Caças JF-17 da Força Aérea do Paquistão

O Paquistão conduziu ataques com mísseis dentro do Irã, visando militantes separatistas balúchis, dois dias depois de Teerã ter dito ter atacado as bases de outro grupo dentro do território paquistanês.

A mídia iraniana disse que vários mísseis atingiram uma vila na província de Sistão-Baluchistão, que faz fronteira com o Paquistão, matando pelo menos nove pessoas.

O exército do Paquistão disse que “esconderijos usados por organizações terroristas, nomeadamente o Exército de Libertação do Baluchistão e a Frente de Libertação do Baluchistão, foram atacados com sucesso” na manhã de quinta-feira.

O Irã disse na terça-feira que atingiu bases militantes ligadas a Israel dentro do Paquistão. Ambos os grupos-alvo são etnicamente balúchis, mas não ficou claro se cooperam.

O Paquistão, que possui armas nucleares, disse que civis foram atingidos e duas crianças mortas.

Os ataques ocorrem num momento em que o Oriente Médio permanece perturbado pela guerra de Israel com o Hamas na Faixa de Gaza. O Irã também realizou ataques aéreos na noite de segunda-feira no Iraque e na Síria por causa de um atentado suicida alegado pelo Estado Islâmico que matou mais de 90 pessoas no início de janeiro.

Enquanto isso, continuam os ataques Houthi contra o transporte marítimo internacional no Mar Vermelho.

MAPA: Al Jazeera

JF-17 Thunder e seu leque de armas

NOTA DA REDAÇÃO: Segundo o “The STRATCOM Bureau” (@OSPSF) no X, o pacote de ataque principal usado pelo Paquistão contra o Irã nos ataques aéreos (Operação Marg Bar Sarmachar) consistiu em jatos de combate JF-17 Thunder do Esquadrão Multifuncional No. 2 ‘Minhasians’, atribuídos à Base PAF Masroor (Karachi), 39ª Ala Tática do Comando Aéreo do Sul da PAF.

SAIBA MAIS:

Os satélites militares de vigilância ‘Noor’ do Irã

Irã ataca bases de grupo militante sunita no Paquistão

Irã lança ataques com mísseis no Iraque e na Síria

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo G C Frizoni

Rapaz o Paquistao usando f-16 ou aquele caça chines invadiu o espaço aereo do poderoso Irã. Agora imagina o baile que os B-2,B-21,F-22 e F-35 iam fazer.

Macgaren

Pensei a mesma coisa, defesa anti aera, ainda mais na fronteira, foi uma piada.

Last edited 3 meses atrás by Macgaren
Vinicius Momesso

O Irã sabia que a resposta viria.
Agora imagina se o mesmo abate um caça paquistanês? Iniciaria-se um conflito entre os dois quase que instantaneamente. Seria o sonho dos EUA/Israel ao ver o exército iraniano se exaurir sem precisar por as botas em solo aiatolá. O mesmo vale para Índia frente ao Paquistão.

Last edited 3 meses atrás by Vinicius Momesso
Fabio Araujo

O Irã tem muita defesa antiaérea, mas creio que ou não tem instalada ou tem poucas na fronteira com o Paquistão pois não esperavam ter que se defender de ataques por aquele lado, e em termos de força aérea enquanto não chegarem os SU-35 os aviões iranianos são antigos e não sabemos a disponibilidade.

Maurício.

“Rapaz o Paquistao usando f-16 ou aquele caça chines invadiu o espaço aereo do poderoso Irã.”

No quesito força aérea, na minha opinião o Irã não tem nada de poderoso, os F-5, mais aqueles F-5 modificados, e os F-4, F-14 e Mig-29, não teriam a mínima chance contra um F-16 do Paquistão, acho que até esses JF-17 dão conta, pelo menos possuem aviônica e sistemas atualizados.

nostra

chinese A100E mbrl was used

JPonte

Pense que agora o Irã encontrou pela frente um ” doido é meio ” …: dizem que para um doido só outro doído e meio …. O Paquistão tem tropas nas 3 armas bem armadas e bem equipadas …e testadas em combates continuados . Tem uma expertise em guerra assimétrica e irregular comprovadamente eficiente haja visto o que fazem e fizeram ao longo de todos estes anos no Afeganistão e na Índia . Além de tudo o Paquistão é aliado visceral da Arábia Saudita …. então o Irã achar que iria atacar o Paquistão e ficar por isto mesmo é… Read more »

Vinicius Momesso

Isso lembra quando o general Soleimani foi morto pelos EUA. Logo depois o Irã avisou Washington que atacaria um base americana, fornecendo dia e horário. Resultado: os soldados americanos retiram seus equipamentos, se esconderam nos bunkers e esperam a chuva de mísseis chegar.
Chega a beirar o ridículo isso.

Talisson

Essa técnica de publicisar tudo é cara da Otan e EUA. Vide Ucrania e bombardeio ao Houthi.

Macgaren

Pelo contrário, só mostra como Irã é um exemplo de organização.

Carlos Campos

não avisaram, ficaram sabendo pq descobriram antes, 5 soldados morreram em Irbil

Willber Rodrigues

Bom, pau que dá em Chico, dá em Francisco, né?
Apesar de achar que, no fundo, foi tudo “combinado” por baixo dos panos, era óbvio que o Paquistão teria que “dar um soco” no Irã, pra não ficar feio na fita…

Willber Rodrigues

PS: por algum motivo, sempre fui fãn desse JF-17….

Nilo

Pois é rsrs e mesmo que tenha cobertura de defesa anti aérea com certeza não usariam. Troca de gentileza.

Renato B.

Eu também acho que foi publicidade, especialmente para público interno. Um risco calculado. Governantes com medo de parecerem fracos tendem a gostar de guerra.

Fábio de Souza

A escalada de conflitos no Oriente médio , só esquenta causando uma preocupação , para um conflito generalizado . A ONU e a diplomacia das Grandes Potencias , tem que agirem rapidamente. Ou estamos sujeito a presenciar um conflito Nuclear .

Patta

A Onu não vai comprar briga com portadores de armas nucleares

Gilson Elano

Seria interessante, os dois engalfinharem-se, só pro resto do mundo ver e ter noção de uma coisinha.

Fabio Araujo

O Irã escolheu o vizinho errado para atacar o Paquistão por conta de vários entreveros com a Índia e com o Talibã tem um política de bateu levou, e se atacar de novo vai ter troco.

Carlos I

Vejo muitos cogitando que foi combinado, não sei se acredito muito nisso, esses combinados tendem a vazar e gerar enorme constrangimento.

Eventualmente o alto escalão e por meios informais e que aceitasse o sacrifício de seus compatriotas o que seria de péssimo gosto, porque começa retirar muita gente de um local e logo depois ele é atacado, bom todo mundo iria supor o combinado…

Eromaster

Pra mim esse ataque foi combinado. O Paquistão atacou um alvo na fronteira, sendo um grupo anti iraniano.

Fish

Deixem a ingenuidade de lado senhores, isso é jogo de cartas marcadas, os paquistaneses e iranianos sabiam e combinaram esses ataques, ambos grupos terroristas são inimigos de ambos estados.

nostra

few weeks or so ago pakistanis were in washington asking for IMF loans etc , they have a habit of leasing their terrorist groups and terrorism expertise to USA since cold war days in exchange of financial aid or military aid etc and coincidentally couple of days ago a long pending 700million IMF loan was provided finally to pakistan its plausible iran connected the recent suicide attacks to the terrorist groups in pakistan and elsewhere which were a favour in exchange of services like in the cold war days so iran attacked to send a message, and now it seems… Read more »

Last edited 3 meses atrás by nostra
Ten Murphy

Nostra, feliz ano novo! Faz tempo que não te via por aqui, até lembrei mês passado. Apareça mais, suas contribuições são sempre bem-vindas!

Orivaldo

Agora eu pergunto pra quem ir caçar confusão com o Paquistão? Israel agradece

Renato B.

O Nostra explicou bem: porque o Paquistão abriga um monte de terroristas e de vez em quando esses terroristas podem topar uns “trabalhos free lance” para grandes poderes. O que ele sugere é que o ataque foi um recado para o Paquistão depois de um grande atentado terrorista em Teerã. Diplomacia e Guerra se combinam como uma linguagem.

BraZil

Está tão comum invadir o espaço aéreo de outro país ultimamente, que parece fácil…..nessas horas lembro de nosso país…e sua enorme cobertura radar, com pouquíssima defesa aérea. Em caso de uma (hipotética) incursão contra nós, seríamos “voyeristas suicidas” ou “voyeristas entreguistas”?…ao menos a cobertura nos telejornais seria TOP

Alecs

Quero ver como a China vai lidar com seus “aliados”. Quer ser potência? Mostra o porrete e manda ficarem quietinhos. Só que não. Quando explodir bombas terroristas na China quero ver o que vão fazer.

Alecs

Se o Irã realmente tiver atacado agentes do Mossad, está aí uma ótima oportunidade! Mossad arruma umas armas chinesas que o Paquistão usa, joga elas em um alvo militar iraniano. Arruma drones iranianos com russos corruptos na Ucrânia e joga num alvo militar do Paquistão. Pronto, metade dos problemas resolvidos!

Wagner

Mossad não deu conta nem pe descalço hamas

Alecs

Não é o que tenho lido no noticiário internacional, mas cada uma acredita no que quiser.

Maurício.

Acho que o Wagner está falando do 7 de outubro, e nesse ponto ele está certo, o Mossad realmente não deu conta, afinal de contas, o ataque terrorista ocorreu. Agora, na minha opinião, o Mossad não é tudo isso que alguns pensam, não só porque ocorreu o atentado, mas porque não conseguem evitar os ataques com foguetes, que aliás, continuam acontecendo. O Mossad pode ser bom em eliminar um alvo específico, tipo, um político ou um militar, agora, no quesito Hamas, não são tudo isso.
Mas, como você mesmo disse, cada um acredita no que quiser.

Carlos Campos

Desde quando o trabalho do Mossad é acabar com foguete?

Maurício.

Realmente, o Mossad não serve para “acabar com foguete”, mas teoricamente ele deveria saber quem são as principais lideranças do Hamas em Gaza e eliminá-las. Como o Hamas consegue construir quilômetros de túneis? Alguns túneis até estruturas possuem, onde essas estruturas, que não são pequenas, são construídas? Gaza vive com sanções, por onde entram fuzis e munições? Por onde chegam os equipamentos que o Hamas usa para construir seus foguetes e lançadores? Até RPG feito na Coreia do Norte os soldados israelenses acharam, o Mossad não sabe como essas armas chegam nas mãos do Hamas? O Mossad não sabia de… Read more »

Carlos Campos

Agora sim, aprendeu, mas o Massad faz tudo isso que vc disse, inclusive Israel ataca vários e vários carregamento de armas, mas sempre passa uma alguma coisa, ou seja israel sabe que essas armas estavam lá, esses foguetes na sua maioria não vem do Irã ou etc, são fabricados lá, usando açucar e fertilizante, e sobre os túneis, se fosse informada saberia queIsrael já sabia desses túneis, usaram eles para atentados antes, a questão, é que quando descobriram já era tarde, eles destruiram vários deles em áreas inabitadas, o Grosso está debaixo de casas de civis que serve de escudo,… Read more »

Rui Mendes

A Mossad são serviços secretos, não defesa aérea.
Não sei se falharam ou não, mas uma coisa é certa, são bons, muito bons mesmo.

Maurício.

“não defesa aérea.”

Agora me mostra onde eu disse que eles são “defesa aérea”? 🤔

Emmanuel

A força aérea iraniana comparada com a paquistanesa é uma bela porcaria.
O Paquistão vem atualizando constantemente a sua frota diferente do Irã que tem em F-5 e F-14 a sua espinha dorsal. Uma força aérea vive no passado e a outra no presente.
O Irã não vai responder a esse ataque porque não tem como, simples assim.

Alecs

Concordo! E tem alguns que acham que o Irã vai atacar ou que pode fazer frente a Israel. Não aguenta o Paquistão vai querer se meter a besta com o tio Jacó? Nunquinha! Só incentiva os loucos que acham que vão receber 40 virgens kkkkkkkkkkkkkk Os aiatolás não são bobos, vivem como reis e não querem perder a mordomia. O mesmo pode ser dito dos políticos iranianos. O triste é que o povo que sofre, principalmente as mulheres.

Emmanuel

Exatamente.
Como o Irã que não consegue fazer frente ao Paquistão vai destruir Israel?
É mais fácil o contrário.

Macgaren

Enquanto EUA for a maior potencial militar, Israel é invencível.
A conta é simples.

Atirador

Esses F14 se estiverem voando sem restrições ainda são osso duríssimo de roer

Maurício.

Um F-14, com todos os sistemas obsoletos, com todo aquele RCS, que brilha igual uma árvore de natal, levaria um aim-120 do F-16 e nem saberia de onde veio.

Emmanuel

O problema é que eles voam com todas as restrições possíveis e imagináveis.

Macgaren

são sim, para os F5 brasileiros,

Emmanuel

Nem para os F-5. Se brincar, nossos caças são mais avançados tecnologicamente que os deles.

Paulo

Ou seja, tem algum grupo organizado que está levando na cabeça tanto no Paquistão pelos Iranianos quanto no Irã pelos paquistaneses

H.Saito

Está cheirando a mais um teatrinho binacional, visando eliminar pessoas indesejadas em ambos os lados da fronteira.

nostra

as per info from iran side only children and woman were killed, needs confirmation though

Last edited 3 meses atrás by nostra
Patta

O irã ta pedindo explicações após o ataque.

Jorge Oliveira

Os dois países atacaram em território um do outro a mesma etnia que causa problemas para ambos? Se fosse roteiro iam dizer que é apelação.

Ivan

Vamos observar direitinho isso aí… . Teerã manda seu exército bombardear a região de Jaish al-Adl, dentro do Paquistão, onde supostamente estão os militantes sunitas mais ativos no Baluchistão. Trocando em miúdos, ataca o Baluchistão dentro do Paquistão. . Então Islamabad, em retaliação manda bombardear “esconderijos usados por organizações terroristas, nomeadamente o Exército de Libertação do Baluchistão e a Frente de Libertação do Baluchistão, foram atacados com sucesso”, dentro do Irã. . Então o Irã e o Paquistão resolvem se desentender, mas são apenas os balúchis que tomam bombas na cabeça!? Sou o único que achou isso muito conveniente para… Read more »

Leo Barreiro

E ai no final quando os Balúchis não mais existir, vem o Dragão (China) coloca Paquistão e Irã em uma sala e fingem sair com uma carta de paz ou algo do tipo… E sai todo mundo feliz, Paquistão e Irã sem um inimigo comum! China mostrando que “sabe resolver questões espinhosas” !! Ou seja, para a maioria mundial os caras quase foram para a guerra mas vejam só a China tá maior que o EUA!! Afinal aonde eles estavam?? – Será a pergunta da maioria… Concordo contigo Ivan nem em peças teatrais feitas por crianças é tão obvio certos… Read more »

Radagast, o Castanho

Não foi, eu também vi isso.

Tá parecendo mais é jogo de compadres para eliminar um inimigo em comum (já que a eventual criação do Baluchistão importará na perda territorial de ambos os países) sem chamar a atenção da comunidade internacional, do que realmente uma guerra ou beligerância entre os dois.

Bispo

Esse embate Irã x Paquistão cada vez mais parece guerra de comadres. Tudo combinado.

L G1

Esses mísseis na côr azul na foto do leque de armas do JF-17 do Paquistão parece ser o MAR-1 que o Brasil vendeu 100 unidades para o Paquistão…..

Maurício.

Esses mísseis são os C-802, são mísseis antinavio. Até existe uma foto do MAR-1 ao lado de um JF-17, mas parece que o míssil não foi pra frente.

Maurício.
Last edited 3 meses atrás by Maurício.