O Tu-160M atualizado herdou a aparência e forma de seu antecessor, mas possui uma base tecnológica completamente nova e soluções digitais

MOSCOU, 21 de fevereiro. /TASS/. Retomar a produção dos bombardeiros estratégicos Tupolev-160 (“Blackjack”, na designação da OTAN) armados com mísseis de cruzeiro foi um grande desafio, disse Sergey Chemezov, CEO da corporação estatal Rostec. As empresas afiliadas lidaram bem com essa tarefa, ele disse à mídia, acrescentando que atualmente o Tu-160M é uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo.

“Reiniciar a produção do Tu-160 foi uma tarefa e tanto para todas as afiliadas da Rostec. A documentação de design foi totalmente digitalizada dentro dos prazos mais apertados. A técnica de soldagem a vácuo de peças de titânio foi restaurada, e a produção de unidades da fuselagem foi retomada. Hoje podemos dizer com confiança que tivemos sucesso em todos os aspectos,” ele disse.

O Tu-160M atualizado herdou a aparência e a forma de seu antecessor, mas possui uma base tecnológica completamente nova e soluções digitais.

“Atualmente, é uma das aeronaves de combate mais poderosas do mundo,” resumiu Chemezov.

O presidente russo Vladimir Putin visitou a Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov em Tatarstão e inspecionou quatro bombardeiros estratégicos fundamentalmente atualizados.

O Tu-160 é a maior e mais poderosa aeronave supersônica com asa de geometria variável na história da aviação militar.

O programa de atualização do Tu-160 foi lançado por decisão pessoal do presidente Putin. Sob o contrato governamental concluído entre o Ministério da Indústria e Comércio e o escritório de design Tupolev, a documentação de design para a aeronave Tu-160M foi totalmente digitalizada em um curto período de tempo, a técnica de soldagem a vácuo de produtos de titânio restaurada, e a produção de unidades de fuselagem foi retomada.

As principais empresas industriais da Rostec nas áreas de metalurgia, design de aeronaves, engenharia e fabricação de instrumentos revitalizaram sua cooperação.

FONTE: TASS

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lopes

Tudo feito com geladeiras gente relaxa, afinal a Rússia está falida .

Jones Raidt

Kkkkk, Lopes, que maldoso. Negociaram com a Brastemp.

adriano Madureira

brastempsky

cerberosph

Não, com a Midea.

RRN

A pergunta que faço é se realmente possuem capacidade de combate ou se são apenas para propaganda.

Maurício.

Diziam o mesmo dos drones e mísseis do Irã, hoje, tem que ser feita uma força tarefa com vários navios, gastando mísseis de até 4 milhões para abater drones e mísseis de propaganda.

Realista

Pergunta pra Ucrânia se é apenas propaganda KKKKKKKKKKKKK senhor .

Leonardo

Essa é uma pergunta que já não deveria mais ser feita…

Willber Rodrigues

Pergunta lá na Ucrânia se esses Sahed ou ZALA Lancet são só propaganda…

Pior que saiu DE NOVO no jornal “matéria” dizendo que a capacidade russa em fabricar munição burra foi prejudicaca pelas novas sanções.

Bixo, nessa altura do campeonato, alguém ainda acreditar nessa, é de doer…

Mcruel

De fato, a capacidade russa pode estar sofrendo (o que não acredito…), pois segundo consta em vídeos no telegram, a Russia está usando munição iraniana, norte-coreana e chinesa. Com certeza munição não lhes faltará.

Willber Rodrigues

Ué.
Se a Ucrânia só se mantém em guerra com ajuda estrangeira, porque a Rússia não poderia usar seus recursos naturais pra trocá-lo por munição chinesa ou da CN?

E, aparentemente, a China, CN e Irãn estão sendo mais efetivos em manter a Rússia abastecida com munições, do que o Ocidente manter o fluxo de munições pra Ucrânia…

BraZil

No alvo Wilber…

IvanF

Questão é que a Ucrânia precisar de ajuda, todo mundo sempre falou isso, mas a Rússia?… os russos não, esse tinham munição infinita e capacidade de produção maior ainda! kkkkkk Mas claro que a opinião de ninguém aqui faz diferença, russos devem ter torrado todo estoque de munições e agora importam de onde podem, além de ter algum nível de produção que certamente não é a mesma de uso, já que importam. E parece mesmo que China, CN e Irã estão sendo mais eficazes em suprir os russos que o ocidente suprir os ucranianos, são as vantagens de quando não… Read more »

Willber Rodrigues

“importam de onde podem” Não. Importam da China, simplesmente a “fábrica do mundo”, com capacidade industrial equiparável ou maior do que a Europa. “são as vantagens de quando não se precisa justificar ou prestar contas a ninguém.” São as vantagens de você ter seu próprio parque industrial a salva em seu próprio país, de saber que você tem nukes, e que, portanto, nenhum outro país vai se aproveitar pra te “atacar pelas costas”, e de você ter vastos estoques de petróleo e gás natural, que você pode vender pra China em troca de munição e, PRINCIPALMENTE, de você não precisar… Read more »

Sturmgewehrstgde

Quero ver quando a China tomar toda região da Ásia, começando por Vladivostok.
Não pense que a China tá fazendo um favor para a Rússia.
A conta vai chegar, aguarde.

Comte. Nogueira

Pois é… sábia conclusão. Porém, também vale para a Ucrânia, que já hipotecou todo o território do país, esgotou sua capacidade de pagamento e contraiu uma dívida impagável.
Quando se diz que o ocidente “doou” armas e equipamentos para a Ucrânia, foi totalmente a título gratuíto? Difícil de acreditar, né?
Além dessa conta, ainda tem o custo de reconstrução do país.
Por qualquer ângulo que se observe, a situação da Ucrânia é bem pior.

IvanF

Sim, China é “de onde podem”… e Irã, e CN…

Quanto ao “PRINCIPALMENTE”, os russo ESTÃO recebendo ajuda de parceiros! E isso é esperado.

Last edited 2 meses atrás by IvanF
Sturmgewehrstgde

De que adianta munição norte-coreana e iriana se de cada 10 projéteis 8 não funcionam, inclusive podendo matar os artilheiros.
Quem imaginaria que o segundo maior exercício do mundo iria ter que depender do Irã e da korea do norte.
________________________________________________

EDITADO:
Sem provocações, por favor!

BraZil

E a minha é: alguém quer descobrir?

Luís Henrique

Na verdade sua pergunta não merecia nem resposta, mas como existem outros interessados… O contrato inicial assinado para construção de 10 novos Tu-160M2 custou cerca de 180 bilhões de Rublos, ou seja, 18 bi de rublos por unidade. A intenção é adquirir pelo menos 50 Tu-160M2 novos, incluindo os custos de modernização das fábricas para a produção, foi estimado um investimento total de 900 bilhões de rublos até a década de 30. Levando em conta que cada Su-35 custa cerca de 2 bi de rublos para a Rússia e que o Su-57 custa cerca de 2,3 bi de rublos, eu… Read more »

Rafael Santos

Na Coreia do Norte o povo morre de fome, mas o comunista obeso está fazendo seus mísseis com capacidade de atingir os EUA.

Realista

Povo morrendo de fome e os EUA e seus satélites não deixam eles nem comprar remédios.

Afonso Bebiano

Essa pintura branca realmente evoca uma geladeira.

rommelqe

Só que na geladeira o “frio é interno”…rsrsrsrs

Nilo

🤣 🤣 🤣 🤣

Maurício.

Lopes, relaxa, a Rússia vai colapsar perante as sanções do tal ocidente…

Jones Raidt

Verdade Lopes, relaxa! A economia da Rússia está em frangalhos. Além de geladeiras, estão também no negócio de posto de gasolina porque satélites, missies hipersonicos e tecnologia nuclear não é pra eles. Chega a dar dó

Satyricon

À base de geladeira eu não sei

Mas com certeza terão um GPS automotivo pregado no painel…

Mirade1969

Glonass, os russos usam o Glonass sistema próprio.

Renato

Redundância.. Enquanto estiver funcionando qual o problema..

Fabio Araujo

Falida não esta, mas uma coisa é certa estão gastando o que podem e o que não podem em defesa e os problemas de infraestrutura se multiplicando para os civis seja por falta de mão de obra seja por falta de grana. Mas para o setor de defesa não vai faltar grana e nem material pois o que não conseguirem oficialmente vão conseguir pagando mais via terceiros ou via contrabando.

Cassini

Tá falando da Ucrânia, né?

Alexandre

Especifique quais são os problemas de infraestrutura por gentileza.

IvanF

É amplamente sabido que essa sansões que os americanos tentam impor contra Rússia (ou China) não possuem muita eficácia, então tecnologia ocidental (que certamente tem alguma nesses aviões) consegue ser importada, de um jeito ou de outro. Além do que a Rússia não é um país “morto”, eles possuem capacidade de produzir bastante coisa, mesmo que seja tecnologicamente defasado, mas fazem, fora os parceiros que não estão nem aí pras tais sansões americanas. E essa história dos russos usarem componentes de geladeira ou máquina de lavar pra fazer armamento… é sério que alguém acredita nisso? kkkkkk Sim, uma arma pode… Read more »

Léo Neves

A cor e forma desde avião faz parecer que nem é feito para guerra…

RRN

Na minha opinião é o um dos aviões mais belos do mundo.

Leonardo

Cisne Branco…

Marcelo

pode-se falar o que quiserem dos russos, mas que fazem aeronaves belíssimas, isso eles fazem.

Jones Raidt

E funcionam né!

Nilo

Viver de ilusão é bom demais rsrsrs

Rui Chapéu

Isso são aeronaves feitas do 0 ou é mais uma reforma/utilização de fuselagens que estavam paradas?

Willber Rodrigues

Independente se são “zero bala” ou modernizações, o fato deles AINDA puderem fazer isso, mesmo com trocentas sanções, é impressionante.

Rui Mendes

Sanções Europeias e Norte-Americanas, pois o resto do mundo, não quer saber, se um país invade outro e mata a população cívil desse país, aliás mata a do seu próprio país, mas a maioria não quer saber, Hitler só teve azar, se tivesse vivido actualmente, desconfio que seria feliz, para infelicidade dos verdadeiros democratas e da humanidade.

Willber Rodrigues

Mas isso aí é óbvio.
Vocês acharam MESMO que Índia e China iriam parar de comprar gás e petróleo russo só por causa de “pressãozinha” européia?
Quero ver ameaçar embargar a China por causa disso, quero ver…

Bixo, já cansei de repetir aqui:

Sanções não funcionam nem contra CN e Irã, vão funcionar contra a Rússia?

Carlos Campos

Problema não é só esses dois comprarem, e sim servirem de lavanderia de petroleo, compram dos russos e vendem para os Europeus, a Europa diz que não compra da Rússia, a Rússia ganha dinheiro, as lavanderia ganham dinheiro e todo mundo fica feliz

Willber Rodrigues

Tem essa tambem.
Vocês querem que eu acredite que a Europa realmente deixou de comprar petróleo e gás russo?
Tire o gás russo da Europa, e veja o preço da conta de luz do europeu médio aumentar em 50% de um mês pro outro….

Mirade1969

Para você ver que até os americanos compram petróleo russo mesmo com as sanções e o Brasil compra óleo diesel da Rússia. Isso não é lavagem de dinheiro pois a sanções não se aplicam a este produtos.

Comte. Nogueira

Os EUA são os maiores importadores do petróleo venezuelano… Essas sanções também tem esse efeito: tornar o país sancionado fornecedor exclusivo, com preço menor.

Diego

O avião é lindo, e considero um grande feito de engenharia retomar a produção de forma atualizada aos padrões atuais de tecnologia. Entretanto, não sei se é realmente uma arma eficaz contra as grandes potências, imagino que seja facilmente detectado por radares, por ser gigante e o projeto não ter linhas stealth e que não seja difícil de abater está aeronave…

Renato

Diego, o avião é feito para um cenário especifico, que não é a penetração stealth em território inimigo.
Seria como os B-52 ou B-1 por exemplo, que são tão ou mais visíveis aos radares que ele, porém o TU-160 é capaz de levar muito mais carga, mais rápido e mais longe.
E com os mísseis de cruzeiro que ele é capaz de levar, pode atingir alvos a centenas ou até milhares de quilômetros de distância.

Comte. Nogueira

As sanções aplicadas são efetivas no mercado dito “normal”, aquele da OMC… No mercado negro ou paralelo, encontram-se as mesmas coisas, apenas um pouquinho mais caro…

Mirade1969

Porque não voaria? Qual componente importado ele usa? Ele foi projetado no tempo da URSS sem componentes importados…. então as sanções não tem muito efeito nele.

Jones Raidt

Vladimir Putin inspeciona 4 dos TU-160. Dois deles são aeronaves absolutamente novas, construídas do zero e equipadas com aviônicos de última geração. Outros dois são profundamente modernizados e também com tudo novo por dentro
https://smoothiex12.blogspot.com/2024/02/two-brand-new-two-deeply-modernized.html?m=1

Luís Henrique

Exato. A Rússia possui 16 Tu-160 antigos, destes 7 são mais antigos, 7 são modernizados (modernização mais antiga) e 2 são modernizações mais profundas e recentes, denominados Tu-160M ou M1. O plano da Rússia é realizar esta modernização mais recente em toda a frota, já modernizaram 2, falta os outros 14. Fora isso o plano é construir do zero, pelo menos 50 Novos Tu-160M2, estes virão novos de fábrica, com motores novos, eletrônica, etc tudo novo. Este plano se estende até a próxima década e é estimado em 900 bi de Rublos, cerca de 18 bi por aeronave, com a… Read more »

Alexandre

2 novas / 2 revitalizados e modernizadas.

Sergio Machado

A priori, projeto antigo que foi digitalizado, e aeronave do zero. O que é um desafio se resolverem utilizar novos materiais e sistemas mais modernos, como compósitos e fly by wire, por exemplo, diferentes dos originais. Na internet tudo fica bonito, mais leve e mais moderno. Já na engenharia é um grande desafio você adaptar novos materiais, hidráulica, pneumática e afins, consequentemente, gerar novas variáveis com o “trem já andando”. Muita calma nessa hora, pois dar m…… é facinho. Exemplo clássico foram nossos Mikes, que perderam um canhão a fim de alocar um radar mais potente. Ficou ótimo em desempenho,… Read more »

José de Souza

F-15SE e F-16V mandam saudações. B-52 morre de inveja ao longe…

Macgaren

Está na cara que pintaram e falaram que são novas kkkk

Luís Henrique

São 16 antigas que estão sendo modernizadas e 10 novas já contratadas e o plano de atingir pelo menos 50 novas.
O primeiro Tu-160M (modernizado) voou em 2020 e o primeiro Tu-160M2 (novo de fábrica) voou em 2022.

Cassini

Você perguntaria o mesmo se fosse a modernização do B-52, por exemplo?

Rui Chapéu

Não pq eu sei que são modernizações e em nenhum lugar os americanos divulgaram como aeronaves novas.

Paulo Cardoso

Uma bela aeronave, se o pode ser atualizada não tem sentido fazer um projeto totalmente novo, a guerra da demonstra que estes bombardeiros serão utilizados para lançamentos de mísseis de médio e logo alcance. Não sendo necessário ser furtiva.
Vide os americanos que vão continuar com o B52 por muitas décadas ainda.

C G

Isso, é importante contextualizar a doutrina, assim como o B-1 estaria em um risco enorme no raio de alcance de um S-400 o inverso tbm ocorre, tudo tem seu uso, de vetusto B-52 até o B-2, o importante é não vender ideia gato por lebre, sinceramente eu não estou impressionado com a notícia, o embrião desta aeronave é de 1967, são por volta de 57 anos de idade, primeiro voo 1981, não é extamente incrível voltarem a produzir com avionica moderna considerando que a Russia quer ser um “big player”! Querem me impressionar? Coloquem o SU-57 para operar em profundidade… Read more »

Luís Henrique

O Su-57 é um caça de 5a geração, furtivo, projetado como multimissão, porém com a prioridade de Superioridade Aérea, equivalente ao F-22. O F-35 é um caça de 5a geração, furtivo, projetado como multimissão, porém com a prioridade de Ataque, este foi projetado especificamente para entrar em espaço aéreo inimigo, contestado e realizar missões de ataque em profundidade. O Su-57 foi projetado para lutar contra o F-35, o F-22 e demais caças de 5a ou 4a geração, ele também pode cumprir missões de ataque mas não com o mesmo nível de eficácia de um F-35. Cada um foi projetado com… Read more »

C G

Positivo, meu argumento foi bem claro, manda la uns SU-57 destruir um patriot, algo de alto valor ou negar o espaço aereo dentro da Ucrânia que aí eu solto um “uau”, como dito o Tu-160 tem seu valor mas não é exatamente algo impressionante voltar a produzir o projeto de 57 anos de idade, eu diria a mesma coisa se o EUA voltassem a produzir o muito mais incrível SR-71!

Last edited 2 meses atrás by C G
Alexandre

Se um SR-71 saísse novinho de fabrica garanto que qualquer um diria”uau”. !!!!!!!

Luís Henrique

Os russos possuem poucos Su-57. Somente agora estão sendo produzidos com os novos motores (começou agora em 2024). Os russos possuem cerca de 1.500 caças, bombardeiros e aeronaves de ataque. A Ucrânia possui poucos caças, porém uma defesa antiaérea enorme com centenas de lançadores e sistemas soviéticos e ocidentais. Por quê a Rússia arriscaria perder um de seus poucos caças Su-57 em um conflito de alta intensidade com uma das mais poderosas defesas antiaéreas do mundo, sendo que eles possuem 1.500 caças de outros modelos mais antigos que não farão tanta falta? Outra coisa, os russos indicam que o Su-57… Read more »

José de Souza

F-15SE e F-16V mandam saudações. 

Alexandre

Uma pergunta: em algum momento o F 22 operou em profundidade impunemente em um teatro operacional saturado de defesa antiaérea? A mesma pergunta vale para o F35.

Comte. Nogueira

Talvez o F35 operado por Israel na Síria…

Fabricio Lustosa

Imaginem o tamanho dos hangares e todo aparato logístico para manter os caças F-16 em território ucraniano. Supondo que tais caças vão ser reabastecidos e feita a manutenção em solo ucraniano a constatação óbvia é que só falta fazer um círculo em vermelho e branco para tais locais serem atingidos pelas geladeiras do satânico Dr.No. E quanto ao artigo acima, não é o Putin nessas fotos !!! É um sósia vez que o verdadeiro morreu e está congelado em um freezer: https://www.wsj.com/world/russia/putin-death-rumor-carlson-interview-5c58a974

Giora Epstein

Engraçado que a despeito de todo esse “aparato” até a presente data a invencível “mãe Rússia” mostrou-se incapaz de neutralizar a força aérea ucraniana, que continua a operar.

Dito isso e uma vez que os F-16 são caças leves projetados para operar em locais de pouca infraestrutura, com características de desempenho superiores aos atuais vetores ucranianos, mais essa narrativa do Putinstão vai se desmanchar….

Fabricio Lustosa

“…força aérea ucraniana, que continua a operar…” continua, com sertêza. O governo do boneco estar a todo tempo implorando por mais esse gamitiândiêr explica o cenário por si só. O fato do comando militar do governo do boneco, dentre outros fatores, ter dito que a derrota em Avdiivka se deu pela ação da força aérea russa, também explica o cenário por si só. “…os F-16 são caças leves projetados para operar em locais de pouca infraestrutura…” para cada hora de voo esse caça requer 17 horas de manutenção https://www.technology.org/2023/01/02/did-you-know-f-16-fighting-falcon-needs-17-hours-of-maintenance-for-every-hour-of-flight/ além do que requer dezenas de técnicos especializados para manter o… Read more »

JHF

” os F-16 são caças leves projetados para operar em locais de pouca infraestrutura” Negativo, as pistas de operação tem specs complicadas e a logística de manutenção é quase infernal para o leste europeio… O tempo dirá o verdadeiro valor dos F16 na guerra da Ukrania.

Jones Raidt

Não vai durar 24 horas kkkk

Felipe

Não neutralizou a força aérea ucraniana…neutralizou umas 4 forças aereas ucranianas, de tantas aeronaves que foram fornecidas/revitalizadas pelo ocidente

Last edited 2 meses atrás by Felipe
RRN

Será interessante ver justamente como a Ucrânia irá esconder seus F-16.
A Rússia está confortável até o momento pois não pode ser atacada pelas armas ocidentais, mas isso vai mudar e ambos os lados terão que reinventar a roda com tantos drones e mísseis de precisão chovendo em cima dos angares.

Maurício.

Fabricio, até agora eu não vi nenhum HIMARS destruido em solo ucrâniano (só dois com algumas marcas de projéteis que supostamente voltaram para os EUA para reparos, as imagens estão na internet), o que demonstra que a Rússia não está sendo muito efetiva em destruir todas as armas da Ucrânia. Aliás, eu sempre disse que a Rússia está se mostrando muito incompetente nesse quesito, já que teoricamente todas as armas deveriam ser destruídas assim que atravessassem a fronteira, o que definitivamente não está acontecendo.

Fabricio Lustosa

Maurício, eu entendo sua intenção na comparação, mas convenhamos: é muito diferente um sistema de lançamento de mísseis instalado em um veículo que, apesar de pesado, pode sair do local em questão de minutos ou menos até que um minuto, e um caça que necessita de uma pista de pouso e decolagem considerável e em bom estado, e de um hangar com todo aparato logístico necessário para manter o caça operacional. São muitas diferenças, a base de caça é fixa, mesmo que o próprio caça não esteja ali. No que volta algo que falo desde muito tempo quando aventaram a… Read more »

athalyba

Colega, a Russia não destruiu nenhum HIMARS, porém jameram com sucesso os projéteis, diminuindo MUITO a capacidade do armamento.

Leonardo

kkkkkk….

Satyricon

7 (Sete) aeronaves russas abatidas nos últimos 4 dias (2 Su-35 e 5 Su-34). Um vexame para a poderosa FA russa.

A Ucrânia declara aberta a temporada de caça à aviação de combate russa.

E o F-16 ainda nem chegou…

Last edited 2 meses atrás by Satyricon
Old School

Isso é uma guerra e todos os lados terão perdas. Além do mais a Rússia está fazendo uma guerra de atrito, acho que se a Rússia quisesse já tinha tomado tudo.

Alexandre

É verdade este bilhete.

Maurício.

A Ucrânia alega que abateu sete? Eu vi um vídeo de um caça caindo, um Su-34 ou Su-35, de resto, é o que a Ucrânia afirma, sem apresentar provas.

Fabricio Lustosa

Muito mais, mas muiiito mais! E está aberta a temporada!!!!

Felipe

Das 7 (sete), apenas 1 (uma) foi confirmada.

Marcos

São células reformadas ou novas de fabrica?

Giora Epstein

Atualizadas

Orivaldo

Mais conhecida como reformadas

Luís Henrique

2 profundamente modernizadas, denominadas Tu-160M ou M1. 2 Novas de fábrica, denominadas Tu-160M2. Os russos tomaram a decisão em 2015 de reabrir a linha de produção das aeronaves Tu-160. Eles contrataram a modernização dos 16 Tu-160 que possuíam para o padrão Tu-160M ou M1 e a construção inicial de 10 Tu-160M2 novos de fábrica com o plano de adquirir pelo menos 50 unidades até a década de 30. Em 2020 voou o primeiro Tu-160M (profundamente modernizado) e em 2022 voou o primeiro Tu-160M2 (novo de fábrica). Acho que os sensores e aviônicos serão os mesmos, porém os Tu-160M2 estão vindo… Read more »

RRN

Pelo que dizem esses “novos” aviões são na verdade fuselagens que estavam estocadas desde os anos 90 e que somente agora foram finalizadas.
Duvido muito que metade do que eles dizem seja verdade, mas sinceramente duvido da real capacidade dessas aeronaves.

Giora Epstein

Os russos adoram dizer que a VKS recebe não sei quantas aeronaves novas por ano mas quando você observa com cuidado a esmagadora maioria são aeronaves antigas revitalizadas.

Essa é a matemática criativa do Putinstão

Paulo Sollo

HMS Tireless.

Alguns TU-160 que estavam em serviço foram modernizados, porém a linha de montagem foi reativada para produção de aeronaves 100% novas que inclusive já estão sendo entregues.

Luís Henrique

A foto mostra 4 Tu-160, 2 são Tu-160M ou M1 (aeronaves antigas que foram profundamente modernizadas) e 2 são Tu-160M2 (aeronaves que foram construídas agora, novas de fábrica).

Rui Mendes

Metade??? Só para lembrar, que esse país tem uma ditadura, que faz eleições de faz de conta, mas mesmo assim, os adversários não se podem candidatar e que fez uma lei, que se algum cidadão desse país, disser mal das suas forças armadas, vai preso e sabemos o que isso quer dizer. Outra vez, só para lembrar, que alguns dos defensores desse regime ditatorial, que comentam aqui, que tão mal dizem das forças armadas do seu verdadeiro país, que se não tivessem a sorte de viver em democracia, se tivessem um regime igual ao que apoiam, estariam na cadeia, isso… Read more »

Alexandre

O Estado democrático de direito de Israel tem feito exatamente igual!

Luís Henrique

Recentemente eles quebraram alguns recordes, voando 25 horas seguidas por mais de 20.000 km.
Um monstro desse carrega quase 50 toneladas de mísseis e bombas.
No ano passado os russos divulgaram um novo míssil chamado X-BD com alcance de 6.500 km.

Scudafax

Claro, capacidade mesmo temos é no Brasil. O país que ainda não consegue lançar Um satélite por conta própria, que dirá construir bombardeiros estratégicos com turbina nacional…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A Rússia nem sentiu cosquinha com as sanções, basicamente porque o mundo não vive sem o petróleo dela, e China e (até) Brasil, trataram de manter e incrementar suas importações. Os fornecedores se arranjaram com os consumidores, nota-se pelas quotações do súltimos meses… E parece que a economia interna vai bem… o que significa que a guerra não acabará tão cedo e pode até entrar em um patamar de maior poder destrutivo, estas aeronaves aí são um indício. Putin colhe os frutos do Estado policial que montou, onde a oposição é sufocada (e morta, inclusive com tortura) e o país… Read more »

Vitor

Oposição sufocada …fala sério você acredita nesse clichê da mídia ocidental…para os russos são políticos patrocinadores pelos neocom.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Não só acredito como entendo que as mortes, “estranhas” dos opositores do regime comprovam isso.

Alexandre

Se mortes estranhas forem critérios de democracia a mesma já estaria extinta há décadas!

Magno

Quando Israel envenenou Arafat com Polonio ninguém falou nada, todo mundo quietinho na maior democracia do oriente médio.

Last edited 2 meses atrás by Magno
Paulo Sollo

Uma das mais belas obras de arte em forma de aeronave que já foi construída. E uma obra de arte altamente letal.
Num mundo dos sonhos o Brasil teria um grupo de bombardeiros com uns 36 a 48 destas belezas prontas para despachar mísseis de longo alcance contra qualquer frota de ataque em qualquer ponto do Atlântico.

O resgate do poderio militar russo levado a cabo por Putin é de uma efetividade incontestável.

Se a Rússia após Yeltsin fosse governada por novos Gorbachevs, provavelmente as forças armadas russas estariam agora semelhantes às da C. do Norte.

Santamariense

36? 48? Nem os russos tem tudo isso …

José de Souza

Melhor investirmos em torpedos fotônicos caso os Klingon tentem alguma gracinha…

Jagder#44

Se herdou a aparência e a forma de seu antecessor, então, herdou o RCS do tamanho da antiga árvore de natal da Lagoa.

Felipe

São aeronaves Mach 2 de longo alcance….deram cabo até em F-35. Não precisam voar sobre a linha de combate, lançam seus mísseis bem longe e voltam antes de serem detectadas

Santamariense

“… deram cabo até em F-35. ”

Ah, sim…derrubaram também 3 naves alienígenas. Hehehe … ora, por favor, volta pra realidade …

Heli

Se RCS fosse o maior dos problema militares o B-52 nem decolaria, e o F-15 jamais teria derrubado nenhum inimigo.

BLACKRIVER

Alguém reparou o tamanho do hangar… a extensão do vão livre…

Carlos Campos

Pense num avião bonito! pena os EUA quererem o fim do B1

JS666

Será que estão disponíveis para exportação? rs

Marcos

Imaginem se a URSS ainda estivesse entre nós, o quanto de projetos que foram perdidos e nós nunca teremos a oportunidade de vislumbrar.
Infelizmente decidiram trocar uma das sociedades mais avançadas do mundo por calça jeans, máfia e Putin.

Santamariense

“… uma das sociedades mais avançadas do mundo …”

Meu Deus do céu … kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rafael Santos

Tão avançada que o Boris Yeltsin ficou boquiaberto quando entrou em uma mercearia nos EUA em 1989.

José de Souza

Pra se entupir batata frita, bebidas açucaradas e comida ultraprocessada?… Era melhor ter ficado em casa.

Fernando "Nunão" De Martini

Tem mercearia pra todo gosto nos EUA. Conheço uma rede chamada Trader Joe’s onde é até difícil encontrar esses itens que você mencionou.

Mas meu palpite é que o Boris devia estar mais interessado nas Liquor Stores e assemelhadas.

Rafael Santos

Bom mesmo era ficar meio dia numa fila para comprar um punhado de batatas racionadas pelo governo.

Rosi

Qual a quantidade de TU160 a Russia tem operacionais? Alguém sabe?

Luís Henrique

16 Tu-160, sendo 7 mais antigos, 7 com modernizações mais antigas e 2 que foram profundamente modernizados agora, denominados Tu-160M ou M1. Também já receberam 2 Novos Tu-160M2 que ampliarão a frota para 18 unidades, porém ainda estão em testes. Acho que os 2 Tu-160M1 também devem estar em testes. Eles encomendaram em 2015 um total de 10 Novos Tu-160M2, reconstruindo a linha de produção e indicam a intenção de produzir pelo menos 50 Tu-160M2 até a próxima década. Além da modernização dos 16 Tu-160. Então 16 + 10, terão um total de 26 nos próximos anos. E se seguirem… Read more »

Fabio Araujo

Um belo e mortal avião!

Satyricon

“O presidente russo Vladimir Putin visitou a Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov em Tatarstão”

Jogada de mestre!
Visita a fábrica e tira um monte de fotos para a propaganda, antes que o Budanov encontre uma forma de mandar tudo isso pelos ares.

Realmente um enxadrista…

leonidas

Olha a dimensão deste hangar!
O avião é muito bonito porém acho o grafismo adotado pela Rússia (tirando a estrela vermelha clássica) uma cafonice só.
Mas é bom ver estes pássaros em boa forma.
Ainda aguardo ansioso o dia em que irá rolar fotos da cabine dele atualizada…rs

Jagdverband#44

Uma excelente opção de bombardeiro estratégico para o Brasil. Sonhar não custa nada.

Cassini

É ótimo ver a Rússia modernizar e construir seus imponentes bombardeiros estratégicos. O Tu-160 é, facilmente, uma das aeronaves mais lindas já feitas.

Embora eu acredite que os russos deviam investir mais na aviação tática, tais como mais e melhores caças de quinta geração, munições guiadas, drones (como o S-70 Okhotnik) e aeronaves próprias de guerra eletrônica.

Luiz

Eu acho que essa guerra da Ucrânia se a Rússia quisesse acabava rapidamente sem falar que tem em seu arsenal nuclear 6.000 mísseis que poderiam varrer o continente europeu se escambar pra isso ninguém ganha nada seremos pulverizados da face da terra e eles sabem disso.

soldado imperial

Que o avião é lindo isso é indiscutível pra mim. Porém a chance destes aviões decolarem na prática é próximo de zero. Antes que falem que a fonte são vozes da minha cabeça, quero esclarecer algo. 1- A Russia é fechada, não se sabe o que é divulgado é verdade ou mentira, se o projeto falhou ou deu certo. Tudo depende da conveniência da propaganda pro governo. Está situação a curto , médio e longo prazo vai gerar uma distorção, mascarando a ineficiencia e gerando investimentos em projetos que são verdadeiros sumidouros de dinheiro do contribuinte russo. Portanto a industria… Read more »

Alexandre

Explique melhor suas afirmações por gentileza! Hoje em dia qualquer um é capaz de obter informações crediveis sobre a Rússia através de diversas fontes independentes!

Fábio de Souza

Esse Tu-160 é simplesmente imponente . Parabéns a Engenharia Russa .

David

os russos não brincam em serviço

Bispo

“ A técnica de soldagem a vácuo de peças de titânio foi restaurada” 👀

Será que o soldador usa uma roupa tipo astronauta ou a soldagem é toda robotizada ???

P.S – o SU-57 com o novo motor ..projeto 30… vai atingir 2950km/h ..quase um Mig 31.

Falando em Mig 31 à Rússia está desenvolvendo o Mig 41, dizem , terá capacidade hipersônica 🚀

Carlos H

São sempre muito bonitos, os aviões russos e o Cisne Branco não foge à exceção.
Uma beleza mortal, porém!