Um jato russo A-50 Mainstay de alerta e controle antecipado (AEW&C) e uma aeronave de retransmissão de rádio Il-22M foram supostamente abatidos pela defesa aérea ucraniana sobre o Mar de Azov, segundo um legislador ucraniano e a mídia local. O Ministério da Defesa da Ucrânia ainda não comentou oficialmente essa alegação, que não pôde ser verificada independentemente pelo site The War Zone. Se confirmado, a perda dessas duas aeronaves de comando e controle seria um grande golpe para a Rússia, considerando que existem apenas algumas unidades de cada tipo.

Yuriy Mysiagin, vice-presidente do Comitê de Segurança Nacional, Defesa e Inteligência na Verkhovna Rada, afirmou no Telegram que as unidades ucranianas atacaram as duas aeronaves russas sobre o Mar de Azov. O A-50 foi abatido e o Il-22M, uma versão de retransmissão de rádio, desapareceu do radar na área de Kerch. Segundo relatos, o Il-22M11, danificado, tentou fazer um pouso de emergência em Anapa, solicitando evacuação e serviços de ambulância e combate a incêndio.

Il-22M

O Ministério da Defesa da Rússia ainda não comentou sobre as alegações, mas blogueiros militares russos bem-conectados lamentaram as perdas. O tenente-general ucraniano Kyrylo Budanov confirmou que a Ucrânia atacou e destruiu o A-50 e danificou o Il-22M, mas não forneceu mais detalhes. O porta-voz da Força Aérea Ucraniana, Coronel Yuri Ignat, também não comentou.

O Ministério da Defesa da Ucrânia agora reivindicou a responsabilidade pela destruição do A-50 russo e do Il-22, mas não forneceu detalhes de como as aeronaves foram destruídas. A Força Aérea Ucraniana postou um comentário mais enigmático sobre o incidente, com uma imagem do A-50 e do Il-22, afirmando que ambos foram destruídos.

Alegada foto do Il-22 atingido

Outro lado: porta-voz do Kremlin diz que “não há informações sobre o abate”

Segundo a agência TASS, o Kremlin não tem informações sobre o abate de aviões russos pelas forças armadas ucranianas, informou aos jornalistas o porta-voz presidencial Dmitry Peskov.

Comentando sobre as alegações de Kiev a respeito do suposto abate dos aviões russos A-50 e Il-22, o porta-voz disse: “Não, não há tal informação.”

“Além disso, afinal, esta é uma questão que diz respeito ao curso da operação militar especial,” ele acrescentou, recomendando que essa informação seja esclarecida com o Ministério da Defesa da Rússia.

VÍDEO: Trecho do rastreio pelo radar das aeronaves russas no Mar de Azov até o momento do abate

Subscribe
Notify of
guest

211 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Patta

O radar passivo não identifica qual é o avião, na teoria o transponder deveria informar esse tipo de informação. Mas pela quantidade absurda de fogo amigo no lado russo, eles devem ter algum tipo de problema com isso…

LUIZ

Muitas informações sem nenhuma certeza de ambos os lados. Parece que teve fogo amigo. Ainda não da pra confirmar quem abateu quem. Agora é FATO a falta de coordenação entre as forças russas. 2 anos de guerra ainda não corrigiram esses erros.

Henrique

“Agora é FATO a falta de coordenação entre as forças russas. 2 anos de guerra ainda não corrigiram esses erros.”

e nem vão

Nonato

Que bom que não corrigiram

Bruno Vinícius

O radar passivo consegue, ao menos em tese, identificar o modelo do radar que está emitindo. Embora isso não permita diferenciar amigo de inimigo quando ambos os lados utilizam as mesmas aeronaves, o A-50 é utilizado exclusivamente pela VKS nesse conflito.

Rinaldo Nery

Esse comentário ficou um pouco confuso. Não entendi bem. Um radar recebe emissão de outro radar? Só identifica a emissão se for equipado com sistema de guerra eletrônica. E se a emissão estiver na biblioteca de sinais (Ordem de Batalha Eletrônica- OBE).

Rinaldo Nery

Na realidade, não é transponder, é o IFF. E com criptografia, que, com certeza, é o que a Rússia usa.

Fabio Araujo

No caso de aviões militares voando em zona de combate se usa o IFF ( Identification Friend or Foe – identificação amigo ou inimigo ) que é criptografado. Mas como de vez em quando tem casos de caças russos abatidos pela defesa antiaérea ou os russos não são treinados no uso ou o sistema não funciona direito.

Patta

Se eu não estou enganado. O IFF também serve para as defesas aéreas correto?

Last edited 3 meses atrás by Patta
Alecs

Sim, o radar de solo (ou qualquer outro radar) interroga o IFF e este retorna com o código criptografado definido pelas forças armadas. O IFF em desenvolvimento pela FAB tem previsão de ser usado pela Marinha e pelo Exército Brasileiro. Talvez Mestre Bosco e Cel. Nery possam explicar melhor como funciona o IFF. Meu conhecimento não é tão amplo.

Rinaldo Nery

O IFF difere do transponder pelo Modo 4, que o transponder civil não possui, e capacidade de criptografia. Basicamente é isso.

Rinaldo Nery
AdrianoAR

Eu não descartaria uma operação de forças especiais da Força Aérea Ucraniana onde um sistema russo tipo S-300 fosse tomado de súbito por ucranianos, que teriam disparado nos aviões russos… Acho improvável que sejam F-16s e mais improvável ainda que tenham deslocados os Patriots para tão perto da fronteira.

MarcosFirmino

Os ucranianos deslocaram Patriots para o sul a fim de proteger a cabeça de ponte em Krynki, onde foram derrubados 3 SU-34/30 no mesmo dia recentemente. Se o vídeo acima estiver correto o A-50 poderia ter sido derrubado também (dá uma olhada aqui https://www.youtube.com/watch?v=RQgea24xYH4 no 2:02 tem uma régua mostrando o alcance do Patriot PAC-2 e até onde teria cobertura estando próximo de Krynki).

SmokingSnake 🐍

Colocaram o A-50 para não se aproximar a menos de 170km da costa, muito próximo do alcance do Patriot PAC-2 que diz ser de 160km, mas esses são números de Wikipédia e pelo jeito os russos se basearam na Wikipédia como se fosse super trunfo kkkk

Bosco

O desempenho contra ameaças atmosféricas do PAC-2 é tido como de 160 km e de 20 km contra mísseis balísticos. Esse é o único que aparentemente teve divulgado os desempenhos relacionados com o tipo de ameaça. O PAC-3 era dito ter um desempenho contra ameaças balísticos 50% maior que a do PAC-2, portanto, era dito ser de 30 km. Nunca se divulgou seu desempenho contra amaeças atmosféricas. O PAC-3 MSE por sua vez era dito ter um desempenho contra alvos balísticos 50% maior que a do PAC-3, portanto era de 45 km. Igualmente seu desempenho contra ameaças atmosféricas nunca foi… Read more »

Felipe

Bom, apesar da calorosa torcida dos __________, o que se sabe até agora é que um Il22 pousou danificado em um base (conforme foto) e que não há prova alguma que um A-50 foi abatido. Sem prova, não há argumento.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSAS ADVERTÊNCIAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Mirade1969

Isso é igual ao Kinzal derrubado pelo Patriot, não há evidencias mas eles aumentam muito os seus abates como no caso do Su-34 que diziam ter abatido 4 em um dia mas que na verdade foi um.

Santamariense

Espero as provas do abate do F-22 que vc afirmou que aconteceu no Iêmen. Vc está fazendo exatamente o que disse que faz.

João

Pois é… mas se foi acerto da Ucrânia, evidencia uma falha enorme na defesa russa. Se foi fogo amigo… idem só que incompetência.

Bosco

Felipe,
Eu liguei para a Casa Branca e o Biden se comprometeu a mandar todas as provas que precisa solicita. Ele pediu pra você aguardar um pouco, ok?

Felipe

Pois é, continuo com meu argumento. Até agora só um videozinho de uma tela de aplicativo tipo Flighradar24 que o A50 sumiu como prova? Conta outra….

Leandro Costa

Os Russos já admitiram que perderam o A50, mas que teria sido ‘fogo amigo.’

Marcos

A Rússia já não possui muitos A50, é uma perda gigantesca; está ficando cada vez mais difícil para os Russos e seus equipamentos corroídos pela corrupção. Tem um vídeo rolando onde um novíssimo T90 é destruído por Bradley de 30 anos atrás. Russos estão pagando com a vida pela loucura de seu governo.

Rodrigo G C Frizoni

Rapaz nesse video o T90 toma tanto tiro do canhão de 25mm do Bradley que eles perdem o controle da torre e ela fica girando loucamente kk

Mcruel

T90 versão carrossel, tem o versão foguete também…

Mr.Guara

Continuando o Off-Topic, Eu particularmente não entendi como que aquela torre ficou girando, e qualquer uma das opções é ruim para a Russia: Se algum disparo do Bradley penetrou a armadura e danificou alguma parte eletrica ou hidraulica, significa erro de projeto, problema com os materiais ou problema na montagem Se os disparos deixaram o MBT “cego” e a tripulação entrou em panico, perdendo qualquer habilidade de orientação, literalmente deixando a torre girando. Significa novamente um projeto com erros, pois nao há nenhum tipo de backup, e falha terrivel no treinamento. Sendo esta a opção que mais acho plausivel. E… Read more »

Jefferson B

A Rússia é comandada por homens fracos e despreparados.

Jose

Hitler também tinha essa opiniao

lucas

Hitler era outro homem fraco e desesperado.

Jacinto Fernandes

Mas Hitler enfrentou a URSS, que era um país muito mais poderoso que a Rússia, inclusive porque tinha os próprios ucranianos com eles. Neste sentido, em termos percentuais, as baixas ucranianas foram maiores do que as russas.

Rui Mendes

Hitler não enfrentou só a URSS, mas também toda a Europa e toda a América do Norte, louco e execrável ele era, agora fraco, não acho nada.

Mirade1969

URSS era formada por vários países sendo a maior republica a Russa e depois a Ucrânia mesmo assim era uma só bandeira embora no lado Ucraniano tenham tido traidores da causa que pagaram com a vida pela traição ao povo soviético que foi de longe o que mais sofreu na guerra patriótica.

Mirade1969

Tinham os ucranianos que lutaram na URSS e tinham os traidores que estão como estes agora tomando todo dia. A Ucrânia não esta ganhando a guerra por mais que se esforce em dizer que sim as evidencias dizem que não.

Leandro Costa

Peter, quando eclodiu a Barbarossa, a Rússia aguentou, muito por força de quantidade, verdade que precisa ser dita, por bem mais do que um mês até receber os primeiros carregamentos de ajuda material dos ingleses. A Alemanha subestimou a quantidade de material que a URSS tinha à disposição antes da invasão, e invadiu sem um objetivo claro e definido, acreditando que a URSS entraria em colapso em pouco tempo, o que não aconteceu. Depois é que os carregamentos de equipamentos militares e principalmente logística (locomotivas, vagões, caminhões, veículos diversos), comida e outros insumos para as indústrias soviéticas, é que tornaram… Read more »

Ivan

Desculpe-me pela correção, amigo Leandro, mas o país invadido pela Alemanha em junho de 1941 foi a URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e não exclusivamente a Rússia. . Esse “detalhe” é importante para entender que enormes sacrifícios foram feitos pelos soldados e pelo povo de alguns países que são – propositalmente – esquecidos, com destaque para Bielorrússia e Ucrânia. . Falam do tal “General Inverno”, mas deixam de pontuar o estoicismo dos soldados do exército vermelho (russos, bielorrussos, ucranianos e outros tantos), bem como a terrível estratégia da “Terra Arrasada”, que deixava TUDO destruído para trás do recuo… Read more »

Leandro Costa

E o senhor está corretíssimo, Ivan.

O ‘General Inverno’ ajudou, mas fosse apenas por ele, os alemães poderiam ter prevalecido.

Rinaldo Nery

Correto.

Senhor Mascarado

Há relatos já de fogo amigo na guerra do golfo de M2 Bradley Destruindo M1 Abrams e diversos outros tipos de fogo amigo que causaram mais perdas do que das forças armadas iraquianas.

Rodrigo G C Frizoni

A rússia é uma varzea e sua força aerea ia ser reduzida a pó pelo EUA antes mesmo de decolarem.

Alfredo Araujo

O único pilar dissuasório (restante) da Rússia é seu arsenal nuclear…
O resto se provou várzea total !
Viaturas sobre rodas com pneus da década de 80, CC com blindagem reativa sem o “recheio” explosivo, rações com data de validade expiradas a mais de ano, aviões considerados de ponta, voando com aparelhos GPS da Garmim… Entre outros !!
.
Sem contar que, a FA russa, não ter conseguido após 2 anos de combates, a superioridade aérea sobre a ucrânia, é um atestado de incompetência absurda !

Talisson

A Polônia não tem tanta certeza assim da incapacidade russa. 1000 unidades do melhor MBT do mundo pra enfrentar as sucatas russas?

marcus mendes

Sim! 1000 unidades do melhor MBT do mundo para transformar as sucatas Russas em pó de ferro.

Rui Mendes

Tão???
Não me parece que estejam, a não ser que aches que meia dúzia de Leopardos destruídos e praticamente todos por drones-kamikaze e ainda para mais quase todos, Leopardo 2A4, que está para os Leopardos 2 A6, A7 e A8, mais ou menos como os T-72 para os T-90.

Rui Mendes

Não são só os 1000 K1 Black-Panther, são também 250 Abrams M1A2 SepV3, mais de 100 M1A1 Abrams, 250 Leopardos 2A5 e 2PL.
Serão, pois ainda não foram entregues a maior parte.

Alfredo Araujo

Não coloquei em xeque a qualidade do equipamento.
Mas ter bom equipamento não garante nada… se esse equipamento não é bem mantido, se a munição não é de qualidade, se ele vai para o front faltando componentes, se a tripulação não é bem instruída, se não é usado da maneira correta… e milhares de etc ai…

Luís Henrique

Antes da guerra a Ucrânia tinha entre 200 e 250 lançadores do sistema S-300. Mais de 70 sistemas Buk e mais de 90 sistemas Pechora, além de milhares de manpads.
Além disso a Ucrânia tem uma constelação de satélites e dados de inteligência fornecidos pela OTAN.
Também recebeu dezenas de sistemas antiaereos avançados da Otan como Patriot, Iris-T SLM, Nasams, entre outros.

Sem falar nos caças Su-27, MiG-29 e milhares de drones.

Não é um passeio no parque.

Alecs

Ainda bem, né? Que sirva de exemplo para nós. Com defesa não se brinca! Se a Ucrânia não tivesse caído na conversa mole dos russos e devolvido as armas nucleares que estavam em sua posse, não haveria “operação especial”. Não tenho nada contra o povo russo, mas Putin merecia cair de uma escada.

Maurício.

“Se a Ucrânia não tivesse caído na conversa mole dos russos e devolvido as armas nucleares.”

Conversa mole dos russos, mas também dos americanos e ingleses…

Alecs

Sim, foram garantidores do Memorando de Budapeste. Talvez por esse motivo americanos e ingleses sejam os maiores defensores e os que mais enviam ajuda militar aos ucranianos. Ao contrário do governo russo eles levam a sério tratados.

Marcos

Quem exigiu e patrocinou o desmonte das armas nucleares ucranianas, foram os americanos. Procure documentarios mais antigos e verá isso. O secretario de defesa dos EUA, dizia que era mais seguro apenas a Russia possuir arsenal do que essas ex republiquetas sovieticas com suas mafias corruptas.

Alfredo Araujo

Vc não está errado… Mas compara a Ucrânia com o que foi o Iraque no seu auge… igual vc fez ai… lista o equipamento.
A coalizão ocidental passou por cima !
O que me chama atenção não é o preparo da Ucrânia… é a falta de preparo da Russia ! Teoricamente, os russos estavam preparados para enfrentar uma coalizão ocidental liderada por USA e UK… Pararam na UCRANIA !!!

Luís Henrique

Não tem comparação. O Iraque era mero importador de armas, tinha capacidade pífia de produzir qualquer coisa sozinho, os soviéticos venderam armas “downgraded” porque o Iraque não fazia parte do Pacto de Varsóvia. Os EUA e a Otan impuseram um embargo de armas que durou cerca de 10 anos. Quando atacaram o Iraque estava há anos sem poder atualizar seu armamento e o Iraque ficou isolado, sem apoio internacional. Os EUA usaram seus melhores equipamentos e ainda com o apoio dos aliados. Completamente diferente da Ucrânia que produz mísseis R-27, mísseis antinavio, mísseis balísticos, drones, etc e está recebendo apoio… Read more »

Alfredo Araujo

Concordo sobre o Iraque e discordo sobre a Ucrânia ! rsrs
O que a Ucrânia tem de moderno, foi sendo recebido bem depois da invasão. Desde 2014, os EUA em grande maioria, supri a Ucrânia com misseis portáteis, desde os Javalin até os Stinger, e armas leves. Os CC, IFVs, sistema de artilharia (o a tubo, os foguetes e os antiaéreos)…. foram recebidos bem depois da invasão inicial.
.
Resumindo. A Ucrânia de hj, é muito diferente da Ucrânia do inicio da invasão… Por isso, acredito q usar isso como “desculpa” para a falha russa, é inválido

Luís Henrique

A Ucrânia enfrentava uma guerra civil com separatistas apoiados pela Rússia. A Rússia tomou a Crimeia em 2014 e só invadiu a Ucrânia em 2022. A Ucrânia teve 8 anos para se preparar. Neste tempo modernizou seus sistemas S-300, aumentou o efetivo do Exército para cerca de 200 a 250 mil homens, se tornando o maior exército da Europa ANTES da invasão russa. Claro que recebeu muitos equipamentos ocidentais, mas não foram somente estes que “serviram” para segurar a Rússia, a grande quantidade de equipamentos soviéticos ajudou muito, afinal a Ucrânia possuía (possui) milhares de blindados e MBTs, milhares de… Read more »

Leonardo

Guerra civil foi uma desinformação espalhada pelos russos. Os oblasts de Donetsk e Luhank foram tomados por tropas russas muito bem treinadas, a maioria deles do PMC Wagner, e suportadas por um grande número de peças de artilharia. A “stealth invasion” dentro de um arcabouço de guerra híbrida faz parte da doutrina Gerasimov.

Marcos

Equivoco seu! Antes de 2014 já havia por parte dos nacionalistas (banderas) a eliminação da população russa ou pró russa, bem como o encerramento nas escolas do idioma russo. O que fizeram nas republicas separatistas foram garantir a sua própria defesa. Porem em Odessa não tiveram tempo, foram assassinados e queimados os lideres prós russos. E o mundo imundo continua caladinho junto com os otarianos que compram as narrativas facilmente.

Felipe

Bem diferente dos Houthis e Faixa de gazané, que nem manpad tem (ainda sim precisam de 2 grupos de porta aviões pra ajudar o poderoso Israel)

Fabio Mayer

Meu! Antes dos EUA atingirem uma base aérea russa, seja por ataque, seja por defesa, ela já terá disparado todo o seu arsenal nuclear interconinental…

Alecs

Mutual Assured Destruction (MAD). Tenho certeza que seria terrível para os dois lados, mas dado o desempenho absolutamente ridículo das forças armadas russas nesse conflito com a Ucrânia (a Rússia era considerada a segunda potência mundial), acho que no fim os USA sairiam vencedores. Se é que pode existir um vencedor em uma guerra nuclear.

Fabio Mayer

Concordo contigo… o problema é que sair vencedor num mundo que não existe mais, ou num mundo inviável, não é uma grande coisa…

Realista

Deve ser por isso que fizeram uma aliança com 30 de países que morrem de medo da Rússia .

Santamariense

🤔🤔🤦🏻‍♂️🤦🏻‍♂️

Alecs

Se confirmado, a semana começou muito ruim para os russos e sua guerra estúpida! Salvo engano a Rússia só tinha 9 A-50/A-50U operacionais. Caso tenha sido realmente abatido vai afetar bastante o reconhecimento e comando e controle dos russos, pois, apesar de possuírem outras aeronaves A-50, não irão voá-las tão próximo mais. Não me recordo de aeronaves AWACS abatidas em conflitos. Alguém pode confirmar?

Rodrigo G C Frizoni

Na vdd só tinham 7, sendo que 1 foi destruido por aquele drone que posou com uma bomba em cima do radar dele kk

Fabio Araujo

Ele não foi destruído, voltou voando para a Rússia, mas teve danos no radar, dependendo dos danos pode já ter voltado a operar ou ainda esta em reparo.

Satyricon

Também li que só possuíam 7 unidades. Com o do drone e esse agora, restam só 5.

Mas calma, estamos só no começo da semana ainda…

Luís Henrique

Segundo fontes russas eles possuem 10 aeronaves A-50, sendo 7 Modernizadas A-50U e 3 A-50.
E já possuem 1 aeronave A-100 em testes para início da produção em série.

Voou pela primeira vez em 2017 e em 2022 voou com os sistemas de radar e sensores ligados pela primeira vez. Os russos indicam que os testes devem terminar neste ano de 2024 e após isso novos A-100 serão construídos para substituir os A-50 e A-50U.

Nickless

teve outro A-50 que teve seu radar destruído por um drone ano passado.

Alecs

Rodrigo; Nickless, acho que eram 10 contando com esse que foi destruído pelo drone. Se confirmado o abate deste da matéria agora restam 8. Não sei se meu comentário será publicado, mas segue o link onde li que eram 9 recentemente: https://forcaaerea.com.br/o-papel-fundamental-dos-beriev-a-50-russos-no-conflito-ucraniano/

Rinaldo Nery

Eu não tenho essa informação. Talvez o Sérgio Santana, que escreveu o excelente Beyond The Horizon saiba.

Alecs

Obrigado, Rinaldo. Nunca li nenhuma notícia sobre abate de algum AWACS. Os americanos e a OTAN sempre operam com superioridade aérea. O A-50 que teve seu radar destruído por um drone ano passado não foi em voo, então, caso se confirme, é o primeiro abate de uma aeronave tão cara e importante de uma força aérea. Mas eu posso estar errado. Caso o Sérgio Santana ou algum outro leitor tenha alguma informação seria relevante e agregaria conteúdo à discussão.

Berkut

De momento, o único caso que me recordo foi de um EC-121M (Versão Awacs do Constellation), operado pela marinha americana, abatido pela Coreia do Norte em 6, quando fazia coleta de sinais e comunicações daquele país.

Berkut

*abatido em 69

Alecs

Para quem quiser ler e matar a curiosidade:
https://en.wikipedia.org/wiki/1969_EC-121_shootdown_incident

Alecs

Obrigado! Vou procurar informação. Nunão, Está ai uma matéria interessante para o Aéreo!

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu, tudo eu…

Jefferson B

Só é chamado e lembrado aquele que é competente e confiável. Seu caso!

Mr.Guara

Tem um outro porem, recentemente a Inglaterra noticiou que a Russia ja estaria operando um A-50 atualizado, e que esta nova versao teria a capacidade de trabalhar em conjunto com os radares/misseis do sistema do S-400. Se essa aeronave abatida for a mesma noticiada pelos britanicos, o problema seria bem maior para os Russos.

Underground

A questão para os russos é saber o que abateu essa aeronave. Enquanto não souberem, não há como mandar outra aeronave.

Luís Henrique

Os russos possuem 7 A-50 U modernizados e 3 A50.
O que eles possuem apenas1 é o novo A-100 que está em testes.
Segundo os russos os testes terminam agora em 2024 e em seguida começa a produção em séria para substituir todos os A-50 e A-50U por novos A-100.

Sergio Machado

devem estar juntos com os 3 Su-34 abatidos no mesmo dia.
Mentir é do jogo, ainda mais em tempos difíceis de revezes diários frente aos russos, mas os ucras dão uma forçada de barra.
Aguardemos mais infos.

Rodrigo G C Frizoni

Os próprios russos confirmaram bb kk

Henrique

relaxa, o Beriev foi dar apoio ao Moskva

é tudo propaganda da mídia yankistas otanticistas imperialista taxista

comment image

Moriah

Moskva sempre me lembra a cena do destróier imperial destruído pelo canhão da aliança rebelde em Hoth

Alecs

Boa! kkkkkkkkkkkkkk. Boa não, ótima! kkkkkkkkkkkkk

Bosco

Teve um comentário no War Zone que disse que o A-50 está bem. Detectaram que ele ativou o sonar.
rssss

Alecs

Tecnologia de ponta russa. Cruzador e AWACS que viram submarino! rsssss

Satyricon

Popularmente conhecida como “A frota do leito do Mar Negro”.

A Rússia, como sempre, lançando moda…

Henrique

não tinha em 30min que começou a pipocar os rumores e os memes ja tavam voando no Twitter
kkkkkk

comment image

Sergio Machado

Não há porquê eu ter torcida, sou brasileiro.
Mas vc tem tanta convicção, posta foto dos destroços, eles sempre aparecem.
Ou comunicado do governo russo admitindo.Lamento, mas fora isso, é ko de conflito.
Obviamente, acredita quem gosta.

Nei

Tem no google, pode procurar a imagem (suposta) do IL22, mas o A-50 caiu no mar, difícil ter foto. Mas se você não confia na própria notícia Russa e combinadas com as Ucranianas, fica difícil né!

Last edited 3 meses atrás by Nei
Henrique

Não há porquê eu ter torcida, sou brasileiro.

cara fala isso sabendo que tem uma guerra na Europa e o Brasil está lentamente sendo puxado pra lá, de novo, e governo ta se aliado com lado errado, de novo, novo… mas continua nesse mundinho ai

Russia quase conseguiu ter uma guerra no Norte do Brasil, mas confia… a gente não tem nada a ver com isso, a guerra ta lá longe sim kkkkkkkk

Leandro Costa

HAAHAHAHAHAHAH

Com todo o cuidado que precisamos ter com informações em tempos de guerra, mas esse ‘poster’ é hilário! Obrigado por compartilhar 😛

Hcosta

Que coincidência os Russos abaterem, constantemente, aviões Ucranianos logo apôs um ataque bem sucedido dos Ucranianos…

Se eu fosse de espalhar boatos, diria que é tudo mentira para desviar as atenções da sua incompetência… Como aconteceu nos ataques aos navios, às pistas de helis, aos centros de comando, etc…
Deve estar para sair a notícia de 5 ou mais Abrams destruídos para compensar a do T-90…

Underground

Certeza.
Por isso a Rússia não está perdendo soldados nessa guerra. Só o lado ucraniano que perdem. Aquela invenção de 20 perdas russas para cada ucraniano deve ser balela.

Alecs

Parece que o Il-22M foi por fogo amigo, mas a perda da aeronave irá afetar a capacidade de reconhecimento russo. O pior, caso tenha sido fogo amigo, é afetar drasticamente o moral dos pilotos. Ir para zona de combate com medo do inimigo é um fato que todo militar lida. Já ir com medo de ser derrubado pela AA amiga muda a cabeça de quem está na aeronave e pode deixar a insegurança afetar a missão. Fogo amigo de artilharia no solo é uma coisa, já no ar espera-se no mínimo que o IFF funcione a contento.

Renato B.

IL-22 eles tem vários, até o Wagner derrubou um, já o A-50 é uma perda bem mais complicada.

Nilo

Ainda mais se for a Aeronave A-50U AWACS, a única até agora que passou por uma modernização e está operacional.

Luís Henrique

Deve ter confundido com o A-100 que está em testes. Os testes devem terminar agora em 2024 e em seguida terá o início da produção em série para substituir os A-50 e A-50U. A Rússia recebeu seu primeiro A-50U modernizado em 2011 e hoje possui 7 A-50U e mais 3 A-50 que não foram modernizados, totalizando do 10. Se a aeronave perdida foi um A-50U, então a Rússia continua com 6, além dos 3 A-50. Se foi um A-50, continua com 2 além dos 7 A-50U. O A-100 não deve ter sido pois está em testes, apesar que em 2022… Read more »

Nilo

Sim, Beriev A-100, que deverá substituir o A-50U. Obrigado.

Nei

Fogo amigo, também pode ser uma forma do MOD Russo, não baixar a autoestima dos soldados na Operação.

Last edited 3 meses atrás by Nei
Fish

Sei não rick, parece falso.

Nickless

já tinham cantado a pedra mês passado.

Why Russia now has to use its A-50U closer to the fight in Ukraine
“They will have to decide what costs them more: to lose one or more of these A-50s or to continue to see their combat aircraft and S-400 units progressively degraded,” a Ukrainian expert told Breaking Defense.
on December 04, 2023 at 6:35 AM

Last edited 3 meses atrás by Nickless
Nonato

Dá para explicar isso aí?

Nonato

Obrigado

Nilton L Junior

TK é complicado

Henrique

qual seria o pior:

perder um avião caro e estratégico por pura burrice ou falar que vc destruiu sem querer um avião caro por burrice? kkkkkkk

willian

Somente o poderio Russo pode derrubar um avião Russo simples assim…

Rodrigo

Foi o Sergei operando o s300 e o Ygor pilotando…detalhes ambos fumando

Underground

Segundo algumas fontes o abate teria sido conduzida pela Força Aérea da Ucrânia, daí a especulação que eventualmente pode ter sido usado F16.

Satyricon

Underground, há algo de novo nos ares da Ucrânia! Aparentemente Zaluzhny parabenizou a FAU pelos abates. Consequentemente, as opções são: 1) Um Patriot foi deslocado ao limite da linha de frente, para ter o alcance necessário; 2) Os ucranianos desenvolveram um novo sistema antiaéreo, com alcance estendido; 3) Os F-16 já estão em campo (fazendo a limpa); Devido à pouca quantidade e extrema importância dos Patriot, a opção 1 é altamente improvável. Restam portanto as opções 2 e 3, nenhuma delas boas notícias para os orcs. Aguardemos a confirmação. Obs: É óbvio que os russos dirão que foi fogo amigo… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Satyricon
Nei

Bem isso, mas o Patriot, já possuem mais unidades das que estavam em Kiev.

O plano possivelmente foi esse, trazer uma unidade ao alcance.

Digo isso, pois foi a Ucrânia que reivindicou o abate, mas pode sim ter sido o Russos mesmos. Aguardamos mais informações.

Kkce

Já virou rotina o team kill entre os russos. Que fase.

Gilson Elano

Atualiza a tabela!

Bosco

Será que tem F-35 fazendo uma patrulhinha lá na região?

Nilton L Junior

A probabilidade é grande

Junior Duraes

Acabei de fazer esta pergunta, não tinha visto seu comentario. Alvos de alto valo como o A-50 seria uma bela justificativa para um Raptor ou um F-35 ir la buscar. Ou quem sabe algum drone furtivo ainda não revelado. Até os Ucranianos parecem ficar surpresos com certas coisas que acontecem la kkkkk

Renato B.

Eu me lembro que haviam discussões sobre os riscos envolvidos com o uso de um grande avião com radar poderoso emitindo e voando numa rota previsível. É um alvo atraente e justamente por isso deve ser bem protegido.Os EUA sempre acharam que o risco valia o benefício, mas eles geralmente conseguem manter superioridade aérea. Se os ucranianos conseguiram esse feito, mérito deles. Mesmo que não tenha sido derrubado vai ficar inoperante por um tempo e certamente vai atrapalhar as ações russas. Se derrubaram estamos assistindo ao equivalente aéreo do afundamento do Moskva. Me pergunto se a Força Aérea Russa vai… Read more »

Diego

Deva ser um sistema novo pois da uma distância boa ate a área de abate, aguardando mais informações…
Cada dia e um fato novo, um verdadeiro laboratório de armas

Bosco

Pensar que os russos sempre se julgaram os fodões em poder colocar em risco os ativos de alto valor da OTAN utilizando seus mísseis ar-ar de ultra longo alcance (R-37) e o S-300V. Vale salientar que em se comprovando o abate por parte da Ucrânia há de se saber como eles fizeram isso. Não há nenhum sistema de armas a disposição da Ucrânia (até onde sabemos) capaz de realizar essa interceptação. Poderia um sistema Patriot utilizando algum tipo de engajamento colaborativo com auxílio, por exemplo, de um F-35. Ou o próprio F-35 poderia utilizar seus mísseis. Um caça convencional (ex:… Read more »

Bosco

A outra opção seria o fogo amigo.
Mas aí, é de doer. Um caça ser derrubado por fogo amigo é compreensível tendo em vista que ele foi feito para ser discreto, mas esse tipo de avião ser confundido é realmente assinar um atestado de incompetência criminosa.

Alecs

Tem razão, Bosco. Essa história de ucranianos derrubarem não cola. É coisa da mídia OTANista, Atlanticista, taxista! Foi o Vladimir Mirolha (parente distante do Jonh Mirolha) quem derrubou o A-50! Estava frio e ele abusou da Vodka. https://www.youtube.com/watch?v=3KfthQZ_zTo

Rinaldo Nery

A última frase não é verdadeira. Um AWACS detecta qualquer alvo rasante na distância nominal do seu radar. Pode ser até 300 NM.

Bosco

Blz, Rinaldo,
Pra mim havia uma degradação de desempenho da ordem de uns 50% devido à proximidade com o solo .
Ainda não seria suficiente para um F-16 chegar na distância de lançamento de mísseis mas seria uma possibilidade ainda que remota.

Alecs

Acho que como as ondas de radar estão acima do solo, não há degradação. Um F-16 poderia derrubar o A-50 se estivesse emitindo sinais de seu IFF, quando interrogado pelos radares russos, no mesmo código criptografado e frequência russas. Poderia ser outra aeronave também, como um Su-27. Mas é apenas especulação minha, Mestre Bosco, acho muito difícil. Um Patriot PAC-2 ou abate por forças amigas é mais provável.

Mr.Guara

Um F-35 teria que chegar a 15-20km da costa Crimeia, ali na região da ponte Kerch, se estivermos pensando no uso do AIM-120D, por melhor que seja a a tecnologia stealth do F-35, acredito que ele teria que ligar seus radares ativos para direcionar esse míssil (alguém me corrija se tiver alguma informação diferente). Ma agora na area da especulação, se caso tenha sido um AIM-260, a distância aumentaria para 70km da costa, mas quem direciona?, quem passaria a informação para o míssil? Eu ainda acredito ou que os russos erraram muito, ou que os ucranianos apostaram e arriscaram muito… Read more »

Groosp

Não precisa acionar o radar. O F-35 consegue uma solução de tiro passiva via RWR/ESM se operar em grupo por triangulação. O mesmo é dito sobre os demais caças de 4.5 geração.

Bosco

Não haveria problema do F-35 utilizar seu radar AESA no modo LPI por alguns segundos. Ele poderia se aproximar a ponto de utilizar o AIM-120 (C ou D) no modo “fire and forget” sem precisar ficar rastreando o alvo e atualizando o míssil. Agora, se foi um F-16 aí teria que ser um AIM-120D (não creio que seja um AIM-260) que precisaria de ser atualizado. Pouco provável que seja possível salvo se os russos forem realmente uns incompetentes profissionais. Recentemente foi divulgado pela USAF que um F-15 teria realizado um tiro de treinamento de AIM-120D no que é considerado o… Read more »

Underground

Os ucranianos já admitiram uso de sistema Patriot.

Groosp

Em um outro fórum estavam cogitando o emprego de um AGM-88G HARM. Lançado de um caça ou uma modificação com um booster como os israelenses fizeram com o Shike e Standard. Estranho mesmo.

Bosco

Groosp,
No passado havia uma versão do Patriot (PAC-1) com seeker dual (RSA e ARH) com capacidade antirradiação para ser utilizado contra AWACS.
Não sei se ela persiste ou se o sistema foi incorporado em algumas das novas versões PAC-2/PAC-3 e não foi divulgado.

Thunder

Os ataques aéreos ucranianos aos sistemas de defesa aérea russos na península ocupada da Crimeia, em 13 de Janeiro, forçaram os russos a reagir da forma como os ucranianos previam que reagiriam: um dia depois, em 14 de Janeiro, eles ‘empurraram’ a sua A-50U mais perto da linha de frente. Tudo que os ucranianos queriam

Groosp

Deixar os A-50 com medo foi muito bom para a Ucrânia. Os russos disseram que conseguiram atingir um alvo com um S-400 e um A-50 fornecendo orientação de meio curso em um engajamento cooperativo. Isso seria um problema para os F-16 e demais aeronaves.

Thunder

Os russos usaram tanto os A-50 (e os Il-20 e Il-22 que os acompanham) foram implantados tão intensamente, no início da invasão na Ucrânia, que um após o outro falhou: os equipamentos de missão exigem reparos (e as tripulações precisavam de descanso e reciclagem). A Rússia ainda é muito dependente do hardware do ocidente e isso significa que existe restrições na operação desses aviões. É bom lembrar do A50 danificado na Bielorrússia e um IL22M abatido pelos mercenários do Wagner.

Groosp

Provavelmente é um Patriot. É a alternativa mais simples.
Estão especulando outros meios por causa da proximidade da linha de frente que o lançador deveria estar e a postagem ucraniana que disse que foi obra da Força Aérea.
Só que o radar do Patriot e o posto de controle podem estar localizados a dezenas de quilômetros do lançador e a Força Aérea opera os SAMs na Ucrânia.
Imagino que seja a versão alemã que é montado em caminhões e não rebocada como as americanas.

Junior Duraes

O que impede a Otan de fornecer aos ucranianos um sistema com alcance superior aos 150KM e não falar nada pra ninguem? Alem do Thaad tem algum outro com tal capacidade?

Bosco

Junior, O THAAD seria complicado porque ele atua além de 40 km de altura, sendo mais indicado para interceptar mísseis balísticos e mísseis hipersônicos. O sistema com capacidade de interceptar ameaças atmosféricas de maior alcance a serviço da OTAN é o Patriot que tem alcance contra alvos atmosféricos não divulgados oficialmente, mas especula-se ser de 160 a 250 km. Contra alvos balísticos estima-se em 45 km utilizando-se o PAC-3 MSE. 30 km o PAC-3 e 20 km o PAC-2 GEM. Vale salientar que contra alvos balísticos (e hipersônicos) há uma redução de alcance diretamente proporcional à velocidade da ameaça. Por… Read more »

Bosco

Já há 14 anos um dos maiores especialistas em sistemas bélicos do mundo já especulava acerca do desempenho do sistema Patriot, que era anunciado como sendo muito raquítico frente aos Ss russos.
Esse especialista , sem dúvida um dos maiores que já existiu, além de inteligente é muito bonito e bom de cama, mas sobretudo sua maior característica é a humildade.
https://pbrasil.wordpress.com/2010/07/18/consideracoes-sobre-o-missil-patriot-pac-3/

Maurício.

Se a Rússia de fato teve um A-50 abatido, é um perda enorme, no mesmo nível do Moskva.

Diego

Acredito que o A-50 seja até um pouco mais valioso que o moskva

Jagder

Quanto custa essa belezinha?

Kkce

350 milhões de bidens

Jagder

Belaruski Hajun reported earlier that the Russian Aerospace Forces have nine such aircraft at their disposal. Each aircraft is serviced by 19 personnel (5 pilots, 11 radio engineers, and 3 technical engineers) and costs US$330 million.

Se confirmada essa perda, é um mega prejuízo, tanto humano quanto material.

Alecs

Obrigado. Agora sabemos que são 8.

Moriah

Mainstay… um nome que eu sempre ouvia no rádio dos simuladores da Novalogic.

Maurício.

Novalogic, esperei tanto o Delta Force: Angel Falls, mas foi cancelado, bons tempos…

Fabio Araujo

Os aviões foram atingidos no Mar de Azov, tem gente falando em F-16 primeiro nem sabemos se chegaram e outra coisa um F-16 para chegar no Mar de Azov teria que passar por áreas controladas pelos russos e seria rapidamente detectado, e um F-16 chegar perto o suficiente de um A-50 voando em mar aberto para conseguir abater sem ser detectado pelo A-50 seria difícil ou até mesmo impossível, e o A-50 era escoltado por um SU-30 se um F-16 fosse detectado antes dele chegar perto o suficiente para atacar o SU-30 já teria sido direcionado pelo A-50 para interceptar… Read more »

Alecs

Uma possibilidade bem remota, mas factível, seria um Su-27 Ucraniano com IFF emitindo sinais de aeronaves russas quando interrogado pelo radar o A-50. Acho difícil ter sido isso, mas é mais provável que um F-16. Vamos aguardar novas notícias.

Fabio Araujo

Sim um SU-27 ou até mesmo um Mig-29 ucraniano com o IFF enganando a defesa antiaérea russa é plausível mas isso seria capaz de acontecer?

Alecs

Fabio, pensei no Su-27 por conta do maior alcance.

Alecs

Seria muito difícil, mas não impossível. Mais provável que um F-16.

Paulo Sollo

Foi divulgado que o Il-22M conseguiu pousar numa base com feridos a bordo.
Semana passada dois SU-27 ucranianos foram abatidos e seus pilotos não sobreviveram. Uma semana antes um MiG-29 ucraniano também foi abatido. Seria interessante uma cobertura mais abrangente dos fatos.

Alecs

“Semana passada dois SU-27 ucranianos foram abatidos e seus pilotos não sobreviveram. Uma semana antes um MiG-29 ucraniano também foi abatido.” Ué… A Força Aérea Ucraniana ainda existe? Segundo as mídias controladas pela Rússia ela já não existia desde a primeira semana da “operação especial”. Dependendo da fonte das suas informações podemos dar credibilidade ao que informou. Poste as fontes. Tenho certeza que o editores estão atentos às notícias e dando cobertura bastante abrangente aos “fatos” que você citou, desde que sejam realmente fatos.

Maurício.

“Dependendo da fonte das suas informações podemos dar credibilidade ao que informou. ”

Mas aí é relativo, essa história de “fatos”, essa matéria mesmo, qual é a fonte? Um legislador ucraniano e a mídia local, isso é realmente uma fonte e dá para acreditar? São realmente “fatos”? Mas concordo que o colega Paulo poderia postar as tais fontes.

Last edited 3 meses atrás by Maurício.
Alecs

Por isso que em vários comentários meus eu disse: “Se confirmado, caso se confirme…” Pode ter sido Team Kill.

Paulo Sollo

Segundo a mídia que você considera confiável, os russos só tinham munição para 2 semanas de guerra, seus mísseis acabaram a um ano e meio atrás, Putin morreu de câncer, os russos estão lutando armados com pás a mais de um ano, dentre várias outras. Então mesmo que você poste as fontes destas informações, eu não posso confiar em nada mais delas. E sobre as minhas fontes, obviamente que a Ucrânia e as mídias pro Otan jamais divulgarão as perdas ucranianas. Porém se você abrir seus olhos, já faz algum tempo que a mídia ocidental e vários militares do ocidente… Read more »

João Paulo

Concordo plenamente com suas palavras! Seguindo a propaganda americana, o major general Anthony Potts morreu “pilotando um avião monomotor” no interior do país. Eles morrem, mas nunca “são mortos”.

Paulo Sollo

Este é o problema: a mídia ocidental não divulga as perdas da Ucrânia e se eu postar fontes alternativas, principalmente da Rússia, vocês dizem que nada vindo da Rússia é verdade Então é perda de tempo. Óbvio que há a tradicional parcela de mentiras em qualquer guerra, mas nesta, foi a mídia ocidental que superou tudo em seu esforço de divulgar fakes. Sugiro aos interessados que deixem o preconceito de lado e expandam seus canais de pesquisa, e não apenas fora da bolha da mídia ocidental, mas dentro dela também, porque também sempre houveram algumas fontes confiáveis apontando sobre acontecimentos… Read more »

Jose

Exato

Jose

Ufa! No meio de tanta torcida pro otan, um comentário centrado e sensato

Nickless

Cara quanta ingenuidade a sua, qualquer um sabe que a maquina de propaganda russa é a melhor do mundo. acreditar em qualquer coisa que os russos divulgem somente com imagens e videos caso contrario é propaganda. esses dias atras os russos divulgaram que tinham abatido um F-22 (cade as provas?), divulgaram que tinham destruido 44 himars (cade a prova de um unico destruido?) esse kinzal russo que destruiu um bunker repleto de oficiais da otan (onde estão as provas e nomes desses militares). fato é que falar qualquer papagaio fala. e as provas? quando a ucrania divulga uma destruição de… Read more »

Nonato

A que distância do TO esses AWACS voam?
Daria para Nunão colocar um mapa da provável rota do AWACS?

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo eu, tudo eu…

Alecs

A sugestão é boa. O debate está em ótimo nível!

Fernando "Nunão" De Martini

Eu sei, mas há outros editores rsrsrs

Já existem mapas circulando por aí. Vou sugerir ao editor que publicou essa matéria.

Alecs

Obrigado! kkkk Não tenho culpa de você ser o editor mais simpático e bonitão! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Nonato

É nisso que dá ser editor de site de defesa.
Onde está Ivan “mapento”?

Fernando "Nunão" De Martini

Nonato,
Reparou que, após o seu pedido, foi acrescentado um vídeo ao final da matéria?
Não precisa esperar o Ivan, ainda que ele seja sempre muito bem-vindo.

Hcosta
Nonato

A Ucrânia é plenamente capaz de desenvolver um missil terra-ar com 500 km de alcance.

Alecs

Acredito que sim. Podem também modificar algum existente para ter maior alcance e também transformar a cabeça de busca em um míssil anti AWACS com ajuda da OTAN. Caso a inteligência de sinais saiba a frequência do radar do A-50 seria possível, ainda mais depois de 2 anos de guerra.

Bueno

é o negocio esta Russo.
dentro de 1 mês os Russos tiveram perdes consideráveis e no atacado, o Il-22M e A-50 é uma perda terrível para os russos.

Estavam operando bem avançados e sem uma ala área de proteção que o tornaram vulneráveis, presa fácil das defesa da Ucrania?

Se confirmado, alguém pulara de algum prédio nas redondezas de em Moscou, aguardar as noticias dentro desta semana.

Algum especialista em breve aparecerá declarando que isto não quer dizer nada, não muda nada !!

Last edited 3 meses atrás by Bueno
Antonio Cançado

Pois é, Vladimir, não sabe brincar, não desce pro play…

Fabio Mayer

A Rússia não teve nenhuma aeronave abatida pela Ucrania, no máximo, os russos desertaram de alguma aeronave e à deixaram cair para mostrar o quanto a Ucrania é nazificada e agressiva. Vladimir Putin é um cara boa praça, ele só quer desnazificar o mundo…

Alecs

Tem razão! As aeronaves russas são espetaculares! Melhores que a Enterprise, naves Klingons, os caças da força Imperial, os X-Wing da Nova República, Millennium Falcon… A antiaérea russa derruba até a Estrela da Morte! Luke Skywalker, Darth Vader e o Sith se borram só de ouvir o nome Vladimir Putinho!Agora falando sério, de onde tirou tanta sandice? O debate estava ótimo até você nos “presentear” com essas pérolas. “A Ucrania é nazificada e agressiva” invadiu a pobre coitada da Rússia? “Vladimir Putin é um cara boa praça, ele só quer desnazificar o mundo…” Ele será canonizado pelo Papa rsrsrs. Editores,… Read more »

Fabio Mayer

São mesmo!!! ahahahahaha Veja o F-35: tem mais de 1000 vendidos e operacionais, mas todo mundo diz que é um fracasso porque deu um bug na tela de LCD… nos avioes russos isso não acontece!

Jose

Os ucranianos abateram as aeronaves? É possível, com grande ajuda da OTAN e usando meios sobre os quais, provavelmente, nunca teremos certeza. Isso influenciará o destino da guerra? Não, porque a Ucrânia já está derrotada e o ocidente já percebeu que não vale mais a pena continuar a investir lá, enquanto as sanções fracassaram, a Rússia está cada dia mais forte econômica e militarmente, enquanto as populações da Europa ocidental pagam um preço cada vez mais alto pelas decisões de seus líderes, o que se torna perigoso para estes.

Hcosta

Está tudo a correr como planeado…

E qual é o preço que os Europeus estão a pagar?

Jose

Crise energética devido ao fim do fornecimento de gás russo barato; queda crescente das economias europeias, particularmente da alemã, inflação, recessão econômica, tudo isso refletindo em uma insatisfação crescente das populações, com o risco de, a médio longo prazo, instabilidade política e social. E tudo isso para atender interesses geopolíticos de uma minoria que sequer tem coragem de se mostrar.

Hcosta

E não percebe a ironia nos seus comentários?

Se está tão preocupado com valores económicos, sociais e interesses obscuros porque não diz nada sobre a Rússia que está numa situação muito pior do que os Europeus?
Qual é a inflação, taxa de juros, etc… da Rússia?

Jose

Não me lembro de ter escrito que a situação na Rússia era a de um paraíso. Entretanto, uma coisa hoje é certa, ao contrário dos Europeus, a esmagadora maioria da população russa está unida e consciente de que travam uma luta pela sobrevivência de sua pátria contra o ocidente coletivo, independente de Putin ser o líder, ou não. E essa consciência, aliada a resiliência natural do povo russo, não deixa dúvida que, a não ser que algo radical aconteça que mude esse ânimo, estão dispostos a ir até o fim, inclusive a guerra nuclear, se precisarem.

Hcosta

Que grande ameaça a da Ucrânia… E o senhor sabe lá o que o povo Russo quer. Nem Putin sabe e é por isso que tem medo de eleições livres e justas. Mas “certamente” que iniciar uma guerra fratricida e desastrosa deve ser o que todo o Russo quer… E em que estado está Grande nação Russa, tendo chegado ao ponto de travar uma luta pela sobrevivência. E onde o maior problema é a sua fragmentação a partir de dentro. Cómico como o nacionalismo, a grande arma Russa, é o seu ponto fraco… Talvez o problema não seja externo mas… Read more »

Jose

O que o povo russo quer ficou bem evidente em recente pesquisa reconhecida inclusive, pela tendenciosa mídia ocidental. O povo ucraniano também é vítima. Acreditou em mentiras e manipulações conduzidas com (muito) dinheiro ocidental, lembra da Sra Nuland na praça Maidan em 2014? Juntamente com seus políticos corruptos. Fico imaginando quando perceberem que foram enganados, a um custo de centenas de milhares de vidas e um país arrasado não vai precisar os russos fazerem nada. O próprio povo ucraniano vai acertar as contas com o comediante

KKce

Pleno 2024 e você ainda nessa de gás russo. Europa, em especial a Alemanha, já superou o gás russo. Os russos estão tendo que vender (doar) ele aos chineses bem mais barato do que deveria. Aliás, é da Rússia que se tem notícias de cidades fora dos grandes centros sofrendo por falta de aquecimento. Sobrevivência russa? Sobrevivência de que? Que ameaça sofriam?  “O povo ucraniano também é vítima. Acreditou em mentiras e manipulações conduzidas com (muito) dinheiro ocidental, lembra da Sra Nuland na praça Maidan em 2014? Juntamente com seus políticos corruptos.” Verdade, correto e honesto era o fantoche russo… Read more »

Jose

Nada mais longe da verdade. Europa hoje compra gás e petróleo recebido de outros continentes por via marítima, a um preço várias vezes maior do que o Russo. Olhe a economia alemã em franca recessão. A propósito se vc se der ao trabalho de se informar saberá que a Rússia acaba de ultrapassar o PIB alemão, ou seja, a “doação ” de gás aos chineses está dando muito certo para a Rússia. Na verdade, a Alemanha é a Rússia seriam a parceria geopolítica ideal para os europeus, mas, preferiram se curvar aos interesses norte americanos e agora estão, sim, pagando… Read more »

Leandro Costa

O PIB da Rússia ultrapassou o Alemão? Hehehehehe

Kkce

Pib russo ficou em 11° na projeção do FMI, Alemanha em 3°.

Jose

Há outras projeções, além do FMI; veja a projeção da paridade do poder de compra (PPC) e terás um resultado bem diferente

Eromaster

A Ucrânia só fica especulando que abateu, mas prova que é boa nada. Mais um abate de fantasma de Kiev.
O texto já diz tudo. “uma aeronave de retransmissão de rádio Il-22M foram supostamente abatidos pela defesa aérea ucraniana sobre o Mar de Azov”.

Henrique

tb teve negação com moskva… e olha no que deu kkkkk

Cansado

O que não dá pra entender é não ter ainda rolado a cabeça do tovarish Shoigu.
Isso é muito estranho.

Diego

Vai entender, Surovikin rebaixado que o diga depois de construir uma forte linha defensiva

Maurício.

Surovikin era mais pró-Prigozhin, na verdade, tem que dar graças a Deus que só foi rebaixado, poderia ter “caído” de uma janela, muito comum na Rússia.

Maurício.

Shoigu é um “amigo” íntimo do Putin, de longa data, e nem militar de fato ele é, acho que é por isso que o Shoigu continua no cargo. Pode ver, Prigozhin era contra Shoigu, basta ver quem está vivo e quem está morto.

Henrique

Shoigu defende os esquema de corrupção na RFA, por isso e ele não cai.

Qualquer outro oficial/pessoa que faça o mínimo do trabalho correto e direito lá já roda.

Surovikin,  Prigozhin, o cara que tava antes do Shoigu e estava modernizando a RFA são exemplos

Cansado

Lamentável tudo isso. A guerra é muito sangrenta e o seu prolongamento só aumenta a quantidade de sangue desperdiçado.

Bosco

Mas mais lamentável que uma guerra onde um lado está se defendendo e onde está ocorrendo uma carnificina é uma situação onde a tirania age soberana sem reação das vítimas pacíficas ou completamente impassíveis.

Junior Duraes

Pergunta de leigo, existe a possibilidade de alguma aeronave stealth da OTAN estar entrando furtivamente no espaço aereo russo para buscar alvos de “alto valor”?
Mestre Bosco/Cel Nery suas contribuições são sempre bem vindas!!!

Rinaldo Nery

Poder, pode. Tudo pode. Geopoliticamente vale a pena? Colocar um país da OTAN dentro do conflito?

Um Simples Brasileiro

Duro “baque” para a Rússia.

Rafael Aires

Vixe. Com esses abates, agora vai ser um passeio da Ucrânia.

naval762

Corre o boato no telegram de que essa operação foi obra do 22SAS, não sei se é verdade, mas …

Bispo

Ucrânia “disse”, bem posso dizer muito fake… precisamos de provas.

Blogueiros russos “disseram” que o Il-22 posou danificado.

“Dizem” que a Ucrânia está com tanta falta de “bucha de canhão” que já enviou 5.000 mulheres para combate na linha de frente.

Cassini

Sem nenhuma evidência sólida de abate, só nos resta deduzir ser ação de marketing das FA ucranianas.

Orivaldo

Será que o piloto surrupiou alguns maços de cigarro de um operador anti aereo ?

BARAK

O canal de Telegram russo Fighterbomber disse hoje que 3 aeronaves foram atacadas, o A-50 foi abatido (com 11 ou 12 mortes), e segundo ele todos foram atacados pela própria defesa aérea:

“According to my information, the crests have nothing to do with the loss of the RLDNiU A-50 aircraft. ”

“In the Northern Military District, unfortunately, the worst and most dangerous enemy for the Aerospace Forces has become our air defense. “

Bigliazzi

Ficamos na espera que essas boas noticias sejam confirmadas. Que Deus conforte Viuvas, Filhos e Pais dos tripulantes.