F-16 da Eslováquia

GREENVILLE, Carolina do Sul, 10 de janeiro de 2024 – A Lockheed Martin (NYSE: LMT) tem o orgulho de anunciar a entrega bem-sucedida dos dois primeiros jatos F-16 Block 70 da Eslováquia. Estas aeronaves avançadas representam não apenas um salto tecnológico, mas também um firme compromisso com o reforço da segurança nacional da Eslováquia.

OJ Sanchez, vice-presidente e gerente geral do Integrated Fighter Group da Lockheed Martin, enfatizou a importância desta entrega: “A entrega dos dois primeiros jatos F-16 Block 70 para a Eslováquia significa um ponto de partida crucial para reforçar as capacidades de defesa do país. Estamos orgulhosos de fazer parte deste empreendimento e comprometidos em entregar um total de 14 jatos para a Eslováquia.”

Sanchez continuou: “A integração desta plataforma comprovada permitirá à Força Aérea Eslovaca salvaguardar eficazmente as suas fronteiras e estabelecer parcerias com aliados em toda a Europa, na NATO e no mundo. Estamos empenhados na nossa missão de promover a segurança do século XXI através de operações rentáveis. e parcerias estratégicas, garantindo a segurança e o bem-estar dos aliados dos EUA.”

Esses jatos F-16 Block 70, orgulhosamente fabricados em Greenville, Carolina do Sul, são uma prova de engenharia e tecnologia avançadas. Com uma carteira atual de 135 jatos, a linha de produção serve como pedra angular da segurança nacional, oferecendo capacidades de caça F-16 de última geração para aliados em todo o mundo.

Além disso, a Bulgária assinou uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) para oito jatos adicionais para sua frota. Assim que o acordo for finalizado, o atraso aumentará em oito.

As entregas para a Eslováquia continuarão até 2025, e o primeiro grupo de jatos, conhecido como ferry cell, deverá chegar à Eslováquia em meados de 2024.

Sobre o F-16

O F-16 é uma escolha estratégica e valiosa para muitos clientes ao redor do mundo que buscam capacidades avançadas de aeronaves de combate, parcerias regionais e mundiais e custos de ciclo de vida acessíveis. Mais de 3.100 F-16 estão operando hoje em 25 países. O F-16 voou cerca de 19,5 milhões de horas de voo e pelo menos 13 milhões de missões. A versão mais recente de hoje, o Block 70/72, oferece capacidades incomparáveis e será voado por seis países e aumentando.

Sobre a Lockheed Martin

Com sede em Bethesda, Maryland, a Lockheed Martin Corporation é uma empresa global de segurança e aeroespacial que emprega aproximadamente 116.000 pessoas em todo o mundo e está principalmente envolvida na pesquisa, design, desenvolvimento, fabricação, integração e sustentação de sistemas, produtos e serviços de tecnologia avançada.

FONTE: Lockheed Martin

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

F-16 segue sendo o cavalo-de-batalha de sempre… Seu fim não parece nada próximo.

Bueno

Vida Longa ao F-16

Marcelo

Alguém, a começar pelos editores do Poder Aéreo, gostaria de comentar o texto escrito pelo jornalista Pedro Paulo Resende no seu site arsenal-geopolitica-defesa com o título: O Grifo solitário?

Fernando "Nunão" De Martini

Marcelo Eu li na época em que foi publicada (reli agora para relembrar) e posso comentar que a imagem publicada hoje de quatro caças Gripen voando juntos, assim como nossas informações sobre surtidas diárias de treinamento com duas a quatro aeronaves, mostram que a redução da disponibilidade ocorrida no início de setembro foi ocasional. Assim, considero que as conclusões do curto texto em questão foram precipitadas, com todo o respeito ao jornalista que conheci pessoalmente alguns anos atrás durante a cobertura de um evento na Suécia (acrescento que já o conhecia e conversava virtualmente há duas décadas e lia matérias… Read more »

Marcelo

Porque só tive acesso agora a reportagem. Considerei grave as afirmações feitas. O F-16V é um concorrente do JAS-39E em tecnologia e custos operacionais e não o F-35 como muitos acreditam. Torço pelo projeto do Gripen na FAB. E tenho muito respeito por este site e seus editores.
Obrigado por responder, me sinto mais tranquilo agora. E, sim, vi o vídeo dos 4 Gripens E em pleno calor do verão voando de dia com sol a pino.

Lord-M

“Anátemas”…

Não foi episódico; é crônico…

Augusto José de Souza

E a Argentina vai mesmo receber 38 F-16 da Dinamarca? Os da Venezuela que estão parados também são opções para complementar depois.

Camargoer.

Olá. Acho que nem os cachorros do Milei saberiam responder se a Argentina vai receber os F16 de segunda-mão…

“troque o seu cachorro por uma criança pobre”

Nonato

Na Venezuela se comem cachorros…
A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo…
E tem Maduro na presidência…
E tem gente que apoia esse pessoal…

Camargoer.

Dizem que na Coreia também se comem cachorros… Uma iguaria.

Santamariense

Na Coréia do Sul é iguaria. Já na do Norte e na Venezuela é por falta de opção, mesmo.

Camargoer.

Jader.. foi apenas uma piada. Perceba o tom jocoso quando a frase começa com o sujeito indeterminado “dizem” (quem? não sei, pode ser qualquer um) e no fim com “uma iguaria” (uma ironia contraponto a necessidade de comer cachorros por falta de opção ao hábito de pagar caro por comidas exóticas). Contudo, se aprovaram uma lei proibindo o consumo de carne de cachorro é porque efetivamente existe ou existiu este hábito. Dizem que os espetinhos ao redor da Rodoviária de São Paulo são carne de gato. Não sei o sabor, mas o cheiro é ótimo. (aviso de spoiler: esta frase… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Camargoer.
Fernando "Nunão" De Martini

“Contudo, se aprovaram uma lei proibindo o consumo de carne de cachorro é porque efetivamente existe ou existiu este hábito.” Exatamente. Essa discussão sobre leis que proibem determinadas coisas é muito interessante e, no caso de história por exemplo, a lógica é bem parecida com a que você usou – no caso, você usou o raciocínio correto de um historiador que usa leis como documentos históricos. Por exemplo, um erro comum ao ler uma lei do passado é achar que determinada sociedade de determinada época era um ótimo lugar, pacífico, não violento, ao ver algo como: “Olha só, eles tinham… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão. Lembrei do “Mercador de Veneza” e o valor da multa pelo atraso do pagamento estabelecida no contrato: “uma libra de carne do corpo do devedor”….

Fernando "Nunão" De Martini

Verdade.
Mas vamos evitar Shakespeare, por favor. Já deu treta. Melhor mencionar a versão Suassuna, da “tira de couro”.

De qualquer forma, já fugimos do tópico, vou ter que dar uma bronca em mim mesmo.

Camargoer.

Beleza… encerramos aqui sem tirar nem uma gota de sangue..

Jagder

Entendi.

Camargoer.

B’ora dar risada.

Nonato

Você corrobora o que falei.
Tem gente que apoia e justifica

LUIZ

Deve ser uma delícia churrasco de dog. A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo por outro lado tem os EUA que controla o mercado financeiro mundial e por consequência o mercado de petróleo.

Lord-M

Não se sabe se existirá Argentina daqui a 4 anos; quantos mais receber F-16 (que seria a garantia de aviação obsoleta e para desfile durante umas 2 décadas, no mínimo).

rui mendes

Obsoleta???
Acredita nisso e terás uma surpresa.
Os F-16 Dinamarqueses, estão modernizados e com capacidades de um block 50/52.

Lte

Surpresa nenhuma; Argentina não é da OTAN; é país Sul Americano, quebrado e ainda tem a questão das Malvinas (Argentinas!). É impressionante como tem tanta gente que se apega a hardware nominal e não considera o fator mais importante de todos (de 1 a 10): Geopolítica. Se a Argentina recebesse algo seriam F-16 capados e sub-armados. Vide os F-16 do Iraque, apenas um exemplo, que foram adquiridos novos… Referencial de Block é apenas nominal; existem diferenças enormes entre F-16 em tese do “mesmo” Block. Além disso, casso alguém não saiba, os caças dos EUA tem mecanismos de monitoração e rastreamento… Read more »

rui mendes

Quero lá bem saber de cusquices e fakes dos F-16 Paquistaneses surrarem Typhoon, porque eu sei bem, que um Typhoon não dá a mínima hipotese, a qualquer F-16, seja velho ou a estrear. Isso na Internet, á notícias para todo o gosto. Ainda á pouco saiu, que um F/A-50 Filipino, abateu um F-22. O que eu disse foi, que os F-16 Dinamarqueses, têm as mesmas capacidades que um block 50/52, pois tem todo o software, harware e mísseis que os Block 50/52 têm e não têm bloqueadores, se os Argentinos vão aceitar bloqueadores e que não lhes entreguem os melhores… Read more »

Tutu

Se não me engano são algo próximo de um MLU M6.

rui mendes

Sim, é isso, F-16 MLU M6.

Vitor Botafogo

Muito provável que irá acontecer uma vez que o Governo se mostra sério e preocupado com as contas publicas , aonde irão alocar o pouco recurso disponível pro que é necessário pro Estado.
Acredito que os EUA e o FMI aproveitarão da aproximação com a Argentina, facilitando o financiamento pros Argentinos e mantê-los na zona de influência. Acredito que darão uma oportunidade de eles saírem da lama após a lambança que seguidos governos de esquerda que conseguiram a proeza de coloca-los aonde estão (falidos).

Fabio Mayer

Olha, só de ver a lista dos cortes orçamentários que o Gardelon promoveu desde que assumiu, acredito que a FAA não vai receber nem planadores para operar nos próximos anos…

Camargoer.

Olá a todos. Lote de duas aeronaves.. riso

Lord-M

No ocidente pode… Até um em alguns lugares…

Heinz

Estamos falando da pequena Eslováquia, não da outrora poderosa Rússia, que se meteu num atoleiro sem fim a vista.

rui mendes

A pequena Eslováquia, faz parte das grandes UE e Nato.
Serão muito bem-vindos esses caças, sâo mais uns para acrescentar á defesa das fronteiras Europeias e da Nato.

Camargoer.

Pois é. A Eslováquia é tão pequena que o F16 precisa do paraquedas para pousar.. senão ele passa a fronteira e vai parar no país vizinho….

Funcionário da Petrobras

Verdade.
Aposto que se o Putin tivesse uma máquina do tempo, ele voltaria atrás e teria ficado no canto dele.
Essa guerra com a Ucrânia ainda vai longe.

Jagder

Para um país com a área mais ou menos igual à do Rio Grande do Norte, não é nada mal.

Camargoer.

O país é tão pequeno que o piloto precisa carimbar o passaporte com visto de turista no país vizinho quando faz um voo supersônico.

Jagder

Imagine Israel então, que nem passaporte pode carimbar com os vizinhos.

Camargoer.

Riso. Se virar na pista errada de taxiamento, ou cai no mar, ou bate na montanha ou é abatido em terra.

Jagder

Bem assim.

rui mendes

Não, tá errado, nos países da UE, não precisas de passaporte, pois não existem fronteiras para cidadãos e mercadorias, livre circulação.
No máximo, o que precisas é do teu bilhete de identidade (ID), como qualquer cidadão nacional, quando lhe pedem a identificação.

Tutu

Como comprar um opala em 1992, ainda é bom, tá bem atualizado, porém existe coisa melhor, até mesmo na própria GM.

Vinicius Soares

Não compara. Opala sempre foi extremamente obsoleto e caro, fruto de um mercado fechado e monopolizado. O Brasil só foi ter modelos decentes depois da abertura de importações e restritos a camada mais abastada. A classe média passou décadas consumindo produtos horríveis como: gol, uno, corsa (no início do século XXI) e celta. Carros de qualidade e acessíveis, não considere a pandemia, só entraram no Brasil recentemente como: Polo, novo onix e HB20 que são feitos em plataformas modernas e são bem seguros.

SoldierofFEB

Alguém saberia me dizer o que é esse sobressalto na parte superior da fuselagem ?

Santamariense

Espaço extra para acomodar aviônicos/equipamentos eletrônicos.

Leandro Costa

Solução que parece que foi inspirada no A-4.

Santamariense

Isso! O A-4 adotou a corcunda à partir da variante F e todas em diante (alguns E e C também receberam a corcunda em alguns países, em programas de modernização).

Flight_Falcon

Meu caça preferido ao longo da história da aviação de caça pela sua versatilidade e adequação a cada época.

Cansado

Isso sim é um caça de respeito.
E completo ainda, nada de versões pé-de-boi.
Nem a Suécia quer o Gripen.
Entubaram o Brasil de novo.

Douglas Rodrigues

Até vc deve ficar “Cansado” de suas afirmações… rsrsrs

Fabio Mayer

A Suécia não quer o Gripen, mas pera 130 deles…. kkkkk que coisa estranha!

Rinaldo Nery

Esse caboclo não se “cansa” de repetir essas bobagens! Parece um mantra! Será que ele recebe dinheiro pra isso?