Jatos F-35, F-15, F-16 e A-10 da Força Aérea dos EUA

Os Estados Unidos respondem por 19% da frota mundial de aviões de combate de serviço ativo

Estados Unidos (2.750 aeronaves): Com a maior frota de aviões de combate do mundo, os Estados Unidos mantêm uma vantagem aérea significativa em termos de tecnologia e capacidade. A força aérea dos EUA (USAF), a marinha (US Navy) e os fuzileiros navais (US Marine Corps) operam uma diversidade de aeronaves, incluindo os avançados F-22 Raptor e F-35 Lightning II. Esta capacidade reflete o compromisso dos EUA com a projeção de poder global e a manutenção de uma presença militar dominante em várias regiões estratégicas do mundo.

Caças Chengdu J-20 da Força Aérea Chinesa

China (1.578): A China tem expandido rapidamente suas forças aéreas, posicionando-se como a segunda maior frota de aviões de combate do mundo. Com aeronaves como o J-20, um caça stealth de quinta geração, e melhorias constantes em suas capacidades de aviação, a China visa desafiar a supremacia aérea dos EUA, especialmente no contexto de tensões crescentes na região Indo-Pacífico.

Caças Sukhoi Su-57 para a Força Aérea Russa

Rússia (1.539): A Rússia possui uma das frotas mais numerosas e tecnicamente avançadas, com destaque para aeronaves como o Su-57, seu caça stealth de quinta geração. A força aérea russa tem uma longa história de inovação em aviação militar e desempenha um papel central na estratégia de defesa do país, sendo empregada na Síria e na Guerra da Ucrânia.

Caças Sukhoi Su-30 e Tejas da IAF
Caças Sukhoi Su-30 e Tejas da IAF

Índia (736): Com uma frota diversificada que inclui o moderno Dassault Rafale e o indígena Tejas, além de versões do Su-30MKI, a Índia tem focado no fortalecimento de suas forças aéreas para manter a segurança regional e a soberania do espaço aéreo. O país continua a modernizar sua frota frente às tensões com vizinhos como Paquistão e China.

Gráfico: @RealAirPower1
Caça MiG-29 da Coreia do Norte

Coreia do Norte (572): Apesar de operar uma das maiores frotas de aeronaves de combate do mundo, a Coreia do Norte possui muitos aviões datados de eras anteriores, como o MiG-29 e o Su-25. A ênfase de Pyongyang na defesa aérea reflete seu foco em manter uma postura de dissuasão diante das tensões com a Coreia do Sul e aliados internacionais.

Caças J-10C da Força Aérea do Paquistão

Paquistão (477): A Força Aérea do Paquistão desempenha um papel crucial na estratégia de defesa nacional, especialmente considerando sua rivalidade de longa data com a Índia. A frota paquistanesa inclui aeronaves como o JF-17 Thunder, desenvolvido em parceria com a China, como também o J-10C chinês e caças F-16 americanos, evidenciando o país como um importante ator no equilíbrio de poder do Sul da Ásia.

‘Elephant walk’ de F-35 da Coreia do Sul

Coreia do Sul (452): Como contraponto à ameaça do Norte, a Coreia do Sul tem investido pesadamente em sua força aérea, incluindo a aquisição de caças F-35. Seul mantém uma das forças aéreas mais modernas e tecnicamente avançadas da Ásia, refletindo seu compromisso com a segurança nacional e alinhamento com aliados como os Estados Unidos.

Caças F-15SA da Força Aérea Real Saudita

Arábia Saudita (364): A Arábia Saudita tem uma das frotas aéreas mais modernas do Oriente Médio, incluindo aeronaves como o Eurofighter Typhoon e o F-15, o que demonstra seu investimento significativo em defesa para manter a influência regional e a segurança interna, em meio a um ambiente complexo e volátil.

Caças Rafale B do Egito

Egito (326): O Egito, com uma frota que inclui F-16s e recentemente adquiridos Rafales, tem se esforçado para manter uma força aérea robusta. Isso reflete a posição estratégica do país como uma potência militar no Norte da África e no Oriente Médio, com um papel ativo na segurança regional e na luta contra o terrorismo.

Caça F-16V de Taiwan

Taiwan (286): Frente às crescentes ameaças da China, Taiwan tem modernizado sua frota de defesa aérea com a inclusão de caças como o F-16V e o desenvolvimento do avançado caça indígena AIDC F-CK-1 Ching-kuo. A ilha continua a fortalecer suas capacidades aéreas para assegurar sua autodefesa e dissuadir agressões, contando com o apoio dos EUA e outros aliados democráticos.

Para baixar o World Air Forces 2024 do FlightGlobal, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

123 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodolfo

Com a ameaça russa e chinesa, imagino que Alemanha e Japão subam no ranking na próxima década.

Wellington R. Soares

Bem observado Rodolfo, como o Japão já possuí uma marinha poderosa, provavelmente a expansão do braço aéreo deve estar no radar.
Por mais que os caças que o Japão possuem sejam muito capazes (F35, F15, F2…), sabemos que quantidade também faz diferença e tem que andar junto.

Rodolfo

Sim, o Japão ainda vai receber a maior parte da ordem de cerca de 150 F35 que foram encomendados incluindo 42 umidades da versão B que irão operar a partir do Izumo e do Kaga depois que a conversao para porta avioes terminar em 2025. Muito provavelmente terao mais ordens de F35 e na proxima decada o caça de 6a junto com Inglaterra e Italia.
Ainda acho possível que depois do NGAD e FAXX entrarem em serviço, algumas unidades do F22 sejam repassadas para Japao e Israel após aprovação pelo congresso americano.

Akhinos

Amigão, acho que tu não tá entendendo mto bem o ciclo economico que vem se desenhando nessa década e na próxima, daqui 10 anos ng vai lembrar mais que Alemanha e Japão existem. São cartas fora do baralho geopolítico.

Felipe Morais

Uhum, vai nessa.

Sturmgewehrstgde

A única carta fora do baralho e a Rússia.
Depois do pau que ta tomando dos ucranianos vai se esfacelar em uns 10 ou 15 países independentes.
Algumas revoltas internas já estão começando.
E o começo do fim da Rússia.
Já vai tarde.

Renan

Ponto de vista Imagina um país com o olhar administrativo esquece o certo ou o errado, esquerda e direita etc A Rússia antes da Ucrânia usava uma % grande para manter seus estoques de armas com equipamentos com quase 50 anos Ela está usando tudo isso Significa que não terá mais este gasto em manutenção e conservação, liberando recursos para investir em novos produtos Então no meu ponto de vista a Rússia irá declinar seu poder bélico nos próximos 3 anos, acredito que a guerra dure isso E após isto irá ter condições de renovar seu arsenal com equipamentos novos,… Read more »

Elias E. Vargas

Não se pode negar que tanto a OTAN como a RUSSIA, estão desovando estoques de material ocioso e ultrapassado no confronto da UCRÂNIA, além do mais, a guerra hoje não é mais como conhecemos até meados da 2ª metade do século passado, drones, inteligência artificial e a cyberwar. Porém a RUSSIA tem poder nuclear invejável que só os EUA, friso, só os EUA tem capacidade de contrapor.

Francisco

Acorda e pára de sonhar.

Gilson Vieira da Cunha

Sim, Sturm. A federação russa reúne mais de cem diferentes nacionalidades e idiomas, muitas hostis ao domínio secular russo (eslavo). O império está capengando.

Akhinos

Primeiro que como diz o poeta eu cag… e ando pra Rússia tenho zero interesse na manutenção ou expansão de poder de qualquer país que não seja o Brasil. Mas como economista deixa eu desenhar pq parece que vcs amam projetar seus desejos na realidade ao invés de estudar realmente temas economicos. Alemanha e Japão serão cartas foras do baralho pela questão demográfica que está acelerando fortemente e pela perda de vantagens comparativas. A Alemanha perdeu completamente sua capacidade de financiar sua indústria de transformação sem combustível barato russo. Além disso eles estao pagando um preço altissimo de tabela do… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Akhinos
Rodolfo

Alemanha e Japão tem industria nacional forte que produz alto valor agregado, coisa que o Brasil não tem. Sim, a questão demografíca tem importância a longo prazo no PIB, mas isso pode ser corrogido com migração… aliás o Japão vem adotando medidas para atrair estrangeiros e imagino que cada vez mais descendentes de japoneses no Brasil irão fazer o caminho de volta. Pelo mesmo fator o Brasil não irá passar em termos de economia, o país ta envelhecendo rápido e perdeu o timing do boom demográfico pra ficar rico, como bem já apontou o economista Marcos Lisboa. Nigéria e Indonesia… Read more »

Akhinos

O fato de tu levantar imigração como um fator de contenção da crise demográfica japonesa me faz pensar que tu não tem a mais remota ideia do que tu está falando. A sociedade japonesa é a mais xenofóbica do mundo, e isso não é uma opinião. A população de dekaseguis brasileiros no Brasil de aproximadamente 2 milhões de pessoas é totalmente incapaz de suprir a queda populacional japonesa. Se voce acredita que o Japão usará a estratégia de multiculturalismo para impedir a queda de sua população, então eu tenho um terreno ótimo em Piraciba para vender para voce. Sobre industria… Read more »

Rodolfo

A expectativa é que 10% da população do Japão será de migrantes até 2070. Eles vão dar prioridades pra descendentes (benefícios extendidos recentemente até 4a geração) e skilled workers. Sim isso vai acarretar mudanças permanentes na sociedade, mas a maior parte da população das grandes cidades como Toqui e Osaka já entendem que é melhor aceitar estrangeiros para manter a economia em pé ou o país entra em colapso com o envelhecimento progressivo.

https://www.asiapacific.ca/publication/japan-needs-more-labour-immigration-answer

Rodolfo

A expectativa é que o Brasil permaneça mesmo estacionado na 8a posicao do PIB ate 2075.

https://www.visualcapitalist.com/top-economies-in-the-world-1980-2075/

Akhinos

Kra, sério que tu leva em consideração projeção econométrica para 2075? Eu tenho certeza absoluta que tu nunca trabalhou na tua vida com variáveis estocásticas. O nível de debate nesse fórum é pífio para não dizer outra coisa, perda de tempo ter vindo aqui.

Mauro Cambuquira

Isso tem sido colocado em vários veículos de comunicação do mundo.
O problema todo é a torcida.
Enxergar números com o coração. O pessoal torce contra a Rússia. E de graça. Qual é o fundamento disso? Ainda mais aqui pra nós brasileiros?

Atirador

KKKKKKKKKKKKKKKK
Agora conta aquela do papagaio conta

Nícolas

Tá sabendo legal

Luiz Candido

Pode esclarecer e fundamentar pfv?

Atirador

Sério isso ? O mais rico da Europa e o segundo mais rico da ásia ?

Wilson

Ameaça pra quem?

Rodolfo

Os japoneses se sentem ameaçados pelo crescimento militar chinês. Os alemães e europeus já veem como inevitável um conflito com a Rússia.

Ivan

Não sei não…
A Força Aérea de Autodefesa do Japão – JASDF
opera hoje mais de 300 aeronaves de caça,
incluindo os bipostos de conversão, que podem realizar missões ativas.
.
São cerca de:

  • 155 F-15J;
  • 45 F-15DJ;
  • 62 F-2A;
  • 25 F-2B; e
  • 34 F-35A/B

.
E ainda tem algo como 200 Kawasaki T-4, aeronaves de treinamento que são tão parecidas com os Alphajet – só que mais modernos – que pouco me surpreenderia se preservassem alguma capacidade de ataque.

Saudações,
Ivan, an oldinfantryman.

Renato B.

Caia bem incluir a garbosa frota brasileira, não?

Santamariense

Cara, ironia tem limite … 😂😂

Rodrigo

Se for em volume de oficiais estaríamos no minimo no top 3.

Rinaldo Nery

E quantos são?

Rodrigo

E na relação militar por avião de combate chuto top 1.

Tarcisio William Duarte
Rinaldo Nery

Tem de 2023?

Tarcisio William Duarte

Bom dia Cel. Nery procurei a de 2023 mas somente achei a de 2019, mas é uma boa referencia o espantoso é a quantidade de pensões para 522 Marechais do Ar, 337 pensões para Brigadeiros do Ar 695 pensões para Major-Brigadeiro e 1882 pensões para Brigadeiros. Realmente é muita estrelas para poucas constelações.

A C

Excelente esse documento “World Air Forces 2024 do FlightGlobal“. Mostra a competencia e qualidade da inteligencia de negocios da EMB, que por certo nao estah dormindo no ponto.
Traz muita informacao que satisfaz a curiosidade de muitos e ainda traz fotografias lindas, incluindo dos produtos EMB. Em particular, gostei bastante do P600 AEW&C.

Sergio

Achei que Israel estivesse no mesmo nível da Força aérea paquistanesa. Em quantidade, é claro.

Rodrigo G C Frizoni

A doutrina Israelense preza pelo tecnoligia e capacidade de antecipar a possiveis ameaça, como foi por exemplo na guerra contra o egito que tinha uma frota muito maior, porem Israel antecipou e atacou e conseguu destruir quase toda força aerea do egito antes mesmo de decolarem.

Satoshi

Parece que essa doutrina não foi percebida no dia 07/10. Onde 1.000 guerrilheiros de chinelo e moletom, subjugaram mais de 10.000 soldados de Israel, lotados em bases fronteiriças com Gaza.
Bases essas que só foram recuperadas por Israel, através da utilização do protocolo hanibal.

Jagder#44

O que esse ataque do dia 7 tem a ver com o número de caças de Israel?

Orivaldo

3cmeses depois você viu o que a Força aérea deles fez ?

Camillo

Se Israel é tudo que se diz a propaganda, então pq não vão de uma vez pra cima do Irã…

Orivaldo

Tudo ao seu tempo. Tem o Norte primeiro

Camillo

Se vc pesquisar na Internet, tem notícias da década de 90… de Israel ameaçar o Irã e pedir ajuda dos EUA…
OK, o Irã está esperando rsrsrs…

Caio Márcio

Minha Nossa!

O cara é fã do Irã!!!!
Uma das teocracias mais malignas já surgidas na história.
Não existe um judeu sequer que deve morar no Irã, enquanto isso em Israel, até no parlamento de , existem árabes que foram eleitos.
As mesquitas são protegidas pela polícia em Israel, e inclusive, os israelenses são proibidos de frequentá-las em determinados dias, pois são exclusivos dos muçulmanos.

Santamariense

Por que?? Quem vive ameaçando que vai destruir, trucidar, calcinar, etc, é o Irã em relação a Israel. Israel não diz que vai acabar com ninguém. Portanto, devolvo tua pergunta: por que o Irã não ataca Israel??

KKce

Na verdade o seu questionamento deveria ser o contrário. É o Irã quem tem interesse na destruição de Israel, porque não vão pra cima ao invés de ficar se escondendo atrás de grupos terroristas pés de chinelo?

Sandro Torres

Na verdade Israel possui muito dinheiro investido nos EUA, eles precisam de armas eles acionam o governo americano e ‘compram’ o necessário para vencer a situação no momento!
Irã só ñ ataca Israel pq sabe que são aliados dos americanos.

Bernardo

Negativo, foi através do protocolo MR

Camillo

Lembrando que o Paquistão fabrica localmente o Jf-17, desenvolvido em conjunto com a China. Os caças israelenses são todos fabricados pelos EUA.
Interessante neste ranking, das dez maiores forças aéreas
1 na América do Norte, EUA
1 na África, Egito
E 8 na Ásia

Bernardo

É suficiente, principalmente pela formação dos pilotos. Só quem tem as melhores notas e o melhor perfil, mais destacado entra na força aérea. Dentro desses, os melhores entram no pool pra ser piloto. Dentro desses, só os melhores dos melhores começam o treinamento pra piloto. É o modelo que tem funcionado (até hoje) e dado um rendimento maior aos pilotos israelenses. Necessário principalmente porque boa parte da estratégia depende da Força Aérea. Em relação à quantidade é como se, sei lá, Alagoas tivesse tudo isso de força aérea (acho que nem tão grande assim de área). O Paquistão é muitas… Read more »

Leonardo Bastos

Seria interessante listar por tipo de aeronave…

Alexandre Galante

Para ver as listas por tipo de aeronave, baixe o World Air Forces 2024:

https://www.flightglobal.com/download?ac=98881

Fabio Mayer

O Brasil se destaca no quesito “aeronaves de transporte”. O que não é ruim, se bem que a impressão geral é que precisávamos de mais delas…

Adriano RA

Os números da Rússia estão completamente inchados. Esses números inventados sempre foram convenientes, para os russos e também para os militares da OTAN, que podem reclamar por maiores orçamentos para fazer frente à “ameaça ” russa.

Bosco

A Rússia possui 1500 aeronaves de combate inúteis.
Para lançar mísseis a partir do seu território poderiam colocar um booster nos Kh-101 e lançá-los de lançadores em terra.

Bosco

Vale salientar que por força do tratado INF dos EUA com a URSS/Rússia os EUA trataram de desenvolver uma força aérea com alta capacidade ofensiva e não baseou sua capacidade de ataque em mísseis balísticos já que estava limitado a mísseis sup-sup lançados de terra com alcance maior que 500 km. O grande volume de mísseis que a China possui é na faixa de até 1500 km que é o alcance de ataque dos caças americanos (incluindo aí os stealths), com a vantagem para os americanos que caças são reutilizáveis, levam pelo menos 5 vezes mais carga bélica e servem… Read more »

Adriano RA

Parece-me que os mísseis de médio alcance são a medida correta a tomar, levando em conta a experiência da guerra na Ucrânia. O espaço aéreo continua negado aos aviões de combate (de ambos os lados), mas os mísseis, em especial os de cruzeiro como o Storm Shadow, estão com fácil acesso aos alvos russos, de alguma forma driblando as defesas antiaéreas. Tudo bem que não há caças de 5º geração atuando na Ucrânia, e não está claro como eles performariam contra a AA russa.

Bosco

Adriano, Mas se fossem os EUA sem dúvida a aviação estaria sendo utilizada até o osso para atacar alvos estratégicos, com ou sem a presença das defesas AA russas. Os mísseis (sup-sup e ar-sup) de grande alcance seriam utilizados em situações e alvos específicos mas o grande volume de fogo seria proporcionado pela aviação utilizando bombas guiadas e mísseis de curto alcance. A combinação dos meios que os americanos dispõem não tem igual e vimos isso com o desempenho medíocre (para ser moderado) da aviação russa nesse conflito. Aeronaves stealth, ataque eletrônico, mísseis “chamarizes” , operações SEAD/DEAD utilizando grande quantidade… Read more »

Diego

E continua sendo medíocre pois com esses números que eles tem e não usa… Alguma coisa está errada

Adriano RA

Bosco, concordo totalmente com suas colocações.

Diego, minha suspeita é que os russos possuem poucos exemplares de caças realmente modermos e operacionais. Não podem correr o risco de perdê-los sobre a Ucrânia e, por isso, deixam a aviação de fora do conflito.

Bosco

Os caças russos não têm capacidade multifuncional como os caças ocidentais. Seja por conta de doutrina ou por conta de alguma deficiência tecnológica. Ou os caças são vocacionados ao ataque ou à superioridade aérea/interceptação. Os aviões de ataque não estão sendo utilizados como deveriam e os caças de superioridade aérea estão dedicados à defesa aérea. Aí sobra para os bombardeiros (e para o MiG-31) lançar mísseis de longo alcance (Kh-101, Kh-22/32, Kinzhal). Eventualmente um avião de ataque lança um míssil antirradiação Kh-31, um míssil cruise de curto alcance Kh-59 ou uma bomba planadora. Uma coisa ficou clara acerca da aviação… Read more »

Carlos Crispim

Pensei que o Brasil ia estar nessa…

Jorgemateus77

Besteira, quantitativo para quê ?
Com nosso super caça dos caças Gripen 1 unidade dele equivalerá a 5 outros caças

Santamariense

Acredito que o Crispim tenha sido irônico…

Nonato

Já temos 8 gripens.

Jorgemateus77

Ou seja: já temos 40 caças

FELIPE

Aviões de combate abrangem mais que só os caças de superioridade aérea, no nosso caso entraria na conta também os AMX e Super Tucanos, até mesmo os Tucanos ainda ativos e estão previstos de serem modernizados. Hoje temos ativos:

8 F-39E
36 F-5M
11 A-1M
89 AT-29
40 AT-27

Allan Lemos

Por quê? Não temos ameaças, não precisamos de mais caças, nossa prioridade deve ser investir quase R$2 bilhões em uma nova escola de sargentos.

Bosco

Não entendi?
A IA está em pleno vapor mas ainda para operar armas e equipamentos é necessário o ser humano. Investir em treinamento de pessoal é essencial.
Uma coisa é criticar as tais filhas solteiras dos militares (e de outros servidores públicos) outra é criticar a formação de pessoal militar. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
A Rússia mesmo está nos mostrando que equipamentos e armas nas mãos de quem não tem nem doutrina e nem treinamento não vale nada.

Rinaldo Nery

Exato. Mas a maioria aqui não atinge esse nível de compreensão.

Luís Henrique

O Brasil só entra no Top 50.
Ficamos de fora até do top 45. Kkkkk

Akivrx

Japão 2023 até dia 31/03/2024 F-15J/DJ 200 F-2A/B 91 F-35A 33 https://flyteam.jp/news/article/139449 324 caças de combate. Até 2034 como vai ficar a JADSF, em 2035 se pretende iniciar a substituição dos F-2. F15 JSI 100 F-2A/B 91 F-35A 105 F-35B 42 324 caças de combate em 2034. O Japão tem 8 esquadrões de F-15 com 20 unidades cada esquadrão, e 1 esquadrão de F-15 agressor com 20 unidades, 2 esquadrões em Misawa estão recebendo 40 unidades do F-35A, os próximos 2 esquadrões que vão receber 40 F-35A será o de Komatsu. Os 2 esquadrões de Misawa que estão recebendo os F-35A operavam os F-4, os… Read more »

ChinEs

A China impressiona pela crescimento exponencial do seu potencial de combate e pela qualidade dos caças que produz, nesse caso o J20 e o J10, são número impressionantes.

Reginaldo y

Eu prefiro o j7 com 4 giga de memória ram e 36 de memória expansiva

Luís Henrique

E os J-16.

Aéreo

A ausência de Inglaterra, França, Itália e Alemanha (maiores economias europeias) entre a lista do 10 maiores, monstra como a Europa ocidental necessita dos EUA para a sua defesa.

Satoshi

A Europa, envelheceu…
Em 30 anos, a maior parte de sua população será de imigrantes Árabes, Africanos e Asiáticos… e seus descendentes.

Aéreo

Este é um ponto chave da questão. Tem uma piada que diz que um Imigrante muçulmano com 40 anos já fez 4 filhos. Um francês com 40 anos, sai da casa dos pais, pra ir morar com outro francês.

Luís Henrique

Hahahahahaha

Hcosta

por enquanto os imigrantes não europeus são 4% da população total…

Aéreo

Acho que a questão é o envelhecimento desta população, a Rússia passa por problema semelhante.

Last edited 3 meses atrás by Aéreo
Oráculo

Graças ao Leste Europeu, aonde os governos extraditam imigrantes para os países da Europa Ocidental, assim que chegam em seus países.

Mas na França já passou de 10% faz tempo.E não para de crescer.

Manuel

Se existem a OTAN não faz sentido esses países terem uma grande quantidade de caças. Caso algum seja atacado todos os países irão defender.

Aéreo

Esta lógica procede. Os Europeus montaram grandes estados de bem estar social e renunciaram a muitas capacidades defensivas, terceirizando-as para os EUA. Mas toda questão tem prós e contras. A Europa, e sua defesa terceirizada, se apequenou politicamente face as vontades dos EUA. Esta guerra na Ucrânia é um exemplo. Quem está perdendo nesta guerra? Em ordem decrescente. Os Ucranianos, um custo de uma geração inteira, perda de territórios, econômica arrasada. Os Russos, igualmente uma geração inteira, mais uns 20 ou 30 anos de atraso econômico. E os Europeus. Crise migratória, inflação, recessão e neste cenário econômico ruim, mais necessidades… Read more »

Felipe Morais

É isso aí. Só uma questão sobre a Europa dizer não aos EUA … Primeiro, eles tiveram que aprender, a duros custos que já aconteceram e/ou acontecerão, a dizer não aos russos. Os europeus descansaram. Focaram muito em políticas internas e no bem estar social, e esqueceram da geopolítica. Por muito pouco, estão conseguindo ultrapassar a questão da dependência energética dos russos, um erro enorme. Com isso, por todo o cenário, certamente voltarão a focar em suas capacidades militares até onde der em razão do preço social que isso irá lhes custas (quem se acostuma com o que é bom,… Read more »

Hcosta

A revolução da EUROMaidan, tem esse nome porque foi desencadeada por uma imposição de Moscovo sobre um acordo comercial entre a Ucrânia e a UE. Mais uma vez, o argumento da OTAN só serve para Putin “convencer” os Russos de que é o único que pode defender a Rússia de uma invasão de “nazis”, nem as armas nucleares (com capacidade para destruir todo o planeta várias vezes) são suficientes para parar os malvados europeus e de outros continentes… E recessão de 0,1%, do ano passado, com previsões para crescer logo em seguida e inflação nos 3%. Crise imigratória, economicamente, tem… Read more »

Bosco

Editado por mim. Alguém já disse o mesmo.

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Allan Lemos

Não achava que a Rússia ainda teria toda essa quantidade de aeronaves de combate mesmo após as supostas perdas na Ucrânia.

Alexandre Galante

As perdas são pequenas diante do número de aviões da VKS:

comment image

Allan Lemos

Esse número é diferente do que estava no relatório do Military Balance, de antes da guerra começar, que mostrava que o número de aviões de combate seria menor que 1200. Por isso achei estranho.

Talvez esse número inclua também as aeronaves que não estejam operacionais ou as fontes estejam superestimando as perdas russas na Ucrânia.

Fagundes

Só quem vive lá para dizer se a Glasnost mudou a Rússia mesmo.Acho que ninguém informa, em tempos de crise, os números exatos

Orivaldo

Na lista de pensões nós ganhamos

Um Simples Brasileiro

A Índia tem que ter muitos mesmo, os dados mostram quem em 30 anos perdeu, em acidentes, o equivalente à uma pequena força aérea.

Orivaldo

Mas está diminuindo faz anos

Clésio Luiz

Os números de alguns países me causaram estranhamento. Fui dar uma olhada na lista detalhada e tem muito treinador e caças obsoletos fazendo volume no número total. No caso da China, por exemplo, o caça mais numeroso é o J-7, que é a cópia deles do MiG-21, com 387 unidades. Outro é o bombardeiro H-6, cópia do Tupolev Tu-16 da década de 1950, com 120 unidades. O Q-5, um derivado do MiG-19, está em 118 unidades. O J-8, praticamente a cópia deles do Su-15, tem 96 unidades. Caças de 4ª geração (J-10 e Flankers) somam apenas 558 das 1.578 aeronaves… Read more »

Santamariense

Concordo com tudo que vc escreveu, mas já li em vários locais que o número de J-20 na PLAAF é de mais de 200 aeronaves. Mas, realmente tem muita aeronaves obsoletas ainda operando na china e, principalmente, na Coréia do Norte.

Luís Henrique

20 J-20 operacionais??

Algumas fontes sugerem que somente em 2023 a China recebeu entre 100 e 120 J-20.

Eles também possuem cerca de 500 J-10.

Camillo

Os dados que vc apresenta estão bem fora da realidade, não irei comentar todos, somente dois…
20 J-20 ??? São mais de 200…se falando em 250 já…
Só o J-10 tem mais de 600 unidades…

Clésio Luiz

Eu não criei esses números do nada. Eles vieram diretamente do catálogo da Flight Global, cujo link está no fim da matéria para você poder verificar por você mesmo, e que é o mesmo da matéria do Poder Aéreo. A não ser que você tenha uma fonte de melhor credibilidade, os números são esses daí mesmo.

The Brazilian Gripen

Dada nossa dimensão territorial e marítimo, o Brasil, deveria (na opinião de vocês) entre Índia e Taiwan ou um pouco mais?

bjj

A dimensão territorial é um fator muito mais importante para determinar o número de meios de patrulha do que de combate. Se o número de caças tivesse de ser proporcional ao tamanho do território, então o Uruguai precisaria ter mais caças que Israel, a Bolívia mais que o Japão, o Paraguai mais que a Inglaterra e assim por diante. Meios de combate serão determinados pelo nível de ameaça esperada. Quem pode nos atacar? Qual a probabilidade disso ocorrer? Quantos meios aéreos esse país possui ou poderia deslocar para cá? Respondidas essas perguntas, o Brasil certamente seria colocado bem abaixo de… Read more »

Luís Henrique

Analisando nosso PIB tanto por conversão como PPP, nosso tamanho territorial e populacional, acho que o mínimo do mínimo seria igualarmos os números de caças das principais potências europeias. Ou seja, algo próximo de 200 caças.

E idealmente mais na casa dos 300 a 500 caças, ficando acima das potências europeias e abaixo da Índia.

Luís Henrique

Creio que neste estudo incluem caças, bombardeiros e aeronaves de ataque.
Portanto do lado dos EUA além dos caças multimissao devem estar inclusos os A-10 e também os Harrier que são subsonicos.
Do lado dos russos inclui Su-24 bombardeiro e Su-25 aeronave de ataque.
No lado dos europeus aeronaves como os Tornado, Mirage 2000D, AMX, etc.

KKce

Se separar USAF, Marine Corps e a US Navy eles teriam 3 posições nesse top 10

Palpiteiro

E os drones?

Digo

Números totalmente desatualizados, principalmente no caso da China. Essa lista não é nem um pouco credível. Exemplo

Número de J-10 no WF: 268

Número estimado de J-10 produzidos: 600+

Número de J-20 no WF: 19(????????????)

Número estimado de J-20 produzido: 250+

Número de Su-30/Su-35/J-11/J-16 no WF: 315

Número estimado de Su-27/Su-35/J-11/J-16 produzidos/comprados: 700+

Claramente essa lista não fez nenhum tipo de pesquisa antes de publicar esse artigo.

Abner

Achei que a França tinha + de 200 caças?

E a Inglaterra também.

Heinz

Eu fico pensando, como, como que a Rússia com essa esmagadora diferença numérica ainda não destruiu toda força aérea ucraniana. Mds, só me vem uma palavra na mente, incompetência. Ou os Ucranianos são muito bons mesmo com apenas dezenas de caças.

Luís Henrique

A Ucrânia tinha antes da invasão cerca de 200 a 250 lançadores de sistemas S-300, mais de 70 sistemas Buk, mais de 90 sistemas Pechora, milhares de manpads.

Recebeu ainda da Otan, sistemas Patriot, Iris-t slm, Nasams, Samp-t (aster-30), entre outros.

Nenhum país europeu possui uma defesa antiaérea tão poderosa como esta. Aliás, pouquíssimos no mundo.

Last edited 3 meses atrás by Luís Henrique
No One

O Iraq , na primeira invasão, possuía no seu inventário um total de 16.000 mísseis terra-ar , tanto guiados por radar quanto por infravermelho Até 154 locais de SAM e 18 instalações de apoio de SAM estavam localizados no Iraque, com outros 20 ou 21 no teatro de operações do Kuwait (KTO). O Iraque também possuía um grande número de artilharia antiaérea, 2.404 canhões fixos e 6.100 canhões, para completar e fornecer a cobertura do espaço aéreo iraquiano existiam 478 radares de alerta precoce, 75 radares de alta frequência e 154 radares de aquisição. E na época boa Iraq torrava… Read more »

Um Simples Brasileiro

Essa listas sempre são por alto, não dá para se ter certeza das quantidades reais de aeronaves de várias forças aéreas, inclusive, por motivos estratégicos, há países que “escondem” um numero maior (Minoria, mas, existem) e há os que colocam os números lá em cima para elevar a moral com “propaganda”. Por exemplo, que a Coréia do Norte já teve essa quantidade de caças, não há dúvidas, mas, quantos realmente restam hoje? Deve ser o mesmo caso de Cuba.

Um Simples Brasileiro

Por outro lado, é bem capaz da China ter um número maior do que o divulgado, já que produzem a um ritmo frenético e a divulgação é ao sabor da geopolítica.

Gabriel Jaguar

Não entendi a foto do ilustre KC-390 Millenium da FAB/Embraer com o título ” World Air Forces ” sendo que o avião em questão infelizmente não faz parte de nenhuma das 10 maiores forças do mundo.

Alexandre

A Embraer, como mostrado na foto da capa, é um dos , senão o principal, financiador da publicação. Então, não mais do que normal ter um avião da Embraer, no caso o Millenium na capa, propaganda……

Wellington R. Soares

Caro Gabriel, esse estudo foi retirado de um material publicado pela Embraer, veja o documento abaixo. Por isso o KC na foto, propaganda rsrr …

https://www.flightglobal.com/download?ac=98881

Fernando "Nunão" De Martini

É a foto da capa da revista que publicou a matéria original sobre as 10 maiores forças aéreas, apenas isso…

Dirceu

A melhor foto nesta materia, está no final (Flight International), onde mostra um avião muito bom, barato e bonito rsss

Tutor

A boca não está boa para Taiwan não hein, e piorando.

Oaklive

E eu que só agora que me dei conta que 3 X 130 = 390. Muito bom Embraer!

Um Simples Brasileiro

Eu também só me dei conta disso agora com o seu comentário.

José de Souza

“Tradição” da EMBRAER, aviões militares na casa dos 300… Tucano, Xavante.

J-20

Dessas aí, a que tem o desempenho mais porco é a Saudita

Rodrigo

Engraçado joguei no Google e Reino Unido tem mais de 500 jets na força aérea.

FELIPE

Brasil deveria ter no mínimo uns 300 aviões de combate.

Ivan

Só por desencargo de consciência: Todo mundo sabe que a Força Aérea de Autodefesa do Japão – JASDF alinha nas suas fileiras mais de 300 aeronaves de caça, incluindo os bipostos de conversão, mas que podem realizar missões ativas. . São cerca de: 155 F-15J; 45 F-15DJ; 62 F-2A; 25 F-2B; e 34 F-35A/B Recentemente aposentaram seus Phantom F-4EJ, aeronaves que ainda teriam espaço operacional em algumas das Top 10 citadas na tabela acima. Maior que a de Taiwan? Melhor que algumas? Talvez. . Outro pequeno detalhe: . Notaram que NÃO aparece nenhuma força aérea da EUROPA entre as Top 10… Read more »