Conceito de aeronave não tripulada furtiva supersônica da Saab, com foco em combate BVR de alta velocidade.

Testes em túnel de vento em dezembro de 2021, financiado internamente. Tempo reduzido através da fabricação aditiva e túnel de vento da universidade KTH. Custos caíram 90%.

Versão sem cauda também testada. Imagens: Saab AB, ICAS 22.

 

FONTE: @GripenNews, no X

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Paulo Sollo

Levará as capacidades BVR a outro patamar.
Obviamente quando estiver operacional será integrado ao leque de capacidades do Gripen E.
E se a FAB tem demonstrado interesse em utilizar o que há de melhor no pacote de armas do Gripen, este Loyal Wingman não poderá ficar de fora.

Underground

No Brasil todos tem interesse em tudo, porém não tem plata. A plata foi usada para atender interesses, quero dizer, cumprir a lei. O funcionalismo público não pode viver sem gratificações, indenizações e outras ações.
Como outros tantos projetos, deixamos de desenvolver nossos produtos para em futuro qualquer pagar ToT ou comprar produtos de segunda mão.
iiiiiióóóó… iiiiiióóóó… iiiiiióóóó… iiiiiióóóó…

Carlos Campos

rombo esse ano de 230 e corte de gastos, na educação e saúde, mas ainda tenho fé em drone para fazer companhia ao F39

Realidade

Não conseguiu passar no concurso né!

BK117

Me lembrou do UCAV da Embraer. Quem sabe não está aí uma futura parceria?

adriano Madureira

Pena que não foi para frente, como muita coisa na defesa do Brasil… Ao menos o bichinho era bonito!

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BK117

E coloca bonito nisso, caro Adriano! Sem contar que o vídeo de apresentação foi muito bom, fiquei até arrepiado na época. Um ar magnífico de modernidade e tecnologia, parecia até coisa de Ace Combat!
https://www.youtube.com/watch?v=Ik_NOkMKYeQ

Underground

Esse é o segundo veículo aéreo não tripulado que abandonamos. O primeiro foi na década de 1980. Não basta errar uma vez, tem de errar duas vezes, ou mais.

Rodolfo

Nessa apresentação de 2022 o desenho parecia já ligeiramente diferente. Mas o apresentador deixa bem claro que ainda estava na fase de estudos iniciais, que não foi pra frente.

https://youtu.be/gXJGd8akDv4?si=DVEdBT8vgQz3KBvo

adriano Madureira

Aaah um bichinho desses para fazer par com os Gripen-E Biplace em alguma missão diferenciada…

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Moriah

E imaginar que temos no BR um projeto de Loyal Wingman supersônico…

Luís Henrique

Alguém avisa a SAAB e os suecos que essa superfície com “buraquinhos” é coisa dos russos burros e não é furtivo.

RPiletti

Teste de túnel de vento… não é aí que testam a furtividade..

Luís Henrique

Não entenderam o meu sarcasmo, então eu vou explicar melhor.
Se os russos tivessem divulgado exatamente a mesma foto, teria umas 50 mensagens falando da superfície com “buraquinhos”.

Fernando "Nunão" De Martini

Normalmente tem gente que reclama de rebites muito salientes em aeronaves russas, de “buraquinhos” eu nunca vi.
De qualquer forma, em geral se sabe o motivo de haver rebites em aeronaves, mas a função desses furos no modelo para túnel de vento eu sinceramente não sei. Talvez para encaixe de alguma coisa para os testes.

Fabio Araujo

Lembra um projeto de aeronaves espaciais dos americanos dos anos 50 ou 60, se não me engano o projeto americano era umas três aeronaves que estavam conectadas e a maior decolava chegava até uma certa altura lançava a intermediária que subia mais e lançava a menor. E esse caça sueco me lembra a menor da três. Creio que o projeto americano não saiu do papel como muitos projetos dos anos 50/60!

Fernando "Nunão" De Martini

Volta e meia aparece a discussão sobre o próximo passo das equipes brasileiras que participaram (e ainda participam, agora mais na fase industrial) do desenvolvimento do Gripen E/F, dentro do processo de transferência de tecnologia. Necessariamente esse conhecimento precisa ser empregado em novos projetos para render frutos. No médio prazo (para início de entregas a longo prazo) o ideal seria o desenvolvimento de um caça de nova geração, em parceria com outros países. Mas até lá projetos como esse drone / Loyal wingman furtivo seria uma opção muito interessante para equipes da Embraer (e de outras empresas que receberam tecnologia)… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
rommelqe

A melhor sinergia deste Loyal Wingman com o Gripen sera a sua operaçao em conjunto com um versao do F39F biposta especificamente desenvolvia com esse proposito.

Fernando "Nunão" De Martini

O natural é controle etc a partir do biposto, o que interessa ao Brasil claramente, mas vale lembrar que até o momento a Suécia só encomendou Gripen E (monoposto) e de outras pistas como essa área de interesse aqui:

https://www.aereo.jor.br/2023/12/14/conectar-drones-a-avioes-tripulados-de-um-so-lugar-uma-das-areas-de-interesse-para-brasil-e-suecia/

Rodolfo

Se esses drones forem comandados por IA, talvez nao exista necessidade de um segundo piloto?

Rodolfo

Alias tanto F35 como futuro NGAD que deve ser monoposto irao operar enxame de drones de combate com IA.

Carlos Campos

o Mais legal seria algo como o F15 Silent Eagle, que teve redesenho para incoporporar uma baia de armas, no caso do Gripen poderia ser feito de algum tipo de resina ou fibra de carbono mesmo, afinal elas não aparecem tanto no radar

Emmanuel

FAB…vem aqui rapidinho olhar um negócio…

Emmanuel

A FAB entrando num projeto desses teria outro salto tecnológico igual ao que se deu com o Gripen. Entrar na 6ª geração fazendo parte de um projeto e não adquirindo apenas o produto. Adquirir mais força persuasiva, a um custo menor, sem necessariamente ter que adquirir mais caças. A FAB poderia dobrar, ou triplicar, seu poder de fogo. Imaginem esses mesmos 36 caças acompanhados de um Loyal Wingman. São 72 aeronaves. Espero que a FAB analise bem projetos como esse. Vejo algo pais palpável que um segundo lote de caças a curto prazo. O segundo lote você até poderia jogar… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Emmanuel, são coisas e tempos diferentes. Um projeto como esse tem anos pela frente, em desenvolvimento e engajamento de equipes de engenheiros (que ficarão ociosas após o final do trabalho no Gripen ainda ligado a desenvolvimento, caso não sejam alocadas a um projeto novo). E só então chegará à fase industrial / produção. Já o Gripen está em plena fase de produção. Faz sentido encomendar um novo lote de produto (Gripen) em fase de produção e, enquanto isso, alocar equipes no desenvolvimento de outro produto (drone) que ainda tem um longo caminho até ser produzido. Deixar um segundo lote de… Read more »

Rodolfo

O que vai levar mais tempo para desenvolver talvez seja a inteligência artificial do avião, testes e mais teste pra garantir que este seja autônomo e confiável.

Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente. Mas é uma oportunidade tanto nessa área quanto em outras áreas de projeto, incluindo furtividade, baias de armamento etc.

Groosp

Estranho esse LERX e a entrada de ar na parte superior.

Rodolfo

Diminui o RCS contra um radar de solo.

Groosp

O estranhamento são os dois juntos. LERX é feito pra alto AoA e a entrada de ar na parte superior é a pior opção nesse caso. Já a entrada de ar na parte superior é boa para furtividade e o LERX adiciona uma superfície com um ângulo a mais, o que é ruim.

Carlos Campos

Bem o GF poderia colocar a Akaer ou a EMBRAER nesse projeto, o mais legal seria se colocássemos a Turbomachine para desenvolver junto da Volvo um turbofan para esse drone

Carlos Campos

Fica imaginado que o recheio venha muito do Gripen, que já é super avaçado, agora Stelth, vai ser um baita de sensor destacado da aeronave vascalhundo a arena de combate a vários quilômetros mantendo o gripen seguro mais atrás, não teria limites para a área de atuação do Gripen, pode ter Patriot, S400, e etc ele entraria

BISPO

Ate os russos estão fazendo o bocal achatado….deve ser design já datado esse.

Delta

Sou mais o conceito proposto pela Embraer a FAB.
Porém infelizmente a FAB desistiu do projeto.
Aposto que irão comprar esse “Gripen” também !

Sensato

Como você mesmo disse, não era um projeto. Apenas um conceito. A Embraer poderia ter desenvolvido com meios próprios. Acho pouco provável que a FAB se negasse a oferecer expertise no desenvolvimento desde que não tivesse que gastar.

Fernando "Nunão" De Martini

Mas assinaram um memorando de entendimento em 2021 justamente pra isso, para compartilhar conhecimentos nessa área:

https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/37218/INSTITUCIONAL%20-%20FAB%20e%20Embraer%20firmam%20cooperação%20com%20foco%20em%20desenvolver%20aeronaves%20não%20tripuladas

https://www.in.gov.br/web/dou/-/extrato-de-memorando-de-entendimentos-n-1/emaer/2021-318042867

Infelizmente o acordo foi finalizado (denunciado), em 2022, antes de completar os 44 meses de vigência:

https://www.in.gov.br/web/dou/-/aviso-de-denuncia-414203297

Sensato

Sim Nunão. De acordo. Meu ponto é que não chegou a passar da fase de estudo para a fase de projeto. Talvez isso tenha relação com o que me pareceu algum grau de atrito na relação entre a FAB e a Embraer durante a gestão do Baptista Jr. Minha leitura desse período foi de que ele focou em obter o máximo de capacidade possível com a verba que ele tinha ao invés de embarcar em projetos de prazo e viabilidade incertas. Fazia sentido para o médio prazo mas corria o risco de aumentar ainda mais o gap tecnológico entre a… Read more »

Andre HS

O Brasil deveria comprar mais f-5, porque vai ficar sem os Gripen, por apoiar a Rússia!

adriano Madureira

Nossa, que sonho louco…

Se nem os Gripen C/D estão sendo enviados para lá, quem dirá os Gripen-E.