O avião espacial X-37B dos militares dos EUA decolou na quinta-feira (28/12) em outra missão secreta que deve durar pelo menos alguns anos.

Como nas missões anteriores, o avião reutilizável semelhante a um mini ônibus espacial transportava experimentos confidenciais. Não há ninguém a bordo.

O avião espacial decolou a bordo do foguete Falcon Heavy da SpaceX do Centro Espacial Kennedy da NASA à noite, com mais de duas semanas de atraso devido a problemas técnicos.

Marcou o sétimo voo de um X-37B, que registrou mais de 10 anos em órbita desde sua estreia em 2010.

O último voo, o mais longo até agora, durou dois anos e meio antes de terminar na pista de Kennedy, há um ano.

Oficiais da Força Espacial não disseram por quanto tempo este veículo de teste orbital permaneceria no ar ou o que há a bordo além de um experimento da NASA para avaliar os efeitos da radiação nos materiais.

Construído pela Boeing, o X-37B lembra os ônibus espaciais aposentados da NASA. Mas eles têm apenas um quarto do tamanho, com 9 metros de comprimento. Não são necessários astronautas; o X-37B possui um sistema de pouso autônomo.

Eles decolam verticalmente como foguetes, mas pousam horizontalmente como aviões, e são projetados para orbitar entre 240 e 800 quilômetros de altura. Existem dois X-37Bs baseados em um antigo hangar de transporte em Kennedy.

FONTE: Air Force Times

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole

Talvez seja um laboratório automatizado para estudar algo sobre baixa gravidade, desde armas biológicas a até novos sistemas inerciais.

Camargoer.

Os teóricos dos antigos astronautas acreditam que estas missões secretas envolvem a oferta de sacrifícios humanos, como ocorriam nas antigas civilizações pré-colombianas.

Jadson S. Cabral

Provavelmente nenhuma das 11 pessoas que deram deslike no seu comentário assistiu o history channel

Camargoer.

eu quero saber porque o gato mia, verde por fora vermelho por dentro, é a melancia…

Santamariense

History Channel que só tem programas contendo teorias da conspiração, ET’s em todos os lugares possíveis e imagináveis, pés-grandes, etc … canal de malucos para malucos.

KKce

Tem coisa legal no HC, mas aqueles programas de ET’s parece que são feitos por usuários de LSD kkkk

Charle

Mestre, entre o céu e a “Terra” há mais coisas do que supõe nossa vã filosofia.

Macgaren

Ouvi falar que é um laboratório de genética ilegal, a essa altura não se preocupam com leis.

Camargoer.

Pode ser qualquer coisa, mas eu acho menos provável que sejam experimentos genéticos ou bacteriológicos. Podem ser experimentos de exposição de materiais estruturais à radiacao cósmica ou temperaturas extremas. Também podem ser testes de sistemas de comunicação e sensoriamento. São poucas coisas que demandam microgravidade ou testes em ambientes são severos com.o o espaço que não possam ser realizados siv controle em um laboratório na Terra, com maus controle e eficiência.

Jadson S. Cabral

Acho que a questão mais importante é a quantidade de tempo em órbita. Que tipo de experimento precisaria ficar tanto tempo em órbita? E estão fazendo isso há tanto tempo por quê? São 10 anos em órbita somando todas as missões

Charle

Colega, acho tudo isso muito estranho.

Camargoer.

Sei lá… se estão projetando uma viagem para Marte, pode estar simulando a viagem… pode estar testando tecnologias para satélites espiões… pode até estar atuando como um satélite espião. Pode ser que tenha atuado como plataforma de apoio para os drones. A lista de coisas é imensa.

Geralmente, experimentos científicos de longa duração acontecem na estação espacial sob a supervisão dos astronautas.

Fernando Vieira

Avaliar o efeito da exposição a radiação de longa duração em materiais e talvez em compostos orgânicos. Como as próximas missões espaciais serão de longa duração, na Lua ou em Marte, avaliar o quanto nós e nossa tecnologia são afetados quando saímos da proteção da Terra por muito tempo é essencial.

Claro, a missão é secreta e como todo mundo eu estou especulando. A propósito, tem uma van parada aqui na minha rua desde o lançamento desse nave. Alguém sabe de algo?

João

Estão desenvolvendo o COVID-34….
Só vai matar quem acredita nas teorias da conspiração que dizem por aí…

Underground

Naquela ALTURA, com certeza, está fora do alcance da Lei.
Por isso milionários estão investindo no espaço, onde criarão uma grande estação espacial, levando seus ativos para lá, evitando de pagar impostos.
Pensando nisso é que nosso governo fez fracassar o Programa Espacial Brasileiro, assim não haverá perdas de impostos, como consequência o Estado vai poder gastar mais e fazer com que o Brasil cresça.

Camargoer.

Under… sua teoria da conspiração é melhor que a minha sobre os antigos astronautas.. riso.

Fernando Vieira

Ele viu Elysium com Matt Damon e Wagner Moura.

Carlos Campos

Poderia ser. Como estão tentando acabar com paraísos fiscais essa seria uma forma interessante de manter o patrimônio longe das garras dos governos

Rodrigo

Sempre pensei em armas cinética, algo jogado da atmosfera tem impacto de oviga nuclear mas sem radiação.

Bosco

Rodrigo,
Como curiosidade, um projétil cinético de 1 t caindo da órbita (7,5 km/s) e impactando a 3,2 km/s (Mach 10) produziria uma energia equivalente á explosão de 1,3 t de TNT.
Não chega a ser a de uma pequena arma nuclear.
*A redução da velocidade é devido ao grande arrasto na atmosfera e esse tipo de arma já foi pensando e haveria essa redução de velocidade mesmo.

Fagundes

Uma vez estava com insônia e fiz os cálculos para passar o tempo.Meu resultado deu uma quantidade de energia semelhante a de uma trinity.Mas era mach 11 ou 12.

Burgos

Só sei que o bicho é feio que dói 👀😳
Tirando isso é muito estranha essa órbita desse equipamento por meses em torno da terra 🤔

Fighter_BR

Aquele ex oficial da USAF, David Grusch, que denunciou um programa de engenharia reversa de OVNIs, era de uma equipe de operadores do X-37B.

Groosp

Sempre especulam sobre as missões do X-37B. Em alguns lugares até se pinta uma aura sinistra dessa aeronave. No fim ele deve ser tão versátil que deve fazer de tudo. De experimentos até sensoriamento.

Charle

Uma missão visando o bem da humanidade não deve ser. Então, boa coisa não é.

Nonato

Para o bem da humanidade só se fosse da Coreia do Norte, do Hamas, de Maduro…

Heli

Já li que seria, entre outras coisas, um artefato de espionagem de satélites de comunicação dos adversários dos EUA, ou seja o mundo inteiro exceto Israel e a ex Inglaterra. Na publicação dizia que ele passa bem perto de um satélite e rouba suas comunicações, memorias, coisa do tipo. Tanto é que China e Russia reclamam bastante desse artefato.

fewoz

De todas as teorias, é a que mais faz sentido.

Rodolfo

A China também tem sua versão que por sinal também decolou faz pouco tempo, ambos estarão em órbita nos proximos meses (ou ano).

https://www.space.com/china-space-plane-launch-x-37b-delay

Vendéen

Olá Brasil, Parece que li que está prevista a ligação dos caças F-35 e F-22 ao X-37B (?) para ter capacidade de diversificar as áreas de operação. É claro que, no domínio dos drones espaciais, os EUA não estão sozinhos. Recentemente, no dia 14 de dezembro, a China colocou em órbita um drone espacial “Dragão Divino (Shenlong)” que uma vez em órbita liberou 6 “coisas lol” suspeitas de emitir sinais poderosos (?). Também a Europa está a tentar seguir o movimento “Guerra nas Estrelas” com alguns programas interessantes (pacíficos, claro). “A FAMÍLIA VEHRA DE VEÍCULOS SUBORBITAL (VEÍCULO HIPERSÔNICO REUTILIZÁVEL AÉREO)”… Read more »

Fernando Vieira

““Dragão Divino (Shenlong)” que uma vez em órbita liberou 6 “coisas lol” suspeitas de emitir sinais poderosos (?)”

Não eram sete, em formato esférico?

Bosco

Eu fico de cara com esse tipo de notícias.
Se a China não comenta nada sobre suas missões como é que os americanos sabem que a nave chinesa liberou 6 “coisas suspeitas de emitir sinais poderosos” .
Ora! Foi lixo espacial? A China foi interpelada? Eram satélites? Micro satélites?
Por que o “suspeitas”? Não foi comprovado que emitiram algo?
Estranho toda essa des“informação”. rsss

BVR

Nada demais, somente estão garantindo a manutenção de sua posição como superpotência tecnológica/espacial para o próximo quarto deste século. Mas vamos lá. Acredito que seja uma mescla entre duas possibilidades, o que estão fazendo lá fora pode/deve ser totalmente condenável se feito aqui, e que pode/deve ser uma solução ligada aos satélites dos outros. Se é acesso livre ao tráfego dos dados satelitais; implantação de carga explosiva ou manipulação genética, isso nem imagino. Mas a duração das missões e o tempo que esse programa tem deixam até aliados ressabiados. Daqui a pouco vão criar a Space Nation Organization (SNO) e… Read more »

Nonato

Manipulação genética teria de ser feita tão longe?

Orivaldo

Esse veículo é muito interessante. Imagine daqui 50 anos um desses, dará para chegar a Marte ! Vou diminuir no cigarro para ver se consigo ver isso !!

Carlos Campos

Imagina ele se tornando uma plataforma de ataque global de resposta rápida

Nonato

Isso é o que há muito defendo.
Um avião capaz de ir muito alto, muito rápido e atacar rápido.
Chegar no máximo em meia hora.

Nonato

A questão é: não decola de pista, e por que 2 anos no espaço?

Carlos Campos

Deixaria eles em silos, dois anos no espaço é muito tempo, não faço a mínima ideia do objetivo dele

Nonato

Se é da Boeing deverá ser o futuro avião espacial.
Transporte espacial…

Henrique

se depender da Boeing não vai ter futuro nenhum… pelo menos não enquanto a Spacex continuar fornecendo lançamentos muito mais em conta do que a ULA

Fagundes

Ninguém se aventurou a dizer sobre a lista científica “problemas do milênio da Darpa” feita em 2005, pode ser isso também.