Lockheed EC-121

A ORIGEM DA GUERRA FRIA

Os Estados Unidos emergiram da Segunda Guerra Mundial vitoriosos, com seus inimigos completamente vencidos. Embora líderes americanos da época esperassem um período estendido de paz e reconstrução baseado na cooperação com seus aliados de guerra, logo se tornou aparente que a União Soviética e seu recém-expandido bloco de satélites estavam agindo com crescente hostilidade em direção às nações do Ocidente, em particular aos Estados Unidos.

Confrontados com um novo conflito, uma “fria” ao invés de uma guerra de tiros, formuladores de políticas em Washington empreenderam novas ações para proteger a segurança dos Estados Unidos, entre elas atividades de inteligência em nível nacional. A maioria dos tomadores de decisão se lembrava do trauma do ataque surpresa japonês a Pearl Harbor em 1941, que causou grande perda de vidas e grandes danos à Marinha dos EUA e trouxe os Estados Unidos para a Segunda Guerra Mundial. Esses oficiais estavam determinados a prevenir “outro Pearl Harbor.”

RB-47E, meados da década de 1950

Nas décadas de 1940 e 1950, a propaganda soviética se vangloriava das fortes capacidades militares da URSS, e seu histórico de conquistas na Segunda Guerra Mundial adicionou credibilidade a essas alegações. A URSS detonou sua primeira arma atômica em 1949, anos à frente das estimativas americanas. Na década de 1950, avanços soviéticos em ciência de foguetes aumentaram a possibilidade de que os Estados Unidos continentais pudessem se tornar um campo de batalha nuclear. A suposição (incorreta) de Washington de que os soviéticos haviam provocado a Guerra da Coreia levou os formuladores de políticas à conclusão de que os soviéticos estavam prontos para uma guerra “quente” com o Ocidente.

No entanto, em Washington, pouco se sabia com certeza sobre o pós-Segunda Guerra Mundial militar soviético – não sua força, nem seu armamento, nem seu desdobramento, nem suas intenções. Esta falta de conhecimento era em si perigosa: não apenas impedia um planejamento coerente por parte dos formuladores de políticas americanos, mas também aumentava as incertezas de oficiais e do público em geral, aumentando a possibilidade de que uma luta ideológica ou política pudesse rapidamente escalar para um conflito armado.

Portanto, vários programas de inteligência foram criados para adquirir a informação necessária para um planejamento de defesa efetivo. Entre eles estavam programas de reconhecimento aéreo para coletar tanto inteligência fotográfica quanto inteligência de sinais.

O PROGRAMA DE RECONHECIMENTO

A URSS era uma área “negada”, ou seja, viagens dentro de seu território para estrangeiros (ou mesmo para seus próprios cidadãos) eram severamente restritas. Obter informações confiáveis sobre o país ou suas capacidades militares era difícil, se não impossível, através de métodos de inteligência convencionais. Em resposta a essa necessidade, os formuladores de políticas estabeleceram um programa nacional de reconhecimento, realizado pela Força Aérea dos EUA e pela Marinha dos EUA. O Exército dos EUA também estava engajado em reconhecimento aéreo, mas geralmente em apoio a objetivos táticos, como fez durante a Guerra do Vietnã.

Tanto o Corpo Aéreo do Exército quanto a Marinha haviam conduzido algumas operações limitadas de interceptação aérea contra os japoneses e militares alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, no final dos anos 1940, a Marinha e a nova Força Aérea dos EUA começaram a restabelecer voos de coleta aérea tanto nas regiões europeias quanto do Pacífico em resposta às necessidades nacionais de informação de defesa.

Durante a Segunda Guerra Mundial, operadores de interceptação muitas vezes “pegavam carona” em aeronaves realizando outras missões. No período pós-guerra, os serviços inicialmente usavam aeronaves militares padrão, como os B-29s, para esses voos, mas, cada vez mais, eles adaptavam versões de reconhecimento de outras aeronaves militares – o C-130, por exemplo, tornou-se o RC-130 para propósitos de reconhecimento. Estes eram às vezes conhecidos como aeronaves “furão”. O pessoal da inteligência, ao contrário da tripulação de voo, eram apelidados de “back-enders”.

Conforme a necessidade requeria, o reconhecimento aéreo era conduzido em outras áreas do mundo, incluindo suporte às forças americanas na Guerra do Vietnã. Alguns desses voos também resultaram em aeronaves abatidas e perda de vidas, por exemplo, o abate do EC-121 da Marinha no Mar do Japão em 15 de abril de 1969, e perda de aeronaves do Exército na Indochina.

O pessoal naval monitora telas de radar e sensores em um EC-121 (Marinha dos Estados Unidos)
Um mapa da CIA mostra a trajetória de voo do EC-121 e o local onde a marinha norte-coreana capturou o USS Pueblo em 1968. (Agência Central de Inteligência), via history.net

A existência do programa foi mantida em segredo por décadas. Embora tenha se tornado óbvio que os Soviéticos sabiam sobre alguns aspectos do programa, muitas características-chave permaneceram secretas para eles. A decisão de manter o programa em segredo, embora necessária, teve implicações infelizes: impediu o reconhecimento público para os veteranos do programa, bem como as honras públicas para aqueles que perderam suas vidas enquanto realizavam reconhecimento aéreo.

AS PERDAS

O reconhecimento aéreo era perigoso. Dos 152 criptologistas que perderam suas vidas durante a Guerra Fria, 64 estavam envolvidos em reconhecimento aéreo.

Os serviços que administraram este programa nacional reconheceram desde o início a natureza perigosa da atividade. O pessoal foi informado sobre os perigos naturais e artificiais desses voos. Os membros da tripulação entenderam a natureza crítica de suas missões e perseveraram apesar do perigo.

O primeiro caso documentado de uma tentativa de abate ocorreu em outubro de 1949, quando caças soviéticos tentaram derrubar um B-29 dos EUA sobre o Mar do Japão; a aeronave escapou ilesa. Ao longo das próximas décadas, houve trinta ataques soviéticos documentados em aeronaves de reconhecimento dos EUA. Um trágico número de treze foram bem-sucedidos.

Durante o período da Guerra Fria de 1945–1977, um total de mais de quarenta aeronaves de reconhecimento foram abatidas nas áreas europeias e do Pacífico.

O INCIDENTE DE 1958

A foto da câmera do Sr. Tenente Kucheryaev enquanto seu MiG-17 ataca o C-130

Em 1997, o governo dos EUA colocou em exibição uma aeronave C-130 para simbolizar todas as perdas no programa de reconhecimento. O C-130 é uma aeronave irmã de uma que foi abatida em 1958. Esta é a história daquele incidente.

No dia 2 de setembro de 1958, pilotos de MiG-17 soviéticos abateram um C-130 de transporte da Força Aérea dos EUA configurado reconhecimento sobre a Armênia Soviética. Os MiGs atacaram a aeronave desarmada depois que ela inadvertidamente penetrou no espaço aéreo negado. Ela caiu perto da aldeia de Sasnashen, trinta e quatro milhas ao norte de Yerevan, a capital armênia. Dezessete americanos morreram no acidente.

Os membros da tripulação estavam baseados na Base Aérea de Rhein-Main na Alemanha, mas estavam em serviço temporário na Base Aérea de Incirlik, Adana, Turquia. A aeronave transportava seis membros da tripulação de voo do 740º Esquadrão de Suporte e onze “back-enders” da USAF, pessoal de segurança ligados ao Destacamento Um do 6911º Grupo Móvel de Rádio.

Em 2 de setembro, o C-130 (número de cauda 60528) partiu de Incirlik em uma missão de reconhecimento ao longo da fronteira turco-armênia. Ele deveria voar de Adana, Turquia, na costa do Mediterrâneo, para Trabzon e virar à direita para voar para Van, Turquia. De Van o piloto deveria inverter o curso e “orbitar” (ou seja, voar em um padrão de circuito fechado) entre Van e Trabzon. Este curso seguiria paralelamente à fronteira soviética, mas a aeronave não deveria se aproximar da fronteira turco-soviética a menos de 100 milhas.

A tripulação da aeronave informou ter passado por Trabzon a uma altitude de 25.500 pés. A tripulação reconheceu um relatório meteorológico de Trabzon – a última palavra ouvida do voo.

O que aconteceu a seguir é incerto. A tripulação do C-130 pode ter se desorientado pelos faróis de navegação soviéticos na Armênia e na Geórgia Soviética, que estavam em frequências semelhantes àquelas em Trabzon e Van – um sinal na Geórgia Soviética era mais forte que aquele em Trabzon.

Naquela época, os soviéticos negaram ter abatido a aeronave, alegando que o C-130 “caiu” em seu território. Em 24 de setembro de 1958, os soviéticos devolveram seis conjuntos de restos mortais, mas, quando questionados, afirmaram não ter informações sobre os onze tripulantes desaparecidos. Em 6 de fevereiro de 1959, buscando fazer com que os soviéticos revelassem mais detalhes, o presidente Dwight Eisenhower tornou pública uma gravação das conversas dos pilotos de caça soviéticos enquanto atacavam o C-130. Os soviéticos continuaram a negar a responsabilidade pelo abate, no entanto, e o destino dos membros restantes da tripulação permaneceu desconhecido durante a Guerra Fria.

Documentos soviéticos desclassificados, liberados pelo presidente russo Boris Yeltsin, indicam que todos os membros da tripulação a bordo do C-130 morreram no acidente. Observações terrestres e aéreas notam que a tripulação não saltou de paraquedas da aeronave.

Em 1993, o escultor armênio Martin Kakosian revelou um khachkar, uma tradicional cruz armênia, no local da queda do C-130, na vila de Nerkin Sasnashen. Kakosian testemunhou o acidente quando era estudante universitário em uma viagem de campo em 1958. Este khachkar mais tarde caiu e rachou, e um memorial conjunto entre os EUA e a Armênia foi construído para relembrar o local. Em 2011, o Escritório de Cooperação de Defesa do Exército dos EUA renovou o jardim de infância da vila em agradecimento aos moradores pela homenagem aos aviadores abatidos

PARQUE DA VIGILÂNCIA

O sigilo dos programas de reconhecimento impediu o reconhecimento dos militares abatidos na época dos incidentes. Seu luto foi compartilhado por seus colegas soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais em programas semelhantes, mas os caídos não puderam ser homenageados publicamente.

O fim da Guerra Fria permitiu que os Estados Unidos aliviassem algumas de suas restrições de segurança relacionadas aos programas de reconhecimento; permitindo-nos finalmente dar o devido reconhecimento às realizações e sacrifícios desse intrépido pessoal militar. Com esse objetivo, os Estados Unidos estabeleceram o Parque Nacional da Vigilância em Fort Meade, Maryland.

A peça central do Parque da Vigilância é uma aeronave C-130, restaurada para se assemelhar ao C-130A que foi abatido sobre a Armênia soviética em setembro de 1958. O C-130 do Parque da Vigilância foi recuperado do armazenamento na Base da Força Aérea de Davis-Monthan no Arizona, restaurado pela Raytheon/E-Systems em Greenville, Texas, e transportado para Fort Meade. Ele foi localizado adjacente ao Museu Nacional Criptológico, onde exposições e outras apresentações ajudam a educar o público sobre a importância da inteligência de sinais e da segurança dos sistemas de informação.

O Memorial de Reconhecimento Aéreo do Parque Nacional da Vigilância foi dedicado aos nossos militares perdidos em uma cerimônia em 2 de setembro de 1997, na presença de familiares daqueles que se perderam no incidente de setembro de 1958.

Ao redor do Memorial de Reconhecimento Aéreo estão plantadas dezoito árvores, cada uma simbolizando um tipo de aeronave de reconhecimento perdida durante a Guerra Fria (doze estruturas de aeronaves da Força Aérea, quatro da Marinha e duas do Exército). Essas árvores nos ajudam a lembrar que todos os serviços participaram deste programa e que todos sofreram perdas.


Os esforços e sacrifícios desses intrépidos soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais não foram em vão. Eles fizeram parte de um programa que foi vital para a segurança dos Estados Unidos em tempos de perigo, crise e guerra. Eles ajudaram a manter a paz e, quando a nação esteve envolvida em guerra, ajudaram a salvar vidas americanas. Nós não os esqueceremos.

FONTE: Center for Cryptologic History – National Security Agency


Abates ar-ar entre a União Soviética e os Estados Unidos

A tabela lista as perdas em combate aéreo fora das zonas de guerra, como a Guerra da Coréia ou a Guerra do Vietnã. Não inclui perdas em defesas terrestres e não inclui aeronaves civis.

  • 8 de abril de 1950, Mar Báltico: PB4Y-2 da Marinha dos EUA, abatido por La-11 “Fang” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 4 de setembro de 1950, perto de Vladivostok: Bombardeiro A-20 da Aviação Naval Soviética, abatido por F4U-4B Corsair da Marinha dos Estados Unidos;
  • Outubro-dezembro de 1950, perto de Vladivostok: MiG-15 das Forças de Defesa Aérea Soviética abatido por armas defensivas de P2V-3 Neptune da Marinha dos Estados Unidos;
  • 6 de novembro de 1951, perto de Vladivostok: P2V-3 Netuno da Marinha dos EUA abatido por La-11 “Fang” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 13 de junho de 1952, Mar do Japão: RB-29 Superfortress da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-15 “Fagot” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 7 de outubro de 1952, sobre as Ilhas Curilas: RB-29 Superfortress da Força Aérea dos EUA abatido por La-11 “Fang” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 18 de novembro de 1952, perto de Vladivostok: MiG-15 das Forças de Defesa Aérea Soviética abatido por F9F-5 Panther da Marinha dos Estados Unidos;
  • 29 de julho de 1953, Mar do Japão: RB-50G Superfortress da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-17 “Fresco” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 4 de setembro de 1954, ao largo da costa da Sibéria: P2V-5 da Marinha dos EUA abatido por MiG-15 “Fagot” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 7 de novembro de 1954, perto da costa de Hokkaido, Japão: RB-29 Superfortress da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-15 “Fagot” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 17 de abril de 1955, Perto da costa de Hokkaido, Japão: RB-47E da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-15 “Fagot” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 22 de junho de 1955, perto da Ilha de São Lourenço, Mar de Bering: P2V-5 Netuno da Marinha dos EUA abatido por MiG-15 “Fagot” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 27 de junho de 1958, Armênia, URSS: C-118 da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-17P “Fresco” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 2 de setembro de 1958 Armênia, URSS: C-130A da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-17 “Fresco” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 1º de julho de 1960, perto da Península de Kola, URSS: RB-47H da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-19 “Farmer” das Forças de Defesa Aérea Soviética;
  • 28 de janeiro de 1964, Erfurt, Alemanha Oriental: T-39 Sabreliner da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-19 “Farmer” da Força Aérea Soviética;
  • 10 de março de 1964, Gardelegen, Alemanha Oriental: RB-66 da Força Aérea dos EUA abatido por MiG-21 “Fishbed” da Força Aérea Soviética;
  • 21 de outubro de 1970, Armênia, URSS: RU-8 Seminole do Exército dos EUA abatido por MiG-17 “Fresco” das Forças de Defesa Aérea Soviética.
Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabricio Lustosa

“(…) logo se tornou aparente que a União Soviética e seu recém-expandido bloco de satélites estavam agindo com crescente hostilidade em direção às nações do Ocidente, em particular aos Estados Unidos. (…)” o primeiro parágrafo já mostrou que o artigo não seria exatamente técnico. Quantos aviões soviéticos foram abatidos em território continental dos EUA? Aparentemente nenhum. O contrário é vasto. Interessante que até mesmo alguns entusiastas de assuntos e história militar não sabem um detalhe importante da crise dos mísseis soviéticos em Cuba: os soviéticos começaram a instalar bases de lançamento de mísseis em Cuba em resposta aos mísseis americanos… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Exato, não existem anjos em lugar algun. Porém, a espionagem soviética não se deu pelo ar, porque a URSS sabia das imensas capacidades militares dos EUA, que já eram notórias, enquanto o contrário não acontecia, e a URSS também não tinha meios, ou seja, aeronaves capazes para tanto. Mas a URSS espionou os EUA, o caso Rosemberg comprovou isto, apesar de haver dúvidas sobre o envolvimento da esposa de Julius Rosemberg na sitação – e obtiveram informação sensível, ou não?

Fabricio Lustosa

Espionagem aconteceu amplamente de ambos os blocos, isso é notório. Existia um conflito velado, evidentemente. Minha crítica é quando o autor tenta elevar moralmente um lado do conflito quando na verdade é exatamente esse lado que foi o mais hostil o tempo todo.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Até por ser ditador e notoriamente cruel e desumano, Stalin tinha paranoia por segurança, e já tinha receios sobre pós-guerra mesmo antes de derrotar os nazistas. Ele, por exemplo, já sabia da bomba A quando Truman o informou (se não me engano em Yalta). E da mesma forma, os EUA viam na URSS outro regime autoritário que poderia substituir o nazismo como força militar que causaria problemas. Junte-se à paranoia americana anti-comunista, foi um caldo de cultura que levou as duas partes ao conflito não armado, e tudo o que aconteceu depois, foi apenas consequência. EM certo momento, a fim… Read more »

BLACKRIVER

Quando você questiona 🙋
Quantos aviões soviéticos foram abatidos em território continental dos EUA?

A resposta é simples e fácil: Aviões soviéticos invadiram o espaço aéreo e ou território americano 🇺🇸?

Fabricio Lustosa

Aviões soviéticos invadiram o espaço aéreo e ou território americano? Aparentemente não, digo novamente, apesar de que pode ter ocorrido algo do tipo ocasionalmente e mesmo assim sem a menor comparação com o imenso número de incursões dos EUA em território e adjacências da URSS. Meu ponto foi que o autor do artigo começa afirmando que a “hostilidade” vinha da URSS quando os fatos mostram que foi o contrário. O próprio Pacto de Varsóvia (1955) foi criado muitos anos após a criação da OTAN (1949).

Leandro Costa

Fabricio, existia sim a impressão de hostilidade por parte do Ocidente como um todo em relação à URSS. O motivo disso é resumido muito bem no “Longo Telegrama” de George Kennan lá por 1947, se não me engano. Após a Segunda Guerra Mundial os EUA estavam literalmente prontos para ‘voltar para casa.’ Começaram à sistematicamente desmobilizar pessoal, destruir material recém fabricado, senso de missão cumprida e volta para casa. Não foi à toa que a Guerra da Coréia pegou os EUA com as calças curtas. Os Soviéticos não fizeram nada disso. Simplesmente não ‘voltaram para casa’ mas absorveram o leste… Read more »

Jagder#44

No rosto não.

Fabricio Lustosa

Política de “contenção” é feita pelos EUA no mundo todo desde o fim da segunda guerra. Essa mesma política foi aplicada nas américas em 1823 com a doutrina Monroe de modo a cravar a bandeira dos EUA de norte a sul e deixar claro para os europeus que isso tudo já tinha dono, uma clara contenção aos interesses europeus. Até então era o que o poder dos EUA conseguia alcançar e fizeram guerras com isso, contra os espanhóis, mexicanos, cubanos etc… abocanharam territórios e etc, enfim fincaram a bandeira. Antes da segunda guerra, novamente como salvador do seu principal aliado… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Fabricio, duas dicas:

1- procure dividir comentários longos em parágrafos. É muito ruim ler longos comentários sem “respiros”, tal como qualquer texto.

2- evite provocações desnecessárias aos comentaristas com os quais você debate, como a que fez ao final. Não agregam nada à discussão e o interlocutor vai se lembrar mais da provocação do que dos seus demais argumentos, o que só atrapalha o debate.

Fabricio Lustosa

Ok Fernando, mas o que acontece é quando eu tento formatar com o “enter” para o parágrafo, ainda assim a formatação final de quando o texto é lançado é contínua. Não sei o q acontece, deve ser por digitar pelo celular quase sempre. Quanto a provocações, eu não acho que ocorreu isso vez q falei que tentar elevar moralmente um lado do conflito é ilusão, somente isso.

Santamariense

Malabarismo argumentativo o seu … nada mais! Não conseguiu rebater o que o Leandro escreveu. E foi deseducado ao final, como sempre.

Leandro Costa

Lamento, Fabrício. Eu realmente não sei de onde você pega suas informações ou como enxerga o Mundo. O que escreveu simplesmente não condiz com a realidade. E posso provar, o que é sempre mais interessante. Quando a gente fala de ‘Política de Contenção’ estamos falando da Doutrina Truman. Quando você se refere à Doutrina Monroe, como uma espécie de contenção e de qualquer outro movimento geopolítico Americano como uma espécie de ‘Política de Contenção Eterna’ você está tentando desviar um pouco do assunto específico, e partindo para uma generalização. Generalizaçòes são ruins. Então você acaba simplesmente criticando, ou ficando de… Read more »

Alfredo Araujo

O Pacto de Varsóvia “existia” desde 1945… No momento em que a URSS “tira” a Alemanha nazista do controle desses países, e ASSUME ! rsrs

Marcelo Andrade

O Pacto de Varsóvia foi criado em 1955 em resposta à criação da OTAN, em 1949.

Jagder

Descansem em paz, nobres guerreiros.

Santamariense

Um dos primeiros modelos que montei, ainda adolescente (faz tempo!!!), foi um EC-121 da Heller, na escala 1/72, todo preto, somente com uma faixa branca no radome dorsal e outra nas pontas dos estabilizadores verticais, como uma das versões sugeridas no kit.

Leandro Costa

Bicho, checa o canal “Celebrating Aviation with Mike Machat” no YouTube se ainda não conhece. O cara é aviation artist e trabalhou inclusive para a Revel. Fala muito dos trabalhos que mais o influenciaram na carreira, artistas de caixas de modelos em escala de quando ainda quando era pequeno. Vale à pena conferir se ainda não conhece.

Santamariense

Não conhecia, vou procurar, sim. Valeu pela dica!!

Sergio

Pra não falarmos no cansaço.

Estimulante a princípio mas depois estes homens e suas famílias ficavam certamente esgotados.

Casamentos e famílias perderam-se nessa época.