CEO da Saab do lado direito do centro; CEO da MBDA do lado esquerdo do centro assinam acordo com as testemunhas - Ministro da Defesa da Suécia (direita) e o Ministro faz Forças Armadas Francês (à esquerda)

França e Suécia expressaram seu desejo de fortalecer sua cooperação de defesa sob uma nova parceria estratégica assinada em 30 de janeiro, como parte da visita de estado do presidente francês, Emmanuel Macron, à Suécia. A defesa antitanque e a defesa aérea foram identificadas como áreas prioritárias para a cooperação.

Neste contexto, foi dado um novo passo importante na relação entre os dois países. Em 31 de janeiro, o CEO da MBDA, Eric Béranger, e o CEO da Saab, Micael Johansson, manifestaram sua disposição em apoiar este processo nas áreas de defesa antitanque e aérea, duas capacidades identificadas como particularmente críticas para as forças armadas dos dois países, especialmente no contexto de conflitos de alta intensidade. Eles assinaram Cartas de Intenção para fortalecer a cooperação entre as companhias nestes dois domínios, no Fórum Empresarial organizado na presença das mais altas autoridade francesas e suecas.

Eric Béranger CEO of MBDA, disse:

“Este é um novo passo empolgante em nossa parceria de longa data com a Saab. Ambos somos líderes mundiais nos domínios em defesa antitanque e aérea, e iremos unir nossa expertise para fornecer as melhores soluções para as forças armadas no campo de batalha. A assinatura destas Cartas de Intenção é mais uma prova de que a cooperação está no cerne dos valores da MBDA.”

Micael Johansson, President and CEO of Saab, disse:

“A proximidade entre a Saab e a MBDA reflete-se na nossa cooperação ao longo de muitos anos, e o aprofundamento e ampliação disso por meio destas Cartas de Intenções é muito bem-vindo. Fazer isto aqui em Estocolmo, durante a visita de Estado do Presidente Macron à Suécia, é simbólico de como dois governos europeus trabalhando juntos podem facilitar a indústria no fortalecimento da nossa segurança coletiva.”

A cooperação na área de defesa antitanque resultou num foco inicial no AKERON MP (anteriormente conhecido como MMP – Míssil de Médio Alcance). Um primeiro contrato foi concedido entre Saab e MBDA pela DGA (Direction Générale de l´Armement), a entidade contratante francesa, e pela FMV (Försvarets Materielverk), administração de Materiais de Defesa Sueca.

Isso possibilitará reunir a expertise da MBDA e da Saab no domínio antitanque, a fim de apoiar a escolha, a curto prazo, das forças armadas francesas e suecas pelo sistema de armas AKERON MP.

Isso também permitirá a implementação de uma trajetória de capacidade conjunta para desenvolver novas funcionalidades, associadas em particular ao disparo além da linha de visão, e também para preparar o míssil para enfrentar a próxima geração de alvos que surgirão no campo de batalha. Essa trajetória manterá a posição do AKERON MP como uma arma de referência no seu campo e uma ferramenta indispensável em conflitos de alta intensidade.

A MBDA e a Saab são parceiras de longa data, desde a cooperação no programa de míssil ar-ar Meteor e no míssil de cruzeiro TAURUS, bem como no consórcio europeu MarsEUs, que tem como objetivo fornecer uma capacidade soberana Europeia de disparos de mísseis além da linha de visão.

Sobre MBDA

A MBDA é um grupo europeu multinacional único, líder mundial na área de sistemas de armas complexos, desempenhando um papel fundamental na manutenção da segurança das nações. Criada com o espírito de cooperação internacional, a MBDA e seus mais de 14 mil colaboradores trabalham juntos para apoiar a soberania nacional da França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, assim como de seus aliados em todo o mundo. Como aceleradora de inovações, a MBDA é o único grupo Europeu capaz de projetar e produzir armamentos complexos para atender a toda a gama de requisitos operacionais atuais e futuros das três forças armadas (exército, marinha e aeronáutica). A Airbus (37,5%), BAE Systems (37,5%) e Leonardo (25%) são coproprietários da MBDA.

DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação / FOTO: MBDA

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

O único que realmente parece feliz é o sueco.

Antunes 1980

Estilingues, arco e flecha e espingarda de chumbinho são a nossa defesa aérea.
Brasil il il il…