Comandante da Aeronáutica diz que a FAB pode comprar um segundo lote de caças Gripen e também uma outra aeronave

643

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, em entrevista publicada pelo jornal O Globo no dia 11/2, afirmou que a Força Aérea Brasileira necessita de mais caças e que além de um segundo lote de Gripen, uma outra aeronave poderá ser adquirida.

Nas palavras do Comandante: “Os 36 caças são um número que não nos atende. Trabalhamos na possibilidade de ampliação do lote porque o contrato permite ampliação de 25% ou redução na mesma proporção. Estamos trabalhando nisso e acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave.”

A fala do Comandante sobre a segunda aeronave vem confirmar rumores e um slide de uma apresentação da FAB onde aparece um caça F-16 ao lado Gripen no contexto de novas aquisições.

Atente-se, porém, que a fala do comandante não descarta um novo lote de Gripen, pelo contrário: Damasceno disse que a necessidade de mais caças, para além do contrato atual de 36 unidades, pode ser contemplada em parte com um segundo lote de Gripen e (enfatizamos que utilizou e, não ou) em parte com outra aeronave.

Na época de divulgação do slide nas redes sociais, entramos em contato com a Assessoria de Imprensa do Comando da Aeronáutica, mas não tivemos resposta.

Foto: Fernando Valduga – www.cavok.com.br

Em 2014, o planejamento divulgado de novos caças para a FAB visava 108 unidades em 3 lotes de 36, número ideal para mobiliar todos os esquadrões de caça, substituindo os Mirage 2000, F-5M e A-1M.

Dez anos depois, com a entrega dos caças Gripen E/F do primeiro lote se estendendo até 2027, a desativação dos A-1M em 2025 e a desativação dos últimos F-5M em 2029, parece que FAB decidiu partir para um plano B.

Se a decisão for adquirir caças F-16 para complementar os Gripen, muito provavelmente seriam unidades usadas e modernizadas. Resta saber de onde viriam essas aeronaves.

Também comenta-se entre os profissionais da mídia de Defesa que a segunda aeronave poderia ser um LIFT (Lead-In Fighter Trainer), como o M-346, na versão de combate M-346FA.

Subscribe
Notify of
guest

643 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Brasil sem rumo.
Quinze anos para decidir sobre a compra de um avião, depois opta-se por uma salada a de frutas.
Hmmm…. bolo de chocolate com cereja. Uma delicia. Será que se eu colocar bacalhau junto fica Bom?
E em um Mundo se preparando para aeronaves de sexta geração e UCAV, Brasil olhando para trás.

Gabriel Oliveira Batista

E o pior, supostamente por uma suposta reciprocidade que não colocamos no contrato, estamos sabotando a aquisição de mais Gripens .

Marcos Silva

Vc leu ali? MAIS Gripens e outro caça…

Gabriel Oliveira Batista

+14 Gripens ,isso é ridiculo

marcus mendes

Mais 14 Gripens??? Que bom. Conseguimos reparar, estamos construindo partes do projeto no Brasil, e em conjunto com a SAAB desenvolvemos a versão Biplace.

Gabriel Oliveira Batista

Ai que entra outro elefante na sala,gastamos uma fortuna na versão F para comprar só essa quantidade?

bruto

ate agora nem se houve falar mais como que anda o desenvolvimento do proprio projeto

Joao

Não entendi 14.

O contrato prevê aumentar ou reduzir em 25%.
Outros lotes são outros contratos com outros números.

Camargoer.

A lei permite um aditivo de até 25% no valor do contrato. Isso serve para compra de bens ou serviços.

Assim, se o governo federal contratar uma obra e precisar atualizar o projeto, é possível acrescentar até 25% no valor. OU se o governo federal contrata uma agẽncia de publicidade para uma campanha sobre vacinas, o contrato pode receber um aditivo de até 25% para ampliar a campanha ou usá-la para outras vacinas. Se o governo compra veículos, aviões ou navios, é possível fazer um aditivo de até 25% no valor do contrato

Marcos

Pensava que aditivos em contratos eram em quantidade e não em valor unitário…

Camargoer.

Olá Marcos. Não tem como ser em quantidade porque existem contratos que são incomensuráveis, como por exemplo no setor de serviços.

Recentemente, a MB fez um aditivo no valor do contrato de compra das FCT mantendo o número de 4 navios.

Alexandre

O aditivo de 25% é no valor do contrato, não na quantidade. Portanto, seriam entre 12 e 15 aeronaves, dependendo do valor unitário.

rommelqe

Exato. E isso sem considerar que a abdicaçao da fabricaçao do F39F certamente agrega um valor monetario importante, pois o custo do biplace inclui, entre outros, a fabricaçao de pelo menos um prototipo adicional, resultando com que os 25% possam abranger uma maior quantidade do F39E

Sagaz

Em organizações sérias, onde há compliance, decisões por mesas diretoras etc, costuma haver limite de valor e de prazo em relação ao que foi contratado.

Renato B.

Se você está falando em compliance em organizações militares esqueça. Até o EUA estão demonstrando ser um desastre nesse aspecto.

Joao

Sim, isso eu sei.
Não estou entendo os números q estão dizendo, q não correspondem a 25%.

rommelqe

Em tese. Como foi a compra dos H225? Teve concorrencia? Claro que os 25% e normalmente o que se estabelece em contratos publicos, mas nao necessariamente se aplicam em compras militares. De qualquer forma, neste caso alem do aditivo no valor de 25% adicionais ao valor do contrato atual, e necessario um outro contrato para ampliar o total desejado. E dai? Qual e o problema de fazer este novo contrato?

Marcelo

Ou seja, mais 9 Gripens

Alexandre

Não é na quantidade, mas sim no valor do contrato. Portanto, entre 12 e 15, dependendo do valor unitário que for fechado.

deadeye

Vocês só sabem reclamar hein

Adriano madureira

Deixar de comprar aeronaves no estado da arte para comprar usadão americano filho,acha mesmo que é algo para se comemorar🤔⁉️ Não seriam aeronaves novas e nem seminovos, seriam usadas que receberiam um overhaullin da LM para os bestas do Brasil pagarem e deixar a brigadeirada toda derretida por ter f-16s para dizer que são deles… Sério amigo, se for para comprar uma aeronave para complementar o Gripen, que seja os Leonardo M346, ao menos seriam novos, ou quem sabe ao invés de ficar entre um Yankee ou europeu, poderia quem sabe ligar para a KAI e se assuntar sobre o… Read more »

Luciano

Olá, Adriano. Penso como vc, se for pra comprar, melhor que seja material novo e fora desse bonômio EUA/Europa. O KAI T-50 parece ser uma boa opção, especialmente para substituir os AMX e ser um treinador avançado, caso a FAB mude seu entendimento em relação à formação dos pilotos de caça.

Sensato

Nesse caso, me parece mais indicado o FA50 por ter alguma capacidade de combate.

deadeye

Melhor do que ter uma lacuna quantitativa. E se os F-16 forem de uma versão Block 50 para cima, já é um ótimo complemento

Camargoer.

Gabriel. O contrato com a SAAB prevẽ uma série de compensações comerciais. Até ano passado, as compensações eram superiores ao que a FAB havia pago para a Suécia.

Outra coisa é a venda d Kc390 para a Força Aérea Sueca.

As negociações até podem ocorrer paralelamente, mas são contratos distintos. Não como colocar em um contrato com a SAAB uma venda de Kc390 para o governo sueco

Faça um paralelo com a Embraer e com a FAB. Dai fica fácil entender.

Gabriel Oliveira Batista

A questão Camargoer é que tem pessoas colocando como condição para se adquirir mais Gripens E ,uma coisa não deve estar associada a outra ,comprar um avião como o KC-390 é uma necessidade dos suecos,mas se eles não comprarem não muda a nossa necessidade por mais Gripens E.

Jorgemateus77

Amigo existe uma coisa chamada bom senso …. não sei se já ouviu falar Achar que é sem noção mediar a compra de novos Gripens por unidades de KC-390 beira o absurdo. O Brasil foi fiel a Suécia e comprou um produto deles, mesmo havendo vários equipamentos superiores do mercado. Agora a Suécia necessita de um produto que o Brasil tem para vender e é melhor que o da concorrência. Nada mais simples que ocorra essa troca. Não precisa estar no contrato escrito, mas está nas entrelinhas. Caso a Suécia vá de Lockheed então o Brasil deveria fazer a mesma… Read more »

Pablo

E quais seriam os equipamentos superiores no mercado?

Marcelo Mariano

Não há equipamento superior no mercado que atenda o que a FAB especificou e que o Brasil possa manter e operar.

Joao

Isso só dá pra entender com maturidade.
Uns ainda não tem.

Pablo

Sim, eu sei. So quero saber dele, que equipamentos sao esses

Toshio Nagasaki

Muitos,só que estão saindo todos problemáticos,o certo era comprar mais uns 14 gripe ou gripado,e investir em drones ,e bateria de defesa de curta e longa distância, hoje os mísseis já são disparados dos aviões de caça,sem precisar entrar no espaço aéreo inimigo ,se eu fosse um presidente de uma nação teria outros meios de armar o meu pais

Allan Lemos

Dependendo do critério, o F-16 Block 70 ou o KF-21 ou o Rafale.

Last edited 2 meses atrás by Allan Lemos
Pablo

Como e que um caca da mesma geração vai ser melhor? sao avioes equivalentes, que atendem especificações diferentes!

Allan Lemos

E dai? Geração de caça é só um método para fazer um agrupamento baseado em alguns critérios gerais, só porque o F-22 e o SU-57 são ambos de 5º geração não significa que um não possa ser melhor do que o outro ou vice-versa, por exemplo.

Todos os caças que citei são da mesma geração e têm o mesmo propósito(multirole), quem decide qual atende melhor uma determinada força aérea é ela própria, obviamente, mas não significa que não se possa decidir de forma objetiva qual o melhor analisando todos os critérios.

Pablo

Analisando os finalistas do fx-2 tem um melhor de forma objetiva?
Cada um tem suas qualidades e defeitos. Dentro da FAB, sem duvida o gripen era o melhor, mas por isso nao podemos dizer de forma objetiva que o rafale e o F18 eram piores!

Adriano madureira

Sim Allan ,se for f-16, no mínimo block 70, porquê se for para ir com Falcon inferior a isso, melhor ir de KF-21 ou Leonardo M346 N.O.V.O.S…

Alexandre

Seria besteira. Comprar outro caça de geração 4++ para fazer o mesmo que o Gripen E/F, introduzindo nova linha logística, treinamento de pessoal de voo e manutenção etc etc.

RSmith

eu voto no Rafale! 36 Rafale e o compromisso Frances de ajudar no projeto do nosso SSN, tecnicamente, e mais importante, politicamente!

Nativo

Compromissos com os franceses??? Misericórdia já chega de parceria com esses judas.

Gabriel Oliveira Batista

Uma coisa não deveria estar associada a outra, é o que penso. Só acho que pelo que investimos e pela parceria que começamos com os suecos ,não faria sentido romper e ficar nos 36 caso os suecos amanhã ou depois optassem por C-130J. A FAB precisa de caças,entubamos um valor imenso nesse programa baseado em transferência de tecnologia para ele morrer somente em 50 unidades,isso sem falar da versão F que nem a própria Suécia contratou.

H.Saito

Suécia não precisa comprar o gripen F, porque o D atualizado com o novo cockpit já é suficiente para o treinamento.
Nós poderíamos ter comprado o D que já não é mais fabricado ou o F novo que dá na mesma.
O problema é: quem mais no mundo afora irá comprar gripen para que nós possamos vender peças?

rommelqe

Mas ha que se considerar que o biplace nao seria dedicado, na FAB, unicamente a treinamento. A troca de dados taticos no ambiente brasileiro – com um territorio muito extenso e cobertura de apoio em terra muito inferior a realidade sueca – seria, por exemplo, fundamental. O biplace e uma plataforma muito adequada para fazer a gestao aproximada de drones de combate, permitindo a troca de dados em real time de forma muito mais eficiente do que via satelite. Assim, entendo que o F na Suecia pode perfeitamente ser descartado pelo D, mas no Brasil temos outro TO com outro… Read more »

Joao

Melhores que o Gripen em quais parâmetros?
Para andar no mato, bota é melhor q tênis, pra correr, tênis é melhor…

Mas, a FAB deve estar errada….

Marcos Silva

Ainda penso que é esta desculpa que será usada pra não comprar mais Gripens.

Gabriel Oliveira Batista

Mas é exatamente isso.

Rogério Loureiro Dhierio

Perfeito.

Camargoer.

Exato. Há bastante tempo eu tento explicar que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. E vice-versa.

BK117

Caros colegas, na mesma entrevista com o cmdt, foi feita a seguinte pergunta:

A compra do KC-390 seria uma contrapartida para aumentar o número de caças?

Para a qual ele respondeu:

Eu diria que é mais a necessidade de ter um produto desse. Vários países já adquiriram o avião, principalmente da Otan, o que coloca nosso avião em uma vitrine importante.”

ElBryan

Para mim, ele não respondeu. Quem define a necessidade da Suécia é o comandante da FAB? Quem tem a necessidade é a Embraer em vender, que, por sinal, ficou bastante insatisfeita com as reduções nas compras do KC-390 pela FAB: eram 28 unidades, depois reduziram para 22, e mais tarde de 22 para 21, querendo então diminuir para apenas 15 e, por fim, fechando em 19 (que bagunça), mexendo em todo o planejamento da empresa. Agora, mesmo com tudo isso, o avião tem se mostrado um sucesso.

BK117

“Quem define a necessidade da Suécia é o comandante da FAB?”

Ele não “definiu a necessidade”. Apenas constatou o que sabemos, que eles estão buscando no mercado uma aeronave da categoria para substituir seus Hercules. Quase compraram C-130J italianos, pararam a compra para analisar propostas.

Ou seja, a necessidade sueca existe e o KC é o melhor da categoria, e se ele for o escolhido vai ser por esses motivos, não como contrapartida a Gripen (não como motivo principal da compra, pelo menos).

Daniel Afonso Scaranello

Quer equipamento de primeiro mundo, torne-se um país de primeiro mundo, mas pra isso temos que ter um governo de primeiro mundo e não esse que está aí!

EMILIO R

Esse que está ai pelo menos é respeitado no primeiro mundo.

Vasco

A julgar pelas lideranças mundiais atualmente, ter o respeito delas é um insulto. O “presidente” do país mais poderoso é um senhor senil que dorme enquanto discursa.

Alexandre

Não é o que vejo…

Fernando

Só lembre que o avião de primeiro mundo que temos hoje veio do governo dele

Adriano madureira

Que avião amigo, o Gripen🤔⁉️

Santamariense

Governo dele?? Pensei que quem tinha escolhido o Gripen era a Dilma …

Alexandre

E eu pensei que quem tinha escolhido era a FAB. A Dilma perguntou ao Brig. Saito “se” o Super Hornet atenderia à FAB. Queria agradar ao Obama na programada visita aos EUA, que não ocorreu por conta do episódio da espionagem e o não pedido formal de desculpas por Obama, como o endereçado à alemã Angela Merkel, também espionada.
Assim, prevaleceu a opção da FAB.

Camargoer.

Obviamente, um país passa ser considerado de primeiro mundo quanto, por exemplo, tem PIB per capita elevado, um IDH elevado, baixa taxa de mortalidade infantil, elevada expectativa de vida, baixa taxa de homicídio, baixa desigualdade social, elevada taxa de escolaridade, elevado índice de exportação de bens industrializados… e mais algumas coisas.

vamos em frente, que o desafio já tem mais de 200 anos.

aliás, faltou um bolo de aniversário de 200 anos em 2022.

André Bueno

Correto.

Nativo

Um ditadorzinho cucaracho como você queria, era coisa de primeiro mundo.

Equilibrium

Que reciprocidade precisaria colocar num aumento de contrato? O que nós assinamos estamos cumprindo, o que se negocia é algo a mais.

Rosi

Exatamente… Uma tremenda negociação que pode aleija o Gripen no mercado…
Porque não faz compra de um lote e produza aqui..não seria mais vantagem do que atrela venda de KC399?

Recruta Zero

Bom,se os JAS39E estiverem totalmente full em capacidades e armamentos ao final do contrato já será um progresso em relação ao passado.

Rodolfo

Espero que sejam mais gripens, mas salada de frutas é mais comum do que o contrario, ainda mais com os AMX e F5 aposentando. Talvez um caça mais barato poderia preencher um gap caso o número de Gripens seja limitado pelo custo. Nao da pra esquecer que a situação fiscal do país piorou e encaminha-se para uma nova crise a la 2015 em alguns anos. Acho que poucos prestam atenção no Tejas Mk2, que usa a mesma turbina do Gripen E, tem radar AESA e IRIST indianos e provavelmente a FAB teria maior controle e flexibilidade sobre o tipo de… Read more »

Adriano madureira

Mais barato,basta a FAB ligar para a KAI,acho que eles devem ter algo com um preço atrativo para nossa força, que não perde a mania de comprar carro velho.

Paulo

É o Sr Madureira?

Adriano madureira

Presente! Pois não Seu Paulo?

Samuel Asafe

Ainda bem que alguém lembrou disso. Fora que pode ser feito um acordo vinculado com a venda do KC pra India em contrapartida

Carvalho2008

Tejas é caro para sua categoria

Rodolfo

Ele nao parece tao inferior ao Gripen,
Mesma turbina, AESA… custa metade do preço ~40 milhões de dolares por unidade.

Carvalho2008

Não tem 1/3 da eletrônica amigo…..é um caça time B….

Alexandre

Pessoal parece não lembrar que a suite Arexis do Gripen E foi escolhida para equipar os EF 2000 Typhoon EK de guerra eletrônica/SEAD da Luftwaffe. Não foi a Spectra, do Rafale, nem a Barracuda do F-35 e muito menos a do Tejas…

Samuel Asafe

depende do critério. Seus concorrentes tem as mesmas capacidades que ele?

Carvalho2008

O concorrente do Tejas é o JF17block III…dá para comparar??? Não, meu amigo…o F39 é 4,5 Generation….sua eletrônica é similar a 5a geração….

Nilo

O comandante está decidido a ganhar essa concorrência, além de jogar na mesa novas aquisições do Gripen E, a possibilidade de um novo alerta antecipado, fala também em estudo em aquisição de um A330-200 de segunda mão, um novo avião presidencial.
https://www.airway.com.br/comandante-da-aeronautica-volta-a-falar-em-troca-entre-cacas-gripen-e-o-kc-390-com-a-suecia/

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Fernando "Nunão" De Martini

Tem alguns equívocos nessa matéria que você linkou.

O próprio CEO da Saab disse que a negociação é de 12 a 15 aeronaves, corroborando outras fontes que passaram um total de 14 aeronaves a jornalista da Folha, por exemplo, então não faz sentido essa conta de 9 aeronaves, na matéria linkada, como 25% do contrato (36/4=9)…

Nilo

Sim, correto, quanto a quantidade dos Gripens, a equívoco o aditivo comporta 14 unidades é o está em negociação com Saab, quanto a outra aeronave citada pelo comandante existe possibilidade de um novo sistema antecipado conforme artigo? fiquei descrente.

Fernando "Nunão" De Martini

Não entendi a pergunta.

Nilo

O artigo cita: “O chefe da FAB também deixou no ar a possibilidade de aquisição de outra aeronave, mas sem detalhar do que se trata. A Saab, fabricante do Gripen, também tem em seu portfólio uma solução de alerta aéreo antecipado, GlobalEye, que é uma evolução da tecnologia utiizada nos E/R-99 brasileiros.” Lendo mais atentamente minha pergunta anterior perde sertido já que após a citação do comandante ele apenas informa a existencia do GlobalEye.
Obrigado.

Alexandre

Não consideraram que o aditivo de 25% é no valor do contrato, ou cerca de US$ 1.1 bilhão, e não na quantidade de aeronaves. Então, seriam entre 12 e 15 aeronaves adicionais, dependendo do custo unitário (entre US$ 73 e US$ 92 milhões) das aeronaves.

rommelqe

Sempre lembrando que o contrato original inclui ToT, fabricas, treinamentos, desenvolvimentos, etc. etc, o que resulta em um valor unitario por aeronave muito superior ao que seria o novo valor a ser praticado.

João

E eu pensado que a FAB vinha bem em sua organização e seus projetos! Aí, vem um novo comandante “viajante” na realidade paralela. Meu, foco no Gripen e domínio de tecnologia! Que gestão amadora.

Oráculo

O Brasil não perde a oportunidade de perder uma oportunidade.

RSmith

HUM?! … ha ta falando do Brasil… entendi

Gabriel Oliveira Batista

Espero que se tenha bom senso em se seguir no Gripen e ampliar para um segundo lote,digo e repito que a quantidade de 36 aeronaves + esses 14 possíveis é insuficiente. Assim como a ideia do LIFT não deveria ser para substituir o F-5 .

Camargoer.

Talvez fosse o caso, então, de comprar F5 usados e moderniza-los. A FAB sabe operar o F5 e é um avião barato..

Gabriel Oliveira Batista

Por favor não diga isso kkkk
Deixa o F-5 morrer. Ele precisa descansar.

Augusto José de Souza

Já deu já,deixa os F-5 virarem monumentos,atrações no musal e AFA,agora é adquirir mais gripen e substituir os AMX-A1 por outro bombardeio.

Camargoer.

Olá Gabriel… riso. È uma brincadeira, óbvio.

Defendo uma frota padronizada de F39.

Se fosse para aumentar a frota de F5M, a FAB não teria vendido os “jordanianos” que estavam estocados.

Gabriel Oliveira Batista

Vendemos? Agora eu já ouvi falar que esses dos Agressors estavam piores que os jordanianos.

Rinaldo Nery

Não estavam. Vieram voando.

Santamariense

Os Agressors estavam bem piores que os jordanianos. Vieram voando, mas depois que chegaram aqui foi que viram o estado lastimável em que se encontravam, tanto que alguns meses depois da chegada, dos 26 exemplares apenas 1 E os 4 F estavam disponíveis para voo, todos os outros groundeados por fissuras e rachaduras nas longarinas de dorso, das asas, etc. O PAMA/SP, de maneira inédita até então, construiu longarinas novas para todas as 26 células e as substituiu. Estruturalmente, as aeronaves praticamente foram reconstruídas.

Camargoer.

Olá Gabriel. A FAB comprou um lote de F5 jordanianos. O interessa da FAB eram os bipostos “F”, mas como são raros, a Jordânia condicionou a venda dos “F” a um número de “E” monopostos.

A FAB modernizou os “F” que estão voando e estocou os “E”. Há uma matéria aqui no “Aéreo” que menciona a alienação destes “E” adicionais.

Então, a FAB comprou trẽs lotes de F5 1) novos de fábrica. 2) de segunda mão dos EUA que eram do esquadrão agressor e 3) de segunda mão da Jordânia.

Santamariense

“ Se fosse para aumentar a frota de F5M, a FAB não teria vendido os “jordanianos” que estavam estocados.”

A FAB não vendeu os F-5 ex-Jordânia. Dos 11 adquiridos, os 3 F foram modernizados e os 8 E tiveram alguns transformados em monumentos, como na AFA e BACO, e outros desmontados para fonte de peças.

Rinaldo Nery

Conheço essa história dos jordanianos, contada por quem foi lá ver os aviões. Esses eram lixo. Tinha até areia nos motores.

Santamariense

Mas, estruturalmente estavam piores que os ex-Agressors? Tiveram que reconstruir toda a estrutura dos ex-jordanianos, assim como fizeram com os ex-agressors?

Rinaldo Nery

Creio que no mesmo nível. Disso não tenho certeza.

Nemo

O F5 é lindo de se ver. Meu avião favorito, mas já merece uma aposentadoria respeitosa.

Willber Rodrigues

Pelo amor de Deus, bixo. Bate na madeira 3X e não fala isso nem brincando.
No Brasil, tudo é possível…

Gabriel Oliveira Batista

Deixa o F-5 morrer , é até perigoso pensar no F-5 mais tempo até pela saúde de nossos pilotos.

Camargoer.

Riso. Se tem gente que prefere um F16 de segunda mão que ficou queimando do deserto… vai quê… riso

Gabriel Oliveira Batista

Isso sem falar do elefante na sala que é o sistema de REVO,se não tínhamos argumentos para ter pressa na conversão do MRTT isso mudaria bastante.

Rodolfo

O Tejas Mk2 nao teria esse problema. Parece que custa metade do Gripen E, mesma turbina, AESA…

Nilo

Compra de Tejas Mk2 em troca de uma robusta aquisição de KC390 ou aquisição de um T-7A em troca da aquisição do KC390 pelos suecos, como disse o comandante: “acreditando muito que a Suécia deva comprar algumas unidades de KC-390 (cargueiro da Embraer desenvolvido com a FAB). Parte pode ser um segundo lote (de Gripen) e parte uma outra aeronave.”

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Getúlio Carvalho Jr

Não comprou, foi de a Hércules J, e aí????

Nilo

A FAB necessita de um segundo lote de aeronaves, Gripen E, além do aditivo, independente da aquisição da Saab do KC390, ter uma versão do T-7A como disse abaixo agradaria ao governo americano, caso os suecos fiquem com o Hércules, não adquirimos o T-7A.

Alexandre

A Suécia comprou C-130J? Desconheço tal contrato…

Adriano madureira

O Tejas MK2 custa USD41Mi de dólares…

E tem bom armamento, incluindo o Bhramos…

Alexandre

Comprar BrahMos mata o MICLA BR.

Camargoer.

Pois é… já pensou se o Milei convida o Brasil para comprar um KC135 50/50? riso

Rodolfo

O mercado de F16 usado também deve estar concorrido com a guerra na Ucrânia. Os argentinos conseguiram
algumas 24 unidades dos dinamarqueses e os ucranianos vao levar 19. Acho que conforme o conflito na Ucrania se extende e o F35 é entregue aos europeus, mais e mais F16 terminarao combatendo os russos.

Rodolfo

O Reino Unido vai aposentar Eurofighter tranche 1 em 2025, parece que com mais da metade da vida util de sobra. Os tranche 1 poderiam passar por upgrade como a Espanha e Alemanha estao fazendo (o que os tornaria compativel com Meteor e incluiria ataque ao solo), mas o britanicos decidiram pela aposentadoria desses, manter os tranche2-3 e esperar o 4o. Se eu nao me engano eles tem 30 single seat (10 estocados, 20 ainda voando). Talvez seriam melhores opções que F16 MLU que ja devem estar mais proximos do fim da vida util.

Camargoer.

Pois é… dai ficaria mais caro que comprar um Gripen novo. Foi por isso que a FAB aposentou o Mirage2000.

Gabriel Oliveira Batista

Cara cê não gosta da FAB comprar Typhoom é pior que a FAB pensar em comprar F-15.

ElBryan

KKkk, melhor comprar logo a patente e fabricar o Forever-5

AGL

Nesse caso aí é mais jogo comprar a do F-20 Tigershark, mesmo avião, porém de GE F404 único e bem superior…

João Fernando

Esse não é o Gripen???

RSmith

desculpa amigo mais o F5 já deu tudo o que podia da uns 20 anos atras deixa o defunto descasar em paz…

Munhoz

Eu acho que o ideal neste momento seria aumentar o numero de Gripens, e prioritariamente investir em UAVS de ataque e Kamikazes, basta observar o que ocorreu com a Armênia tentando lutar contra um adversário com este tipo de UAV !

Marcos Silva

por algum motivo a fab não quer o UAV da Embraer.

Guacamole

Geralmente as FA pedem para fazer modificações em produtos que já existem para poder dizer que é um produto feito pelos seus escritórios e cobrar uma porcentagem em cima.

Quem apresenta um projeto pronto nunca vence licitação pois não tem mais como modificar.

Gabriel Oliveira Batista

Dinheiro

Marcos Silva

Ou apenas falta de gerenciamento correto dos recursos.

bruto

dinheiro tem sim muito, so nao querem gastar

Rodolfo

Acho que foi custo e prioridade aos Gripens E com os recursos limitados.

Underground

Imagina agora, de repente, compram F18 usados. Eu vou me jogar no chão e rolar de tanto rir.

Marcos Silva

Eu já estou rindo!!! Perguntei pros “ixpeciatistas” aqui o que seria se a fab comprasse F-16,ou outro,no caso; não,isso não vai ocorrer,porque o futuro é Gripen e coisa e tal. E tal e coisa. Vai ter muita calcinha rasgada se a fab buscar F-16 no deserto!
Rindo até 2050!

Marcos Silva

Ainda não! Kkk

Camargoer.

Ou comprar F35 novos.

Pedro

Vamos comprar F-35 somente quando outros países estiverem usando nave espacial.

Camargoer.

Caro. Meu cometário, obviamente, foi um ironia.
Defendo que a FAB foque no F39, sem essa história de um segundo caça.
Talvez, o Comandante da FAB fez uma piada com o jornalista, porque até ele não aguenta mais essa história de F16 usado

Se o F16 interesse á FAB, ele teria sido classificado no Fx2. Isso falando de um caça novo… um de segunda mão seria pesadelo.

A gente tem discutido que o F16 de segunda mão é um arranjo mequetrefe para a Argentina.. imagina para a FAB.

Santamariense

O Comandante da FAB fazendo piada numa entrevista? Sério isso? Ora, por favor … e essa não é a primeira vez que ele cita a possibilidade de uma segunda aeronave em entrevistas.
Quero ver tua cara se a FAB optar por um LIFT armado ou F-26 ou F-18 ou mesmo Rafale ou F-35. Se isso é bom ou ruim, é outra história.

Santamariense

F-16*

Allan Lemos

Se o F16 interesse á FAB, ele teria sido classificado no Fx2. Isso falando de um caça novo… um de segunda mão seria pesadelo.

Naquela época não havia o Block 70.

Mas concordo que não faria muito sentido já que está na mesma categoria do Gripen. A aquisição lógica seria ou um caça maior, como o Rafale, ou um que ofereça uma capacidade nova, como o F-35.

Rodolfo

Ou um mais barato caso o número de Gripens seja limitado pelo custo.

Alexandre

F-35 não está liberado para a América Latina. F-16 Block 70 X Gripen E/F = 6 por meia dúzia.

Bernardo

exato. a única diferença é a agilidade na entrega. quantos f-16 sao fabricados do 0 por ano vs. qtos gripen, qtos f-16 sao atualizados por ano vs. qtos gripen (a diferença é bem grande). mas dificilmente vale a pena pq: 1) aqui ngm nunca tem pressa 2) os avioes americanos tem uma arquitetura fechada e a FAB ia ficar limitada a usar certas armas de certos fabricantes (coisa bem mais ok com o gripen). apesar do 16 ser o mais ok nesse ponto, mas tudo precisa de autorização e burocracia, aí já sabe. depois não adianta chorar quando não quiserem… Read more »

Alexandre

Essa “demora” na entrega é normal para qualquer caça novo de fábrica. Claro, no caso de uma aeronave em desenvolvimento, cuja produção iniciou a pouco tempo, ela pode ser maior.
Mas pegue um país que encomendou F-35 em 2022 ou 2023, como Canadá e Finlândia: vão receber suas primeiras unidades depois de 2025. E isso com a Lockheed Martin produzindo uns 100 por ano.

Funcionário da Petrobras

Desconhecia esta informação de que o F-35 não está liberado para a AA.

Camargoer.

Caro. Os EUA orfereceram o F35 para o Brasil quando o ministro da Defesa e o Comandante da FAB foram visitar a linha de produção do F16 na LM, que havia sido apresentado no programa Fx2.

A difereça era que o F16 atendia a exigẽncia do edital sobre TOT, compensação comercial e acesso ao código fonte, enquanto do F35 seria uma imporação simples, que chamamos de compra de prateleira.

E

Rodolfo

Foi ofertado ao Chile também. Esteve na FIDAE 2018.

Alexandre

A situação no Chile era bem diferente à época e a FACh era toda composta por caças americanos (e ainda é). Mas duvido que, hoje, essa oferta fosse efetivada. O DoE dos EUA negaria.

Alexandre
Chris

Oferecido por quem? Pelo Congresso americano que precisa aprovar as vendas ?

Rodolfo

Foi oferecido ao Chile em 2018 na FIDAE.

Elintoor-_

Tive um pesadelo…
Sonhei com um Super Étendard com as cores da FAB…
Melhor não dar idéia…

Pedro

Concordo.

Renato B.

Eu vejo essa compra de segunda mão como um sinal de que a frota de A-1 e F-5 está se deteriorando rápido e a FAB precisa tampar a lacuna entre aviões novos e os velhos. Outra hipótese é voltaremos ao arranjo de aviões “high e low” comprando algo mais barato para garantir um número maior de aeronaves.

Nilo

Ou T-7A agradaria a todos, suecos, americanos, poderia incorporar sistemas originado do Gripen E, uma versão mais barata.
Seria uma versão que projetada pela GNND conjuntamente com os suecos, um versão para potencializar a venda do T-7A, agradaria aos americanos.

Last edited 2 meses atrás by Nilo
Dagor Dagorath

Adquirir F-16 usados, que teriam mais uns 10 ou 15 anos de vida útil, resolveriam a situação em curto prazo, mas no médio-longo seriam contraproducentes, pois também teriam de ser substituídos em mais ou menos duas décadas.

Luís Henrique

Daqui 15 ou 20 anos os possíveis F-16 MLU poderão ser substituídos por algum caça de 5a geração.

Para algumas pessoas, talvez seja mais contraproducente adquirir + Gripen E, pagando 8x mais caro que um F-16 MLU para substituir em 20 anos por caças de 5a ou 6a geração, ou não substituir e ficar com uma frota composta apenas por caças de 4,5 geração pelos próximos 40 anos.

Rodolfo

O Reino Unido vai aposentar Eurofighter Tranche 1 em 2025, 20 estao voando e 10 estocados. Provavelmente algumas unidades serao canibalizadas por peças. Em teoria poderiam passar por upgrade mas o Reino Unido preferiu nao moderniza-las. Pelo que eu li, vao ter em media 2500 horas de voo, mais da metade da vida util (6000 horas) ainda de sobra.
Alemanha e Espanha estao fazendo upgrade do tranche 1.

Vinicius Momesso

Com a proximidade natural com Rússia e China, poderia ser tanto o JF-17 quanto o Su-35.

Giora Epstein

Por que motivo compraríamos uma avioneta inferior ao Gripen (JF-17) ou então um aparelho que sequer radar AESA tem além do RCS de uma árvore de natal (Su-35)?

Luís Henrique

Acho que a FAB não cogita nenhum caça russo no momento, ainda assim falar que a RCS do Su-35 é igual a de uma árvore de natal é outra daquelas frases comuns em fóruns de defesa que são baseadas totalmente no achismo e no preconceito.
Se pesquisar sobre o desenvolvimento do Su-35 verá que os russos fizeram muita coisa no sentido de reduzir a assinatura radar.
E acreditar que americanos conseguiram, franceses conseguiram, ingleses, alemães, italianos e espanhóis conseguiram, mas que somente os russos não conseguiram é preconceito ou torcida.

Moriah

Melhor comprar BYD, sério… Lada não recomendo.

Rinaldo Nery

Havall…

Elintoor-_

Prefiro um Gordini do que Lada, rs

Elintoor-_

Que tal usar um Soviet, para ver as horas?

Rodrigo

O su-35 se mostrou um fracasso na Ucrânia pq comprar esse treco. Só pq tem pôster do Putin no quarto?

Alexandre

Explique melhor esse fracasso do SU-35.

Giora Epstein

A respeito da Ucrânia eu não sei! Agora é amplamente sabido que sobre a Síria os Su-35 foram pegos de calça na mão pelos F-35 da USAF

Alexandre

Ainda não ficou claro sua afirmação sobre o fracasso do SU-35.

Luís Henrique

O Su-35 se mostrou um caça formidável na Ucrânia. Tem até militar de alta patente da Ucrânia que o chamou de obra prima da tecnologia. Se o sr. analisar quantos sistemas antiaéreos existem na Ucrânia, sistemas modernos de vários países e uma concentração muito grande, a começar pelos cerca de 250 lançadores S-300 e os pouquíssimos relatos de Su-35 abatidos, já da para ter uma ideia.

Marcos Silva

vc ainda insiste nisso???? Esqueceu a experiencia da fab com o Mi-35?

Augusto José de Souza

O pessoal é fan boy de equipamentos militares russos mesmos eles sendo uma porcaria como vimos na Ucrânia e nossa experiência nada boa com MI-35,mas tem gente que insiste que as nossas três forças operem,blindados,tanques,lança foguetes de longo alcance,navios de guerra,porta aviões,submarinos ,caças e helicópteros de ataque russos. É muita babação de ovo.

Marcos Silva

Pior que isso. Querem que o país se alinhe com a Rússia. Ninguém,que seja sério,quer se aliar com a Rússia.
Como dizem no interior,os russos são mais sujos que pau-de-galinheiro.

Augusto José de Souza

Russos não são de confiança e literalmente querem transformar tudo em seu quintal vide a Venezuela que agora está na mão deles sem peças de reposição para seus equipamentos militares e só definhando.

ElBryan

Até os Indianos (parceiros de longa data) pularam fora dos projetos recentes. Além da Rússia ser péssima no pós-venda ainda são muito marketeiros e escondem a real capacidade dos produtos.

Alexandre

Quem diz? Seriedade????? Sujo??????? A Ucrânia/OTAN tem uma opinião fática diferente.

Alexandre

Por gentileza explique quais fatores objetivos que comprova que o MI-35 é uma porcaria.

Caravaggio

Como foi a experiência com os Mi-35? Até hj não sei pq foram desativados.

Douglas Rodrigues

Foi péssima, desde o começo, quando a Rússia praticamente nos empurrou para equilibrar a balança comercial que estava favorável pro Brasil… Aí a Dilma (PR na época) simplesmente aceitou e decretou que a FAB deveria operar aqueles helis, sem concorrência alguma!
Como consequência, e comum a países ocidentais que tenham o mínimo de preocupação com a segurança em voo, eles precisavam de manutenção de meia-vida… A guerra entre os russos e ucranianos começou e tanto peças, quanto empresa que deveria fazer a manutenção ficaram indisponíveis e assim, muito caras, o que forçou a aposentadoria dos mesmos.

Augusto José de Souza

Sabe dizer se foram para o acervo da FAB como o Musal,a AFA ou lagoa santa?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Estão estocados, chegou-se a falar que a Ucrania e até mesmo a Russia os queriam, mas até onde sei, o governo brasileiro optou por não vender armas para países em conflito direto.

Alexandre

Pergunta: o Brasil estabeleceu e manteve um acordo financeiro de suporte com a Rússia para manutenção dos Mi-35?

Alexandre

Problemas de logística . Não fica claro a origem dos problemas. Por um acaso a FAB pagou e não recebeu tal suporte?

Pedro

Pós venda russa foi um pesadelo, comprometendo muito a manutenção.

Alexandre

Até onde se sabe ,houve um intermediário nessa compra! A FAB precisa explicar melhor tudo isso!

Rinaldo Nery

Qual intermediário?

Alexandre

A pré-venda também foi um pesadelo! Tem um livro de um brigadeiro da FAB que participou do processo de compra dos Mi-35 onde ele conta que só faltou sairem na porrada, durante as discussões. Socos na mesa e palavrão teve!

Rinaldo Nery

Quem foi o responsável pelo processo de aquisição foi o Brig R1 Edgard, ex chefe do Centro de Logística da,Aeronáutica (CELOG). Eu assisti a palestra dele, em 2009, no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), sobre esse processo. Tinha até gente da KGB (hoje FSB) no grupo. Fizeram um processo fake de seleção pra justificar a compra. Desconheço o livro, socos na mesa e palavrões. Tem o título do livro, editora, ano?

Rinaldo Nery

Já expliquei em algumas matérias

Wilson
Alexandre

Explique e demonstre os fatores objetivos que determinaram o fim operacional do vetor! Foi por conta de insuficiência do vetor ou por motivos alheios às capacidades do mesmo!!!?

Rinaldo Nery

Já expliquei noutras matérias

Allan Lemos

Quem decide é a FAB, não o governo, o que é inclusive uma das minhas críticas, já que esse tipo de decisão deveria ser tomada pelo poder político e não pelos militares.

No geral, a mentalidade das forças armadas ainda está na época da Guerra Fria, de modo que raramente cogitam a operação de equipamentos não-ocidentais.

Mas uma oportunidade seria o SU-57.

Rinaldo Nery

Quem no poder político entende de avião de Caça? Dê um nome.

Marcos

Tem um senador que é “Astronauta”… Alguma coisa deve saber… rsss

Rinaldo Nery

Ah, esqueci desse. É o único. Grato.

Alexandre

Esse é aquele que imediatamente foi para a reserva e deu aval($$$$$$$) para um travesseiro da NASA!!!!!!

Alexandre

Foi para a reserva porque não fez os cursos necessários para promoção, pois estava na NASA. Era a única coisa que poderia fazer. O erro não foi dele. Foi do governo brasileiro, que não cumpriu seus compromissos no programa da Estação Espacial Internacional e, depois, para disfarçar a vergonha, comprou passagem para ele na Soyuz.

Funcionário da Petrobras

Cosmonauta.
Ele viajou na Soyuz.

Alexandre

Um patriotas que virou garoto propaganda de travesseiros da NASA e ganhou fortunas às custas do erário brasileiro! Grande patriota!!!!!! Um quinta coluna!!!!!

Funcionário da Petrobras

kkkkkkk

Allan Lemos

Quem analisa o orçamento federal é o Congresso, mesmo que nem todos sejam formados em contabilidade ou administração. Quem elabora as leis e realiza o controle prévio de constitucionalidade também é o Congresso, mesmo nem todos ali sendo bacharéis em direito.

Existem funcionários concursados em todos os órgãos públicos que prestam auxílio técnico aos governantes.

O mesmo acontece nos EUA, o Congresso toma as decisões com o auxílio de funcionários que trabalham na área.

Rinaldo Nery

Não compare o congresso norte americano, com centenas de veteranos, com o nosso… Menos…

AGL

Comparemos, é tão patético quanto, só tem uns recursos e influência a mais, fora isso é umas presepadas também…

ElBryan

As Forças Armadas Americanas levam para o congresso suas exigências e propostas, elas são fiscalizadas, aprovadas ou recusadas. Não é o congresso americano que sai por aí escolhendo o que quer. Seria redundante ter gente dentro do congresso brasileiro que entendesse da necessidade militar, seria mais um concurso para FABras do congresso kkkk. Ao nosso congresso cabe a decisão de fiscalizar, aprovar ou recusar orçamento, as necessidades são apresentadas por quem está há décadas no planejamento das forças.

Alexandre

Quem, nas forças armadas (na hierarquia) entende de Desa aérea ? Pois, até hoje não possuímos um sistema de defesa aérea capaz, competente e capacitada de negar nosso espaço aéreo a qualquer oponente previsto!!!!?

Rinaldo Nery

Todos os caçadores. Entendem mais que a maioria aqui…

ElBryan

Se dependesse do poder político, a FAB só teria aeronaves de transporte (já que é o que os políticos mais utilizam). Em e todo resto nas Forças Armadas seriam reduzidos ao máximo para sobrar dinheiro para emendas políticas. E a grande massa nem iria reclamar, a maioria acha gasto com defesa algo inútil.

Rinaldo Nery

Vide o GTE… Vergonha!

Alexandre

Isso, por acaso é culpa do Executivo ou a FAB não é capaz de estabelecer e impor outras prioridades?

Rinaldo Nery

Do CMTAER.

Marcos Silva

Simples. Diz que o Gripen é pro GTE…
…vai brotar orçamento pra umas 200 aeronaves.

AGL

Sejamos razoáveis, e não viajemos tanto. O que provavelmente vai acontecer é: 1- Forever-5 e seu chassi de Fusca vai voar mais alguns bons aninhos na FAB, talvez com algumas voltinhas na Embraer pra revisar seu motorzão AP. 2- Vão alugar/comprar cacas Gripen C/D usados para uso “temporário” (a gente sabe que na FAB o temporário é sempre eterno, menos o Mirage). 3- 36 caças galera, partiu esperar o próximo lote (em 2181 ele tá pronto junto com os KC-30 MRTT). A real é que é isso, seguiremos no Gripen, não compraremos F-16 pois é velho demais e o Block… Read more »

AGL

A partir do momento que é um país subdesenvolvido onde faltam verbas em outros setores importantes da sociedade, é de se ponderar se cabe a compra de novos aeronaves quando não temos combate (sim temos que comprar novas aeronaves, não chore). E a gestão de recursos públicos cabe ao poder público, militares têm sua parte (bem expressiva diga-se de passagem).

Robson Rocha

Lendo de forma tranquila, o comandante da FAB falou em um segundo lote após afirmar que os prováveis 14 são uma ampliação do primeiro. Então, para ele, esses 14 Gripen adicionais não seriam os últimos. Porém, levando-se em conta o custo de aquisição e, talvez o de operação, esse segundo lote não seria em quantidade suficiente para substituir totalmente os F-5E e A-1 e uma outra aeronave teria de ser adquirida, ou um caça usado ou um LIFT. Para mim, o F-16 tem dois problemas: não está integrado com a suite de armas do Gripen (Iris-T e Meteor) o que… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Robson Rocha
Augusto José de Souza

O AMX-A1 precisa ser substituído por uma outro modelo da mesma função e o M-346 é o mais viável para isso ou então reativa os Mirage 2000 e pega os da França e Grécia e usa no lugar dos AMX.

Rinaldo Nery

Os Mirage de ataque ao solo são os modelo D, ou N. Os nossos eram C e B.

Santamariense

Qual Mirage 2000 tu quer reativar???

Alexandre

Então, o Programa F-X2 foi uma bobagem, pois a principal intenção da FAB era adquiri um único modelo de caça multifuncional, para substituir 3 caças diferentes, especializados. Comprar M346FA para substituir A-1M é recriar o conceito de caça-bombardeiro na FAB, numa era de caças multifuncionais. Concordaria com a aquisição do M346FA (ou do FA-50) para equipar um 1º/4º GAv reativado em Natal, como unidade de tática aérea (tipo Top Gun) e capacidade secundária de defesa aérea no Nordeste brasileiro. Seria uma justificativa boa, para recriar a “Sorbonne da Caça”. Mas não para substituir F-5 ou A-1. O substituto desses deve… Read more »

Rodolfo

Tejas Mk2

Alexandre

M346FA não tem a mesma função do AMX A-1.
O substituto do A-1 deveria ser o Gripen E/F.

Gabriel Oliveira Batista

Além da questão óbvia do REVO

Equilibrium

Os KC-30 nem saíram pra conversão ainda. Dá tempo de ajustar o REVO

Gabriel Oliveira Batista

Felizmente,imagina se a gente converte sem a outra sonda e opta por F-16.

Marcos Silva

Quanto à isso não seria problema. A Lockheed projetou um tanque conformal com uma so da retrátil.

Marcos Silva
DSC
Last edited 2 meses atrás by DSC
Alexandre

Também faço a mesma leitura.

EduardoSP

Pode ser uma declaração estratégica no contexto de uma negociação com a SAAB. Vai saber.

C G

Pensei nisso, talvez seja parte da negociação do KC, a Suécia fazendo jogo duro e o Brasil trucando em cima!

Bjj

Pra mim é isso, uma tentativa de barganha. Se a demora na entrega do Gripen é consequência da FAB não ter grana para um contrato dividido em mil parcelas, de onde vão tirar dinheiro para comprar outro caça?

Marcos Silva

Daí a Suécia compra C-130J…..

C G

E não vende mais gripens… compreende?

Marcos Silva

Mas não vai vender de qualquer forma. O pedido da própria Suécia é de quantos Gripens? 60? E elea já estão considerando o seu substituto,que pode até ser um caça resultante de um programa multinacional.

Alexandre

A Suécia só vai definir o que será o substituto do Gripen E a partir de 2031. Já pulou fora do Programa do Tempest onde a Saab estava como observadora.
Está comprometida com o Gripen E e, com sua entrada na OTAN e a baixa dos Gripen C/D a partir de 2035, deve comprar Gripen E adicionais.
Vão operar além de 2050, provavelmente ao lado de um sucessor de 6ª geração, desenvolvido também provavelmente em associação com outro(s) país(es).

Marcos Silva

Ainda assim,a produção fica restrita ap seu uso. O problema do Gripen chama-se F-35.

bjj

Restrita ao uso deles não, nós também compramos o caça. Além disso ele está concorrendo na Tailândia (as chances lá são boas) na Colômbia e na Índia (embora o favorito nesse caso seja o Rafale). Fora que várias concorrências internacionais de caças serão abertas nos próximos anos, afinal o que não falta são nações com poucos recursos que precisarão substituir F-5, Mirage, F-16 antigo, etc…

Marcos Silva

Tailândia,talvez,Colombia e Índia,sei não..

Alexandre

O problema do Gripe se chama USA e sua hegemonia!!!!

737-800RJ

Aquele jornalista de Defesa do YouTube cantou essa bola há uns meses e alguns aqui debocharam dele dizendo que ele estava sabendo mais do que o comandante da FAB…
Sobre a aquisição de outra aeronave, penso que seja positivo, pois dezenas de forças aéreas pelo mundo conseguem lidar com a parte logística e doutrinária… Mas tem que ser aeronave novinha. Chega de coisa usada!

Augusto José de Souza

Seria o Caiafa? Ele entende melhor de defesa no YouTube e tem contato direto com os militares,não fica de alarde e clickbait como muitos canais fazem.

737-800RJ

Sim, é ele mesmo!
Evito colocar o nome dele aqui, porque automaticamente já vem um grupo muito específico, em especial de militares da reserva, atacar…

Felipe Mendes

Se depois de tudo isso ficarmos em menos de 70 gripens, nada disso valeu a pena.

Marcos Silva

Lembre-se do Álamo,digo,AMX. É o maior exemplo de descaso com programas da força aérea,é a história sem fim do: aprender a fazer para fazermos o nosso próprio caça…

Gabriel Oliveira Batista

Piada essa história de aprender pra fazer aqui.

Marcos Silva

Pior,lembrei agora. A história do AMX respingou no KC-390: o corte na encomenda final.

Moriah

Paece o que acontece na MB, mas lá são 4 enquanto sairão 6 no mesmo período. Como sempre, ações lentas que acabam em situações extremas… F16 modernizados como tampões e M346 como um caça tático não rola, mas como treinador avançado sim. O problema é que não se precisa mais dele para isso. Desperdício de dinheiro nos dois, mas como a hora é a agora e o momento é já, consultemos a USAF… pelo menos não teremos a restrições dos ucranianos e argentinos por motivos belicosos. Só resta saber de onde virão estes F16, como o texto deixa no ar… Read more »

Augusto José de Souza

Os americanos devem ter estoques de F-16 que podem vir via FMS e qual seriam os motivos dos da Ucrânia e Argentina virem com limitações?

Marcos Silva

Dos argies serão limitados para agrado dos ingleses,ou pra eles ficarem menos putos. Da Ucrânia se forem restritos em seus sistemas,talvez seja pra não cairem em poder dos russos.
Além da retirada dos sistemas da OTAN.

Rodrigo

Se chegar 70 aviões gripen agradeçam a tudo.

Giora Epstein

A insinuação de compra de um outro caça (leia-se F-16) aparenta ser muito mais uma maneira de pressionar a SAAB a apresentar melhores condições para a compra de um segundo lote de Gripens além de eventuais lotes adicionais sem falar da eventual aquisição do KC-390 pela Flyvapnet.

Willber Rodrigues

Tomara.

Clésio Luiz

Exatamente o que eu estava pensando. Se a FAB quisesse o F-16, teria comprado ele ainda no primeiro programa F-X.

Camargoer.

Pois é. Escrevi o mesmo naquela outra matéria sobre os F16 usados para a FAB

Satyricon

Concordo,
Logisticamente não faz sentido mas, comercialmente, talvez faça. É preciso lembrar que um dos motivos do F-39 ter custado tanto, é o fato de termos pago pela tal transferência de tecnologia.
Mas já está pago.

Obs: o mais acertado, à meu ver, seria o Brasil tornar-se sócio minoritário de algum programa de aeronaves de 6G em desenvolvimento, preferencialmente o Tempest, pois temos ótimas relações com seus integrantes (UK, Itália, Japão), além de ser o mais promissor dos programas em andamento. Nesse sentido, a fala do brigadeiro cairia como uma luva.

Alexandre

Custado tanto, em relação a quê?
O contrato dos 36 Gripen, em 2013, saiu por 39,3 bilhões de coroas suecas, equivalentes a US$ 5,4 bilhões. Em 2015, quando entrou em vigor, equivalia a US$ 4,7 bilhões.
A proposta da Boeing para 36 Super Hornet, atingia US$ 6,6 bilhões e a da Dassault, para 36 Rafale, era de US$ 8,8 bilhões. E nenhuma das duas tinha ToT tão ampla como a da Saab.

Marcos Silva

O slide ali está bem explicito: novos caças,e tem duas aeronaves,Se fosse novos caças e somente a imagem do Gripen,seria só Gripens os novos caças…

Matheus R

Isso pode ser apenas para colocar pressão no governo brasileiro para mais Gripens e/ou sueco para a aquisição de KC-390. Mas se for comprar caças usados que comprem um pesado, como Rafale, Eurofighter, F-15, assim um complementaria o outro.

Last edited 2 meses atrás by Matheus R
C G

Que ao menos some capacidades, F-16 pra Gripen é seis por meia duzia!

Willber Rodrigues

Se essas outras unidades fossem de um caça de 5° geração, pra daqui a 15 anos ou mais, quando essa plataforma será mais estável e com preço de hora/voo mais “em conta, seria totalmente compreensível. Afinal, o Gripen é um ótima caça HOJE, mas a FAB não pode mais passar décadas com um mesmo caça ( F-5, como um ótimo exemplo ), enquanto a aviação de caça do resto do mundo vai em frente. Um mix de, digamos, 70 Gripens + 35 F-35 ( números do meu chutômetro ) não é nenhum sonho absurdo, penso eu. Mas qual a justificativa… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Willber Rodrigues
Willber Rodrigues

Bom, como disseram acima, espero, sinceramente, que o cmdt. da FAB tenha “jogado isso no ar” pra deixar os suecos ouriçados e ajudá-los na decisão deles escolherem o 390, e nos dar mais “descontos” na hora de negociár-mos o 2° lote de Gripen.

Renato de Mello Machado

É focar em mais unidades do Gripen e pronto.

Kornet

Já tinham falado sobre isso(compra de F 16) vale a pena?
Mais Gripen,quantos?
Melhor o F 50 do que o M346.
A FAB tem que começar a pensar grande e não querer reinventar a roda, e entender que o futuro é a 5 geração.

Adriano madureira

Se for para escolher um Sul coreano, melhor então ir de irmão mais velho e pensar em KF-21,do que Leonardo…

E entre f-16 usado e M346,melhor ir de europeu cheirando a plástico no painel.

Frederico Boumann

Eu sinceramente espero que essa de F-16 seja só um boato, pois se a FAB tiver pensando em adquirir esse caça, os comandantes da FAB são burros com registro em cartório!!
Se fosse eu quem decidisse nem de F-35 eu iria, procuraria entrar em algum projeto de caça de sexta geração, daqui a 20 anos quando esse projeto estivesse voando, pela primeira vez na história militar a FAB estaria na vanguarda das grandes forças aéreas mundiais.
Por enquanto é adquirir mais Gripens.

Luís Henrique

Esta sua lógica de partir para a 6a geração faz mais sentido com a aquisição de mais Gripen ou com a aquisição de F-16 MLU usado? Eu acho que faz mais sentido com F-16 usado. Se você pretende ter uma frota de 120 caças e adquiri 120 Gipen E novos com entregas até 2035, quando o sr. terá dinheiro para adquirir a frota de 6a geração? E quando os Gripen E novos atingirão o fim da vida e precisarão forçosamente de substituição? À partir de 2050 ou 2060?? Agora, se o sr. forma uma frota de 120 caças, sendo 60… Read more »

Getúlio Carvalho Jr

Não vale o preço. Sem mais Gripen

RenanZ

Investimento Bilionário pra ter resultado em pelo menos 20 anos? Nesse país?????

Faz me rir…..

Ubirahara

Temos que desenvolver um avião mais moderno e não comprar avião usado com restrição americana pra uso de armamento.

BK117

Bem, já comentei anteriormente. Fizemos um investimento massivo na produção do Gripen, e este se encaixa como uma luva em nossas necessidades. Caça novo para nós tem que ser Gripen. Não sei se necessariamente, no curto prazo, uma complementação com caças usados venha a a comprometer novos lotes do Gripen (é claro, é um dinheiro que poderia ser utilizado em Gripen, mas temos que ver o custo-benefício disso, quantos Gripen vs quantos “outros” conseguimos com o mesmo recurso). Talvez permita que continuemos comprando Gripen conforme os recursos aparecem, em lotes pequenos ou com longas entregas. Quando ele cita outra aeronave,… Read more »

Dod

Podia comprar o Tejas, manter a tradição dos Deltas.Acho aquele avião bonito

Tutu

Bem vindos ao F-X3 meus amigos kkk

Last edited 2 meses atrás by Tutu
Gabriel Oliveira Batista

Mais 20 anos não por favor kkkk

Marcio

25% de 36 são apenas 9 unidades, iria pra 45 faltariam 63 planejamento lixo, sem falat em usados …. só falta trocar por camelos ou jegues

Santamariense

Quando se fala em 25% é sobre o valor do contrato inicial e não sobre o número de 36.

Luís Henrique

25% é sobre o valor do contrato, ou seja contrato de U$ 4,5 bi um aumento de + U$ 1,125 bi.
Como não precisamos mais pagar por TOT, nem treinamentos, nem outras coisas, os custos dos caças apenas é menor e com este valor da para adquirir cerca de 14 Gripen E, o representante da SAAB chegou a falar de 12 a 15, o que significa que cada Gripen E novo deve custar entre U$ 75 e U$ 93,75 mi.
Se a FAB conseguir 14, então cada um terá custado cerca de U$ 80 mi.

Alexandre

É 25% sobre o valor, não sobre as unidades. Então, são de 12 a 15 unidades adicionais.

Augusto José de Souza

Além do segundo lote do gripen é necessário um novo caça para substituir os AMX-A1 como bombardeio,ou F-16 ou então o M-346 da Leonardo que é sucessor do AMX na Itália.

Rinaldo Nery

O M-346 não é sucessor do AMX. São missões distintas. O M-346 foi desenvolvido para formar caçadores.

Alexandre

Eu sempre disse isso, Coronel. Não vejo necessidade da FAB adquirir um LIFT, ainda mais quando planeja um MLU dos Super Tucano. Prefiro que sejam adquiridos mais umas duas dezenas de A-29M, para equipar um 4º/3º GAv e um 5º/3º GAv, para “fechar”melhor nossas fronteiras ao Norte (Manaus-AM) e ao Sul (Santa Maria-RS). Mas um FA-50 ou M346FA poderia ser adquirido em pequena quantidade (12-18), para equipar um 1º/4º GAv reativado em Natal como unidade de tática aérea (tipo uma Top Gun School) e fazendo jus ao Pacau como “Sorbonne da Caça”. Mas manteria o atual sistema de formação dos… Read more »

jorge

ESSE atual comandante da Fab, é um péssimo estrategista. E quero relembrar aqui, o péssimo trabalho da Fab na busca do helicóptero acidentado perto do litoral. Apesar da Fab deslocar seu aviões SAR e demais unidades aéreas, quem acabou encontrando foi o helicóptero militar de SP. Fico pensando em uma guerra evolvendo o Brasil e um piloto militar abatido precisa ser encontrado para resgaste. Vão chamar a Polícia Militar de S.P ? Que vergonha ! Que vergonha !!!!!!!!!!!!!!! nota zero para esse comandante atual e sua forcinha aérea de aviãozinho.

Jorgemateus77

Outro péssimo serviço foi no final de 2022 aonde o T-25 desapareceu em SC e a Fab ñ conseguiu achar a aeronave mesmo com um.amazonas fazendo padrão de procura na área. Quem.achou o avião foram 2aposentados q subiram a pé o morro

Paulo Sollo

Acredito que isto pode ser simplesmente uma estratégia para pressionar a SAAB por melhores valores no segundo lote e também sobre a aquisição do KC-390. Não tem o mais longínquo sentido adquirir o F-16, que está totalmente no mesmo patamar de capacidades do Gripen. O F-16 não é complementar é concorrente. E tem toda a questão de custos de implantação e treinamento. A FAB não está conseguindo sequer manter não apenas o número de Gripen E desejado inicialmente mas também a cadência de entrega, que diminuiu por falta de grana. Portanto reafirmo que aparentemente parece um recado direcionado à SAAB… Read more »

Luís Henrique

A lógica de se adquirir F-16 MLU usado formando um MIX com Gripen E novos está no custo menor, na vida útil menor e na entrada da FAB na 5a ou 6a geração. Se a frota for 100% de Gripen E novos, quando a FAB terá dinheiro para adquirir caças de 5a ou 6a geração? Se ficarmos recebendo Gripen E novos até o ano de 2035, quando estes Gripen atingirão o final da vida útil? Em 2060? Em 2070? Vamos operar uma frota 100% de 4,5 geração até lá? Com o complemento de F-16 usado que deverão voar por cerca… Read more »

Paulo Sollo

Amigo, agradeço sua participação mas tudo o que você diz não nenhuma lógica. Qualquer pessoa minimamente racional percebe imediatamente o absurdo que seria operar simultaneamente o Gripen e o F-16. A FAB está pagando caro pela transferência de tecnologia do Gripen E para poder pouduzi-lo no Brasil e poder desenvolver a, partir dele e não para comprar outros modelos de prateleira. O Gripen apresenta diversas vantagens sobre o F-16 como custo operacional menor, opera em pistas despreparadas, o f-16 com sua enorme entrada de ar em baixo da fuselagem não pode passar perto do menor detrito, o F-16 não tem… Read more »

Luís Henrique

Sim, entendo que pode ser parte de uma pressão por melhores condições. Porém a parte que o sr. ignora no seu texto é a diferença absurda de preço de aquisição. Uma força que não tem orçamento para comprar uma grande frota de caças novos e modernos, muitas vezes é “obrigada” a adquirir caças usados, bem mais baratos. Ainda que o F-16 MLU seja inferior ao Gripen E e não seja totalmente compatível com os mesmos mísseis, sistema REVO, etc, um F-16 MLU com mísseis AIM-9 e AIM-120 é um caça respeitado e possui uma gama bem grande de armamentos e… Read more »

Jefferson B

Péssima notícia!

Pedro

Se for F-16 usado, só depois da guerra da Ucrânia.

Funcionário da Petrobras

Não sei se rio ou se choro.
Sabendo que o melhor seria adquirir mais Gripens, fosse para comprar uma segunda aeronave, que seja o F-35, mesma sabendo que não temos dotação (dinheiro sim) para isso.
Eu sinceramente não vejo problema da FAB operar um lote de uns 15 F-35 novos e mais Gripens, entrando na era da 5ª geração.
Sonhar não custa nada.

Last edited 2 meses atrás by Funcionário da Petrobras
Lion

Demoraram a admitir, mas está aí.
Deveriam ter incentivado a Embraer no desenvolvimento do AMX-T, ou mesmo investir junto com a MB no Hurjet.
Mas provavelmente irão do Red hawk ou outro avião sujeito a embargos.
O próprio Gripen, há boatos que está sofrendo embargos do E.U.A por causa das vitorias da Embraer, frente a LM e seu C-130.
Pior que os militares nunca aprendem.

Matheus

Fonte: vozes da minha cabeça.

Orivaldo

Diz que pode

Rogério Loureiro Dhierio

Se for pra comprar mais Gripens e outra aeronave, não seria prudente Gripens C/D modernizados na versão MS2020?

Qualquer outro Caça que não seja o gripen mata toda a lógica de anos deste processo.

A FAB está começando a pensar como a força aérea da Índia. Preocupante.

Aliás, talvez essa retórica de “outro Caça”, já seja uma justificativa para Tejas com vistas ao KC_390 para a Força Aérea Indiana.

Marcos Silva

Seria interessante essa troca de KC’s por Tejas. Ainda mais se for pra MB.

Rogério Loureiro Dhierio

Más é meio lógico essa retórica.

Suécia
36 Gripens E para FAB.
KC390 para a Suécia.

36 Tejas para a FAB ou MB.
KC390 para a Índia.

Marcos Silva

Masna Índia,o KC tem alguma chance. Já na Suécia….

Brandão

MB precisa de navios…

Marcos Silva

A MB precisa de tudo. Mas não duvide se comprarem açguns caças na primeira oportunidade.

Camargoer.

Só não precisa de mais almirantes.. riso

Leandro Costa

Vamos começar as especulações:

  • F-16A/B MLU sabe-se lá de onde sairão
  • F-16V zero bala
  • F/A-18C/D recauchutados com peças vindas de museus
  • F-4 Phantoms Coreanos após serem substituídos pelo Boramae
  • FA-50 com plástico nos assentos ejetores
  • JF-17 Zero com aviônica de Shangri-La
  • HA-1112 minha opção favorita
  • Incom T-65B que sabemos que opera bem contra forças superiores
  • F-14A Tomcat Iranianos recauchutados com as graças de Alah
  • CF-105 em parceria histórica com o Canadá para reativar o programa!

Let the games begin!

Marcos Silva

Caças-bombardeiros: Piper Enforcer.

BK117

T-65B? Mais caro, mas excelente pra quem tem poucos, feito pra operar sozinho, alcance fantástico, proteção extra ao piloto, sem contar na automação com IA robótica. Super apoio.

José Luís

Kkkkkkkkk seu comentário foi demais

Last edited 2 meses atrás by José Luís
Camargoer.

falou o F35 novo

Faver

Ri muito da opção “F-14A Tomcat Iranianos recauchutados com as graças de Alah”…

Santamariense

Com a situação da guerra da Ucrânia e entrada da Suécia na OTAN, não terá Gripen C disponível tão cedo. Os suecos vão manter todos que tem e adicionar os E.

Mars

Eu chuto que serão F-15 C/D do estoque americano. rs

Adriano madureira

Deixou de fora os Boramae zero km de USD65MI de dólares Leandro🤔❓

Seria uma boa opção para complementar os Gripen.

Gabriel Oliveira Batista

Problema que a FAB precisa de solução para substituir o F-5 pra ontem…

Marcos Silva

Isso é uma verdade. Ou espera o Gripen chegar aos 36,coisa que está à conta-gotas,e ficamos sem um número “menos pior” de caças,ou buscam uma solução tampão novamente.
Antes de torcerem o nariz,o pessoal deveria considerar esse fato.

Leandro Costa

A solução para a substituição dos F-5 chama-se Gripen E/F. Se existe a necessidade de diminuir o tempo de entrega, dá-se um jeito em um programa que já está em andamento e se aumenta a cadência. Lembrando que as primeiras aeronaves ‘Made in Brazil’ já começaram à ser produzidas.

Não tem nada que valha à pena comprar usado e nem usado/novo para pronta entrega. Comprar usado na conjuntura atual, seria jogar dinheiro fora.

Marcos Silva

Plena cadência acho meio forçado dizer. Está no comecinho ainda.

Adriano madureira

Não sou favorável a f–16 usado, se fosse block 70 até ficaria calado, mas se for para gastar grana dos pagadores de impostos com algumas aeronaves, que essas não sejam de versões inferiores.

Leandro Costa

Adriano, eu estava sendo irônico, mas sim, eu sinceramente acho que o Brasil deveria já estar em conversas com a Coréia do Sul sobre o Boramae, porém, não para essa versão inicial, mas sim para a versão final, multi-role stealth. Poderíamos entrar agora no projeto como minor partner ou algo assim para já irmos contribuindo, alegando que poderíamos ocupar uma lacuna deixada pela Indonésia. E claro, negociar uma linha de produção/montagem aqui nos moldes como fizemos com a SAAB. Mas isso SE realmente formos partir para outro vetor, que é algo que já deveríamos estar pensando para o futuro. E… Read more »

Adriano madureira

Sim concordo, apesar de algumas limitações orçamentárias, acho que não seríamos uma Indonésia que não cumpre suas obrigações contratuais

O Boramae é um dos caças mais novos da atualidade, poderíamos estreitar os laços com os sul coreanos e sua BID, que tem produtos interessantes, seja para nós no ar como também em terra

E realmente, o Boramae terá um aperfeiçoamento Stealth, li sobre isso, se não me engano foi uma afirmação do CEO da KAI, acho que falou até em baias internas.

Satyricon

Se fosse uma aposta, diria F-18 Kwaitianos que, segundo especulações, estariam em ótimas condições.

E usam o mesmo motor dos F-39…

Leandro Costa

Não, não usam o mesmo motor do F-39, a menos que o Kwait esteja querendo se desfazer dos recém-adquiridos Super Hornets, que estes sim, usam o mesmo motor do F-39.

Satyricon

É verdade
O motor do gripen C/D (F-404 ou RM-12) é que é o mesmo do F-18 Hornet legacy.
O F-39 E/F utiliza o F-414, uma evolução do F-404
https://en.wikipedia.org/wiki/General_Electric_F414#:~:text=One%20of%20the%20major%20differences,inches%20(13%20cm)%20longer.
Mas haveria alguma comunalidade

DanielJr

Não usam não, o motor original foi desenvolvido para operar em aeronaves bimotoras, em aeronaves monomotoras foi feito um rearranjo em vários subsistemas (caixa de engrenagens, geração de energia, e outros) que fazem com que seja praticamente outro motor. Obviamente muitas peças e ferramentas de manutenção são os mesmos, mas não são totalmente.

Marcos Silva

Sei não…
O Gripen A/B e C/D usam o turbofan F-404 produzido pela Volvo. O mesmo turbofan dos Hornet Legacy A/ e C/D.
O F-414 GE 400 e sua variante “sueca” F-414 GE-39 equipa os Super Hornet e os Gripen E/F deriva do próprio GE F-404.
O General Eletric F-404 foi pensado desde o início para o F/A-18 Hornet,um caça bimotor.

guest

Mais fácil comprar Gripen C da África do Sul.

Douglas Targino

Acredito que mais 36 aeronaves e + 12 aeronaves mais pesadas e dois motores, seria IDEAL.

Funcionário da Petrobras

Por que 2 motores?

eliton

Vai mais longe e leva mais carga. Se o objetivo é um caça que complete o gripen que seja o Rafale ou o KF-21 que de acordo com o google utilizam os mesmos misseis, adquirir o F-16 que é parecido e que inclusive compete com ele não faz sentido.

Funcionário da Petrobras

“Vai mais longe e leva mais carga.”
Isso pra mim também é novo.
Uma coisa é certa:
O custo de operação de um avião bimotor é maior.

Alexandre

Double the engines, double the problems…

Last edited 2 meses atrás by Alexandre
Marcos Silva

“Vai mais longe e leva mais carga.”
Vamos comprar B-52 então. Tem 8 motores….

Alexandre

O alcance de traslado do Gripen E, monomotor: 4.070km Alcance de traslado de alguns bimotores: Rafale: 3.700km Sukhoi Su-35: 3.500km Super Hornet: 3.330km Qual é o bimotor que vai mais longe? Quanto à carga bélica, pode até ser, mas poucas cargas bélicas superam as 4 ton. O resto é tanque extra de combustível. Na configuração máxima para a missão de penetração aérea, com 2 mísseis de cruzeiro Apache+4 MICA, o raio de combate do Rafale é de 1.800km, com 3 enormes tanques de combustível de 2.000 litros (1.600kg). Então, teríamos 1.300kg dos Apache X 2= 2.600kg 4 MICA (112kg) x… Read more »

Natan

Meu chute, deixando claro que é apenas chute de um mero entusiasta.

Mais 12 F-39 novos
E 24 F-16 modernizados

Funcionário da Petrobras

Posso viajar também?

  • 4 (aqueles adicionais do governo anterior) + 20 Gripens, totalizando 60 Gripens;
  • 15 F-35 novos.

Fonte: vozes da minha cabeça

Luís Henrique

Eu me recordo de ter feito uma contagem de caças na FAB há uns 20 anos, onde cheguei ao número de 126. Acredito que era alguma coisa parecida com 57 F-5, 53 AMX e 16 Mirage III. Depois os Mirage III foram aposentados e vieram 12 Mirage 2000C no lugar. Portanto, ainda que eu tenha me equivocado, era algo muito próximo de 120 caças. Durante um período do programa FX ou FX2 se falavam em 120 caças. Como o texto diz, em 2014 baixaram este número para 108 caças (3 lotes de 36). Mais recentemente a FAB divulgou trabalhar com… Read more »

Gabriel Oliveira Batista

Perfeito estamos falando de uma redução de quase 60%

Ander

Brasil precisa dos Gripens e um esquadrão de longo alcance de 5 Geração.

Funcionário da Petrobras

Concordo.
Foi como escrevi acima, não faz nenhum sentido adquirir outro vetor da mesma geração 4++ do Gripen E.

Natan

Já que é pra fazermos loucuras sem o menor sentido, vamos criar o F-5i, i de “istelti” e infinity” porque vai voar até o resto da eternidade.

Pede pra Embraer criar um F-5 alongado, pra caber um radar aesa, bota tanques conformais igual o F-16V, e calda dupla igual aos iranianos.

Não vai fazer sentido mas vai voar até 2150, aliado ao E-99M vai dar um caldo

José de Souza

Achei que era de Injeção Eletrônica!

Marcos Silva

Nesse caso seria F-5ie…kkk

Natan

F-35 com decolagem vertical pra pousar no Atlântico hahahahha

Fábio CDC

Cala a boca Natan, fica dando ideia não!

Mr. White

Rapaz, fazia tempo que alguem nao me fazia rir tao alto!

Bom dia!

Guilherme C.t.Neves

Sou admirador da FAB do Brasil ,um avião que decolar na vertical e aterrisa em pistas curtas,seria ótimo para a Amazônia.

David

O deck do Atlântico não suporta a pressão que o F35 causaria, não existe essa possibilidade.

RSmith

a rigor a “possibilidade” existe sim! pois tem como fazer as modificações no Atlântico para comportar o F35…. agora resta saber se a MB tem os recursos para isso, ainda pq, dê repente, ficaria ate mais barato construir um novo navio projetado desde o inicio para operar o F35….

Marcos Silva

Não vale a pena!

Um Simples Brasileiro

Seriam mudanças tão onerosas e trabalhosas, que valeriam mais a pena comprar logo um navio-aeródromo, nem que fosse usado.

JOSE DE PADUA

Serralheiro aqui da minha cidade faz esse reforço facil com perfil enrijecido de 3″

Gynaviacao

Eu sempre achei o GAP muito gigantesco de sair da AFA dos Tucanos e ir direto pro Gripen, já que o A1 e o F5 serão desativados, precisa de alguma coisa no meio desse caminho, pode estar vindo um treinador de transição aí, um Leonardo talvez???

Rinaldo Nery

O cadete não sai da AFA e vai pro Gripen. Ele vai pro 2°/5°, em Natal, e faz o curso de Caça no A-29. Depois disso vai pros Terceiros fazer o Curso de Liderança de Esquadrilha de Caça (dois anos), também no A-29. Depois disso, dependendo da sua antiguidade e de vagas, vai pra primeira linha (F-39). Você sabia disso?

Gynaviacao

É um Gap muito grande, nem na Suécia é assim, o Gripen não é brincadeira, e eu como contribuinte não quero que alguém que nunca fez vôo solo em um turbofan militar vá direto pro Gripen.

Clésio Luiz

Na França, cadete sai do PC-21 e vai pro Rafale. Na Suíça pro F-18. Na Espanha, para F-18 ou Eurofighter. Mas nós estamos errados em coloca-los num Gripen biposto com instrutor no assento traseiro?

E turbofan militar? Tah serto iço Arnaudo?

Rinaldo Nery

Mande uma cartinha pra FAB reclamando.

Santamariense

Voar o Gripen é mais fácil que voar F-5M e A-1M.

ANDER

Verdade mesmo eu voei no Flight Simulator bem fácinho : )

Alexandre

Todos os pilotos de caça da FAB que voaram o Mirage 2000 e hoje voam F-5M e A-1M vieram do A-29 direto. E não quebraram nenhum caça.

Gynaviacao

Olha os testes rigorosos que os pilotos do Jaguar estão passando pra se adaptar a essa aeronave, só piloto experiente e ainda é algo árduo demais pra pilotos extremamente bons igual eles, com certeza vai ter algo entre o Gripen e o A29

Rinaldo Nery

Não sabia que você era do 1° GDA. Estão voando o F-39 com o pé nas costas, até aonde sei. Menos pro “extremamente bons”. São bem qualificados. Como os demais caçadores.

Santamariense

Você está completamente enganado.

Rinaldo Nery

Você é da escolinha, aí em Goiânia? Quando fui INSPAC do extinto SERAC-6 fiz alguns cheques aí. Não sei se você era nascido…

Alexandre

Engraçado você mencionar isso. NA LAAD 2023 conversei com o ex-comandante do 1º GDA (Cel. Gustavo Pascotto) e ele voou tanto o Mirage 2000 como o F-5M e veio direto do A-29.
Não teve dificuldade alguma de se adaptar ao Gripen E. Ok, voou ou Gripen D na Suécia, mas foi mais para absorção da doutrina operacional, pois o JAS39D é tão diferente de voar em relação ao F-39E, como o F-5E era em relação ao F-5B.

Santamariense

Quando saiu o tão comentado slide de uma apresentação da FAB, com o Gripen e o F-16, muitos aqui disseram que era erro do cabo que montou o Power Point, que a FAB nunca compraria outro caça, etc. Eu, desde então, disse que a FAB, oficialmente, sempre falou que é Gripen ou Gripen. Mas, também disse que tudo pode ocorrer. Com a quantidade comentada de 50 Gripen, não tem como substituir F-5M e A-1M e, com as baixas desses vetores já planejadas e marcadas e com as entregas do Gripen sendo tão lentas, não duvido que algum outro vetor venha,… Read more »

Faver

Você tem razão. Não há como cobrir uma extensão territorial de um país continental como o Brasil e toda sua zona maritima com somente 50 gripens. Nem 70 unidades bastam. A FAB vai tentar cobrir este número com um outro vetor. O ótimo seria só gripens. O perfeito seriam 2 vetores, gripen e um outro que tenha capacidades diferentes/melhores do que o gripen. Na falta deste outro imagino ser o lift/versão combate da Leonardo o alvo.

Marcos Silva

Então. Seria muito amadorismo apresentarem a imagem do F-16 como futuro da força.
Se bem que uns tempos atrás colocaram um F-18 num banner de aniversário da USAF.

Camargoer.

A comunicação social das forças armadas é amadora.

Funcionário da Petrobras

Não faria sentido a FAB comprar uma aeronave de caça leve para treinamento (LIFT) ou uma de geração4++, sendo que já temos esta última, talvez a mais avançada da atualidade.
Se de fato esta compra se realizar, o que acho muito difícil, será uma aeronave de 5ª geração de prateleira.
Dinheiro temos, o difícil seria a aprovação da destinação de recursos.

FERNANDO

Putz cara.
Não consigo entender a FAB.
Deixa para lá.
Agora querem F35, sonhem, sonhem pq não paga imposto.
Ainda!

Marcos Silva

Se agora querem o F-35 não sei. Mas o F-16 é aquele amor platônico do ginásio que talvez agora dê namoro.

Fabio Araujo

Gostei da compra de novos Gripens, mas se for para comprar novos caças de outro modelo junto com os Gripens ou compre um caça de 5ª geração ou caça pesado de 4ª geração ++ para fazer para par com os Gripens ou compre um caça LIFT para treinar nossos pilotos e fazer par com o Gripen, mas comprar um F-16 que é um caça da mesma categoria não seria uma boa principalmente por que dificilmente os EUA nos venderiam o F-16V se for para vender vai vender o mesmo tipo que venderam para o Chile e para a Argentina F-16… Read more »

Marcos Silva

Vamos por parte. Não faz sentido nos negarem F-16V. Não tem segredos ali pra isso.
Quanto aos argies esses F-16 é o que os ingleses toleram pros hermanos. São inofensivos.
Mas se fosse pra aposta,fico com aeronaves vindas da própria USAF.

Funcionário da Petrobras

Concordo.
Até F-35 das primeiras versões não são difíceis de quererem empurrar para gente.

Fabio Araujo

Esse novo lote de Gripens envolveria a venda do KC-390 para a Suécia?

Camargoer.

Não necessariamente. São coisas diferentes. O governo brasileiro assinou um contrato de financiamento da ordem d US$ 4 bilhoes. A lei permite um aditivo de até 25% do valor. Se fosse um contrato novo, seria necessário uma aprovação do Senado e uma avaliação técnica dos ministérios da Fazenda e do Planejamento. Por outro lado, a Suécia está avaliando a troca de seus aviões de transporte tático. Considerando que as avaliações do Kc390 mostram que ele é superior ao C130J, o governo brasileiro vê a oportunidade de acertar a venda dos aviões brasileiros para a Suécia. Como a Embraer e a… Read more »

Vilela

Até que enfim vem o Rafael, 15 anos atrasado… Ah mas o Brasil não tem como manter… Fala sério, pais menor tem o Brasil não tem??!

Vilela

Rafale, corretor…

Funcionário da Petrobras

Se vier novo vetor, que eu acho muito difícil, que seja o F-35.

Rih

Dois esquadrões de F-15 Strike Eagle modernizados e fim de papo.

Toshio Nagasaki

F35 e igual comprar um carro de 16 válvulas

Rafael Coimbra

Não deve passar pela sua cabeça que hoje 90% ou mais dos carros que rodam na rua tem 4 válvulas por cilindro né?!!!

Marcos Silva

Carro 16v ou multi-válvulas só é ruim.pra dono porco…

Clóvis

Olá, como leitor assíduo deste site por muitos anos e um ávido entusiasta do tema, gostaria de compartilhar minha perspectiva sobre o recente comentário do Comandante da Aeronáutica. Embora tenha sido mencionada a possibilidade de adquirir outra aeronave, é importante considerar que o Brasil já possui excelentes aeronaves como o T-27M para treinamento e o A-29 para patrulhamento de fronteira e apoio aereo aproximado. No entanto, dado que não possuímos porta-aviões e que o F-39 Gripen foi escolhido como nosso caça multimissão, parece que a única lacuna restante é a de um LIFT ou de superioridade aérea pura. Nesse sentido,… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Clóvis
Bruno Vinícius

Se fosse para comprar o F-15EX, que se comprasse o F-35 logo de uma vez, que é até mais barato.

Mas não faz sentido comprar um segundo caça depois de pagarmos pelo ToT e produção local do Gripen.

Porém, concordo que entrar no programa do Tempest é algo que de fato seria proveitoso, se o governo liberar o dinheiro para isso.

Eduardo Angelo Pasin

Outra opção seria kf-21 block 2, caça de 5 geração que se precisar pode virar um caminhão de bombas (vai perder a furtividade), e alcançaria um número razoável de gripens

Allan Lemos

Queriam pegar um dos A330, acho que desistiram, nunca mais vi ninguém falando nisso.