Empresa especialista em tecnologia aeroespacial planeja instalar fábrica em Salvador

A Leonardo, um dos maiores grupos industriais da Itália e do mundo, está em negociações com o governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), para integrar o Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a ser instalado até 2025 na Base Aérea de Salvador.

De acordo com informações do titular da Secti, André Joazeiro, o conglomerado industrial italiano planeja investir pelo menos R$ 100 milhões no estado, com a instalação de um centro de manutenção de forma imediata e, no longo prazo, de uma indústria para a fabricação de aeronaves.

“A ideia a longo prazo é a fábrica de aviões. A princípio, é o centro de manutenção. A manutenção não é simplesmente uma oficina mecânica. Tem toda uma formação, porque tem muita tecnologia embarcada em um avião. Para você mexer em qualquer coisa ali, tem que ter um conhecimento tecnológico muito alto. Então a gente tem que formar muita gente, montar essa mão de obra para poder fazer a manutenção dos ATRs [modelo de aeronave fabricado pela Leonardo] do Brasil inteiro aqui”, afirmou o secretário, ao portal A TARDE.

Segundo Joazeiro, a tendência é que esse processo, até a instalação definitiva da fábrica, pode durar de três a quatro anos a partir da abertura do Parque Tecnológico Aeroespacial, prevista para o primeiro semestre de 2025. Até lá, deve haver apenas a fabricação de peças, com apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Senai Cimatec.

“É uma etapa que deve durar uns três ou quatro anos, até que eles se sintam seguros para desenvolver um projeto de novo avião todo na Bahia. Porque ele não trazer um projeto que já está sendo desenvolvido em outro lugar — na Itália ou na França —, mas um projeto desenvolvido na Bahia, assim como a Ford fez, quando desenvolveu aqui o EcoSport”, explicou Joazeiro.

A Leonardo é a maior das empresas que tem negociado com a Secti para instalação de um posto no Parque Tecnológico Aeroespacial. Outras empresas menores, porém, também já estão em tratativas com o governo da Bahia, a maioria especializada na fabricação de drones.

“A gente está falando com Speedbird, que é uma empresa menor, mas também importante, de drones. Tem uma segunda empresa de drones que eu não posso falar muito, porque estou sob uma confidencialidade no contrato. Eles não querem divulgar, a princípio. É um drone bem especial, que utiliza laser na produção agrícola. Uma tecnologia muito impactante”, comemorou o secretário.

O projeto definitivo do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia deve ser apresentado pela Secti, pela Casa Civil do Estado, pelo Senai Cimatec e pela Aeronáutica do Brasil no dia 22 de maio deste ano. Antes, nesta quinta-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Salvador, para falar da importância do empreendimento.

FONTE: atarde.com.br

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Se náo me engano, a PF comprou helis da Leonardo ano passado, então esse investimento aqui faz sentido…

paulo

Baita notícia. Começa fazendo manutenção e, no futuro produz.
Vale citar que a Leonardo atua no ramo de aviões e helicópteros. Será que veremos alguns AW pelas Forças Armadas, no futuro???.
Abraço

rfeng

Produzir longe do centro produtor e da mão de obra especializada, muito difícil.
Tá mais pra Ford que investiu e fechou

H.Saito

Situações diferentes, Ford é um caso de mentalidade administrativa obsoleta.
No caso da Leonardo a Bahia é um ponto estratégico entre Europa e a América do Sul, que permite reduzirem os custos de transporte de peças vindas do velho continente para manutenção das aeronaves.

EParro

Então H.Saito,
por que não Rio Grande do Norte ou Pernambuco?

André Macedo

A Ford fechou no Brasil pq não fabrica mais carros de passeio.

Sequim

A Ford era uma comedora de subsídios. Estava viciada nisso. Conseguiu subsídios monstruosos pra fábrica da Bahia, após ameaçar ir embora, e queria mantê -los. O governo cansou e apresentou a porta da rua pra ela. Parece que a indústria automobilística americana perdeu irremediavelmente a competitividade.

Last edited 3 meses atrás by Sequim
deadeye

Essa é uma informação totalmente falsa. Analisando os documentos contábeis da Ford ela não recebeu subsídio desde 2015 e vinha perdendo aqui milhões de dólares ao ano desde 2014.

A fábrica de Camaçari tinha capacidade produzir 250 mil veículos e a de São Bernado mais 200 mil, sendo que em 2019 a Ford vendeu apenas 135 mil veículos no Brasil. Foi uma questão empresarial, não de subsídios.

Sequim

Informe-se. A fábrica da Bahia iria inicialmente para o Rio Grande do Sul. Iniciou-se uma guerra fiscal entre o RS e a BA para ver quem ficaria com a fábrica, guerra essa estimulada pela Ford, na base do “quem der mais isenção,leva.” O então governador do RS Olívio Dutra cansou desse leilão fiscal e a fábrica foi pra Bahia. Isso tudo foi amplamente noticiado na época.

deadeye

Você que precisa se informar. Primeiramente que a guerra fiscal de ICMS foi entre o Estado da Bahia e o RS, e tal guerra aconteceu em 1990 ante de que a fábrica de Camaçari abriu em 2001, então irrelevante para a saída; geralmente só falam que a saída foi por falta de subsídio quem tem político de estimação.

A saída foi totalmente pelas razões que citei acima, e muitas como a GM e Toyota já reclamaram da capacidade ociosa, pq o mercado não cresceu como era esperado.

Alderico

Com certeza quando não vende bem, fecha mesmo, o design dos carros da Ford não agradam muito.

Last edited 3 meses atrás by Alderico
deadeye

Exatamente. Outro exemplo é a GM, tem capacidade de produzir no Brasil 700 mil veículos, e em 2023 vendeu apenas 375.000. O problema é a capacidade ociosa do setor, que dependendo da montadora chega a 50%

Paulo Sollo

Vemos aqui mais um sujeito que une a falta de conhecimento ao preconceito. Não vou nem entrar no mérito da Ford, que passou longa data recebendo bilhões em isenção e outros incentivos para depois cair fora devido à própria incompetência em sua gestão e incapacidade de se manter frente à concorrência que inclusive levou ao fechamento de outras unidades pelo mundo. E troca da Ford pela BYD acabou se concretizando em um ganho enorme para o estado por tudo que vão investir e produzir Uma das notícias mais recentes a nível de investimentos em aeronáutica foi a do estabelecimento de… Read more »

Patta

Concordo. Logo após que a Ford caiu fora do polo industrial de camaçari, deixou muitos desempregados na região. Hoje, eu ando na rua e em vez em quando vejo um SUV da BYD. Tenho que admitir que são muitos bonitos. Não sei se já acabou a construção da fábrica, mas ela vai empregar 10mil pessoas.

Last edited 3 meses atrás by Patta
Carlos I

Só lembrando que a byd estava anunciada para o Paraná no lugar da fábrica de motores da Fiat, o presidente em um ato totalmente anti federativo pegou o governador da Bahia e levou para lá em um encontro de portas fechadas para mudar para a Bahia, a notícia foi apagada do portal do governo do Estado da Bahia mas uma vez postado na internet fica para sempre.

https://www.bahia.ba.gov.br/2023/04/noticias/governo/governador-jeronimo-visita-duas-fabricas-da-byd-na-china/#:~:text=O%20governador%20Jer%C3%B4nimo%20Rodrigues%20visitou,de%20ve%C3%ADculos%20el%C3%A9tricos%20chinesa%20BYD

Se dúvida porque apagaram a notícia, tenho os prints.

Fabio Mayer

Eu fico feliz com a Bahia recebendo estes investimentos, quanto mais o parque tecnológico e industrial se espalhar pelo Brasil, menos desiguais serão os estados e o Brasil ganha muito com isso. Sou do Paraná e gosto de saber que os demais estados estão no caminho do progresso.

Carlos Henrique Lucena

E quanto aos automóveis produzidos em Pernambuco, a empresa também faliu?
Por outro lado, nenhuma faliu em São Paulo?
Pelo seu raciocínio, nunca se produziria na China, haja vista que inicialmente, a população com renda suficiente para comprar produtos de alto valor agregado era, inicialmente, pequena.

Fabio Mayer

O problema da FORD nunca foi falta de mão-de-obra, era mais vício em incentivos fiscais em um momento e depois, baixa margem de lucro nos produtos mais fabricados (opinão da empresa, não minha, nem do mercado). E tanto não foi mão-de-obra, que manteve no Brasil um centro de desenvolvimento de tecnologia, não sem manter-se no mercado brasileiro importando com a política de ticket médio alto, ou seja, só vende aqui produtos e alto valor agregado e altas margens…

Fabio Mayer

Será que a Leonardo está disputando alguma venda de helis para as FFAA(s) brasileiras?

Patta

Seja muito bem vinda a minha Bahia Leonardo!
Me lembra da época que eu ia pra casa da minha tia pra ver os avioēs fazendo a aproximação na pista 10. Eu via muitos A29 também.

Last edited 3 meses atrás by Patta
Douglas Rodrigues

Faz sentido a vinda da Leonardo para o Brasil, um centro de manutenção, já que os ATR’s são quase unânimes em se tratando de aviões turbo-hélices de passageiros… Bem como os inúmeros helicópteros deles que operam por aqui, sim a PF adquiriu e opera os AW119 Koalas…

Carlos Campos

Legal, boa sorte para os Baianos

Um Simples Brasileiro

Esse parque vai ser bom em 1º lugar para a Bahia, mas, por extensão será para todo o Brasil.

Um Simples Brasileiro

Excelente e inesperada notícia, o parque já está frutificando antes de ser oficialmente inaugurado. Só torcendo para o caso Antonov em Ilhéus e Fokker NG em Goiás não se repetir.

Patta

Não entendi. “Antonov em Ilhéus e Fokker NG em Goiás não se repetir” teria como me explicar essa parte ai?

Patta

No ano da matéria do Antonov eu tinha 7anoskkkkk eu só queria saber de jogar bolakkkk
Muito obrigado, eu não sabia que a Antonov alguma vez queria fazer uma fábrica na minha cidade natal.

Um Simples Brasileiro

Tranquilo, um abraço.

Um Simples Brasileiro

Mandei os links para que você entenda, aguarde liberação da moderação.

Um Simples Brasileiro

Ah, sem problemas. Abraço;

Um Simples Brasileiro

Toda vez que um investimento grande, ou qualquer coisa grandiosa, acontece fora do Sul-Sudeste, aparece uma chiadeira que tenta disfarçar, mas, que se nota nas entrelinhas de alguns comentários…

Gynaviacao

Alguém está interessado em vender aeronaves pro Brasil…
Tomara que venha muitos treinadores e algum projeto de caça pra a substituir o A1, não consigo ver só 36 Gripen pegando a vaga de 50 F5 e 40 A1

Camargoer.

Caro. O caça que irá substituir o AMX é o F39. Hoje são apenas 12 A1M e cerca de 35 F5M.

Paulo

Vamos ver se agora vai…Felicidades!

Sebastiao

Mais uma reinião engana otário! Simplesmente eleitoreira, depois caem fora. O cso Ford como poucos sabem foi desvio de verbas para nova fabrica nos hermanos (Argentina) embouçou duas vezes e abandonou os baianos.

José Luiz Montagnana

Temos legislação trabalhista e tributária absurdamente sem lógica. Atrapalha qualquer projeto. Na Bahia com seguidos governantes de esquerda, fica muuuuito mais difícil. É só questão de tempo. Vai ter problema. Infelizmente.