Até 120 F-35s podem ficar “não entregues” em 2024 devido a atrasos na atualização do caça furtivo Technology Refresh 3

WASHINGTON — Uma atualização abrangente para o F-35 Joint Strike Fighter pode ser adiada novamente, agora para o terceiro trimestre deste ano, segundo Jim Taiclet, Diretor Executivo da Lockheed Martin.

A atualização, conhecida como Technology Refresh 3 (TR-3), estava prevista anteriormente para algum momento entre abril e junho de 2024, após ultrapassar o objetivo original de ser implementada até abril de 2023. Embora a empresa ainda vise concluir o desenvolvimento do TR-3 no segundo trimestre de 2024, o terceiro trimestre “pode ser um cenário mais provável”, disse Taiclet aos investidores hoje durante a teleconferência de resultados do final do ano de 2023 da empresa de defesa.

A Lockheed, que superou as previsões dos analistas para o quarto trimestre, atendeu às suas expectativas revisadas de 97 entregas do F-35 em 2023, entregando um total de 98 jatos na configuração TR-2 durante o ano. Mas, diante dos atrasos do TR-3 e possíveis desafios dos fornecedores, a empresa está prevendo uma faixa de entrega de 75-110 caças furtivos em 2024 — e até “90 por cento” são esperados para serem entregues na “segunda metade” do ano, disse o Diretor Financeiro Jay Malave.

“Isso é bastante preocupante e implica que os problemas do TR 3/Block 4 estão persistindo mais do que o esperado”, disse Richard Aboulafia, diretor administrativo da AeroDynamic Advisory, ao Breaking Defense hoje sobre a meta de entrega do F-35 da Lockheed para 2024. “Isso é definitivamente um objetivo decepcionante em muitos níveis.”

O TR-3 essencialmente fornece a capacidade de computação necessária para suportar uma série de novas atualizações para o caça furtivo conhecido como Block 4, que facilitaria uma melhor percepção, guerra eletrônica aprimorada e outras características. O esforço separado do Block 4 experimentou crescimento de custos e atrasos que o Escritório de Contabilidade do Governo dos EUA disse anteriormente que não pode contabilizar completamente.

Durante uma audiência no Congresso em dezembro de 2023, o Oficial Executivo do Programa F-35 da Força Aérea, Tenente-General Mike Schmidt, também alertou que os fornecedores da Lockheed estavam lutando para acompanhar o ritmo de produção do TR-3, arriscando atrasos para novos jatos e para os mais antigos programados para retrofit. De acordo com o porta-voz do Escritório Conjunto do Programa F-35, Russ Goemaere, a Lockheed estava contratada para entregar 52 F-35s equipados com TR-3 em 2023, mas apenas 21 completaram a produção até agora.

Devido a problemas com a maturidade do software do TR-3, o Pentágono não está aceitando jatos TR-3 enquanto o trabalho de desenvolvimento continua e está armazenando cada um, retendo cerca de 7 milhões de dólares em pagamentos por avião no processo. Como resultado, a Bloomberg relatou que cerca de 147 milhões de dólares foram retidos da Lockheed até o momento. A empresa também perdeu 60 milhões de dólares em taxas no contrato de custo mais lucro do TR-3, disse Goemaere, que os legisladores alertaram durante a audiência de dezembro estar programado para um excesso de orçamento de cerca de 1 bilhão de dólares.

Como relatado anteriormente pela Defense News, o Pentágono está explorando um plano para aceitar F-35s com TR-3 antes que seu desenvolvimento seja concluído, que depois seriam atualizados com o software TR-3 validado. Goemaere confirmou hoje que esse plano ainda está sendo explorado, acrescentando que “qualquer aeronave envolvida e entregue como parte do plano de truncamento fornecerá capacidade valiosa para os combatentes enquanto o TR-3 completa a verificação e validação final.”

Uma vez que a Lockheed conclua o desenvolvimento do TR-3, o contratante terá que eliminar gradualmente seu inventário de jatos armazenados à medida que o governo prossegue com a aceitação. Mas esse processo levará tempo: Malave disse que um total de 100-120 aeronaves podem estar “não entregues” até o final de 2024 como resultado do acúmulo.

“Temos que ser brutalmente honestos como indústria … para dizer o que é viável para manter a taxa de produção. Acho que isso está começando a ganhar tração”, disse Taiclet. “Espero que ganhe mais tração, porque não podemos nos dar ao luxo de ser excessivamente otimistas na capacidade de entregar essas tecnologias tão rapidamente quanto se gostaria.”

FONTE: Breaking Defense

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

O copo estamos neio vazio ou meio cheio.
Ou a LM está atrasada com o cronograma ou o Pentagano está superestimando a capacidade da indústria em atualizar e entregar os sistemas.

Alecs

Vai segurar para a LM cumprir, a LM vai apertar o pessoal encarregado e eles irão trabalhar dobrado e entregar. Vai atrasar? Vai! Quando estiver com o software TR-3 validado vão acelerar as entregas. Faz parte do jogo. 1000 já foram entregues. Já um outro caça “istelfi” kkkkk Tem 86 encomendados e, dizem os torcedores, que já tem um (mísero único) esquadrão em operação. Do mesmo país que o super tanque quebra e ter que ser rebocado em desfile.

Rodrigo

Esse país tem apenas a versão desfile do avião, a versão combate ainda é maquete ou jogavel.no ace combat

Maurício.

Dizem que a Rússia não está muito preocupada com as entregas do Su-57 porque desenvolveram uma nova arma contra o F-35…

comment image:large

Camargoer.

“Quando for entregue o último exemplar, já estará obsoleto”

(comentário de alguns sobre o F39)

Nonato

Essa nova versão é correção de defeitos ou aprimoramento de capacidades?

Underground

Aprimoramento.

Rodolfo

Esses atrasos vão dificultar a situação da Lockheed na concorrência do NGAD contra a Boeing.

Nonato

Contrata a Embraer

Rodolfo

Talvez a SAAB que soube programar um código mais simples e modular que o time da Lockheed… que a cada upgrade do F35 leva uma eternidade pra revalidar o código inteiro linha por linha.

Nonato

Pois é. Os americanos têm complicado muito.
Problema de processos de trabalho.
Ser objetivo e simples.

Diego

O bom que grana não e o problema pra turma la

Leonardo

Será?? E a dívida de $34 trilhões….??!

Fabio

Impressão de dólar. Aumento de inflação. Fica o cuidado da grama do jardim da casa sem muros mais caro.

RSmith

diferença é que essa divida é em “dollares” …. e quem é que controla a emissão de “dollares”?

H.Saito

Fala isso para a Boeing.

Carvalho2008

O caça é bom, mas seu calcanhar de Aquiles é este…..como serão estas contínuas contínuas frequentes atualizações tão comuns no ciclo de vida do modelo?

O F39 por sua vez, já foi projetados para está facilidade….

RSmith

Growing pains… are to be expected.

Rodrigo Maçolla

Esse atraso não é problema , quando o bicho pega mesmo é o F-15 e F-16 que resolvem a parada… Deixa esse cacinha pra lá …

Talisson

Também penso assim. Mas os torcedores não aceitam quando isso se aplica aos caças chineses e russos.

H.Saito

Por enquanto, mas e depois?

lucena

A questão é… a espinha dorsal de muita força aérea de muitos países europeu … são de F-35… um único pais( EUA ) é o fiador de grande parte da força aérea da OTAN ( europeia )… seria colocar grande parte dos ovos em um único cesto… qual a probabilidade de acontecer algo negativo a tal espinha dorsal ?