Em meados de janeiro, quatro F-35 viajarão acompanhados de cerca de 100 militares para a Islândia para realizar o Policiamento Aéreo da Islândia em Keflavik.

A Islândia não possui força aérea própria. Como país da OTAN, são apoiados por aliados com presença periódica de defesa aérea e vigilância do espaço aéreo em tempos de paz. De meados de janeiro ao início de fevereiro, a Noruega realizará a missão Policiamento Aéreo da Islândia (IAP). Esta será a quarta vez que a Noruega realiza esta missão com o F-35. A missão liderada pela OTAN alterna periodicamente entre os estados membros da aliança para satisfazer a necessidade da Islândia de afirmação da soberania.

A principal tarefa durante o IAP será realizar a missão de preparação Alerta de Reação Rápida (QRA). O QRA envolve monitorar o espaço aéreo do país, bem como supervisionar todo o tráfego dentro e próximo ao espaço aéreo. Caso aeronaves desconhecidas apareçam no espaço aéreo do país, os caças são acionados. Guiado pelo pessoal do CRC (Centro de Controle e Relatórios), o F-35 localiza as aeronaves desconhecidas, identifica-as e documenta-as. Se necessário, a aeronave QRA pode escoltar a aeronave para fora da área da OTAN ou para campos de aviação designados. Se necessário, eles podem transferir a autoridade sobre os aviões QRA para autoridades civis, caso se aplique um sequestro civil.

Caças F-35 sobre a Islândia durante a Iceland Air Policing 2023
O mapa acima à esquerda ilustra formas típicas de atividade militar russa no Extremo Norte – enquanto o mapa à direita descreve as operações aliadas normais vis-à-vis às forças russas. Observe a chamada lacuna GIUK – os dois trechos estrategicamente importantes nas áreas marítimas entre a Groenlândia, a Islândia e o Reino Unido (UK). (Captura de tela das figuras 10.7 e 10.8 no relatório da Comissão de Defesa Norueguesa de 2023)

O QRA é uma missão 24 horas por dia, 7 dias por semana, realizada em nome da OTAN. Esta é uma missão de rotina que a Noruega realiza diariamente a partir da estação aérea de Evenes com F-35. Este será o quarto ano do Policiamento Aéreo da Islândia em que a Noruega participa com o F-35. O pessoal é composto por pilotos, pessoal administrativo, técnico, guarda e apoio operacional, que permanecerão por cerca de 4 semanas.

“A nossa participação no Policiamento Aéreo da Islândia mostra a nossa vontade de apoiar a NATO e a nossa maior capacidade de resolver missões com aeronaves de combate, tanto a nível nacional como no estrangeiro”, afirma o Comandante do Esquadrão 331, Tenente-Coronel Kenneth “Chain” Vika.

Esta é a primeira missão que o Esquadrão 331 lidera depois de terem sido reativados em Ørland, mas não é apenas pessoal do Esquadrão 331 no destacamento. O destacamento é composto por pessoas de vários departamentos da 131 e 132 Air Wing. O pessoal da 131 Air Wing conduzirá treinamento e vigilância aérea no Centro de Relatórios de Controle da Islândia.

VÍDEO: Caças F-35 da Força Aérea da Noruega

FONTE: Forças Armadas Norueguesas

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
GRAXAIN

Ficam bonitos na neve. Pena precisarem dos EUA para proteção contra os russos. Preferia ver os Gripens por lá…

rui mendes

EUA????
Não, são caças Noruegueses, ao serviço da Nato.
Os Grippen também são vistos por lá, quando calha a vez da R.Checa ou Hungria, de defenderem o espaço aéreo da Islândia.

Angelo

Gosto muito desse vídeo que mostra o Gripen por lá e tem imagens de revo de dentro do cockpit .

Air Policing Iceland 2014 by Gripen

https://www.youtube.com/watch?v=WZVPRnvT2WM

Cansado

Islândia, Keflavik…quem leu “Tempestade Vermelha”, do Tom Clancy, nunca esquece.

Leandro Costa

E os hovercrafts soviéticos chegando…

Rinaldo Nery
Angelo

O f35B deve ser curioso decolando em pista com gelo , deve dar uma derretida no gelo abaixo dele na decolagem.
O ar frio e denso deve ajudar na decolagem.

William Pereira

A diferença de tamanho dos F-35 com os gripen é muito grande na vdd o Brasil deveria comprar pelo menos uns 30 desse tbm pelo tamanho do país, e pela proteção da nossa amazônia, e tbm comprar uns tanques de última geração e por fim uma defesa anti aérea igual a de Israel

Rinaldo Nery

Tanque é pra lavar roupa…. Carro de combate. Fala “tanque” prum cavalariano pra você ver! Igual falar “pular” pra páraquedista.

William Pereira

Cada um e fala da sua maneira, cada um entende como quiser, temos nossa liberdade de expressão, agora si vcs não gostaram do jeito que eu expressei, problema seus

Cansado

Eis que descobrimos que o US Army inteiro, que chama os seus de “tank”, esteve errado por toda a vida.
Interessante.

Rinaldo Nery

No Brasil não chamam “tanque” O Army chama como quiser.

Rinaldo Nery

Vai num Regimento de Carros de Combate e mostra a foto, macho…

Rinaldo Nery

Vai “piuchado” , já que você é gaúcho.

Maurício.

Na FAB chamam o amx de caça, na marinha chamam o atlântico de navio-aeródromo, e estão chamando a Tamandaré de fragata, o que está muito mais para uma corveta. Fala isso tudo para os americanos pra você ver…😂

Rinaldo Nery

Sim. Tudo incorreto.

Luiz Antônio Mendes de Resende

É melhor aprimorar uma confecsão de F 20 !