Forte geração de caixa e baixa alavancagem financeira foram os principais fatores que geraram avaliação positiva; Fitch e Moody’s também melhoraram os seus ratings

São Paulo, 7 de fevereiro de 2024 – A S&P Global Ratings elevou o rating da Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) de “BB+” para “BBB-” e manteve perspectiva estável. De acordo com a S&P, a forte geração de caixa da Embraer aliada ao aumento nas entregas de aeronaves, redução de custos e medidas de eficiência levaram a um fluxo de caixa livre em 2023 que foi consideravelmente mais forte do que as projeções da empresa para o mercado.

Em comunicado aos clientes, a S&P destacou que o foco contínuo da Embraer em operações mais eficientes, combinado com sua robusta carteira de pedidos (backlog), deverá sustentar fluxos de caixa sólidos nos próximos anos. A perspectiva estável considera que a Embraer continuará assinando novos contratos em todos os segmentos de negócios, apoiando sua sólida carteira de pedidos e fluxos de caixa, ao mesmo tempo em que manterá sua baixa alavancagem financeira nos próximos anos.

“A avaliação da S&P é um importante reconhecimento do foco e da disciplina com que a gestão financeira da empresa tem sido realizada nos últimos anos. A recuperação do nosso negócio está concluída e estamos no caminho certo para entregar um crescimento mais sustentável e com maior rentabilidade financeira daqui para frente”, disse Antonio Carlos Garcia, CFO da Embraer.

Outras duas principais agências de rating do mercado financeiro também revisaram suas projeções para a Embraer de forma positiva, melhorando suas notas de rating. A Fitch Ratings revisou o BB+ da empresa com perspectiva positiva, enquanto a Moody’s elevou para Ba1 o rating e manteve perspectiva estável.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves.

Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros. A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vinicius

A recuperação financeira da EMBRAER é impressionante. Uma empresa que cresce graças aos bons projetos e foco na engenharia de seus produtos. Já outra, lá do norte perdeu toda a credibilidade que constuiu em décadas. Contratar CEOs de Wall Street focados em redução de custo e lucro pra rentista acabaria com a gigante Boeing.

Dr. Mundico

Nem tanto assim. Toda empresa precisa de aportes de capital de investidores, (inclusive especuladores), que irão alocar dinheiro nessa empresa numa expectativa de sucesso e…lucro! Portanto, toda empresa precisa do rentista malvadão para prosseguir nos seus negócios e realizações. A Boeing ( ou Airbus, Embraer, etc) sempre precisou e sempre precisará de alocação de capitais de grupos de investimento para desenvolver seus projetos, vender e lucrar. É assim que a roda gira, dinheiro gerando investimento e trazendo lucro (ou prejuízo) no bolso de quem investe. O rentista nada mais é que o sujeito que coloca seu dinheiro numa empresa em… Read more »

fulcrum

Se a Embraer não tivesse seguido a fórmula boeing de repaginar avião velho, largado o E2 pra lá e ter feito um projeto zero pra superar o 737 max já estaria superando a americana. Mas é claro que prever esse futuro tenebroso da boeing seria impossível na época. Por outro lado poderia até ter comprado a bombardier se soubesse que ela ia arregar com o a220.