LONDRES — Um caça Typhoon foi equipado com um dos radares mais avançados do mundo antes dos testes iniciais de voo.

Como parte de um investimento de £ 2,35 bilhões na atualização do Typhoon, um sistema de radar comum europeu (ECRS) Mark 2 desenvolvido pela Leonardo UK apresenta um conjunto multifuncional exclusivo (MFA) que permitirá ao Typhoon detectar, identificar e rastrear simultaneamente vários alvos no ar e no solo, além de realizar tarefas de guerra eletrônica.

Um protótipo do novo radar que vem sendo testado em solo em uma instalação de testes exclusiva nas instalações da BAE Systems em Warton, Lancashire, foi agora incorporado pela BAE Systems em uma aeronave de teste e avaliação Typhoon do Reino Unido (BS116).

Apoiando a prioridade do Primeiro-Ministro de fazer crescer a economia, o programa de melhoria mais amplo sustenta cerca de 1.300 empregos de engenharia de alta qualidade no Reino Unido durante os próximos 10 anos em todo o Reino Unido.

Lyndon Hoyle, chefe da equipe de entrega do Typhoon, disse: “Este é o último passo em nossa missão de trabalhar ao lado da RAF e da indústria no aproveitamento da tecnologia necessária para desenvolver capacidades de ponta que possam proporcionar uma vantagem competitiva para as Forças Armadas do Reino Unido. amanhã.”

O capitão do grupo Matt D’Aubyn, diretor assistente de controle do programa Air / Typhoon, disse: “A incorporação deste novo protótipo de radar na aeronave de teste é um passo positivo na evolução contínua do controle das capacidades aéreas do Typhoon, mantendo sua soberania Liberdade de Ação e preservação de sua vantagem tecnológica.”

O protótipo de radar passará agora por mais testes e testes em solo em Warton antes dos testes iniciais de voo ainda este ano.

Andy Holden, diretor de entrega de radar do setor aéreo da BAE Systems, disse: “Equipar a aeronave com este protótipo de radar nos aproxima um passo mais do fornecimento de uma nova capacidade que garante o papel do Typhoon como a espinha dorsal da defesa aérea de combate nas próximas décadas”.

FONTE: BAE Systems

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Luís Henrique

Bom, então quer dizer que os Eurofighters ingleses, alemães, italianos e espanhóis não possuem radar AESA até hoje?

A FAB já tem um caça de geração 4++ com radar AESA e Alemanha e Espanha ainda não?
rsrs

Rinaldo Nery

Ah, os detratores do F-39 desaparecem nessas horas…

Rodolfo

Sim, os eurofighters produzidos para os europeus até o momento tem radar com antena mecanica. Kuwait e Qatar tem AESA.
O ECRS M2 que vai equipar o tranche 4 inglês e italiano (e retrofitado no 2-3) inclui suite de guerra eletrônica e deve ser mais moderno que o Raven que equipa o Gripen, também desenvolvido pela Leonardo.
Os alemães e espanhóis estão trabalhando numa nova versão do Captor-E que equipa os Eurofighters do Kuwait e Qatar.

Carlos Campos

ótimo, isso vai permitir que o Typhoon opere dentro de áreas protegidas com um maior grau de sobrevivência

Luís Henrique

áreas protegidas??

Carlos Campos

sim, com esse radar ele poderá ativamente interferir no Seeker do Míssil ou em uma bateria anti aérea, além de ver caças inimigos mais longe, digamos que ele via um SU30 a 90Km, agora ele verá 75km, pois tem mais módulos TR e de melhor qualidade.

Carlos Campos

o inverso sobre os alcances aí kkkk

Luís Henrique

O Su-35 russo não presta porque usa radar PESA e os Eurofighter Tranche 3 prestam, mesmo usando radar Mecânico??

Aliás, muita gente considerava os Eurofighter superiores aos Rafale e aos Super Hornet.
Rafale sempre teve radar PESA e começou a ser entregue com AESA em 2012.
Super Hornet já era entregue com AESA há muito tempo.
E o Typhoon com radar Mecânico até hoje…E isso nunca o desabonou.

Rui Mendes

Os Typhoon do Kuwait, Qatar e Oman?? já tem radar aesa, os Alemães e Espanhóis, os seus Typhoon com radar aesa já estão em construção, os Typhoon já entregues na Europa, quem acompanha um bocadinho, sabe que só agora vão ser incorporados com radar aesa, mas o seu radar actual, o mecânico é inferior a um radar aesa, claro, mas é o melhor radar não aesa, que existe e mesmo assim o Typhoon, é o que é. Em compensação os radares aesa, que vão ser incorporados, aos actuais Typhoon Britânicos, Alemães, Italianos e Espanhóis serão os melhores radares do mundo,… Read more »

Luís Henrique

Os radares AESA “móveis” que equiparão os Eurofighters europeus são baseados no Raven usado no Gripen E que também é “móvel”. Os russos usam argumento semelhante, o IRBIS utilizado no caça Su-35 é PESA e não AESA, mas segundo os russos, é o melhor PESA do mundo e o radar mais potente utilizado em um caça até hoje. Só queria saber porque pode colocar o Su-35 como inferior por possuir um radar PESA e o mesmo não é válido para o Eurofighter Typhoon? é por causa da Grife? ou alergia mesmo? Os radares AESA do Eurofighter poderão ser de classe… Read more »

Rodolfo

Nao acredite no que os russos dizem. PESA é passado. Até os chineses já passaram para radares AESA nos seus J15B baseados no Su-33. Os russos ficaram pra trás em semicondutores e microeletrônica.
AESA não precisa em teoria ser móvel, os radares americanos não sao e o Raven do Gripen é muito provavelmente inferior em capacidade ao APG79 do Super Hornet. Aí vai um vídeo.

https://youtu.be/XbgoCdvGQQ0?si=Stnfzgm_e1Eicm5I

Rui Mendes

Essa de para os Russos não ser válido por ser pesa e já para o Typhoon, que também é mecânico, já ser válido, por ser grife, dizes tu, não corresponde. Isso da grife, são conclusões tuas, não minhas, sobre os Russos, é bem diferente, pois os Russos querem comparar o seu radar pesa aos aesa, já o que eu disse, sobre o radar do Typhoon mecânico, é muito diferente, eu digo o óbvio, que os radares aesa, são bem superiores, ao mecânico do Typhoon. O que disse mais, foi que o radar mecânico do Typhoon, era considerado o melhor dos… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Rui Mendes
Rui Mendes

Mais uma coisa, se os moderadores do blog, não forem contra e alguém quiser, posso dizer o número e mês da revista Britânica.

Rodolfo

Os americanos já desenvolveram várias gerações de AESA, o radar mesmo com uma antena fixa é capaz de escanear uma grande área quase instantaneamente. E a capacidade do Raven é inferior ao radar APG79 F18 super hornet, comparar então esses radares ao APG81 e o futuro APG85 do F35 block4 também parece exagero.

https://youtu.be/XbgoCdvGQQ0?si=Stnfzgm_e1Eicm5I

Carlos Campos

Êpa, o melhor aesa do Mundo está no F35

Mercenário

Os britânicos que vão operar os dois, vão poder concluir qual é o de melhor desempenho.