A Rússia lançou uma onda de ataques a várias cidades da Ucrânia, num ataque generalizado durante a noite

Um alerta aéreo nacional estava em vigor quando drones e mísseis atingiram Kiev, Odesa, Dnipropetrovsk, Kharkiv e Lviv nas primeiras horas da manhã de sexta-feira.

Em todo o país, pelo menos 12 pessoas foram mortas e algumas ficaram feridas, dizem as reportagens.

Os ataques noturnos ocorreram dias depois que a Ucrânia atingiu um navio de guerra russo no porto ocupado de Teodósia, na Crimeia.

Os ataques parecem ter sido de grande alcance, atingindo cidades de todo o país. Danos e vítimas foram relatados de Lviv, no oeste, para Dnipro e Kharkiv, no leste, para Odesa, no sul – bem como na capital Kiev.

O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia usou mísseis hipersônicos, de cruzeiro e balísticos, incluindo o tipo X-22, que são difíceis de interceptar. “Nunca vimos tantos alvos atingidos simultaneamente”, acrescentou.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, disse que a Rússia tinha como alvo infraestruturas sociais e críticas em toda a Ucrânia.

Gráfico: @TopLeadEU

Em Kiev, duas pessoas morreram e 17 ficaram feridas no que as autoridades locais chamaram de “um dos ataques aéreos mais massivos no território da Ucrânia”. Uma estação de metrô que funcionava como abrigo antiaéreo foi atingida e incêndios eclodiram em vários armazéns e edifícios residenciais.

O prefeito de Kharkiv, Igor Terekhov, disse que uma pessoa morreu e várias ficaram feridas em uma série de ataques na cidade que danificaram um hospital e edifícios residenciais.

O governador da região de Dnepropetrovsk disse que cinco pessoas foram mortas no que chamou de “manhã trágica para a região”. Serhiy Lisak disse que um shopping center e uma maternidade foram atacados na capital regional do Dnipro.

Em Odessa, o prefeito da cidade informou que um prédio pegou fogo depois de ser atingido por destroços de um drone abatido. As autoridades locais disseram que duas pessoas morreram e 15 ficaram feridas, incluindo duas crianças de seis e oito anos.

Em Zaporizhzhia, uma pessoa foi morta após ataques a infra-estruturas e 10 pessoas ficaram feridas.

As autoridades regionais informaram que uma pessoa morreu e outras três ficaram feridas em Lviv.

O ataque russo ocorre um dia depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ter agradecido aos EUA pelo seu último pacote de ajuda militar aprovado de 250 milhões de dólares, que incluía munições de defesa aérea.

Escrevendo no Telegram, o assessor presidencial ucraniano Andriy Yermak disse que “o mundo precisa ver que precisamos de mais apoio e força para deter este terror”.

No início desta semana, um ataque ucraniano ao porto de Fedosiya, no Mar Negro, na Crimeia ocupada pela Rússia, danificou o grande navio de desembarque Novocherkassk – um ataque bem-sucedido que elevou o moral ucraniano em meio a preocupações de que o apoio ocidental esteja em declínio.

FONTE: BBC

LEIA TAMBÉM:

Força Aérea Ucraniana destrói navio de desembarque russo na Crimeia

Subscribe
Notify of
guest

196 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Este ataque chegou próximo a Fronteira da Polónia e Moldávia, de onde tem entrado a ajuda para a Ucrânia, demonstração que a Rússia não perdeu a capacidade de penetrar as defesa da Ucrânia.

Se os aviões não entraram no espaço aéreo ucraniano , a distância mínima alcançada foi de +/-650km da Fronteira Russa próximo a Bielorrússia até Lviv , Quais os Misseis
usados que tem esta capacidade? Falam que o Kh-22 tem alcance de 600km

Nenhum missel foi abatido desta vez pelo sistema de defesa Ucraniano?
 
Tudo indica que esta guerra ainda deve durar…

Last edited 3 meses atrás by Bueno
Hcosta

87 de 122 mísseis abatidos.
foram usados mísseis de cruzeiro com milhares de km’s de alcance. Veja a carga dos 18 TU-95.

Bueno

Nossa!! Muita coisa , achei que OUT OF era perdidos … caiu no meio do nada.

Daria para rastrear as defesa da Ucrânia com este ataque?

Last edited 3 meses atrás by Bueno
Hcosta

Deve ser essa a função dos mísseis balísticos lançados de terra.

E veja a carga do SU-35 no mar de Azov…
Deve andar à procura da AA que, supostamente, derrubou nesta semana alguns caças bombardeiros…

JPonte

Se este seu número estiver certo , significa um índice de sucesso da defesa anti aérea ucraniana de 71,3% – altíssimo índice de sucesso …. Imagina um país sem anti aérea multi facetado recebendo impacto de 122 mísseis …. Tambem bom entender que a quantidade de mísseis de quem ataca deve ser superlativa para gerar algum sucesso e efeito militar …. Muito dinheiro , muita logística e muita capacidade de ataque e defesa competentes de ambos os lados !

Felipe

Acredita nesses números ucranianos sem prova?

Fernando

Bem… Isto é o que declara a Ucrania. O que disse a Russia? Temos que ouvir todos os lados pra tentar identificar quem fala a verdade (provavelmente ninguem! Como dizem, numa guerra a primeira vitima é a verdade).

Maurício.

“87 de 122 mísseis abatidos.”

Qual seria a fonte? A fonte tem como provar quantos mísseis de fato foram abatidos?

Bueno

esta na ilustração da materia , Infografico Gráfico: @TopLeadEU

Maurício.

A fonte é uma imagem de um canal ucrâniano? Deve ser bem real esses números, mas, provavelmente eles tem como provar, né?

Bosco

Você achou pouco a quantidade de civis inocentes ucranianos mortos?

guest

Como se você ligasse para a morte de civis….

Maurício.

Olha quem se “preocupando” com a morte de civis inocentes…Rsrsrs

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO E O FOCO DA DISCUSSÃO, DEBATA OS ARGUMENTOS E NÃO AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rodrigo Maçolla

Pois é não Bosco, a Grande Diferença desse ataque é que enquanto a Ucrânia ataca alvos militares legitimos como um Navio de transporte / desembarque com uma carga de armamentos a Russia lança ataques a alvos civis como shopping center, estações de metrô, hospitais e prédios residenciais….

Last edited 3 meses atrás by Rodrigo Maçolla
Fernando

Fontes?

Heli

Na guerra do Golfo, quando os Scuds caíam sobre Israel muitas explosões que se viam eram devido as espoletas dos Patriots. Ou seja, nem toda explosão no céu corresponde a um acerto….

Bosco

Heli, Se um Patriot espoleta é porque passou na distância letal e então, tecnicamente conta como um acerto. Se neutralizou o alvo aí é outra questão. Como se verificou em 91 uma ogiva de fragmentação não é a mais indicada para utilizar contra mísseis balísticos que estão na fase terminal já que os destroços e a ogiva cairão no solo de qualquer jeito. Muito raramente uma ogiva de fragmentação faz explodir uma ogiva maciça como a de um Scud. No caso dos Scuds ainda tinha um outro fator que era ele não raro se partir em dois devido ao estresse… Read more »

Underground

Tem como saber de fato quantos mísseis foram lançados e quantos atingiram efetivamente o alvo?

Maurício.

De acordo com a imagem de um canal ucrâniano, sim! Se é verdade, aí já é outra história.

Bosco

Hcosta,
Muitos passaram porque a maioria das cidades atacadas não têm defesa AA alguma.
Os russos na sua sede de vingança resolveram atacar alvos sem defesa.
Não dá para cobrir o país todo com uma IADS densa o bastante. Os russos sabem disso e direcionam seus ataques para áreas sem proteção.

Felipe

Kiev com seus Patriot foi atingida em mais de 3 pontos.

Felipe

Pela conta da propria Ucrânia, todos os 5 Kinzhal lançados por MiG-31 atingiram os alvos, outros 5 Kinzhal lançados por Su-34 também atingiram os alvos, além de 9 drones que não forram abatidos e outros 14 mísseis de cruzeiro que não foram abatidos. Isso de acordo com a Ucrânia (na realidade pode ter sido bem mais). Da pra ver que a Otan não possui defesa contra o Kinzhal, nem os P-800 Onyks. Este excesso de mísseis (158), grande parte são justamente chamarizes para saturar a defesa. Os mísseis mais importantes (Kinzhal e Onyk) atingiram os alvos.

Last edited 3 meses atrás by Felipe
Bosco

Não dá pra ver isso não. Só na sua cabeça.
Dá pra ver que os russos estão atacando alvos sem cobertura de mísseis com capacidade antibalístico, que no caso da Ucrânia só o Patriot tem essa capacidade.
O raio de ação do Patriot contra mísseis hipersônicos/balísticos é de 20 a 30 km e até onde sabemos só existem 2 baterias.
*O Oniks não foi utilizado nesse ataque.

Fernando

Fonte: Vozes na minha cabeça!

Bosco

Para abater os mísseis Kinzhal, Iskander M, S300/400 e X22/32 só o sistema Patriot e em menor grau os sistema S-300. Para cobrir toda a Ucrânia com Patriots e defendê-la contra mísseis balísticos/hipersônicos seriam necessários uma 300 baterias. Os mísseis KH-101, Kh-55 e Kh-59 são subsônicos e podem ser abatidos por uma maior variedade de sistemas. O Shahed 136 pode ser abatido por diversos sistemas além de canhões. O Kh-31 pode ser abatido por sistemas como o IRIS-T e NASAMS. Se o Oniks tivesse sido utilizado poderia ser interceptado pelos IRIS-T e NASAMS e provavelmente pelo Hawk e Sparrow/Spada. Os… Read more »

Munhoz

A falta de propaganda dos sistemas AA utilizados pela Ucrânia é um indicativo forte que os números de abate não são reais, basta vc ver o Himars, onde eles fizeram uma grande propaganda do sistema, se isso fosse verdade agora estariam com as vendas dos sistemas empregados nas alturas, fora as ações na bolsa etc
Teríamos vídeos dos abates e até apelidos como o “escudo de aço de kiev” etc
Tem muito $$$ envolvido e ninguém iria perder uma oportunidade desta !
Eu não acredito nestes índice de abates

Bosco

Aí eu não sei. Não entendo de bolsa de valores. Sei que há muitos pedidos do HIMARS e do Patriot. Quanto a vídeos, as interceptações são muito altas e díficil um celular mirar no lugar certo e tudo o que se veria era uma explosão bem no alto. Vai servir de provas de interceptação para uns e de prova de falhas para outros. Não creio que os potenciais clientes de mísseis se baseiem em fotos ou vídeos de celular para definir suas aquisições. Também não acho que a Ucrânia deva fazer propaganda de seus sistemas defensivos. Isso quem quer somos… Read more »

Munhoz

Eu particularmente não acredito nos ucranianos, a indústria que fábrica essas AA estaria certamente dando declaração e fazendo propaganda, se esses índices estivesse corretos

Underground

Pessoal aí tá fazendo conta: estima-se que o custo total dos russos com esses ataque tenha sido de US$ 1,2 bilhões. Para quê? Nada! Atingir alvos civis. Restou aos russos pei_ar!!!

Felipe

Acredita que foram alvos civis? Quem disse, a Ucrania? kkk De onde acha que a Ucrania está operando seus centro de comando, etc? Dos próprios quarteis generais? Se vc fosse a Ucrania, não usaria um hospital, hotel, etc?

Jefferson B

Que ataque burro da Rússia…estão bem perdidos nessa guerra. Geração de homens fracos!

Last edited 3 meses atrás by Jefferson B
Bosco

Nenhum objetivo militar atingido.
O imparável Kinzhal sendo jogado contra apartamentos.

Vinicius Momesso

É óbvio que o exército ucraniano não vai divulgar se as estruturas atingidas eram de fato militares. Não foram só “apartamentos” atingidos.

Maurício.

Apartamento atingido em Gaza: “Tinha terroristas dentro e fim de papo, e se você não concordar, você é antissemita!”

Apartamento atingido na Ucrânia: “Nossa, crime de guerra, Rússia matando civis inocentes, a Rússia deve pagar por isso.”

Essa é a lógica aplicada por alguns…rsrsrs.

Mirade1969

É a lógica do Ocidente em Gaza mulheres e crianças são terroristas odiosos pois são inimigos de Israel e dos EUA, a Ucrânia é aliada então os russos são terroristas odiosos na lógica deles.

H.Saito

A diferença é que os apartamentos na Ucrânia não estão sendo usados pelos militares como bases de ataque contra os russos, já em Gaza até hospitais e mesquitas foram transformados em bunkers pelos terroristas, de onde partem ataques contra as forças israelenses.

Bosco

A lógica de alguns é se regozijarem com a desgraça de um país que é atingido covardemente por outro que tem seu território intocável e sua população intocada.
Até o braço armado palestino é menos covarde que os seus queridinhos russos. Pelo menos os palestinos atacaram mas sabiam que seria atacados enquanto os russos se sentem seguros jogando bombas do lado de lá do muro.
E mesmo assim não conseguem superar o vizinho pobre. Patético!

Heli

Não apoio a invasão russa da Ucrania, mas entendo as circunstancias, até o criminoso de guerra do Kissinger alertou do erro da OTAN.
Porem, queria voltar ao ano de 2003 para ver tais posicionamentos de muitos aqui que condenam a ação russa para ver se estes criticaram os EUA quando invadiram a nação soberana do Iraque sob a alegativa das armas de destruição em massa…

leonidas

A Guerra da Ucrânia foi meticulosamente gestada pelo Depto de Estado Norte Americano. A Ucrânia é um mero detalhe, sempre souberam que a expansão da Otan a Leste levaria a isso, porém como é carne eslava que vai para o espeto tudo bem desde que se consiga alcançar o objetivo. Objetivo esse falho como já era evidente. A Rússia fez o que todos mundo até as pedras de uma praia sabia que faria, ou seja reagiu com a única opção que poderia deter a expansão da Otan que inacreditavelmente ainda chegou a ser cogitada em plena guerra da Ucrânia por… Read more »

Fernando

Perfeito!

Renato

Tão covardes quanto seus queridinhos americanos quando mataram milhares de civis, incluindo crianças, no Vietnam, Iraque, Libia, Síria, Japão (com nukes inclusive)..etc..etc..

Ah… Mas já ia me esquecendo, é tudo pela “democracia e liberdade” então pode né?!?
Patético!

JHF

” um país que é atingido covardemente por outro que tem seu território intocável e sua população intocada.” Bom, se vamos ignorar que a Ukrania lançou munição clusters no centro urbano de uma cidade russa para infligir baixas civis, até que daria para concordar com algo assim. Mas no mundo real a coisa funciona de forma diferente….

Fernando

Kkkkkkkkkk quando são os Israelenses, não há covardia, né? kkkkkkkkkkkkk

Bosco

Apartamento atingido na Ucrânia: “Tinha nazistas dentro e fim de papo, e se você não concordar, você é lambe botas americano!”

Apartamento atingido na Faixa de Gaza: “Nossa, crime de guerra, Israel matando civis inocentes, Israel deve pagar por isso.”

Essa é a lógica aplicada por alguns…rsrsrs.

Charle

Perfeito! E há muitos que endossam essas narrativas.

Eromaster

Até em apartamentos comuns, os ucranianos estão escondendo armamentos ocidentais em locais civis para não serem destruídos.

Bosco

Mas Vinicius,
Quem então tem que mostrar os danos em instalações militares são os russos.
Você espera que os ucranianos o façam?
Cadê os satélites russos?

Felipe

Pois é…tem gente que ainda acredita na retórica ucraniana que só alvos civis foram atingidos, e ainda apenas pelos destroços dos mísseis abatidos. Aff.

Henrique

foi só alvo civil foi atingido…

a Russia ja fez umas 10 vezes esse tipo de ataque.. .se todos esse ataques fosse para alvos militares o mapa da guerra estaria bem diferente agora kkkk

Russia só ataca apartamento pq não tem capacidade de atacar um alvo que se defende…

Alexandre

Explique como seria o impacto de um Kinzhal em um prédio de apartamentos.

Bosco

A ogiva do Kinzhal tem cerca de 100 kg de explosivo, o que corresponde a uma liberação de energia de 470 MJ (ou pouco mais tendo em vista que o explosivo deve ter um rendimento maior que a TNT) O Kinzhal quando impacta com um alvo pesa cerca de 2 t. Supondo uma velocidade de Mach 7 no impacto (com certeza é menor que Mach 5) a energia cinética liberada (massa x velocidade) seria de 4000 MJ, o que equivale a explosão de cerca de 850 kg de TNT. Somando 470 com 4000 e chega-se a 4470 MJ , que… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Carlos

Ainda bem que tu não dá aulas de física…

Vinicius Momesso

950 kg de TNT tem poder total para por um prédio comercial a baixo.

JHF

Exelente! Agora por favor poderia refazer o cálculo levando em conta o impacto “real” com menos de Mach 5, levando em conta o fator de sustentação estrutural de 3 camadas de paredes não estruturais do prédio de apartamentos? Pega quantos vecinos este impacto, levando em conta a demografia média de uma Ukranianos cidade não defendida por AA?

Realista

Quando os drones ucranianos quebra as janelas de alguns prédios na Rússia você acha um sucesso né ?

Bosco

Pode ter certeza disso!

Bosco

Os ucranianos têm que fazer o povo russo sangrar um pouco. Quebrar janelas já é melhor que nada.

Leonardo Bastos

Esse sabe mais que o MI-6…

Alex Tiago

Bosco. Na primeira semana dessa guerra tivemos um colega daqui que disse que a Rússia tinha acabado com os estoques de mísseis. E estamos vendo quase dois anos depois uma quantidade imensa de mísseis russos atingindo o território ucraniano.

Bosco

Alex,
Deve ter sido o mesmo que disse que a Rússia chegaria em Kiev em uma semana.
Esse colega não acerta uma.
Mas você acredita que os estoques de mísseis russos são infinitos?
Por que no início da guerra os russos utilizaram só o que tinham de melhor (Iskander M, Kinzhal, Kalibr, Kh-101) e agora lançam mão de mísseis claramente inapropriados como os S-300, S-400 e Kh-22 além de drones Shahed?
A guerra já dura 2 anos e os russos têm seu território intocável. Eles já devem ter fabricados alguns, você não acha?

Racionalista*

Olha,a Rússia conta conta com o poder de sua máquina industrial de guerra,se eles continuarem construindo mísseis,em média ums 200 por mês segundo algumas estatísticas,então logicamente podemos dizer que sim,tem mísseis infinitos,desde que mantenha ou até acelere o ritmo de construção de mais mísseis,de certo modo sim,podemos considerar que o estoque é infinito,pois estão sempre fazendo mais mísseis.

Bosco

Concordo plenamente!
Em nenhum momento disse que eles pararam de produzir ou mesmo que reduziram a produção.
O ponto é que alguns acham que o estoque permanece constante e insistem até hoje , quase dois anos depois, que em algum momento se falou que os russos estavam com seus estoques de mísseis reduzidos. Aí virou um mantra.
*Vale salientar que eles só têm que refazer alguns projetos e remanejar alguns fornecedores tendo em vista que foi comprovado que muitos de seus mísseis mais sofisticados tinham componentes americanos.

Charle

Prezado, a primeira vítima em.uma guerra é a verdade. Quer tenham sido atingidos 1,2,3,… ou mesmo nenhum alvo militar. Como é que nós, sul-americanos, ficaríamos sabendo do teor e da importância dos ativos civis ou militares que foram destruídos em solo ucraniano? Torcer é distorcer.

JHF

Este tipo de afirmação com base nas melhores estimativas Ukranianos é o que chamamos por aqui de “narrativa”. Nada mais longe do mundo real.

Fábio CDC

Sabe, eu sempre li notícias de que a Rússia “cairia” porque não aguentaria 3 ou 4 meses de sanções… Que logo mais e mais ajuda chegaria a Ucrânia e os russos desistiriam no cansaço… Que a economia russa entraria em colapso, que o povo se revoltaria porque passariam fome como nunca, etc, etc, etc. . E onde está? O que eu vejo são os russos lançando ataques atrás de ataques! Claro que perdem centenas de milhares de soldados, dezenas de aviões, helicópteros e navios mas continuam lutando, não se rendem e NÃO dão mostra alguma de que sairão dali por… Read more »

Plinio Jr

Será o segundo 9 de maio que os Russos não vão comemorar nada , ataques como estes provocando baixas civis só aumentam a determinação ucraniana de resistir …. algo muito perigoso para os russos por aquelas bandas…

Racionalista*

Escuta aqui,a determinação ucraniana começa a vacilar,contra-ofensiva fracassada,brigas internas,as armas e munições vão secar um dia,isso já começou,questão de tempo até a maré da guerra virar a favor dos russos,aliás,o tempo está do lado da russia,nesse caso não se pode lutar contra a realidade,ela é cruel.
Digo mais,É no campo da política que a ucrania perderá essa guerra,para logo depois perder no campo de batalha também,em breve a ajuda ocidental secará
Quando as munições começarem a faltar,começarão o desespero das forças ucranianas.

Last edited 3 meses atrás by Racionalista*
Plinio Jr

Estamos indo para 02 anos com este papo de que os ucranianos vão se render, que a OTAN iria abandoná-los , que seria um passeio russo, blablabla…

Tudo faz parte de um jogo de interesses, a OTAN manda recursos , os ucranianos resistem e impõe baixas consideráveis aos russos e por ai vai …

Hcosta

Russos lançando ataque atrás de ataque?
Há muitos meses (1 ano?) que não fazem ataques desta dimensão.
E não foi neste 9 de Maio que não teve blindados?

E o que é uma vitória para a Rússia? Conquistar a Ucrânia?
Se derrotarem o exército Ucraniano, o que não acredito e faltam ainda muitos Bakhumt’s, o que mudará é a estratégia de luta mas nunca a resistência Ucraniana…

Fabricio Lustosa

“Há muitos meses (1 ano?) que não fazem ataques desta dimensão” Cara, todas as grandes mídias estão reportando que esse foi o maior ataque desde fevereiro de 2022. O maior ataque https://edition.cnn.com/2023/12/29/europe/ukraine-russia-airstrikes-intl-hnk/index.html . Dias atrás houve outra leva de mísseis e drones, porém em menor número. Quanto a “resistência ucraniana” os que de fato lutam ideologicamente ou já foram mortos ou estão fora de combate para nunca mais lutar. Já viu algum vídeo das centenas por aí mostrando o recrutamento forçado? Já ouviu falar nos milhões que fugiram e nunca mais voltaram? Já ouviu falar que o novo plano de… Read more »

Hcosta

Não foi isso o que eu disse? É o maior ataque desde o início da invasão, ou seja, a Rússia demorou quase dois anos para fazer um ataque semelhante… O que chegou perto foi a tentativa falhada para eliminar os Patriot e os drones lançados contra a infraestrutura elétrica. Mas o senhor deve ser como o outro alucinado em que antes da invasão o povo Ucraniano iria se juntar, aos milhões, ao exército Russo. Depois viu o que aconteceu e disse que deveriam todos morrer… E o principal são os “Russos” matarem o seu “povo”, tanto os da nacionalidade Ucraniana… Read more »

Santamariense

são povos irmãos.”

Sério?? Diz isso para teu líder e ídolo. Então, ele está atacando e matando os próprios irmãos. Ler a torcida de vocês em favor dos russos me dá nojo.

Maurício.

Flanker, com todo o respeito, alguém que defende e torce para os EUA como você torce, não tem que ficar com nojo de ninguém, afinal, é o sujo falando do mal lavado, simples assim.

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO E O FOCO DA DISCUSSÃO, DEBATA OS ARGUMENTOS E NÃO AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Plinio Jr

O país foi invadido covardemente, haverá recrutamento forçado e claro, sempre terá aqueles que não vão aceitar e os que vão … estes últimos há quase dois anos estão frustrando os russos de conquistarem todo o país …

E na Rússia ? Todo mundo caiu no papo do ditador e se alistam voluntariamente ?

Que saiba tem muita gente fugindo naquelas bandas tbm ….

Racionalista*

Na verdade nesse momento muitos russos estão voltando para a Rússia,a economia está bem obrigado kkkkkkkkkkk

Plinio Jr

sim muitos russos estão voltando em caixões….

leonidas

Mas a Rússia não precisa vencer o exercito Ucraniano. Ela tem o tempo a favor dela enquanto o sul e a China compensar o isolamento imposto pelo ocidente. O ocidente é uma democracia e tempo é tudo que eles não tem ao contrário da Rússia que é uma ditadura simulacro de democracia. O Vietnã ganhou a guerra não por ter destruído o Exercito dos EUA ele apenas sentou e esperou a sociedade norte americana implodir os esforços americanos visando deter a conquista de Saigon pelo norte, alias impedindo até mesmo que o presidente Gerald Ford honrasse a promessa de Nixon… Read more »

Hcosta

Há uma grande diferença com o Vietname e algo semelhante aconteceu no Afeganistão. A liderança e o apoio popular.

Os EUA fizeram muita asneira na política interna do Vietname até ao culminar de abandonar por completo o governo.
E um dos muitos exemplos de que o poder militar tem as suas limitações.

leonidas

Negativo, a analogia procede.
Em ambas a guerra tem sustentação no apoio dos EUA e em ambas a opinião publica norte americana será usada para determinar o futuro das nações dependentes desse suporte…

Racionalista*

O poder militar ê ainda mais limitado pela política do que por ele próprio…primeiro os vietcongues venceram na politica,para só depois vencer no campo de batalha,o mesmo acontecerá na Ucrânia,nesse caso o tempo favorece a Rússia.

Racionalista*

Primeiro a guerra é vencida no campo político,para depois ser vencida no campo de batalha…o tempo está do lado da Rússia é ponto final
As munições e ajuda ocidental um dia secarao,isso já está acontecendo,é a realidade se instalando quando muitos ainda partilham dos delírios da OTAN
No fim a realidade vence,o preço que a Rússia pagará será caro,”mas ainda assim será doce”.

Makarov

Custou caro aquele navio, heim….

Eromaster

Navio é apenas um instrumento de guerra, se perder um, o país pode construir outro. no caso da Ucrânia, cada cidade e cada região que a Rússia conquista, nunca mais retornarão para Ucrânia.

Santamariense

Depois de quase 2 anos, a rússia controla 17,5% do território ucraniano, incluindo aquelas áreas já ocupadas desde 2014.

Henrique

“Depois de quase 2 anos, a rússia controla 17,5% do território ucraniano”

ela controlou 30%35% no primeiro mes da guerra…

17 é patético pra Rússia

Santamariense

Exato!!

JHF

Desculpem mas a Ukrania discorda, os States discordam, a OTAN discorda e a EU discorda…. Vai entender

silvom

1% é patético para quem está perdendo o território…

Maurício.

“O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia usou mísseis hipersônicos, de cruzeiro e balísticos, incluindo o tipo X-22.”

Ué, mas a Rússia ainda tem mísseis? Até hoje tem um pessoal que afirma que os mísseis da Rússia acabaram, haja chips de geladeira…

Hcosta

Eu acho que sim. Então qual seria a lógica de não fazerem estes ataques mais frequentemente?

Aumentaram a produção e vamos ver se dá para o gasto. O ano passado foi algo semelhante. Algumas semanas de ataques e depois pararam…
Duvido que dure tanto tempo como o ano passado. E com muitos ataques a serem feitos com drones do Irão.

Maurício.

Claro, continua acreditando nisso, a Rússia está sem mísseis, sem munições, sem logística, sem combustível, sem pneus, sem caças…

Hcosta

Diminuíram os ataques com mísseis, artilharia também e numa ordem de grandeza das várias vezes a menos e foram comprar a outros países, atacam as cidades com drones com uma carga explosiva insignificante e do Irão, caças a voarem cada vez mais longe do fronteira, navios a serem despachados para a costa leste do mar Negro, etc…

Faz tudo parte do plano…

Eromaster

Pra quê vai precisar tantos ataques de mísseis se a artilharia está destruindo tudo no campo de batalha?

Hcosta

Pois, os mísseis são inúteis…
Vamos voltar ao tempo da 1ª GM… E construir os grandes canhões em carris para bombardear Kiev…

Bosco

Do jeito que os russos utilizam seus valiosos mísseis eles são mesmo inúteis.
Já os ucranianos estão de mãos atadas e não podem atacar o território russo. Se pudessem sua percepção que mísseis são inúteis mudaria.

Racionalista*

Nunca subestime a máquina de guerra russa,os nazistas fizeram isso e se lascaram,aliás,a economia vai muito bem obrigado.

Bosco

Pelo visto diante da evidente ineficiência dos sistemas S300 e S400 resolveram de vez utilizarem eles como mísseis sup-sup.
Pra matar civis eles são muito bons

Maurício.

“Pra matar civis eles são muito bons.”

Olha quem falando, tu vive defendendo a matança generalizada que Israel fez e ainda está fazendo em Gaza, inclusive matando milhares de crianças.
Deixa de ser hipócrita, quem vê até parece que tu está preocupado com os civis ucrânianos, tu nunca deu a mínima para os civis afegãos, iraquianos, líbios ou sírios e agora quer dar uma de bom moço…

Last edited 3 meses atrás by Maurício.
Fabricio Lustosa

Exatamente, comentários canalhas iguais desse senhor, tropeçam no próprio comentário deles mesmos, a coerência é inexistente. O que Israel fez e faz vai ficar na história, genocídio calculado e operado livremente. Maurício, esse pessoal age de acordo com uma consciência, completamente delirante e patética, que eles fazem parte dessa sociedade ocidental e a partir disso não importa o que seja feito por EUA e cia, está sempre justificado, e não importa o que os outros povos, os outros países façam, se ir contra os objetivos geopolíticos dos ocidentais são automaticamente “o mal”. Por mais irônico que possa parecer, digo que… Read more »

Bosco

Pra mim há uma diferença crucial entre os civis cúmplices do braço armado palestino e os civis ucranianos. Os primeiros são corresponsáveis pelo ataque criminoso contra os israelenses já os civis ucranianos são vítimas de um ataque criminoso russo. Há diferenças gritantes também no modus operandi israelense e russo dada às condições geográficas. Os foguetes que atacam Israel partem de áreas “civis” o que impossibilita a distinção clara tendo em vista o caos que se estabelece numa condição de guerra , já em relação aos ucranianos há claramente alvos militares e alvos civis e os russos deliberadamente atacam alvos civis… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Mig25

Há muito tempo não lia um petardo desses pra tentar justificar um massacre de crianças, mulheres, idosos, civis e infraestrutura em Gaza. Que hipocrisia descarada. As crianças palestinas, 40% das vítimas, são coniventes com o terrorismo? “Os civis permitem a utilização de infraestrutura civil”. Não permite não pra vc ver, vai lá você defensor de massacres impedir o h@m@s de usar sua infraestrutura civil…depois vem dizer que está preocupado com o povo Ucraniano…2 pesos, 2 medidas. Em tempo, 80% dos palestinos mortos por Netanyahu são crianças, mulheres e idosos. Passa pano pro teus idolos aí. São criminosos de guerra. AVISO… Read more »

Santamariense

Repito pra ti o que escrevi para o Maurício:

Considerando sua indignação contra os EUA e seus ataques que mataram civis no Iraque, Afeganistão Líbia, etc, gostaria de ver tua indignação, e ler tua opinião, acerca das mortes de civis ucranianos. Tem algo a falar sobre isso?

leonidas

Não há genocídio algum. O povo árabe da região sob égide de Israel tem representantes no parlamento, na justiça e nos órgãos de segurança e sua taxa de natalidade vai muito bem obrigado! Virou moda usar termos como este para disseminar contra informação. O Estado de Israel não tem como politica exterminar povo algum, mas tem como politica retaliar terroristas que são sim eleitos por palestinos. Afinal ainda que o Hamas tenha instaurado uma ditadura ele foi eleito democraticamente pelo povo da faixa de gaza que optaram pela guerra com Israel pois votaram em um partido que tem em sua… Read more »

Mirade1969

é mais um qua acha que os americanos são benfeitores e que sua democracia é um exemplo para o mundo, mesmo sendo tão autoritária e assassina como qualquer outro regime autoritário do mundo.

Bosco

Como já disse algumas vezes prefiro mesmo uma democracia defeituosa que uma ditadura perfeita. Fique à vontade com suas preferências.

JPonte

Concordo com o senhor …… eu também não consigo entender a lógica em defender a Rússia , Palestina , Israel ou Ucrânia …. Nós daqui do Brasil temos que por a barba de molho pois nenhum mas nenhum destes mesmos tem algo de bom a nos adicionar de fato . Aqui nestes artigos procuro aprender e elogiar vitórias e feitos militares de todos os contendores que me parecerem justa pela admiração que tenho por esta arte que é a guerra …. Daí a ser torcedor de um lado que não seja o Brasil , não entendo , mas respeito .… Read more »

Racionalista*

Um fato histórico,filosófico e real
“Ditaduras são a regra,democracias são excessao”a história prova isso,aliás,civilizações adotam ideologias políticas liberais quando já estão em declínio,é o caso do ocidente aqui,as ditaduras sempre existirao,democracias são perenes,a natureza é assim mesmo.

leonidas

Nenhuma nação é benfeitora. Nações não tem amigos, tem aliados de ocasião. A questão não é esta pois seria de uma rasidade absurda usar este tipo de critério. Toda análise é feita para se ter uma média e uma é média se obtém em uma análise macro. Ou seja é o conjunto de valores, de conhecimentos, de oportunidades, de bens de consumo, de riqueza , de meios para ampliar oportunidades para as pessoas. E sob este aspecto o Ocidente (EUA em particular) se impõe. É simples assim. Chega a ser hilário como pessoas que vivem sob padrão de consumo ocidental… Read more »

Leonardo Bastos

É o discurso autocontraditorio dos fãs da OTAN…

Bosco

Não há contradição alguma no meu discurso. Não considero civis inocentes (com exceção das crianças) de per si. Ainda que devam ser protegidos quando possível devido a tratados internacionais e em nome da racionalidade e do pacto civilizatório na medida em que eles se colocam de livre e espontânea vontade como parte da estratégia de luta eles se expõem. Diferente dos civis ucranianos que não se colocaram deliberadamente como obstáculo ao atacante criminoso russo mas são atacados de forma covarde . O que mostra a incompetência russa que em não conseguindo combater o bom combate resolve vingar sua incompetência assassinando… Read more »

Fabricio Lustosa

Minha nossa senhora……… é de vomitar

Bosco

Vire de lado…

Carlos

Pois é, mas esse aí tem mais passado que futuro. Prestará contas…

Bosco

Você está me ameaçando?

Carlos

Eu não! É o tempo, a idade, a caduquice.

Bosco

Cuidado! Saúde física, mental e espiritual não dependem de idade.
Também quem a Morte toca com a ponta da sua foice , idem.
E quanto ao meu suposto castigo e a sua pretensa moral superior “Não há um justo sequer” (Romanos 3:10).
Poderemos ter o mesmo destino apesar do seu julgamento.

Carlos

Sou budista.

Santamariense

E daí? Tu acha que cada um tem um fim ou recomeço ou outra vida conforme sua fé? Engana-se…e muito!! E, já que te diz budista, ele prestará contas à quem?

Carlos

Calma _________

“E, já que te diz budista, ele prestará contas à quem?”

Na próxima!

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. SE NÃO TEM NADA A ACRESCENTAR À DISCUSSÃO, NÃO ATRAPALHE QUEM DESEJA DEBATER OS TEMAS DAS MATÉRIAS, FAZENDO PROVOCAÇÕES INÚTEIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos

Os civis ucranianos são inocentes.

Leonardo Bastos

Que análise insana! Os alvos de Israel na Palestina tem dizimado milhares de pessoas sem qualquer ligação comprovada com o Hamas, tanto que os ataques indiscriminados já foram condenados pela própria ONU!! Só não vê quem não quer…

Bosco

Mas no caso de Israel e a Palestina você confia na ONU? Interessante!
Eu não duvido que muitas áreas civis foram atingidas pelos israelenses pelo mais diversos motivos mas eu tenho certeza que todos os foguetes lançados pelos palestinos eram deliberadamente direcionados a alvos civis dentro de Israel , sem falar que os cortadores de cabeças de bebês sabiam muito bem o que estavam fazendo e não há nenhum argumento nesse mundo que eles possam utilizar para minorar seus crimes.

Bosco

Desse jeito o Kinzhal é mesmo imparável. Para atacar prédios de apartamentos realmente não há defesa.

JHF

As é muita narrativa encima de narrativa. O problema vai ser conviver com a realidade depois de amanha. Com o tempo a verdade vai se impondo e ficar o tempo todo forçando a barra para ganhar a guerra “no papel” e “no gogo” vai criar constrangimento infinito na hora de voltar a realidade dos fatos. Prefiro aquelas listas de equipamentos.

Mig25

Realmente, pra atacar prédios civis e população esfarrapada os mísseis israelenses tem sido muito mais eficazes que os Kinzhais…

Santamariense

Considerando sua indignação contra os EUA e seus ataques que mataram civis no Iraque, Afeganistão Líbia, etc, gostaria de ver tua indignação, e ler tua opinião, acerca das mortes de civis ucranianos. Tem algo a falar sobre isso?

Maurício.

Flanker, alguma vez tu veio reclamar da matança generalizada de civis que está acontecendo em Gaza? Eu pelo menos nunca te vi indignado com Israel. Alguma vez tu ficou indignado com as mortes de civis no Afeganistão, Iraque, Iêmen, Libia e Síria? Em 15 anos de trilogia, eu nunca te vi indignado com os EUA e seus aliados… E quando faz uma “crítica” tem sempre um “mas, porém, contudo, todavia, entretanto” logo em seguida. Tu tem algo a falar sobre isso? Se tu me responder, aí eu respondo a rua pergunta. AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO E O FOCO… Read more »

Santamariense

Tergiversou e não respondeu. Típico. Eu tenho lado e não escondo….nunca escondi. Mas, tu tem sempre a posição de “em cima do muro”, mas tem lado e não assume. E quantas vezes já critiquei mortes de civis por parte dos EUA? Várias. Estão aí na Trilogia. Quanto à Gaza, rfm mortes de inocentes, sim. Centenas e centenas. Mas, também tem mortes de centenas de inocentes israelenses. Já na Ucrânia, quantos civis já morreram? E na rússia? E agora, o que tu diz sobre as mortes de civis ucranianos?

Bosco

A minha frase que tanto fez sua indignação seletiva ferver foi “Pra matar civis eles são muito bons”. Você não atentou ao fato que os mísseis dos sistemas S-300 e S=400 são mísseis sup-ar , dedicados a interceptação de ameaças aérea e quando utilizados como mísseis balísticos eles são péssimos porque não foram desenvolvidos com esse intuito. Se um míssil balístico (ou de cruzeiro) não tem precisão ele não tem serventia para atacar alvos militares. Sua função clara é atacar alvos civis, mormente , uma grande cidade. Onde cair caiu. Mísseis sup-ar dessa categoria são guiados por comando durante toda… Read more »

Maurício.

Bosco, logo tu falando em “indignação seletiva”? Alguém que sempre está defendendo e passando panos para os EUA.
Olha aqui o teu xadrez 4D para defender os EUA, inclusive metendo um “o mundo não é um lugar justo”…rsrsrs.

https://www.aereo.jor.br/2019/09/20/eua-admitem-que-ataque-de-drones-no-afeganistao-matou-30-agricultores/

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO E O FOCO DA DISCUSSÃO, DEBATA OS ARGUMENTOS E NÃO AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Bosco

Maurício, Eu fico realmente lisonjeado com o quanto você leva em consideração o que eu digo ou deixo de dizer tendo em vista o tanto que lembra do que eu falei muitas vezes há anos. Infelizmente não tenho por você o mesmo apreço e não lembro de nada que falou desde … ontem. O que eu quis dizer naquela oportunidade está facilmente entendido dentro do contexto . Se você só tem o tico e o teco e eles ainda por cima estão de mal, não me culpe. rsss Você entenda do jeito que sua bolha intelectual o permitir. Não se… Read more »

Luís Henrique

Os S-300 ucranianos são muito bons abatendo quase 90% dos mísseis disparados pelos russos.
Já os S-300 russos não são?

Bosco

Se você está dizendo…
Tem os dados aí pra gente conferir?
Eu sei que a Ucrânia além dos mísseis sup-ar russos têm os seguintes mísseis ocidentais:
Hawk
Spada
Starstreak
Stinger
Mistral
RBS=70
IRIS-T
PAC-2
PAC-3
Sparrow
AIM-120 A, B, C
AIM-9M
Crotale
Esses são alguns que eu lembro de cabeça.
E acho que os ucranianos ainda têm um de fabricação própria, o SD-300.
Ainda contam com os canhões Gepard, M-230, Millenium, etc.

Bosco

Relaxa!

Carlos

É crença. Não vai mudar.

De Alma Raiada

Gostaria de entender como isso trairia desenvolvimento para o nosso país.

Mirade1969

É mídia que ” analisa” imparcialmente e chegas a estas conclusões conclusivas. Na verdade é torcida não jornalismo, assisto o jornal da Globo que só repete noticias de outras agencias que não são imparciais.

Bosco

O X-22 tem 60 anos.

Vinicius Momesso

O Sparrow também têm, mas na sua ótica, tem algum valor.

Bosco

Vinícius, Você padece de uma característica natural dos apoiadores do Putin que é uma certa dificuldade de entender o contexto dos comentários que você considera contrários ao seu entendimento. Em momento algum eu disse que mísseis velhos não servem para nada. O meu comentário foi em “resposta” ao comentário do Maurício que coloco a seguir: “O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ihnat, disse que a Rússia usou mísseis hipersônicos, de cruzeiro e balísticos, incluindo o tipo X-22.” Ué, mas a Rússia ainda tem mísseis? Até hoje tem um pessoal que afirma que os mísseis da Rússia acabaram, haja… Read more »

Bosco

Os mísseis ocidentais pelo menos têm um tempo de vida útil que é na média de 20 anos podendo ser ampliando após recertificação.

Bosco

Eu não rotulei o Vinícius, eu disse que ele tinha uma certa característica. Eu fui chamado de velho, hipócrita e de canalha aí em cima e não vi os responsáveis serem interpelados. Também fui acusado de apoiar o assassinato de crianças . Estranho isso! Ah! Antes que me esqueça , o Vinícius me rotulou de “professor Luxemburgo” . Não faço ideia do por quê? RESPOSTA DOS EDITORES À AFIRMAÇÃO ABAIXO: Eu fui chamado de velho, hipócrita e de canalha aí em cima e não vi os responsáveis serem interpelados.” PROCURE E VERÁ ADVERTÊNCIAS DOS EDITORES A DIVERSOS COMENTARISTAS QUE LHE… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Underground

A Rússia tem misseis aos milhares. Não tem é mísseis de precisão.

Maurício.

Se tu está dizendo, então deve ser verdade…

AVISO DOS EDITORES: MANTENHA O RESPEITO E O FOCO DA DISCUSSÃO, DEBATA OS ARGUMENTOS E NÃO AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz

O cara tá com piadinha de junho de 2022. Atualiza ai, já vamos para 2024.

KKce

Perde navio militar cheio de munição e retalia lançando míssil em prédio residencial, shopping e igreja? Segue tudo no previsto, surpreende um total de zero pessoas. Bobos são os ucranianos por não ter (ou não poder, vai saber) meios de fazer ataques em solo russo.

Felipe

Continua acreditando na retórica ucraniana, papai noel, etc

Kkce

Retórica? Basta buscar imagens dos ataques. Os russos gastaram bilhões em mísseis pra destruir construções civis. E isso não é de hoje.

Felipe

Essas construções civis são os centros de comendo e estoque de armas…ou vc acha que deixam em quarteis generais? e vc acha que a Ucrania mostraria uma instalaçaõ militar deles, que supostamente estaria protegida, sendo destruida? A Ucrania proibiu qualquer veiculação de imagens e videos de equipamentos ou instalações militares deles destruidos (ainda mais se forem equipamentos ocidentais). O sujeito que publicou o video do Patriot sendo atingido, foi caçado e preso. Não pode

Vinicius Momesso

Enquanto a capacidade de produzir mísseis e drones da Rússia não for mitigada, ataques como esses ficarão cada vez mais frequentes.
Um ponto positivo para a Ucrânia é poder manter seus radares em modo passivo, já que todo a parte de detecção é feita pelos radares fixos e dos AWACS da OTAN que podem voar de maneira impune. Já a Rússia não pode fazer o mesmo, tendo que ativar o modo de combate com praticamente os mísseis em contato visual, o que dificulta é muito a detecção e abate dos mesmos.

Bosco

O míssil X22 é o Kh-22 da época da CW.
Seu sistema de orientação contra alvos em terra é denominado carinhosamente de Mister Magoo dada à precisão.
Leva 4 horas para ser abastecido com um perigoso combustível líquido.

Vinicius Momesso

Você sempre dá uma de “Professor Luxemburgo” quando alguém aponta a idade avançada de algum equipamento militar Ocidental ainda em operação: “O projeto é antigo, mas modernizado”. Agora no exemplo do X-22, ele não pode passar por modernizações, não é?

Bosco

Você está utilizando uma técnica um pouco desonesta de discussão levando o leitor a a acreditar que eu teria dito algo que você diz que eu disse em algum momento num passado distante (e numa galáxia muito distante) . Você está pegando uma parte do meu comentário e focando nessa parte em vez de todo ele. O que tem a dizer sobre o fato dele não ter precisão e levar horas para ser abastecido por um combustível tóxico e inflamável? E sim! O X-22 passou por uma modernização e se tornou X-32 que conservou o sistema de propulsão mas teve… Read more »

Last edited 3 meses atrás by Bosco
Fabricio Lustosa

O governo do Zelensky anunciou que todos os mísseis foram destruídos após atingirem os alvos.

Makarov

Foram todos interceptados pelos PrédioTs.

Underground

Predios? Pensei que eram alvos militares.

Eromaster

kkkk

Fabricio Lustosa

A notícia que não pode ser escondida: “O maior ataque com mísseis e drones desde fevereiro de 2022”.
A notícia que deve moldar o pensamento de quem lê: “O governo Zelensky afirmou que dos 100 mísseis e drones eles abateram 110; Os mísseis e drones que caíram atingiram apenas igrejas, residências de idosos, creches, escolas e abrigos.”
Realidade contraposta: “Instalações militares diversas e de energia destruídas – The missile and drone attacks killed at least 30 people and damaged critical industrial and military infrastructure, part of a wintertime campaign that Ukraine had been dreading.” https://www.nytimes.com/2023/12/29/world/europe/russia-ukraine-missile-attacks.html

Bosco

Os alvos que você se refere são prédios de apartamentos e você vem pagar de bom moço pra mim. Tem dó, rapazinho!

Fabricio Lustosa

Eu postei link de reportagem do new york times informando que instalações militares e de energia foram atingidas. Comentário não liberado ainda, espero que seja pq faço questão de mostrar para vcs através da própria fonte q vcs bebem.

Bosco

Não vejo a grande mídia, rapaz.
Basta para mim a imagem de satélites mostrada por que tem o direito de provar suas alegações , que no caso são os russos.
E o fato de alguns alvos militares terem sido atingidos não é suficiente para encobrir a incompetência e a perfídia dos russos atacando civis deliberadamente.

Bosco

“por que tem o direito de provar”
Correção: por quem tem o “DEVER” de provar”

JHF

A Ukrania diz que são exclusivamente prédios de apartamentos. Confia 100% neles e reproduz e passa adiante a “informação” quem quiser…..

JHF

A fonte desta análise 3 a Ukrania e seu complexo de apoio noticioso da grande mídia. Vulgo “análise parcial”,mais uma arma de guerra. Sem problemas até ahi se não tentam travestir isso de verdade absoluta, como este comentarista faz o tempo todo entre lista e lista de equipamentos.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS E NÃO AS PESSOAS PARA A DISCUSSÃO NÃO FUGIR DO TEMA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hcosta

Que engraçado… Pegou na piada verídica dos Russos e fez a mesma sobre os Ucranianos. Como a Força Aérea Ucraniana já foi destruída 3 vezes ou como basta substituir algumas telhas no comando Naval da Crimeia, entre muitos outros exemplos…

Orivaldo

Os alvos : casas e apartamentos

lucena

Esse ataque violento da Rússia contra a Ucrânia …. fora na mesma semana de outro que ocorreu no Oriente médio … na Faixa de gaza… bem parecido por sinal. . O que me causa estranheza …. é que a cor do sangue dos civis em ambos bombardeios … são o mesmo … tanto na Ucrânia quanto na faixa de Gaza porém …contudo …a indignação com relação aos vitimados …. são bem diferente para povos tido como civilizado. . Basta vê a indignação do governo americano tem … com o bombardeio russo contra os civis ucranianos …é bem diferente com relação… Read more »

Fabricio Lustosa

Claro lucena, foi reportado pela grande mídia que algo em torno de 18 civis ucranianos foram mortos nesses bombardeios russos https://www.nytimes.com/2023/12/29/world/europe/russia-ukraine-missile-attacks.html
e atenção para o fato de que é o maior bombardeio russo desde fevereiro de 2022. Em Gaza…….. em pouco mais de dois meses já passa de vinte mil civis mortos https://www.nytimes.com/2023/11/25/world/middleeast/israel-gaza-death-toll.html . Mas é aquela coisa né, a quem interessa ter coerência? A vida humana tem o mesmo valor em todos humanos? Evidente que não.

Bosco

Rapaz, Você utiliza a grande mídia americana como fonte de informações. Rsss Você que gosta de números vamos a eles. Quantidade de civis ucranianos mortos desde a invasão russa por conta de ataques russos: 10.000 (um colega seu da Trilogia diz que já foram mais de um milhão) Quantidade de civis russos mortos desde a invasão russa por conta de ataques ucraniana: 3 Relação de vítimas fatais de ambos os lados. 3333 ucranianos para cada russo Quantidade de civis palestinos mortos desde a invasão palestina por conta da ação israelense: 18787 Quantidade de civis israelenses mortos desde a invasão palestina… Read more »

JHF

Desculpem ahi mas, para fazer um cálculo real ponderado deveríamos contar o tempo de conflito nesta análise, além de melhorar o número redondo de 10.000 para algo mas real. Além disso, podemos até levar em conta a extensão do TO e a demografia geral envolvida. Com uma escala de 20x na quantidade de população no TO Ukraniano, além de mais 100x a extensão territorial do TO, os números são bem diferentes. Mas no final, toda está matemática é infundada pois, não se pode comparar o tipo de operação que o Israel faz em Gaza com a guerra da Ukrania. Só… Read more »

Bosco

O maior bombardeiro russo produziu só 18 vítimas porque os ucranianos não utilizam seus civis como escudo. Pelo contrário. Eles os fazem buscar abrigos e utilizam a defesa antiaérea.
Já os vários quilômetros de túneis na Faixa de Gaza não tinha função de proteger os palestinos de bombardeio mas sim de esconder armamentos e servir de proteção aos combatentes.

Vítor

Morreram mais civis em dois meses de conflito em Gaza do que na Ucrânia.

Nilton L Junior

Parece que as pás com xip de geladeiras estão fazendo um baita estrago.

Bosco

Infelizmente para os russos , não onde surtiria algum efeito prático.
Vale salientar que muitos dos mísseis são “antiaéreos” de grande porte e antinavios de 60 anos, sendo “jogados” contra alvos utilizando a velha doutrina russa de “onde cair era onde eu queria acertar”.

Nilton L Junior

Padrão nato, onde cair é onde tem de cair.

Emmanuel

O povo é muito cego. Putin acertou, SIM, o alvo nesses ataques. Não foram prédios, nem civis, mas o governo ucraniano. Moscou mostrou que pode atacar qualquer cidade ucraniana quando e como quiser, e que a Ucrânia não tem como se defender. ISSO É UM FATO. E isso desestabiliza ainda mais um povo que está sendo massacrado, além de colocar em cheque àquele que conduz a guerra de reconquista. Zé lenski falhou na sua contra ofensiva. Está falhando em deter a ofensiva russa. Está falhando em conseguir mais simpatia da Europa, cansada de sustentar uma guerra que se arrasta por… Read more »

Bruno Vinícius

Ano que vem, Donald Trump será um criminoso condenado. Difícil de acreditar que os americanos elegerão alguém cuja residência é um presídio.

leonidas

Se ele esta condenado por qual razão ainda não esta preso? rs

Vítor

O motivo? Ser contra a mídia canalha?

Vítor

Você estava indo bem até falar que a OTAN vai colocar o Putin no seu devido lugar após acabar o conflito aí é demais prever o futuro.

Orivaldo

Olha só como a mãe Rússia Trata seu irmão mais novo. Essa Guerra está cada vez mais brutal e sem escrúpulos. É só ver os vídeos de Drones atacando soldados indefesos. Sem dó nem piedade. Se teve uma relação boa Russos e Ucranianos, essa Guerra vai deixar bastante cicatrizes e mágoas que não serão esquecidas

Renato

Ué, se são soldados não deveriam estar indefesos né.. É uma guerra lembra??

leonidas

Pois é, é cada uma que a gente lê! Soldados do lado adversários só podem ser atingidos em caso de reação! A galera da achando que forças armadas são corporações policiais que matam no estrito cumprimento do dever legal porém somente em reação proporcional a ameaça representada pelo abordado.
Jesusamado…rs

Orivaldo

O que eu estou dizendo é que essa guerra cada vez mais fica brutal e pessoal. Eu sei que é uma Guerra. Está no segundo parágrafo do meu comentário

Heinz

Há vários vídeos feitos por drones ucranianos da execução de seus soldados que se renderam aos soldados russos, tem um recente na área de avdvikka, então para que os ucranianos terem piedade de um ocupante que não tem nem mesmo honra militar?

JHF

Estimado, a Ukrania deve ser enxergada como uma junção forçada de parte da população vinda da Polônia e outra parte vinda de diferentes partes da URSS. Desde sempre tivemos uma parte majoritariamente Polonesa no Oeste e outra majoritariamente Soviética no Leste. Dahi a dualidade Europeio-Russa da Ukrania neste século. As cicatrizes e mágoas sempre estiveram lá. Bastou ter a parte Polonesa irrompendo no governo que a virada para a OTAN e a EU foram parar nas prioridades do governo. Depois disso, tivemos os episódios que levaram a esta guerra entre supostos “irmãos”. Muito possivelmente seria fácil dividir o território Ukraniano… Read more »

Underground

Há relatos de abate de TU22 por F16.

leonidas

Fonte por gentileza…

Vítor

Na Disney…kkk

Bispo

Penso que a Rússia pode estar aproveitando a “ajuda ocidental” para testar novas “táticas” e possíveis armas.

EUA, UK, Alemanha , etc, enviando seus sistemas de defesa aérea, torna a Ucrânia um “laboratório para testes”.

Essa guerra pode ou está a favorecer aprendizado mais complexo para todos os envolvidos, menos a Ucrânia que virou “rato de laboratório”.

Bosco

Os ucranianos alegam que foram lançados 122 mísseis e 36 drones Shahed, totalizando 158 mísseis. Os mísseis foram: Lançados do ar: 5 Kinzhal – hipersônico 8 Kh-22/32 – alta velocidade supersônica (Mach 3 a Mach 5) 4 Kh-31 – baixa velocidade supersônica (Mach 3 -) 90 Kh-101/555/55 – subsônico 1 Kh-59 – subsônico – Lançados de terra: 14 S300/400 , Iskander M – velocidade supersônica alta / hipersônico 36 Shahed 136 – velocidade subsônica baixa – Ou: Hipersônicos/supersônicos: Kinzhal Kh-22/32 Iskander M S-300/400 Kh-31 – Subsônicos: Kh-59 Kh-101/555/55 Shahed 136 – Os ucranianos alegam que interceptaram 87 mísseis e 27… Read more »

SmokingSnake 🐍

A Ucrânia não deixou barato, atacaram Belgorod que fica dentro da Rússia e agora a Rússia quer convocar reunião do conselho de segurança da ONU, parece piada.

JHF

Atacaram o centro da cidade a esmo com munição clusters. Para quem vive se lamuriando pelas baixas civis e falando que russo só acerta míssil em prédio, está bem conflitante o discurso anterior com este agora. Vai entender….

Paranho

Existem muitas notícias falsas de ambos os lados. Contudo, acredito eu que a Ucrânia não consiga abater nem 10% do mísseis Russo. A guerra não acabou ainda por falta de munição por parte da Rússia. Logo, essa deficiência Russa será resolvida e será o fim para a Ucrânia.

Racionalista*

So lembrando,A russia constrói a maioria de seus equipamentos militares,contando com o poder de sua indústria,eles podem fazer guerras durante séculos Em média os russos constroem 200 mísseis mensais,isso porque não estão usando todo seu poder industrial e militar,desse modo a Rússia sempre terá centenas,se não milhares de mísseis disponíveis sempre que precisar,tudo graças ao seu poder industrial formidável,que embora tenha falhas,é gigantesco,só pra constar,por ano,eles podem fazer até 2 milhões de granadas de artilharia (conchas),esse poder industrial nem os eua e europa junto tem,apesar da incompetência militar russa,eles contam com um poder industrial e logístico gigantesco Como dizem,a quantidade… Read more »

francisco

Desespero? gastaram quanto com esse ataque, que no final só serviu de propaganda? perderam um navio caríssimo e em resposta gastam bilhões de dólares, sem nenhum efeito prático a não ser mostrar que tem armas d longo alcance. Isto todo mundo sabe.