Em um passo significativo para evitar congestionamentos de superfície e alcançar níveis máximos de consciência situacional, a LAP – Lima Airport Partners selecionou a Saab para equipar seu Centro Digital de Gerenciamento de Pátio, com um conjunto integrado de soluções de vigilância. Esta decisão marca não só um avanço para a Saab no mercado latino-americano, como também ressalta o compromisso da LAP com uma gestão eficiente do pátio de aeronaves, aumentando a segurança, a eficiência e a capacidade de suas operações de superfície.

O conjunto de sistemas de vigilância de última geração da Saab inclui uma plataforma totalmente integrada com sensores de vigilância ADS-B, o sistema Aerobahn de gestão de superfície, o sistema TactiCall de integração de comunicações de voz e Torres Digitais equipadas com câmeras de alta definição, assegurando visualização digital completa da superfície do aeroporto.

Com a integração destas soluções, os operadores do LAP estarão aptos a gerenciar, registar e medir de forma eficiente, as atividades de aeronaves e veículos no pátio do aeroporto a partir de três posições de trabalho do Centro Digital de Gestão de Pátio, localizado no novo terminal do aeroporto.

“Ao assumir a responsabilidade pela gestão do pátio de aeronaves e implementar uma ampla gama de tecnologias dedicadas a promover a máxima consciência situacional, a LAP irá melhorar significativamente a segurança, a eficiência e a capacidade do Aeroporto de Lima. A Saab orgulha-se de ter sido selecionada para equipar o Centro Digital de Gestão de Pátio da LAP, demonstrando nossa liderança global em sensores de vigilância, processamento de dados e torres digitais. O Aeroporto de Lima é certamente um exemplo a ser seguido por operadores aeroportuários e companhias aéreas que desejem dar um passo à frente em gestão aeroportuária”, disse Sergio Martins, diretor de vendas ATM da Saab para a América Latina.

A colaboração reúne confiança, uma longa história de cooperação bem-sucedida, inovação e eficiência operacional. Ambas as partes estão empenhadas em levar as operações aeroportuárias a novos patamares.

“Este marco significativo para as nossas operações em Lima irá, sem dúvida, melhorar a eficiência do nosso aeroporto e nos colocar na vanguarda entre os principais aeroportos do mundo que já adotaram esta tecnologia de ponta. Na LAP, colaboramos de forma persistente com todos os nossos parceiros, trabalhando com a Saab de forma ativa para elevar o Aeroporto de Lima à condição de principal HUB da região e liderar a tão necessária modernização do setor da aviação”, afirmou Turgay Kircar, Diretor de Operações da Lima Airport Partners.

“Juntamente com os nossos parceiros, o Grupo Fraport faz esforços contínuos para melhorar e modernizar as operações nos aeroportos do nosso grupo. Ao utilizar a transformação digital, nos esforçamos a desenvolver sistemas e processos inovadores para proporcionar uma melhor experiência aos passageiros e clientes. A introdução de uma solução de gestão digital de pátio de aeronaves é uma novidade no Peru e também na América Latina, e um marco para as operações aeroportuárias globais da Fraport”, ressaltou Holger Schaefers, Vice-Presidente Executivo Senior de Investimentos Globais e Gestão da Fraport AG.

A Lima Airport Partners S.R.L. é uma sociedade limitada que explora o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, o principal do Peru, na província de Callao, próximo à capital Lima. Foi fundada em fevereiro de 2001 a partir de uma concessão. A composição acionária é de 80,01% de participações da Fraport AG, o maior centro de aviação da Alemanha, e 19,99% da Corporação Financeira Internacional (IFC), parte do Grupo do Banco Mundial.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 22.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alecs

A parceria com a Saab pode render muito mais. Eventualmente o Peru terá que substituir seus Mirage 2000 e Mig 29. Acredito que o Gripen para a FAP é mais provável que para a Colômbia. Off Topic: https://www.aeroflap.com.br/en/T%C3%BCrkiye-could-return-to-the-f-35-program/

Carlos Campos

Esse sistema por cameras me deixa nervoso, vai que as cameras falhem.

Marcelo Andrade

Você não acha que os engenheiros não pensaram nisso? Na Base Aérea de Santa Cruz, se não me engano tem esse sistema.

Rinaldo Nery

Não exatamente. Santa Cruz tem a primeira torre de controle virtual no Brasil.É um pouco mais que esse sistema instalado em Lima.

Marcelo Andrade

blz, cmte!