FAB realmente irá receber um segundo lote bem grande de aeronaves….(o que no momento não creio).

Assim faria sentido mais equipamentos como simuladores e até mesmo um esquadrão dedicado somente para treinamento, quem sabe em Natal?

Fernando "Nunão" De Martini

A partir do momento em que o Gripen passe a operar em mais de uma base principal, deverá haver simuladores em mais de uma base.

Além do que eles não servirão apenas para a conversão operacional de novos pilotos vindos dos “terceiros”, mas também para treinamento de novas missões, integrando-se ao dia a dia dos esquadrões.

Franz A. Neeracher

Sim, concordo….porém até hoje não está claro se mais alguma base além de Anápolis receberá o Gripen…..o jeito é esperar mesmo…

G. Jaguar

Acredito que irá para mais bases além de Anápolis, como rio de janeiro, Manaus.

Rinaldo Nery

É um upgrade nos atuais simuladores.

Fernando "Nunão" De Martini

Ok!

Nilo

Os novos ” sistemas de exibição visual (VDS)…….. Os sistemas de exibição equipararao os simuladores de caça JAS 39 Gripen das duas forças aéreas.”
Realmente são sistemas novos que serão incorporados aos simuladores já existentes tanto da Tailândia como do Brasil.

LUIS

Em matéria de infraestrutura instalada acredito que a BASM está bem preparada em face das construções realizadas para recebimento do A-1. Além das duas pistas, tem um tráfego civil pequeno.

Satyricon

Alguem tem notícias da possível entrega da próxima unidade do F-39, anteriormente previsto para o fim do ano passado?

Magalhaes

Dúvida completamente boba: Os pilotos podem treinar missões com o HMD em simulador ou somente em voo ?

Last edited 2 meses atrás by Magalhaes
Rinaldo Nery

Podem.

Bruno

Obrigado coronel.

Last edited 2 meses atrás by Bruno