Às 16h00 (EST) 02 de fevereiro, as forças do Comando Central dos EUA (CENTCOM) conduziram ataques aéreos no Iraque e na Síria contra a Força Quds do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC) e grupos de milícias afiliados.

As forças militares dos EUA atingiram mais de 85 alvos, com numerosas aeronaves, incluindo bombardeiros B-1B de longo alcance vindos dos Estados Unidos.

Os ataques aéreos empregaram mais de 125 munições de precisão. As instalações que foram atingidas incluíam centros de operações de comando e controlo, centros de inteligência, foguetes e mísseis, e armazenamento de veículos aéreos não tripulados, e instalações de logística e cadeia de fornecimento de munições de grupos de milícias e seus patrocinadores do IRGC que facilitaram ataques contra as forças dos EUA e da Coalizão.

VÍDEO: Decolagem de bombardeiros B-1B para os ataques no Oriente Médio

FONTE: USCENTCOM

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Porrada neles, USA!

Alexandre

Te gente mais estadunidense que os próprios estadunidenses!

Bosco

O pior é ter gente que torce para os houthis e que provavelmente nem sabia da existência deles há menos de 3 meses.

Bosco

O córtex cerebral de alguns (mais especificamente nos lobos frontal e temporal) é sinapticamente organizada desde tenra idade para ver sempre um opressor e um oprimido e claro, ficar sempre do lado do que é identificado de imediato como oprimido e com ódio mortal do que é identificado como sendo o opressor. A isso se chama … “amor”. É o contrário da psicopatia/sociopatia , que é caracterizado pela falta de empatia com o outro. Quem padece da patologia “amor” tem excesso de empatia. AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO SOBRE CÓRTEX CEREBRAL NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM A MATÉRIA.… Read more »

Bispo

Atacar camelos armados com aviões caça …quero ver peitar o Irã sem antes formar uma coalizão de trocentos…e não me refiro a Esparta…rs

RMS

O Iraque falava a mesma coisa em 1991.

adriano Madureira

Estados unidos nunca entra só, há não ser contra cachorro banguelo, quando é maior, cria a tal da coalizão, para dar um nome pomposo para a agressão…

Joao

Antes de uma operação militar, há a Concentração Estratégica.
EUA, Rússia, China, Paraguai, Guine-Bissau, qq país tem q fazer isso.
se será feito longe de sua fronteira, tem q ser a partir do território de um aliado.

ai vem a questão. P q permitem q os EUA concentre seus meios no seu quintal pra atacar o seu vizinho?

Permitiriam a Rússia ou a China?

adriano Madureira

O positivo é que aumenta o ódio pelos americanos e seus cidadãos, como nos anos 70-80, onde o mundo não era seguro para turistarem em qualquer lugar.

AVISO DOS EDITORES: FOQUE NO TEMA DA MATÉRIA E EVITE PROVOCAÇÕES COMPLETAMENTE INÚTEIS PARA O DEBATE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mercenário

Você acha positivo o aumento do ódio contra os cidadãos americanos?

Está falando sério?

AVISO DOS EDITORES: EVITE CAIR NA PROVOCAÇÃO INÚTIL AO DEBATE QUE FOI FEITA PELO OUTRO COMENTARISTA, AINDA MAIS DEPOIS DELE TER SIDO ADVERTIDO.

Bosco

Eles já lançaram dos camelos mais de 60 mísseis e drones contra os navios e Israel.

Bosco

É só o Irã tomar a iniciativa de defender seu lacaio e partir pra cima dos EUA. Fácil de resolver essa questão.
Mas eu prevejo que se isso acontecer e os EUA der um cacete no Irã você vai dizer “quero ver peitar a China”…

KKce

Se/quando os EUA decidir dar um cacete no Irã esse mesmo pessoal vai passar a reclamar que o imperialismo yankee malvadão invadiu mais um país. E se o Irã fosse esse bola toda não estaria escondido atrás de terrorista pés de chinelo.

Vinicius Momesso

Assim como a Rússia está de maneira ilegal na Ucrânia, os EUA estão na Síria, então é legítimo o direito se defender. Queira ou não, o IRGC está de maneira legal em território sírio, atuando em parceria com o Governo Sírio.
Em um conflito com EUA e sua coalizão, é obvio que o Irã sairia derrotado, mas ao custo de muitas vidas desta.

Last edited 2 meses atrás by Vinicius Momesso
Bosco

Vinícius, Os EUA está de maneira ilegal na Síria então é lícito a síria se defender e atacar os EUA. Mas os houthis estão atacando navios e Israel a mando do Irã que presta vassalagem ao Putin , que por sua vez está pondo fogo no OM por conta de tentar diluir o apoio do Ocidente à Ucrânia que ele invadiu desastrosamente de maneira ilegal. O motivo do ataque aos navios e a Israel que o Putin disse para os iranianos instruírem os houthis de falar é por conta de que o braço armado palestino (salvo engano são denominados de… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Bosco
Rinaldo Nery

Você acha mesmo que o Irã é esse poder todo? Baseado em que? Quais equipamentos? Pessoal mais capacitado?

Teixeira

Cel., salvo engano não operamos mais bombardeiros desde o RB-17? Questão de custos ou doutrina?

Fernando "Nunão" De Martini

Até onde sei o SB-17 / RB-17 nunca operou na FAB como bombardeiro, e sim no que as próprias siglas indicam: busca e salvamento e reconhecimento aerofotográfico.

O maior bombardeiro da FAB foi de porte médio, o B-25.

Teixeira

Perfeito, usamos o aparelho, embora não em sua ‘vocação’ original; penso que foi o mesmo com o B-26 que usamos na versão de ataque.
Mesmo assim a dúvida sobre a operação de bombardeiros permanece.

Fernando "Nunão" De Martini

É importante frisar que B-26 Maurader e A-26 Invader são aviões originariamente diferentes. O primeiro a FAB não utilizou, e quando a USAF desativou o Maurader o A-26 passou a ser chamado de B-26. Sobre a dúvida, a FAB não opera mais bombardeiros desde a desativação do B-25 nessa função principal na década de 1950 (prosseguiu em outras funções) e do B-26/A-26 na década de 1970, já na função de ataque (com perfis de missões diferentes dos bombardeiros típicos da IIGM). O A-26 foi substituído nessa função de ataque, assim como de reconhecimento, pelo AT-26 e este foi substituído pelo… Read more »

Leandro Costa

Acho interessante também complementar dizendo que o A-26 teve uma longa carreira na USAF, atuando inclusive até o Vietnã. Entrou em serviço no final da Segunda Guerra Mundial, sendo uma aeronave muito moderna para a época. E também uma belezinha. Não que o B-25 não seja também, mas o A-26 tinha ‘um quê’ a mais.

Temos ambos preservados no MUSAL.

Teixeira

Perfeita explicação! Mas, seria em vista de custos ou doutrina? Afinal, nossos vizinhos argentinos, peruanos e venezuelanos operaram o Canberra.

Em que pese o fato de ‘possuir’, ‘utilizar’ e ‘utilizar como bombardeiro’ sejam dimensões um pouco distintas.

Fernando "Nunão" De Martini

Nunca pesquisei sobre isso especificamente no caso da FAB, valeria a pena você pesquisar. O que sei é que no fim da vida útil o A-26 Invader era mais uma aeronave contra-insurgência na FAB do que um avião de ataque para uso típico de bombardeiro. E o jato Xavante foi um substituto apropriado para essa missão (tanto quanto substituiu velhos AT-6), assim como para apoio aéreo aproximado. Depois de um lapso temporal, o A-1 passou a cumprir as missões de ataque e interdição de maior alcance (para as quais o Xavante não era adequado) que seriam mais próximas do que… Read more »

Rinaldo Nery

Sempre ouvi na FAB que não temos bombardeiros por questões doutrinárias. Nosso avião estratégico é o A-1, pelo alcance e capacidade de carga bélica. Vejamos como F-39 vai se sair na função.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, no passado de décadas recentes a doutrina realmente é essa. O que quis ressaltar na resposta foi sobre como se deu, como palpite apenas, a mudança desde décadas anteriores, como nos anos 1940-50 em que ainda se utilizava bombardeiros médios B-25 Mitchel seguindo a doutrina típica dos mesmos, seguindo para aviões de ataque com outra doutrina (os A-26 Invader dos anos 60-70) e em seguida AT-26 Xavante (introduzido nos anos 70) e por fim A-1, numa perspectiva histórica (conforme foram mudando as tecnologias, doutrinas e necessidades) em que comparei com o caso da Argentina. Digo palpite pois isso demanda… Read more »

Rinaldo Nery

Nos anos 40/50 tínhamos as sobras da Segunda Guerra. Daí os B-25 e A-20. Depois, durante o regime, tivemos o combate à guerrilha no Araguaia e em Registro. Em Registro ainda foram utilizados os AT-6 do ERA 41, de Cumbica (Esquadrão Morcegos). Nessa época recebemos o AT-26. A partir daí já não tínhamos mais bombardeiros, e com a mudança da Doutrina Básica da FAB não se optou mais em ter algum.

Rinaldo Nery

Doutrina. Não fazemos guerra de conquista.

Wilton Santos

Esses países já estão todos destruídos, vão destruir o quê agora? A única vantagem dessas ataques é aumentar a compra de armas e munições do complexo industrial americano que financiaram a campanha presidencial do Joe Biden (atual presidente americano, por enquanto).

Renato B.

De fato, eles sequer conseguem manter sua soberania e estão fatiados. No caso do Iraque acho que seu desaparecimento é uma questão de tempo, o país só existe no aspecto formal.

Kkce

Dizem que até os A-10 foram utilizados nesse ataque.

Orivaldo

Prever o futuro é ser alvo de um desses

Maurício.

Os EUA estão como invasores no Iraque e na Síria, aí quando levam uns foguetinhos em bases que não são suas por direito, dão chiliques e ainda acham que estão com a razão, é muita hipocrisia…rsrsrs.

Orivaldo

O mesmo vale para a Rússia? Ou é “mas veja bem “

Maurício.

Vale para qualquer tipo de invasor de terras alheias, inclusive os russos.

Sergio

Lembra muito os anos 80 – Deus, eu estou velho – era notícia de Irã, aiatola Khomeini, ataques, retaliações etc. O dia todo!!!

Como “Destaques” o bombardeio ao quartel dos marines em Beirute e a derrubada do 727 iraniano pela USNAVY , “por engano “.

E a toada continua. Será isso um teatro previamente combinado? pra manter a velha estratégia de tensão, tão a gosto das sombras? ou realmente hora mais hora menos teremos o inevitável desfecho com o regime iraniano sendo varrido da face da terra?

Gustavo lavalle Guimarães

Não foi um 727 mas sim um A300

Bosco

Quais “munições de precisão” podem ter sido utilizadas pelos B-1B?
Opções:
1- Bomba modular JDAM: até 100 km
2- Bomba planadora JSOW A/C: 100 km
3- Bomba SDB: 100 km
4- Bomba de fragmentação WCMD CBU-103
4- Míssil JASSM: 360 km
5- Míssil JASSM-ER: 1000 km

Zoe

Tons of democracy!

Gavião

Enquanto estiver atingindo militantes radicais, Fogo neles! Não concordo com o que Israel faz em Gaza, em uma população civil que simplesmente não tem para onde correr.