SEUL — A Coreia do Sul deve iniciar a produção do caça KF-21 este ano, conforme planejado, disse a agência estatal de aquisição de armas (DAPA) na quarta-feira (10), no que seria um marco importante na busca do país por um caça avançado desenvolvido internamente.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa pretende assinar um contrato com a Korea Aerospace Industries Ltd., fabricante do jato, no primeiro semestre do ano para preparar o caminho para a produção em larga escala do KF-21, de acordo com um funcionário da DAPA.

Em 2015, a Coreia do Sul lançou um projeto conjunto de desenvolvimento de caças com a Indonésia, com o objetivo de entregar 120 caças KF-21 à Força Aérea Sul-Coreana até 2032 para substituir a sua antiga frota de jatos F-4 e F-5.

A DAPA disse que todos os seis protótipos KF-21 realizaram voos de teste com sucesso, realizando várias avaliações de desempenho, incluindo voos supersônicos e testes de separação de armas.

Os protótipos continuarão vários testes este ano, disse a DAPA, acrescentando que um deles será submetido a testes climáticos extremos no centro de testes da Agência para o Desenvolvimento de Defesa em Seosan, 98 quilômetros a sudoeste de Seul, até fevereiro.

O projeto de desenvolvimento conjunto no valor de 8,1 biliões de won (6,1 bilhões de dólares) até 2026 ainda enfrenta incertezas decorrentes dos pagamentos atrasados da Indonésia, que foram estimados em quase 1 bilião de won em Outubro do ano passado.

Seul concordou em pagar cerca de 60% do custo do projeto, com Jacarta e KAI cobrindo cerca de 20% cada.

O funcionário da DAPA disse que estão em andamento negociações para que Jacarta apresente um plano de pagamento atualizado para o projeto.

FONTE: Korea Herald

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eliton

Sem sombra de duvidas é um dos mais lindos já feito.
Seria interessante um comparativo entre ele e o Gripen.

Patta

Principalmente em uma batalha BVR, ambos lançaram o míssil meteor, seria interessante uma simulação com esses dois.

Heli

Provavelmente venceria quem tiver o melhor pacote com radar, sistemas de guerra eletrônica e menor RCS, isso permitiria atirar primeiro, supondo que ambos não contem com AEW apoiando. Dificil dizer qual dos dois preenche esses requisitos melhor. Chuto, e é apenas um chute, dizer que o Boramae tem um menor RCS pois leva as armas semi-embutidas, caso nao leve tanques e misseis IR nas asas.

Macgaren

Gosto do F5

Bispo

Quanto desse avião é realmente 100% coreano … ?

Matheus

O que isso importa?

O vingador com cérebro

Importa pq ele quer saber… Pra que isso??

notavel94

Pra que ser grosseiro assim a troco de nada amigo?

Bispo

Importa visto que dependendo de um conflito futuro ou mesmo de venda da aeronave a outros países , a manutenção do mesmo pode ser impossível.

p.s- estudos mostram que a falta de lítio no organismo contribui para o aumento do transtorno de humor. 🙃

Lord-M

Cada sistema estrangeiro está sujeito a veto de exportação.

Incluindo os de produção sob licença; é contratual.

Regra geral.

Lord-M

Tudo.

Motores, assentos, sistemas de armas, aviônica, radar, de dentre outros.

Praticamente tudo crítico é de origem ou sob licença estadunidense, europeia e israelense.

Rodolfo

O avião é 100% fabricado na Coreia do Sul. A turbina é praticamente a mesma do Gripen E mas produzida localmente. Como contrapartida a compra do F35, a Coreia recebeu 14 tecnologias da Lockheed para ajudar no desenvolvimento, mas algumas como radar AESA e IRIST a Coreia teve que desenvolver sem ajuda americana. O armamento no momento parece ser da MBDA (Meteor).

MMerlin

Rodolfo.
Não existe mais aeronave militar tripulada com fabricação 100% nacional. De nenhum país. Nem da China.

Lembrando que motores, radares e inumeraros outros equipamentos são formados por outros milhares.

Também lembrando que este teve como base de requisitos a última versão do F-16.
Possui inúmeros fornecedores e bo parte deles com contratos de ToT especificados.

No fim, acredito que a nacionalização deste caça deve ter ficado entre 50-60%. Mas isso é suposição.

Lord-M

?

Nada a ver.

Pegue China, EUA, França e Rússia.

Todos os sistemas principais e críticos de suas aeronaves de combate em produção são nacionais (airframe, motores, aviônica, radar e armas).

Eles detém a propriedade intelectual.

Não tem a mínimo fundamento comparar isso (se tiver alguns pequenos itens não críticos estrangeiros) com caças que praticamente tudo crítico é estrangeiro (de prateleira ou sob licença).

É o caso de KF-21 e outros…

MMerlin

Bom, se você diz, talvez seja verdade…

Last edited 3 meses atrás by MMerlin
Paulo Sollo

O desenvolvimento desta aeronave é um e exemplo notável de competência, seriedade, eficiência, agilidade e honestidade no emprego dos recursos. Num prazo muito curto para os padrões de desenvolvimento deste tipo de plataforma, eles já iniciam a produção, mesmo com os calotes da Indonésia. E observando o valor investido vemos que não é impossível para o Brasil fazer parte de um programa de desenvolvimento conjunto num futuro próximo. Dizem que a FAB já estaria pensando em iniciar estudos sobre uma plataforma 6G. Certamente que o F-39 Gripen terá longa vida operacional na FAB, mas já seria bom iniciar estudos sobre… Read more »

Moriah

É preciso mesmo começar trabalhos nesse sentido, porque o cenário pode mudar, ainda mais com essa “profusão” de novos caças stealthy de países com fama de terem produtos “baratos” em relação ao ocidente. Basta um vizinho chutar o balde que a coisa muda de figura…

Matheus

O ideal seria a FAB entrar junto com a SAAB no projeto FS2020.
Um 5° Geração baseado no Gripen.

JS666

O FS2020 na realidade seria de 6º geração, foi só um estudo e foi cancelado (ou congelado?), depois a Suécia iniciou uma cooperação com o programa Tempest e saiu fora, não dá para saber por enquanto como ela ou a SAAB vão proceder.

Patta

“mas já seria bom iniciar estudos sobre seu substituto desde já” Acho muito cedo pra se preocupar com isso. Muitas coisas podem acontecer no futuro.
Agora acho bom a FAB buscar parcerias nacionais e internacionais para novos projetos.

Last edited 3 meses atrás by Patta
O vingador com cérebro

Cedo? Demorou quanto tempo pro FX virar FX2 e depois o FX2 virar Gripen?

Patta

cedo digo, que novas tecnológias podem aparecer até lá

Matheus R

Só não sei se seria melhor iniciar um projeto do zero com algum outro país ou simplesmente comprar um projeto pronto com alguma transferência de tecnologia.

Last edited 3 meses atrás by Matheus R
Paulo Sollo

A transferência de tecnologia obtida através do Gripen E tem como objetivo iniciar um processo de aprendizagem e qualificação para a Embraer ter a capacidade de projetar e construir um caça de última geração. Dentro deste objetivo está claro que o caminho a ser seguido é a Embraer projetar uma nova plataforma sozinha ou com parceiros. A SAAB desistiu de participar do consórcio do Tempest e o suecos disseram que almejam agora projetar seu próprio caça 6G. Quem sabe não é uma boa possibilidade de parceria? Creio que seria, ou será, uma opção muito acertada pelo fato de representar uma… Read more »

F-39 Gripen

Aquele MOU entre a SAAB e a EMBRAER na LAAD 2023 sobre cooperação em caças de 6° geração não é esse tal caça Sueco de 6° geração? espero que sim.

alexandre

F 35 coreano…

Regis

Acho que esta aeronave é 4++, não é furtiva.

Lord-M

?

Furtivo não é “invisível” (isso nunca existiu além da propaganda mainstream estadunidense); e furtividade não se consegue apenas com aerodinâmica; tem várias valências, que avançaram muito nas últimas décadas assim como sistemas de detecção para os furtivos “clássicos”.

F-22, por exemplo, os primeiros lotes são usados apenas para treinamento; são caças monofuncionais e obsoletos. Afirmação da própria USAF.

Patta

Uma parte dos equipamentos coreanos e japonese são derivados dos armamentos americanos. Exemplos:
KF21 (derivado do F35) coreano
classe Atago(derivado do Arleigh Burke) Japonês
classe maya(derivado do Arleigh Burke)Japonês
Com certeza há parcerias dos Estados Unidos com os países do Pacífico para dificultar o avanço chinês.

rui mendes

KF-21 não é derivado do F-35.
Nada a ver.
Mais um bocadinho e ainda alguém vem dizer que o KAAN Turco, é derivado do F-22.

rui mendes

Nada a ver.

Emmanuel

Vendo uns comentários sobre a FAB ver projetos de caças de 5ª geração, desenvolver, se juntar a um projeto, enfim…Meu amigo, a FAB não tem dinheiro para um segundo lote de F-39 imagina alguma coisa voltada para caças de 5ª geração.

Talvez, um dia, um lote de F-35 usado da USAF, via FMS, seja como chegaremos a 5ª geração. Até lá, esquece isso e foca no Gripen.

Matheus R

Quando os EUA nos oferecerem seus F-35 usados via FMS, eles já estarão na sétima ou oitava geração, seja lá o que isso signifique.

Patta

A unidade do F35 é mais barato que a unidade do Gripen. Logo não faz sentido “a FAB não tem dinheiro para um segundo lote de F-39 imagina alguma coisa voltada para caças de 5ª geração.” Um bom exemplo foi da Tailândia que afirmou que o Gripen é mais caro.
Acho que você já deve saber que o real motivo da compra do Gripen foi por causa de transferência de tecnologia.

Fernando "Nunão" De Martini

Não está confundindo Tailândia com República Tcheca?

Fernando "Nunão" De Martini

Ok. Obrigado pelo link. Tinha esquecido dessa notícia.

rui mendes

A Tailândia já levou nega dos EUA, pela aquisição do F-35.

Lord-M

Também seria negado pra nós.

Geopolítica, simples.

Só autorizarão F-35 para América do Sul quando estiverem obsoletos.

Para quem quiser jogar dinheiro fora e para desfile.

Leandro Costa

Os F-35 já foram oferecidos ao Brasil.

Lord-M

Oficialmente? Aprovado pelo Congresso? Negativo.

https://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL737490-9356,00-LOCKHEED+NAO+OFERECE+O+F+AO+BRASIL+PARA+NAO+COMPARTILHAR+TECNOLOGIA.html

E se aprovado seria a preço absurdo e com tantas restrições que viraria rainha de hangar desdentada.

Rinaldo Nery

Já foi sim. Esse artigo da Goebbells não procede. Não acredite em tudo que sai na mídia.

Chris

Com os incessaveis shows politicos e danca de cadeiras na America Latina… Sem duvida !

Matheus R

Geralmente eles oferecem esse preço do F-35 A, em torno de 80 milhões de dólares, para países que participaram do projeto desde o início. Mas a Alemanha, por exemplo, que não era parceira, pagou mais caro.

JHF

Só colocar a manutenção na conta e a afirmativa de que o Gripen é mais caro vai por terra. Se falou muito disso na época.

Emmanuel

Exatamente.

Adriano Madureira

E pelo que os sul coreanos da KAI disseram, o KF-21 tem o preço bem acessível…

Poderia ser uma oportunidade para nós em um hipotético futuro economicamente viável.

USD 65 milhões!

Last edited 3 meses atrás by Adriano Madureira
Patta

Nossa. Extremamente barato! Esse valor é se fossemos parceiros no inicio do projeto? Tem algum link pra eu ter mais informações?

Adriano Madureira

Não,mas tenho um vídeo de um canal do YT que fala sobre defesa filipina e suas notícias militares….

E falando neles, parece que estão interessados nos navios descomissionados americanos, os litoral combat ship da classe Marea, boa sorte para eles😆😆‼️

https://youtu.be/TEsjzlo0jaM?si=drK4PSyt4ze7UVkX

Patta

Obrigado!

Rogerio

As “valinhas” para os mísseis na barriga … fazem ele um “meio stealth”. 🙂

Underground

E pensar que a KAI teve de vir pedir penico aqui no Brasil para consertar o KT-1 deles.

Rinaldo Nery

Não conheço essa história. Pode contar um pouco mais?

Underground

Guido Pessotti, engenheiro, ex Embraer
A KAI havia desenvolvido o KT1, turbo hélice semelhante ao Tucano, mas a aeronave tinha vários problemas. E os coreanos contrataram Pessotti para corrigir esses problemas. Também trabalhou no T50 coreano.

Underground

Inclusive levou piloto de testes daqui, ex FAB, ex Embraer.

Rinaldo Nery

Obrigado pela informação. Sabe o ano?

Rodolfo

O Borame contou com transferência de tecnologia da Lockheed Martin, entao iria parecer com os projetos atuais da mesma.
F117, B2 e B21 são bem diferentes, fora tantos outros projetos que não foram pra frente (YF23, YF33, tacit blue, bird of prey, etc…)
Acho que voce vai se surpreender com o NGAD quando o projeto da Lockheed e Boeing forem revelados.

Leonardo Cardeal

Qual seria esse YF-33?

Rodolfo

Eu errei feio nessa… quis mencionar o X32… desculpe me

Jefferson B

Eu imagino que grande parte desse avião seja estrangeiro, dessa forma, eu fico imaginando qual as premissas de construir um avião com tanta dependência externa, ou seja, o que motiva desenvolver uma aeronave que no fundo não voa sem “autorização” de empresas estrangeiras.
É complicado os dias atuais, os países e seus fornecedores estão cada vez mais conectados e dependentes uns dos outros.

Jagder

Uma coisa é certa, o gordinho da Coréia do Norte não fica nada feliz com uma notícia deste tipo. Imagina um combate entre esse avião e um Chengdu F7 ou os Shenyang J6 ou F5?

Bigliazzi

Do outro lado da fronteira so se escutou a seguinte ordem: “Vamos fazer mais uma parada militar…”

Cansado

A Coreia do Sul decidiu olhar para o futuro.
Nós decidimos ficar nos anos 1990.
Lamentável.

Adriano Madureira

Poderiam ser nossos pelo módico valor de USD65MI de dólares, cairiam muito bem para substituir os A-1 AMX ao invés de adquirir aquele avião de brinquedo, 346M da Leonardo.

Nonato

Nunca entendi porque construíram o avião mas deixaram a bais de armas, aparentemente a parte mais facil, para depois.
A baia é só um fechamento usando tudo que já extrema no avião.
Se dissessem que não conseguiram chegar no formato ideal para furtividade ou que não conseguiram bons materiais absorventes eu entenderia…
Mas só falam em deixar a baia para depois.