São José dos Campos, Brasil, 14 de fevereiro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) anunciou hoje a adesão ao “Sustainable Flight Fund”, uma iniciativa da United Airlines Ventures (UAV), criado para impulsionar o fornecimento e disponibilidade de combustível de aviação sustentável (SAF), por meio de investimentos em startups inovadoras.

Lançado em fevereiro de 2023, o fundo conta agora com 22 parceiros de diversos setores da indústria que, ao lado da United, comprometeram-se com mais de US$ 200 milhões para investir em startups voltadas ao processo de descarbonização do transporte aéreo.

“É com satisfação que a Embraer se une à iniciativa da United Airlines Ventures, que está alinhada ao nosso compromisso de desenvolver e apoiar soluções inovadoras e sustentáveis que atendam à crescente necessidade de energia limpa para a aviação”, disse Leonardo Garnica, líder de inovação corporativa da Embraer. “Em colaboração com nossos parceiros, acreditamos que é possível acelerar a produção de SAF em larga escala à medida que a indústria da aviação avança na meta de ter emissões líquidas zero até 2050.”

O aumento da disponibilidade de SAF é um elemento-chave para atingir a sustentabilidade na aviação, uma vez que a utilização de fontes de energia renováveis pode diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE) em até 80% na comparação com o combustível de aviação tradicional. Contribuir para o aumento da produção de SAF é uma das metas da Embraer, que pretende alcançar operações neutras em carbono até 2040.

O compromisso da Embraer com a sustentabilidade é uma parte fundamental de sua estratégia de negócios. A empresa já realizou com sucesso testes de voo com SAF 100% puro e continua a explorar novas maneiras de reduzir seu impacto ambiental por meio de parcerias estratégicas, inovação, pesquisa e desenvolvimento em sistemas alternativos de propulsão com emissão zero.

Sobre o Fundo Embraer Ventures

A Embraer entende o programa de Corporate Venture Capital (CVC) como uma abordagem que permite o fomento a iniciativas adjacentes e transformacionais, de forma ágil, com alavancagem de recursos externos e compartilhamento de riscos para explorar novos modelos de negócios e acelerar desenvolvimento de tecnologias emergentes.

O Embraer Ventures permite que a empresa invista em participações minoritárias de startups de forma estratégica. Em 2014, a empresa iniciou o primeiro fundo de CVC, o FIP Aeroespacial, que já foi todo investido e em 2018, a empresa investiu no Fundo Catapult Ventures, sediado no Vale do Silício, nos Estados Unidos, ampliando o alcance geográfico de investimentos em alta tecnologia e inovação.

Atualmente, a empresa detém uma carteira de diversos fundos para investir no Brasil e no mundo e mais de 40 startups investidas. As Verticais de Inovação estão enquadrando os principais investimentos da empresa que incluem, além de Emissão Zero, outros temas-chave para o futuro da mobilidade aérea como: Voo Autônomo, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Competitividade de Fuselagem, Segurança Cibernética e Experiência do Passageiro.

Sobre o Fundo de Voos Sustentáveis da UAV

O Fundo de Voos Sustentáveis da UAV é um veículo de investimento pioneiro projetado para alavancar o apoio de empresas intersetoriais, a fim de apoiar startups focadas na descarbonização do transporte aéreo por meio de pesquisa, tecnologia e produção de SAF. O fundo tem mais de US$ 200 milhões em compromissos de investimento da United e de parceiros corporativos, incluindo: Air Canada, Air New Zealand, Aircastle (uma empresa de leasing Marubeni & Mizuho), American Express Global Business Travel, Aviation Capital Group, Boeing, Boston Consulting Group, Embraer, GE Aerospace, Google, Groupe ADP, Hawaiian Airlines, HIS, Honeywell, JetBlue Ventures, Natixis Corporate & Investment Banking, Safran Corporate Ventures e Technip Energies, entre outros.

Para mais informações sobre o fundo, visite o site da United Airlines Ventures: united.com/en/us/fly/company/responsibility/united-airlines-ventures.html

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros. A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorgemateus77

Vai planeta ✊️

Caerthal

Essa coisa de “sustentável” é composta por 99% de picaretagem e 1% de burrice.

Fernando EMB

Nem sempre… Tem muita iniciativa séria e interessante por aí.

Caerthal

Fernando, existem tecnologias que simplesmente não fazem sentido algum. Hidrogênio tem uma péssima densidade energética, não há como guardar hermeticamente e a explosividade é altíssima. Baterias exibem uma baixa densidade enérgética, tendência de de incendiar talvez façam sentido em trajetos urbanos e só.

Ozires

Então para você buscar alternativas mais sustentáveis é besteira e que se exploda o planeta. É isso??